Problemas com Captador (resistência dando mais de 15)
+2
ct.colela
Henrique Alencar
6 participantes
Página 1 de 1
Problemas com Captador (resistência dando mais de 15)
Galera, estou com um problema no captador da ponte do meu Zaganin. No início ele tava captando tipo só sons bem agudos aí levei no Luthier aí ele disse que tava aberto, tinha quebrado em algum lugar o fio de cobre que envolve o captador, pedí para enrrolar novamente, o fio de cobre, e aí voltou a funcionar mas agora vejo que o volume do captador da ponte sempre é mais baixo que o do braço, aí tirei os captadores e medí com o multímetro no captador do braço deu 9 em ambos, pois é stack, e no da ponte deu 10 na parte de baixo e 16 no de cima, que foi o que foi re-enrrolado, agora pergunto isso tem relação com o volume baixo do captador?
É normal da 16, e ser diferente os valores na parte inferior da superior nos captadores da ponte stack?
O captador é o Cabrera Free noise, imitação do Fender noiseless.
Outra coisa é que o tone, do meu baixa tá com pouca atuação, na medição ele deu uma resistência bem mais alta que o dos volumes que tem o mesmo valor 250. Mas no tone tem uma resistência de azul que eu não sei para que serve e como medí sem retirar as soldas pode ter interferido.
Agradeço quem puder me auxiliar
É normal da 16, e ser diferente os valores na parte inferior da superior nos captadores da ponte stack?
O captador é o Cabrera Free noise, imitação do Fender noiseless.
Outra coisa é que o tone, do meu baixa tá com pouca atuação, na medição ele deu uma resistência bem mais alta que o dos volumes que tem o mesmo valor 250. Mas no tone tem uma resistência de azul que eu não sei para que serve e como medí sem retirar as soldas pode ter interferido.
Agradeço quem puder me auxiliar
um cap tipo stack se for ligado com a polaridade invertida ele cai drasticamente o volume ,mesmo ele tendo grande capacidade homica
duas bobinas sobrepostas tem o lados corretos a serem ligadas pois uma esta atuando no polo norte e a outra esta atuando no polo sul do magneto
se uma delas estiver ligada com a fase invertida o cap morre ,perde ganho fica fraco
um cap tipo stack se for ligado com a polaridade invertida ele cai drasticamente o volume ,mesmo ele tendo grande capacidade homica
duas bobinas sobrepostas tem o lados corretos a serem ligadas pois uma esta atuando no polo norte e a outra esta atuando no polo sul do magneto
se uma delas estiver ligada com a fase invertida o cap morre ,perde ganho fica fraco
Re: Problemas com Captador (resistência dando mais de 15)
As bobinas tem que ser exatamente iguais, pra melhor cancelamento de ruídos. Se deu a mais, provavelmente reenrolaram sem considerar esse parâmetro.
Valew pela ajuda, vou levar ao luthier e questionar ele sobre essas causas no captador que ele enrrolou, só tem 6 meses o serviço.
Tem duas coisas que tb pode está afetando o volume do seu captador, A primeira é a tensão do fio, a bubina sendo enrolada "folgada" cai muito a indutância que é o que dar o ,digamos assim, volume do captador ao contrario tensionando o fio a ser enrolado, almenta a indutância, dai ganha espaço e pode enrolar a bubina com um fio mas grosso que por sua vez aumenta tb a indutância. A segunda é a espessura do fio, cada vez o fio sendo fino, tipo 43, 44 ou 45 awg, ganha resistencia ( K ) rapido,mas perde hindutancia ( H ), o que Thales falou tb é importante as duas bubinas tem que ser exatamente iguais, provavelmente quem enrolou não considerou a tensão do fio, deve ter olhado o volume da bubina, que geralmente em stak vai até o maximo , e tentou fazer o maximo perecido visualmente falando, por isso deu diferencia de ( K ) de uma para outra, esse assunto é meio complicado mesmo, mas vejam se deu para entender o que relatei!
