Fiz Minha Audiometria!
+19
DenisLM
Boss2K
allexcosta
gpraxedes
Cayo Castro
jgs
AdrianoBSB
PauloBassPVH
galegonobaixo
Amagomes
Edu Fettermann
Luanmn
Tonante
Andrezinho
Maurício_Expressão
Fabio Motta
NESCAU
Cantão
paulo fernandes
23 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Fiz Minha Audiometria!
Bem galera, me cansei de ficar ouvido minha mulher reclamando da minha surdez, segundo ela, pior a cada dia, resolvi procurar uma otorrinolaringologista que me pediu uma audiometria, que foi reveladora:
Fiz uma cirurgia no ouvido direito aos oito anos para retirar um tumor onde tiveram que fazer plástica do tímpano e coisas afins. É claro que depois disso ele, tadinho, nunca mais foi o mesmo. Mas o incrível foi o resultado que me revelou o seguinte: quase não escuto as frequências altas, mas preservo as baixas! Isso pode explicar, em parte, porque sou fanático por sons graves! São eles que eu percebo primeiro! Gente, isso é tão importante que vocês nem imaginam... A doutora me contou um caso de uma menina que queria ser cantora lírica mas não conseguia por não ter ritmo. Fizeram uma audiometria nela e descobriram o contrário: ela não ouvia bem os sons graves e por isso, não conseguia desenvolve o ritmo... Interessante...
Agora... O meu ouvido esquerdo já tá começando a perder as frequencias mais altas... Socorro! Meu destino pode ser ficar só com o meu baixo... Pensando bem... Pode até nem ser tão mal assim...
Fiz uma cirurgia no ouvido direito aos oito anos para retirar um tumor onde tiveram que fazer plástica do tímpano e coisas afins. É claro que depois disso ele, tadinho, nunca mais foi o mesmo. Mas o incrível foi o resultado que me revelou o seguinte: quase não escuto as frequências altas, mas preservo as baixas! Isso pode explicar, em parte, porque sou fanático por sons graves! São eles que eu percebo primeiro! Gente, isso é tão importante que vocês nem imaginam... A doutora me contou um caso de uma menina que queria ser cantora lírica mas não conseguia por não ter ritmo. Fizeram uma audiometria nela e descobriram o contrário: ela não ouvia bem os sons graves e por isso, não conseguia desenvolve o ritmo... Interessante...
Agora... O meu ouvido esquerdo já tá começando a perder as frequencias mais altas... Socorro! Meu destino pode ser ficar só com o meu baixo... Pensando bem... Pode até nem ser tão mal assim...
paulo fernandes- Membro
Re: Fiz Minha Audiometria!
Interessante isso , Paulo...boa sorte e sucesso pra você brother...
Cantão- Moderador
Eu fiz a minha faz um tempinho já, não sou 100% mas segundo o médico, dentro dos padrões normais....
NESCAU- Membro
Nunca fiz...preciso ver isso...
O tempo é implacável... Como sempre trabalhei em meios de altos ruídos, sempre fiz periodicamente exame audiométrico.
E os resultados vão piorando ano a ano.
Estou no limite para minha faixa etária. Mais um pouquinho e já cairia numa faixa que seria preciso atenção e cuidados.
E os resultados vão piorando ano a ano.
Estou no limite para minha faixa etária. Mais um pouquinho e já cairia numa faixa que seria preciso atenção e cuidados.
Imagino a barulheira lá na pedreira pra cortar as pedras das pirâmides...
Mas fora de brincadeira, meu pai tem uma doença chamada otosclerose. Teve que fazer uma cirurgia nos ossículos do ouvido quando tinha pouco mais que a minha idade atual. Tem 70% de audição em um dos ouvidos e cerca de 20% no outro.
Ahhh! Isso é de caráter genético e hereditário...
E algumas vezes meu ouvido dá um estalinho mínimo e aparece um zumbido que cobre praticamente toda a audição, dura alguns segundos e depois desaparece.
