Sugestões de discos para ouvir de músicas populares
4 participantes
Página 1 de 1
Sugestões de discos para ouvir de músicas populares
Oi galera,
gostaria de alguma sugestão de vocês sobre discos populares que vocês ouvem que tenha contrabaixo acústico... mas nada complicado tipo Brian Bromberg... apenas coisas possíveis, para iniciantes...
Tenho ouvido muito um disco só... que é o Novas Bossas do Trio Jobim e Milton Nascimento... É muito bom já ouvir um baixo acústico e sua linguagem própria do que ter que adaptar músicas para ele...
Tem também o novo do Djavan... mas ainda não tentei tocar esse...
Vocês teriam alguma sugestão?
Obs: Li todos os tópicos e só encontrei um tópico Play Along mas tava trancado e o rapaz não teve essa proposta...
gostaria de alguma sugestão de vocês sobre discos populares que vocês ouvem que tenha contrabaixo acústico... mas nada complicado tipo Brian Bromberg... apenas coisas possíveis, para iniciantes...
Tenho ouvido muito um disco só... que é o Novas Bossas do Trio Jobim e Milton Nascimento... É muito bom já ouvir um baixo acústico e sua linguagem própria do que ter que adaptar músicas para ele...
Tem também o novo do Djavan... mas ainda não tentei tocar esse...
Vocês teriam alguma sugestão?
Obs: Li todos os tópicos e só encontrei um tópico Play Along mas tava trancado e o rapaz não teve essa proposta...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Re: Sugestões de discos para ouvir de músicas populares
Procura as gravações do Jorge Helder... tem muita coisa ai... gosto muito do disco "Carioca" do pianista Steffano Bolani, do "Slow Music" da Joyce, "Jobim Jazz" do Mario Adnet...
De música brasileira eu aconselho:
Me and My heart - Rosa Passos
Entre amigos - Rosa Passos
Victor Assis Brasil Quarteto - 1979 - Pedrinho
Victor Assis Brasil Quinteto - 1979 - Victor Assis Brasil Quinteto
Os Cinco-Pados -1965- Os Cinco-Pados (c.Heraldo do Monte)
Todos do Zimbo trio
Projeto Alfa (Esse é difícil de achar)
São coisas dificinhas de achar, mas que vão te ajudar um monte!
Me and My heart - Rosa Passos
Entre amigos - Rosa Passos
Victor Assis Brasil Quarteto - 1979 - Pedrinho
Victor Assis Brasil Quinteto - 1979 - Victor Assis Brasil Quinteto
Os Cinco-Pados -1965- Os Cinco-Pados (c.Heraldo do Monte)
Todos do Zimbo trio
Projeto Alfa (Esse é difícil de achar)
São coisas dificinhas de achar, mas que vão te ajudar um monte!
André "Odé"- Membro
Algo bem brasileiro, um pouco mais novo, fácil de encontrar e com linhas de acústico agradáveis de ouvir é Maria Rita.
No contrabaixo acústico é o Silvinho Mazzuca.
O novo show da Vânia Bastos ( Na boca do Lobo) é todo em contrabaixo acústico. Quem toca é o Eric Budney. (Pelo menos ao vivo)
Se você conhecer a banda A Deriva, de jazz, deve saber que eles estão tocando com a Blubell. O Rui Barossi é fenomenal no contrabaixo. É um dos contrabaixistas brasileiros que mais respeito, junto com o Célio Barros. Mas a Blubell fez no último disco uma "pegada" mais jazz... mas é legal de ouvir.
Tudo isso tem no You Tube.
Uma dica é digitar nomes de baixistas brasileiros no You Tube... tem muita coisa boa!
Tem o Bruno Migotto que é ótimo, sempre está com grandes nomes.
Sem esquecer do Nilton Leonarde, excelente músico, que aliás sempre dá uma espiadinha por aqui no fórum.
No Brasil, temos contrabaixistas excepcionais, não será difícil encontrar um som que possa te agradar e atender suas expectativas.
No contrabaixo acústico é o Silvinho Mazzuca.
O novo show da Vânia Bastos ( Na boca do Lobo) é todo em contrabaixo acústico. Quem toca é o Eric Budney. (Pelo menos ao vivo)
Se você conhecer a banda A Deriva, de jazz, deve saber que eles estão tocando com a Blubell. O Rui Barossi é fenomenal no contrabaixo. É um dos contrabaixistas brasileiros que mais respeito, junto com o Célio Barros. Mas a Blubell fez no último disco uma "pegada" mais jazz... mas é legal de ouvir.
Tudo isso tem no You Tube.