Tem duas coisas que tb pode está afetando o volume do seu captador, A primeira é a tensão do fio, a bubina sendo enrolada "folgada" cai muito a indutância que é o que dar o ,digamos assim, volume do captador ao contrario tensionando o fio a ser enrolado, almenta a indutância, dai ganha espaço e pode enrolar a bubina com um fio mas grosso que por sua vez aumenta tb a indutância. A segunda é a espessura do fio, cada vez o fio sendo fino, tipo 43, 44 ou 45 awg, ganha resistencia ( K ) rapido,mas perde hindutancia ( H ), o que Thales falou tb é importante as duas bubinas tem que ser exatamente iguais, provavelmente quem enrolou não considerou a tensão do fio, deve ter olhado o volume da bubina, que geralmente em stak vai até o maximo , e tentou fazer o maximo perecido visualmente falando, por isso deu diferencia de ( K ) de uma para outra, esse assunto é meio complicado mesmo, mas vejam se deu para entender o que relatei!
Mas... como se pode resolver isso? Reenrolando as duas bobinas do cap novamente?
Olá Jacimário, bem-vindo ao fórum, parabéns pelos ótimos instrumentos.
Só uma questão, você falou:
Só uma questão, você falou:
Mas com o fio mais fino, não se pode dar mais voltas ao redor do imã, e consequentemente, se obtém maior indutância?A segunda é a espessura do fio, cada vez o fio sendo fino, tipo 43, 44 ou 45 awg, ganha resistencia ( K ) rapido,mas perde hindutancia ( H ),
Sim...Gomba escreveu:Mas... como se pode resolver isso? Reenrolando as duas bobinas do cap novamente?
Olá Thales,
Isso é verdade, mas ao aumentar a indutância, tb irá aumentar a resistencia, com isso ficaria com o ( H ) bom, mas o ( K ) alto, não combinando com a outra bubina, o certo seria colocar um fio mas grosso para o ( K ) ficar em 10, e tencionan o mesmo para que o ( H ) suba, ficando com punch, tende-se a não tencionar o fio com medo dele partir,não é preciso enrolar as duas bobina , é só ter a manha para fazer o mesmo processo que foi feito na outra, o que não é fácil.
Isso é verdade, mas ao aumentar a indutância, tb irá aumentar a resistencia, com isso ficaria com o ( H ) bom, mas o ( K ) alto, não combinando com a outra bubina, o certo seria colocar um fio mas grosso para o ( K ) ficar em 10, e tencionan o mesmo para que o ( H ) suba, ficando com punch, tende-se a não tencionar o fio com medo dele partir,não é preciso enrolar as duas bobina , é só ter a manha para fazer o mesmo processo que foi feito na outra, o que não é fácil.
Aproveitando o tópico!! \o
To com um baixo, que tem cap humbuker, que tem chave para defasar. Daí o som dele humbucker é "fraco", sem "pressão", já defasado tem "pressão"... vendo o que foi comentado aqui, me leva a crer que seja a questão da polaridade... daí isso se resolve através das ligações dos fios, ou mechendo no captador?!
Qual seria uma solução pratica para isso?
To com um baixo, que tem cap humbuker, que tem chave para defasar. Daí o som dele humbucker é "fraco", sem "pressão", já defasado tem "pressão"... vendo o que foi comentado aqui, me leva a crer que seja a questão da polaridade... daí isso se resolve através das ligações dos fios, ou mechendo no captador?!
Qual seria uma solução pratica para isso?
Mas então, seria só trocas os fios? Quais fios tem de ir para a chave de defasagem? Sei que são dois, certo?!
Um abraço!
Um abraço!
Tem que inverter dois fios aí.
Thales_Sr escreveu:
Tem que inverter dois fios aí.
Quais fios? Sei que é um branco, azul, preto e vermelho, os que estão na chave de defasagem são o branco e o azul! Qual que inverto?! Um abraço
Não sei, teria que ver como está a ligação e qual o modelo do captador pra saber quem é quem aí... Não tem um padrão único para as cores.Quais fios? Sei que é um branco, azul, preto e vermelho, os que estão na chave de defasagem são o branco e o azul! Qual que inverto?! Um abraço
Thales_Sr escreveu:Não sei, teria que ver como está a ligação e qual o modelo do captador pra saber quem é quem aí... Não tem um padrão único para as cores.Quais fios? Sei que é um branco, azul, preto e vermelho, os que estão na chave de defasagem são o branco e o azul! Qual que inverto?! Um abraço
Entendo... eu andei pesquisando na net aqui, e pelo que li percebo que o que acontece é que o meu captador foi feito "paralelo" e não em "serie", vi também que teria como eu criar um sistema, acionado por um push pull para inverter isso. A defasagem, o desligamento de uma bobina, está funcionando, então o problema não seria nas ligações... enfim, valeu aí pelas informações! Me ajudaram a entender o funcionamento "da coisa".