Quando vou a lugares com sons em volume muito alto, depois de um tempo relativamente prolongado começa a "borbulhar", como se estivesse tentando ouvir debaixo dágua, o que afeta muito a minha capacidade de entender o que está sendo dito...
Imagina quais são os sintomas iniciais da otosclerose?
Mas fora de brincadeira, meu pai tem uma doença chamada otosclerose. Teve que fazer uma cirurgia nos ossículos do ouvido quando tinha pouco mais que a minha idade atual. Tem 70% de audição em um dos ouvidos e cerca de 20% no outro.
E algumas vezes meu ouvido dá um estalinho mínimo e aparece um zumbido que cobre praticamente toda a audição, dura alguns segundos e depois desaparece.
Quando vou a lugares com sons em volume muito alto, depois de um tempo relativamente prolongado começa a "borbulhar", como se estivesse tentando ouvir debaixo dágua, o que afeta muito a minha capacidade de entender o que está sendo dito...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Trabalhei 5 anos em call center e fazia audiometria de 6 em 6 meses... graças a Deus nada muito fora do normal. Mas de tempos em tempos tenho que fazer limpeza no otorrino... meu organismo pruduz muita cera e chega um ponto que tampa tudo. Fico com aquela sensação de estar debaixo dágua o tempo todo... Fazendo a limpeza escuto até 1 alfinete ciando no chao!!!
Ih, cara não quero nem pensar no fato que o meu pai já usa aparelho... Engraçado sobre a cirurgia que envolve os ossículos é que todo mundo que conheço que já fez, só volta com 20, 30% da capacidade auditiva KKKKKK! Deus saber das coisas, se neguinho nasce com 02 ouvidos, dois olhos, dois rins, dois testículos, já não é à toa...KKKK... Minha otorrino acenou com a possibilidade de uma nova cirurgia no ouvido que operei há 33 anos e respondi que vou deixar para fazer junto com minha cirurgia de prótese peniana daqui há uns 40 anos (sempre otimista)KKKKK!Andrezinho escreveu:Imagino a barulheira lá na pedreira pra cortar as pedras das pirâmides...
paulo fernandes- Membro
Andrezinho escreveu:Imagino a barulheira lá na pedreira pra cortar as pedras das pirâmides...
Poxa, fiquei cabreiro agora =/ Esse negócio de aparecer um zumbido no ouvido e sumir depois de uns segundos eu tenho também.
Luanmn- Membro
Eu escuto tipo 95% (o que é ótimo) do ouvido esquerdo, mas sou parcialmente prejudicado do ouvido direito (escuto cerca de 65%). É triste saber que não tem como recuperar isso, mas... já nasci assim, então até que tô no lucro de não ter piorado até hoje. Se bem que, ensaiando no volume que a minha banda ensaia, sei não...
Eu faço todo ano ,é corriqueiro devido a minha área profissional e tenho uma pequena perda nas frequências mais baixas, somente o ouvido esquerdo, mas nada que atrapalhe.
Amagomes- Membro
Luanmn escreveu:Andrezinho escreveu:Imagino a barulheira lá na pedreira pra cortar as pedras das pirâmides...
Poxa, fiquei cabreiro agora =/ Esse negócio de aparecer um zumbido no ouvido e sumir depois de uns segundos eu tenho também.
Então, parceiro! Hora da audiometria...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
fiz a minha há alguns anos atrás...tava tudo normal, mas tenho uma hipersensibiliade nos agudos ( eo mané aqui ainda toca flauta transversal...)
Hoje em dia sinto orgulho de usar meus tampões de ouvidos em todos os shows que fui...
Hoje em dia sinto orgulho de usar meus tampões de ouvidos em todos os shows que fui...
galegonobaixo- Membro
Fiz ha duas semanas atrás, o médico disse que eu tinha uma perda nas frequências altas também, mas, dentro do considerado normal. Fiquei bem tranquilo. Mas, é uma coisa pra se preocupar sempre.