Uma dica é digitar nomes de baixistas brasileiros no You Tube... tem muita coisa boa!
Tem o Bruno Migotto que é ótimo, sempre está com grandes nomes.
Sem esquecer do Nilton Leonarde, excelente músico, que aliás sempre dá uma espiadinha por aqui no fórum.
No Brasil, temos contrabaixistas excepcionais, não será difícil encontrar um som que possa te agradar e atender suas expectativas.
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
Valew galera!!! Já tem aí um bom material pra eu começar a ouvir... o da Maria Rita eu tenho todos... e são complicados... o Silvio Mazzuca é monstrão... no DVD ele faz a marcação das notas na lateral do baixo... dá pra ver... o pessoal costuma fazer isso? nunca fiz marcações... tenho buscado a precisão pelo ouvido...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Pra ser sincero as marcações ajudam muito no começo.
Eu usei um tempo marcação na região da Clave de Fá... Depois tirei.
Agora eu vou marcar algumas partes do Capotasto...
Eu acredito que ajuda bastante. Com o tempo você nem olha mais.
A Primeira Oitava eu já decorei, dou umas desafinadas as vezes... então não uso mais..
Mas o Capotasto está complicado ainda.
O meu eu marco com um quadradinho de esparadrapo na lateral do espelho.
Minha professora recomendou isso. Conforme a confiança aumenta, eu deixo de usar as marcações.
Eu usei um tempo marcação na região da Clave de Fá... Depois tirei.
Agora eu vou marcar algumas partes do Capotasto...
Eu acredito que ajuda bastante. Com o tempo você nem olha mais.
A Primeira Oitava eu já decorei, dou umas desafinadas as vezes... então não uso mais..
Mas o Capotasto está complicado ainda.
O meu eu marco com um quadradinho de esparadrapo na lateral do espelho.
Minha professora recomendou isso. Conforme a confiança aumenta, eu deixo de usar as marcações.
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
Não curto marcações não.
André "Odé"- Membro
Belê... ainda sou resistente a essas marcações...
no meu fretless que adaptei há alguns anos atrás fiz questão de retirar todas as marcações possíveis... acho que o ouvido fica mais exigente com a precisão das notas e nos tornamos menos dependentes do olhar... é um lance de sentir mesmo a nota... mesmo errando no começo...
o engraçado é que depois com qualquer outro instrumento, qualquer desafino o ouvido percebe e acusa... aconteceu isso comigo...
eu to precisando é treinar muito é o "falar", a me "expressar" na voz do acústico... ainda soa como baixo elétrico o meu tocar...
e agora com o pré e captador da fishman que graças a Deus comprei tô conseguindo me ouvir quando coloco algum disco pra tocar junto... antes tava bem difícil...
no meu fretless que adaptei há alguns anos atrás fiz questão de retirar todas as marcações possíveis... acho que o ouvido fica mais exigente com a precisão das notas e nos tornamos menos dependentes do olhar... é um lance de sentir mesmo a nota... mesmo errando no começo...
o engraçado é que depois com qualquer outro instrumento, qualquer desafino o ouvido percebe e acusa... aconteceu isso comigo...
eu to precisando é treinar muito é o "falar", a me "expressar" na voz do acústico... ainda soa como baixo elétrico o meu tocar...
e agora com o pré e captador da fishman que graças a Deus comprei tô conseguindo me ouvir quando coloco algum disco pra tocar junto... antes tava bem difícil...
é só lembrar que antigamente a galera de jazz tocava sem captação e sentar o dedo. hahaha
André "Odé"- Membro
era o que eu vinha fazendo há alguns anos... mas a amplificação ajuda muito... agora to apanhando um pouco pra "timbrar" o instrumento... no manual da fishman vem algumas dicas de timbres pro equalizador... mas resolvi buscar uma sonoridade mais própria... ainda não encontrei... mas tô gostando dos experimentos...
AAaah Isso é chatinho de achar. Até hoje não consegui me resolver com a captação. Sem contar que ainda não peguei meu acústico definitivo, então não tenho muito que me adaptar com o som. Por enquanto sei bem o som que quero do instrumento sem nenhuma captação. É isso que vem me guiando na escolha.
André "Odé"- Membro
É isso aí... o importante, creio eu, que seja saber até onde se quer chegar com a sonoridade do equipamento... por enquanto to nas pesquisas... o legal é que ele dá muitas possibilidades... tem muitas combinações ali que podem ser feitas... e ainda nem cheguei a testar com o arco (que não é o meu forte...)
Entendi. Mas estude com arco, vai te ajudar bastante!
André "Odé"- Membro
Pode deixar!!! Valew aí pelas preciosas dicas!!!