Agora uma outra dúvida (dúvidas nunca acabam kkk) se eu quisesse fazer um sistema que permitisse a mudança de serie para paralelo (o que corrigiria a perda de volume, quando está paralelo) e também continuar com o sistema de defasagem, acionado numa chave, o que que deveria ser feito? Esse meio de permutação entre paralelo/serie, funcionaria com algum tipo de chave? Ou só com potenciômetro com push pull?
Vlw!!
Mas respondendo a sua pergunta, chaves DPDT fazem o serviço. Um pot push-pull nada mais é que um pot normal com uma chave dessas acoplada.
Mas respondendo a sua pergunta, chaves DPDT fazem o serviço. Um pot push-pull nada mais é que um pot normal com uma chave dessas acoplada.
Olá Thales!!
Fiz uns testes com os captadores e vi que eles foram construídos da maneira certa! Estando em serie! Logo como está tendo perca de volume me leva a crer que a ligação dele no circuito está paralela, certo? Como te disse há uma chave que desliga uma bobina (defasa), haveria como eu mudar essa ligação deixando ele em serie (que é o ideal)? Sem ter de acrescentar uma chave DPDT...
Se tiver vc poderia descrever como essa seria, usando a notação P1, N1, P2, N2 (positovo e negativo da bobina 1 e 2)?
Mais uma vez agradeço sua atenção, grande abraço!
Fiz uns testes com os captadores e vi que eles foram construídos da maneira certa! Estando em serie! Logo como está tendo perca de volume me leva a crer que a ligação dele no circuito está paralela, certo? Como te disse há uma chave que desliga uma bobina (defasa), haveria como eu mudar essa ligação deixando ele em serie (que é o ideal)? Sem ter de acrescentar uma chave DPDT...
Se tiver vc poderia descrever como essa seria, usando a notação P1, N1, P2, N2 (positovo e negativo da bobina 1 e 2)?
Mais uma vez agradeço sua atenção, grande abraço!
A menos que seu humbucker só tenha 2 fios. Mas aí com certeza ele foi ligado em série.
Desligar uma bobina é splitar, e não defasar... Defasar é trocar a fase de uma das bobinas...Como te disse há uma chave que desliga uma bobina (defasa)
É o seguinte:
LIGAÇÃO DAS BOBINAS EM SÉRIE: Ligue o N1 no P2, e use o P1 e o N2 como se fossem o positivo e o negativo de um captador com 2 fios.
LIGAÇÃO EM PARALELO: Ligue o P1 no P2, N1 no N2, e use cada par desses como se fosse um fio único.
Ligação em série dá mais volume.
A ligação mais comum em baixo com 2 humbuckers é bobinas em série e caps em paralelo.
Você tá tendo perda de volume quando usa os dois caps juntos? Quando vão separados eles têm mais volume do que os dois juntos?
Se sim, os caps estão ligados fora de fase, e não as bobinas deles.
Thales_Sr escreveu:
É o seguinte:
LIGAÇÃO DAS BOBINAS EM SÉRIE: Ligue o N1 no P2, e use o P1 e o N2 como se fossem o positivo e o negativo de um captador com 2 fios.
LIGAÇÃO EM PARALELO: Ligue o P1 no P2, N1 no N2, e use cada par desses como se fosse um fio único.
Ligação em série dá mais volume.
A ligação mais comum em baixo com 2 humbuckers é bobinas em série e caps em paralelo.
Você tá tendo perda de volume quando usa os dois caps juntos? Quando vão separados eles têm mais volume do que os dois juntos?
Se sim, os caps estão ligados fora de fase, e não as bobinas deles.
Valeu aí pelas informações =D
Agora uma útima dúvida, rs, fazendo a ligação em série como vc descreveu, para splitar uma bobina, quais fios devo ligar na chave que ativaria esse sistema? Qual quer dos dois pares: N1eP2 ou N2eP1 funcionária?
Vlw Thales, um abraço!
Eu levei pra um amigo dai agente inverteu o fio branco com o preto! Daí a ligação ficou em serie! =D
Vlw Thales pela ajuda e esclarecimentos!
Eu levei pra um amigo dai agente inverteu o fio branco com o preto! Daí a ligação ficou em serie! =D
Vlw Thales pela ajuda e esclarecimentos!