Eu tenho otosclerose que ja me tirou 30% da audição do ouvido direito, e como é uma doença que não retrocede, só atravéz de cirurgia, tenho que conviver com ela. Meu medico não quer me operar por que sou muito novo e meu outro ouvido e muito bom funciona 96% que pra minha faixa etaria é exelente.
Mas essa doença é muito chata , se a pessoa fala comigo pelo meu lado direito não entendo nada, e como aqueles desenhos de massinha só entendo "bla blablablabla bla bla" hehehehe, e no meu caso ela corta as frequências baixas (graves) o que me deixa triste. Mas como meu ouvido esquerdo é muito bom compensa hehehehehe.
Para quem ainda não fez audiometria é um exame muito simples e que todo musico deve fazer.
Mas essa doença é muito chata , se a pessoa fala comigo pelo meu lado direito não entendo nada, e como aqueles desenhos de massinha só entendo "bla blablablabla bla bla" hehehehe, e no meu caso ela corta as frequências baixas (graves) o que me deixa triste. Mas como meu ouvido esquerdo é muito bom compensa hehehehehe.
Para quem ainda não fez audiometria é um exame muito simples e que todo musico deve fazer.
eu nao to 100% mas to bem de ouvido, so ando meio "tone-deaf" (qual uma traduçao bacana pra esse termo?????)
tbm tenho esse problema do ouvido produzir mais cera do que de costume... isso eh ruim... resultado, limpezas frequentes! simples ne
tbm tenho esse problema do ouvido produzir mais cera do que de costume... isso eh ruim... resultado, limpezas frequentes! simples ne
Galera, to fazendo uma bateria de exames admissionais pra Polícia Civil e tem Audiometria. Pensei que não haveria problema, sei lá, por ser músico. Ledo engano, tive que repetir o exame três vezes e a médica ainda disse que eu era surdo nas últimas faixas de frequências...
Na terceira, ela abriu a cabine do exame e me perguntou se eu já tinha trabalhado em indústria. Disse: " Sou músico. Trabalho do lado de uma bateria."
Ela: "Ah, é por isso. Você tem um problema nas últimas faixas de frequência."
Fiz cara de choro. E ela disse: "Olha, por eu entender que não seja condição incapacitante pro cargo. Vou reduzir as perdas no laudo. Mas cuide da sua audição. Use protetor auricular, pelo menos. A tendência é piorar com a idade."
To pirado agora. Saí da clínica e já passei numa loja de instrumento pra comprar o protetor.
Na terceira, ela abriu a cabine do exame e me perguntou se eu já tinha trabalhado em indústria. Disse: " Sou músico. Trabalho do lado de uma bateria."
Ela: "Ah, é por isso. Você tem um problema nas últimas faixas de frequência."
Fiz cara de choro. E ela disse: "Olha, por eu entender que não seja condição incapacitante pro cargo. Vou reduzir as perdas no laudo. Mas cuide da sua audição. Use protetor auricular, pelo menos. A tendência é piorar com a idade."
To pirado agora. Saí da clínica e já passei numa loja de instrumento pra comprar o protetor.
Cayo Castro- Membro
^ Vou fazer isso também. Fiz audiometria há um bom tempo atrás num exame admissional e estava tudo legal, apenas uma notinha que me confundiu mas eu a ouvi só não apertei o botão, hehehe.
Como faz muito tempo isso, acho que é bom eu me cuidar mesmo que não esteja sentindo os efeitos, não é?
Como faz muito tempo isso, acho que é bom eu me cuidar mesmo que não esteja sentindo os efeitos, não é?
gpraxedes- Membro
Cayo Castro escreveu:Pensei que não haveria problema, sei lá, por ser músico.
allexcosta- Administrador
É Cayo, deve ser por isso que você não "ouve" bem os avisos da moderação aqui no fórum ..
Boss2K- Membro
Rapaz, a mulher me assustou ó. Na terceira vez que repeti o exame, eu tava que nem o Chico Xavier ( de olhos fechados e com a mão na testa) pra poder me concentrar ao máximo. E o interessante é que as perdas são iguais nos ouvidos. Não variam de um ouvido pro outro. Ou seja, não ouço mesmo as frequências...gpraxedes escreveu:^ Vou fazer isso também. Fiz audiometria há um bom tempo atrás num exame admissional e estava tudo legal, apenas uma notinha que me confundiu mas eu a ouvi só não apertei o botão, hehehe.
Sei lá, cara...allexcosta escreveu:VOCÊ JÁ FOI AVISADO!Cayo Castro escreveu:Pensei que não haveria problema, sei lá, por ser músico.
Você pensa que porque é músico, ouve o que outra pessoa não pode ouvir. Que você "desenvolve" sua audição. Pelo que andei pesquisando, audição não é algo que se desenvolva. Você só perde mesmo. To pilhado com isso.
Cayo Castro- Membro
tipo, vocês não usam protetor auricular não é?
eu não consigo mais tocar sem ele.
e ultimamente nem ir em bar com música ao vivo (banda completa) sem protetor mais.
e ultimamente nem ir em bar com música ao vivo (banda completa) sem protetor mais.
^ Uso não. Esse protetor não atrapalha?
gpraxedes- Membro
Esses baratinhos cortam os agudos, pra mim atrapalha e muito.
Tem uns mais caros que atenuam tudo junto, esses são legais.
Tem uns mais caros que atenuam tudo junto, esses são legais.
allexcosta- Administrador
Assim que comecei a tocar algumas músicas mais pesadas, depois de algumas vezes ouvindo um batera descendo a mão no prato de condução a 20cm do meu ouvido...
Agora só toco com um protetor. Protetor barato mesmo, não ligo. Pelo menos eu consigo terminar a música ouvindo alguma coisa.
Mas tenho a impressão de que já tenho um certo perigoso nível de surdez, porque é muito comum eu não entender o que as pessoas dizem...
Acho que vou agendar uma audiometria pra mim também, nunca fiz.
Agora só toco com um protetor. Protetor barato mesmo, não ligo. Pelo menos eu consigo terminar a música ouvindo alguma coisa.
Mas tenho a impressão de que já tenho um certo perigoso nível de surdez, porque é muito comum eu não entender o que as pessoas dizem...
Acho que vou agendar uma audiometria pra mim também, nunca fiz.
Sonikado- Membro
Uso esse daqui a uns anos qdo entro em estúdio fechado com banda mais "pesada":
Mas ultimamente toco com músicos mais "centrados" e menos sem noção (mais voltados pro "menos é mais"), então acabo por não usar, mas carrego sempre na Bag.
Mas ultimamente toco com músicos mais "centrados" e menos sem noção (mais voltados pro "menos é mais"), então acabo por não usar, mas carrego sempre na Bag.
GusVCD- Moderador
Aproveitando o ensejo, sobre uma parte da questão levantada originalmente:
Na época, ele caiu na mão de um médico q falou para ele q o tímpano é uma película extremamente fina com um "furo" no meio, e q qualquer deformação na película em si ou nas dimensões/características do furo, mudaria radicalmente a forma q ele teria percepção no espectro de frequências.
Dessa forma, para ele perder o minimo possível da audição, o médico fez um tratamento onde toda a semana o rapaz ia no consultório e ele dava uma "cutucada" na cicatrização do tímpano dele, como se guia-se a mesma, no intuito de evitar formar uma cicatriz e do furo ficar irregular. Segundo o rapaz, foi bem incomodo (principalmente nas sessões) e durou 3 meses, mas q o resultado foi melhor do q o esperado.
Hoje, mais de 20 anos depois de procedimento fora os incontáveis anos de abuso na noite (em maioria covers de Bon Jovi, White snake, e coisas do gênero), ele garante por percepção e atestou por exames q o ouvido "recauchutado" está funcionando melhor q o "original".
Confesso q quando ouvi, a primeira coisa q me veio a cabeça foi isso sobre o tratamento:
Esse semana falando com um rapaz q trabalha comigo, q tbm é músico (tem 42 anos, cantou na noite a maior parte da vida e inclusive foi pros EUAs estudar musica por um ano, e a uns anos resolveu dar uma acalmada da vida tribulada da noite fazendo uma facul e passando no concurso aqui), e ele comentou q qdo tinha seus 20 anos e mergulhando em uma piscina, bateu a cabeça de lado no fundo e rasgou todo o tímpano.paulo fernandes escreveu:Fiz uma cirurgia no ouvido direito aos oito anos para retirar um tumor onde tiveram que fazer plástica do tímpano e coisas afins. É claro que depois disso ele, tadinho, nunca mais foi o mesmo.
Na época, ele caiu na mão de um médico q falou para ele q o tímpano é uma película extremamente fina com um "furo" no meio, e q qualquer deformação na película em si ou nas dimensões/características do furo, mudaria radicalmente a forma q ele teria percepção no espectro de frequências.
Dessa forma, para ele perder o minimo possível da audição, o médico fez um tratamento onde toda a semana o rapaz ia no consultório e ele dava uma "cutucada" na cicatrização do tímpano dele, como se guia-se a mesma, no intuito de evitar formar uma cicatriz e do furo ficar irregular. Segundo o rapaz, foi bem incomodo (principalmente nas sessões) e durou 3 meses, mas q o resultado foi melhor do q o esperado.
Hoje, mais de 20 anos depois de procedimento fora os incontáveis anos de abuso na noite (em maioria covers de Bon Jovi, White snake, e coisas do gênero), ele garante por percepção e atestou por exames q o ouvido "recauchutado" está funcionando melhor q o "original".
Confesso q quando ouvi, a primeira coisa q me veio a cabeça foi isso sobre o tratamento:
GusVCD- Moderador
vc tem usado qual, denis?DenisLM escreveu:tipo, vocês não usam protetor auricular não é?
fheliojr- Membro
O meu é esse aqui:
Etymotic Research ER-20 Musician Ear Plugs
http://www.ebay.com/itm/Etymotic-Research-ETY-Plugs-Earplugs-with-Case-and-Cord-Large-Purple-ER20-/321123696401
Etymotic Research ER-20 Musician Ear Plugs
http://www.ebay.com/itm/Etymotic-Research-ETY-Plugs-Earplugs-with-Case-and-Cord-Large-Purple-ER20-/321123696401
Boss2K- Membro
em uma banda uso IEMs com esse fone:fheliojr escreveu:vc tem usado qual, denis?DenisLM escreveu:tipo, vocês não usam protetor auricular não é?
http://www.carvinguitars.com/products/EM902
e pra outra banda e quando estou em bares e shows:
http://www.hearos.com/products/high-fidelity
Denis, porque a distinção de protetores de acordo com o local? Denis e Boss, quais diferenças encontram nesses protetores para os normais baratinhos que encontramos por aí? Fiquei interessado no tema.
gpraxedes- Membro
Os baratinhos:gpraxedes escreveu:Denis e Boss, quais diferenças encontram nesses protetores para os normais baratinhos que encontramos por aí? Fiquei interessado no tema.
- são abafadores.
- Não possuem nenhum controle equilibrado de redução de frequência. Cortam mais as agudas.
- Causam hiperacusia, que é a sensação de volume de som alterado. Tudo parece estar com volume muito alto.
O ER-20 (no meu caso):
- Reduz, aproximadamente, 20 dB em cada frequência.
- Não abafa, filtra e protege.
- São feitos de um elastomero termoplástico (antialérgico).
- A classificação NNR (Noise Reduction Rating) dele é de 12 dB.
Boss2K- Membro
O que acha desse aqui?
http://www.bassstringsonline.com/Planet-Waves-Pacato-Reusable-Ear-Plugs_p_1090.html
http://www.bassstringsonline.com/Planet-Waves-Pacato-Reusable-Ear-Plugs_p_1090.html
gpraxedes- Membro
na real é que o primeiro é um fone de ouvido que também funciona como protetor auricular, só uso quando toco com a banda que tem todo esse sistema.gpraxedes escreveu:Denis, porque a distinção de protetores de acordo com o local? Denis e Boss, quais diferenças encontram nesses protetores para os normais baratinhos que encontramos por aí? Fiquei interessado no tema.
o segundo é um similar do que o Boss tem. (que talvez eu também compre só pra ter mais um)
Funciona bem esse segundo? encontrei no mesmo preço do link do boss, mas com um terço do frete . Li que ele atenua 12dB, já deve ajudar um bocado, né?
gpraxedes- Membro
Eu nunca usei esse aí ...
Mas, uma das coisas que você tem que fazer
é procurar é a tabela de atenuação dele e comparar, por exemplo, o desvio padrão de atenuação em cada frequência. Quanto menor, maior a fidelidade sonora.
Esse aí da PW:
Mas, uma das coisas que você tem que fazer
é procurar é a tabela de atenuação dele e comparar, por exemplo, o desvio padrão de atenuação em cada frequência. Quanto menor, maior a fidelidade sonora.
Esse aí da PW:
Boss2K- Membro
funciona bem sim, mas tem uma tendência pra atenuar mais os agudos.
mas ainda é bem melhor que os genéricos.
e eu estou comprando dois pares desse ER-20 agora. (um para mim, outro pra patroa)
$15 vale experimentar. se for igual ao que eu tenho já ta bom também.
mas ainda é bem melhor que os genéricos.
e eu estou comprando dois pares desse ER-20 agora. (um para mim, outro pra patroa)
$15 vale experimentar. se for igual ao que eu tenho já ta bom também.
Boss, confiaria nesse china?:
http://www.ebay.com/itm/Etymotic-Research-ER-20-BSC-Ety-Plugs-High-Fidelity-Earplugs-ER20-BSC-C-/300899420210?pt=US_Replacement_Parts_Tools&hash=item460f00c832
Por que pagar 15U$ num produto e 37U$ no frete não dá, né?
Valeu Denis. Encontrei desse num preço muito bom.
http://www.ebay.com/itm/Etymotic-Research-ER-20-BSC-Ety-Plugs-High-Fidelity-Earplugs-ER20-BSC-C-/300899420210?pt=US_Replacement_Parts_Tools&hash=item460f00c832
Por que pagar 15U$ num produto e 37U$ no frete não dá, né?
Valeu Denis. Encontrei desse num preço muito bom.
gpraxedes- Membro
Bom, o cara é Top Rated Seller, Best Deal de 2013 ... será que ele se suja com falsificação?gpraxedes escreveu:Boss, confiaria nesse china?:
Boss2K- Membro
Aqui, 2 dólares mais barato:
http://www.earplugstore.com/profmusearpl1.html
http://www.earplugstore.com/profmusearpl1.html
Boss2K- Membro
Opa Boss, consegui um vendedor dos EUA que vendia a frete de 5 U$ e ainda combinava, daí peguei 2 e o frete ficou em 7U$. Obrigado pelas dicas e empenho. Agora é esperar chegar.
gpraxedes- Membro
Sempre vale lembrar do valioso tópico do Zubrycky:
https://www.contrabaixobr.com/t23795-sexto-contraponto-sobre-como-ser-capaz-de-apreciar-sempre-a-musica-em-sua-plenitude
joabi- Eterno Colaborador
Galera, toquei pela primeira vez com um protetor. Cara, pensei que fosse mais complicado mas até que foi bom para a primeira vez. Pena que o que usei é daqueles xing lings e em algumas músicas realmente senti que os agudos sumiram e complicou um pouco, mas a difereça no impacto no ouvido foi sensível.
Vou aguardar com ansiedade o meu ETYMOTIC ER 20 chegar.
Vou aguardar com ansiedade o meu ETYMOTIC ER 20 chegar.
gpraxedes- Membro
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos