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Por quê 5 ou 6 cordas?

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Ago 19, 2013 11:02 pm

Tanto para o grave como para o agudo a questão não é a quantidade de notas e sim as possibilidades e diferenças de timbres e digitações que vão muito além da quantidade de notas.
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bodhan Ter Ago 20, 2013 12:54 am

Fernando Zadá escreveu:Tanto para o grave como para o agudo a questão não é a quantidade de notas e sim as possibilidades e diferenças de timbres e digitações que vão muito além da quantidade de notas.
Ufa! Sim! Tocar de uma forma vertical por exemplo!
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por fgbass Ter Ago 20, 2013 2:45 am

Na minha opiniao, o braco do 6 cordas é muito mais confortavel...

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mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fabrício Simões Ter Ago 20, 2013 10:03 am

Uma coisa que pra mim faz bastante diferença em tocar 5 cordas (que estou usando atualmente) é que quando vou tocar alguma coisa mais "cheia" de escalas e frases dobradas com guitarrista virtuose é a questão da verticalidade de digitação das escalas.
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Mensagem por DenisLM Ter Ago 20, 2013 1:24 pm

acho que possibilidades de digitação afinado em drop-d muito mais interessantes que e um 5 cordas.
6 cordas ou mais já muda de figura....
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Ter Ago 20, 2013 4:13 pm

DenisLM escreveu:acho que possibilidades de digitação afinado em drop-d muito mais interessantes que e um 5 cordas.
(2)

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fabrício Simões Ter Ago 20, 2013 5:31 pm

^ Nunca toquei num de 6 cordas, vou experimentar um dia destes... o difícil é pq moro no interior, e loja de música (de verdade) só a 200km Sad
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por malka_aff Ter Ago 20, 2013 8:29 pm

CG escreveu:
DenisLM escreveu:acho que possibilidades de digitação afinado em drop-d muito mais interessantes que e um 5 cordas.
(2)
eu nao consigo entender isso! E se o cara usa um Czao ou um Bzão?

Essa competição babaca de "Drop-D versus 5 Cordas" não deveria existir..Sao coisas diferentes!

Drop-D ajuda muito sim, mas as vezes se quer um 5 cordas pelo Czao, pelo Bzao, Pelo ré na 3a casa, por um Fá# acima do Si, por um B em cima do mi da 12a casa, um bizilhao de motivos que o drop D nao te resolve.

Assim como algumas digitações só o drop-d vai te resolver.

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter Ago 20, 2013 8:35 pm

Existe uma competição entre drop D e 5 cordas? Dessa eu não sabia...

E tampouco consigo imaginar algo que só um drop D vai resolver.

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por malka_aff Ter Ago 20, 2013 8:40 pm

allexcosta escreveu:Existe uma competição entre drop D e 5 cordas? Dessa eu não sabia...

E tampouco consigo imaginar algo que só um drop D vai resolver.
não é que só o drop-d vá resolver, mas algumas músicas (rock pesado geralmente) ficam com digitação mais confortável em drop D.
Tipo essa:


agora o tio fala que essa música é horrível e o fórum segue Laughing 


Última edição por malka_aff em Ter Ago 20, 2013 8:45 pm, editado 1 vez(es)

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 20, 2013 8:44 pm

Eu acho drop D uma porcaria e chato pacas de usar.
Na verdade não curto nenhuma mudança de afinação e referência num instrumento.
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Mensagem por andremega Qua Ago 21, 2013 5:53 am

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Mensagem por Nando Medeiros Qua Ago 21, 2013 8:53 am

Na minha humilde opinião, gosto muito de utilizar acordes e testar novas sonoridades, tensões, dar "sentido" ao que estou tocando.

Nisso, muitas vezes, sinto falta de mais possibilidades para a formação de acordes, com o meu baixo de 4 cordas (e por favor, não tratem isso como preconceito - só tenho baixos de 4 cordas até o momento).

No sentido prático, vejo que não se tem a necessidade de mais do que as 4 cordas para se fazer o básico, tocar tônicas, terças e quintas e fazer acompanhamento rítmico.

Agora, algo que te peça um pouco mais de harmonia, arranjos um pouco mais elaborados, muitas vezes tenho de apelas para tappings ou digitações muito "elásticas" para conseguir formar uma certa tensão.
Com duas cordas a mais, abre-se mais opções para estas formações, para a criação de linhas verticais - como já foi dito aqui.

Porém, sem dúvidas, tudo depende do músico, alguns sentem-se a vontade de trabalhar a música subindo e descendo a escala várias vezes durante cada compasso.

(Opinião empírica)

Acredito que não existiriam instrumentos de 5, 6, 12 cordas se não houvesse a mínima necessidade. hehe
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Mensagem por Fabrício Simões Qua Ago 21, 2013 9:44 am

malka_aff escreveu:

Drop-D ajuda muito sim, mas as vezes se quer um 5 cordas pelo Czao, pelo Bzao, Pelo ré na 3a casa, por um Fá# acima do Si, por um B em cima do mi da 12a casa, um bizilhao de motivos que o drop D nao te resolve.

Concordo, pois uso muito a corda Si desta forma, além de explorar muitississimo as notas mais graves (principalmente  B e C).
Entendo que é uma questão de conforto/adaptação, mas agora tô afim de experimentar o 6 cordas.

Me sinto como uma madame numa loja de sapatos neste fórum, e dá-lhe GAS Very Happy
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 21, 2013 9:47 am

Eu uso direto a 6 grave e quando precisamos baixar o tom de alguma música rock que usa mizão fica relax que tô com nota sobrando.
A aguda me possibilita acordes de forma mais tranquila e dobrar algumas frases com piano ou guitarra numa região mais alta.
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Mensagem por allexcosta Qua Ago 21, 2013 9:53 am

A essa altura do campeonato a gente ainda tá discutindo se 5, 6, 7 ou 20 cordas são necessárias?

Uma dica: se o músico acha que é necessário, é necessário. Wink 

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Mensagem por Breno_Barnabe Qua Ago 21, 2013 12:31 pm

Eu sou um dos entusiastas de usar uma quinta mais grave, e isso era uma coisa que me empolgava pra ter um cinco cordas, mas nos baixos de cinco cordas que toquei nos encontros (ótimos baixos, alias) eu me senti perdido tanto na mão esquerda quando na direita...

Deve ser questão de costume, talvez se eu tivesse um e praticasse mais, conseguisse me "perder" menos, mas acho que pra mim 4 cordas já está ótimo.
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Mensagem por DenisLM Qua Ago 21, 2013 1:25 pm

malka_aff escreveu:
CG escreveu:
DenisLM escreveu:acho que possibilidades de digitação afinado em drop-d muito mais interessantes que e um 5 cordas.
(2)
eu nao consigo entender isso! E se o cara usa um Czao ou um Bzão?

Essa competição babaca de "Drop-D versus 5 Cordas" não deveria existir..Sao coisas diferentes!

Drop-D ajuda muito sim, mas as vezes se quer um 5 cordas pelo Czao, pelo Bzao, Pelo ré na 3a casa, por um Fá# acima do Si, por um B em cima do mi da 12a casa, um bizilhao de motivos que o drop D nao te resolve.

Assim como algumas digitações só o drop-d vai te resolver.
Rolling Eyes são diferentes formas de enchergar o mesmo instrumento.
quando morava no brasil e tinha vários baixos, todos os de 4 cordas tinham X-Tender, inclusive um deles era em Drop-C (FCGC)
eu gosto muito de ter duas cordas com a mesma afinação. dão ótimas possibilidades de riffs com corda solta e variando oitava.

Fernando Zadá escreveu:Eu acho drop D uma porcaria e chato pacas de usar.
Na verdade não curto nenhuma mudança de afinação e referência num instrumento.
pow zadá, um músico não pode ter preconceitos... Razz 

só pra ter uma idéia, já usei 4 afinações diferentes no meu chapman stick, uma mais bizarra que outra...
Spoiler:
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 21, 2013 1:38 pm

Não é preconceito não é incapacidade mesmo!!
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por malka_aff Qua Ago 21, 2013 3:33 pm

allexcosta escreveu:
Uma dica: se o músico acha que é necessário, é necessário. Wink 
toda vez que eu digo isso aparece alguém e diz

"mas tu ja usou um Drop-Z???!!"

ou "usa afinação WXYZ!!!"

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Mensagem por fheliojr Qua Ago 21, 2013 4:03 pm

Fernando Zadá escreveu:Eu acho drop D uma porcaria e chato pacas de usar.
Na verdade não curto nenhuma mudança de afinação e referência num instrumento.
Fernando Zadá escreveu:Não é preconceito não é incapacidade mesmo!!
[2]

se tivesse um stick, eu o afinaria em 4as. Razz
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Mensagem por Walmir Teixeira Ter Ago 27, 2013 2:28 am

Se a coisa apertar, usa um oitavador, com som bem fixo...Resolve! (4 cordas)Very Happy

Ultimamente estudando o som da corda "B" do anthony jackson, acho que descobri o que ele faz:
O bass tem entrada diferente ele divide captação. Pensei em usar o som normal do meu bass (Midi) e tocar em tempo real o Som natural do bass + Grand Piano(MiDi)...Eu acho que achei o timbre dele (fora um flanger de leve e volume para atacar a cabeça das notas < ) cyclops

Ops. Faltou a velha técnica de abafada M.D
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 27, 2013 8:23 am

Walmir Teixeira escreveu:Ultimamente estudando o som da corda "B" do anthony jackson, acho que descobri o que ele faz:
O bass tem entrada diferente ele divide captação.
Como é?

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Mensagem por malka_aff Ter Ago 27, 2013 8:33 am

o AJ é o cara com setup mais simples do mundo.
Um baixo passivo e caixas ativas de PA.

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Mensagem por Walmir Teixeira Qua Ago 28, 2013 1:38 am

allexcosta escreveu:
Walmir Teixeira escreveu:Ultimamente estudando o som da corda "B" do anthony jackson, acho que descobri o que ele faz:
O bass tem entrada diferente ele divide captação.
Como é?
Vamo lá:

Estamos falando desse modelo em questão

Imagem do Fodera

http://www.premierguitar.com/articles/Builder_Profile_Fodera_Guitars?page=5

Esse modelo usa cabo Cannon (3 Pinos).

Veja agora a apresentação do setup (Completo do Clarke)

https://www.youtube.com/watch?v=7FRe4_7wTec

Setup do Stanley Clarke,é parecido.(Alembic com captação dividida)


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Mensagem por Walmir Teixeira Qua Ago 28, 2013 1:43 am

Além disso, ele usa Piezo! (Tem bass man que esconde o jogo).
Basta ver o seguinte...Ele usa um volume antigo (pedal) Estéreo...Divide o som!

Gente, sei que muitos aqui irão discordar,Vejam meu bass (Avatar). Usa esse sitema!

A diferença é que ele usa 3 pinos e eu uso 13 pinos.
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Mensagem por Walmir Teixeira Qua Ago 28, 2013 2:00 am

malka_aff escreveu:o AJ é o cara com setup mais simples do mundo.
Um baixo passivo e caixas ativas de PA.
Já vi ele usando o baixo em mono, plugado num GK-800RB (Tem esse vídeo dele com o Lee Retenour no Youtube).
Ele tem o mesmo modelo, com saída P10 normal
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Mensagem por malka_aff Qua Ago 28, 2013 6:57 am

uhum snax 

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Mensagem por CG Qua Ago 28, 2013 7:39 am


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Mensagem por allexcosta Qua Ago 28, 2013 8:38 am

Walmir Teixeira escreveu:Vamo lá:

Estamos falando desse modelo em questão (...)
Pra mim isso seria só uma saída balanceada, sei lá também...

Você acha que a Si grave do AJ tem uma bobina exclusiva, que fica dentro do case do único captador que o baixo tem e essa bobina tem uma saída única por um dos pinos? É isso? Eu nunca ouvi a Sizona dele com um timbre diferente do resto do baixo...

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Mensagem por fheliojr Qua Ago 28, 2013 7:06 pm

Walmir, no caso do aj, acho q vc tah sendo muito preciosista.

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Mensagem por Walmir Teixeira Qui Ago 29, 2013 1:05 am

allexcosta escreveu:
Walmir Teixeira escreveu:Vamo lá:

Estamos falando desse modelo em questão (...)
Pra mim isso seria só uma saída balanceada, sei lá também...

Você acha que a Si grave do AJ tem uma bobina exclusiva, que fica dentro do case do único captador que o baixo tem e essa bobina tem uma saída única por um dos pinos? É isso? Eu nunca ouvi a Sizona dele com um timbre diferente do resto do baixo...
Não! No link do setup do S. Clarke, explica como é dividido o som dos captadores. No caso do AJ, ele ainda usa Piezo.
me diz quem tem no Brasil um 6 cordas com o som do AJ, que eu vou atraz. Tem um baixista que já tocou com o Léo Gandelman, que chegou muito proximo desse som! (Tem um CD dele com Al Dimeola - Projeto com Músicos brasileiros) É aquele som que estou falando.

Alex, quando for ao Rio, vou levar meu bass pra vc ver o que estou falando!

Abração


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Mensagem por Walmir Teixeira Qui Ago 29, 2013 1:07 am

fheliojr escreveu:Walmir, no caso do aj, acho q vc tah sendo muito preciosista.
affraid Certeza que não!

Abraço
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 29, 2013 1:29 am

Não é por nada não mas o Allex tinha um Fodera AJ até um tempo atrás....
Tá com o Prateado hoje em dia
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Mensagem por LuCaSbass Qui Ago 29, 2013 7:14 am

Walmir Teixeira escreveu:
fheliojr escreveu:Walmir, no caso do aj, acho q vc tah sendo muito preciosista.
affraid Certeza que não!

Abraço
Não é por nada não, mas certeza que sim.

O baixo do AJ é totalmente passivo, com captador ligado direto no jack. Aquela saida é um XLR comum, como se fosse um DI embutido.

O som do Clarke é totalmente diferente, ele divide jogando um captador para cada amp. Qual o sentido do AJ dividir um captador somente e jogar tudo em um amp só?
E outra, o volume dele ser stereo nao impede de usar como mono tbm.

Mais ainda, o timbre do baixo dele vem muito mais de posição do captador e tensão das cordas (escala 36") que qualquer outra coisa parecida com o que vc está imaginando.


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Mensagem por Christian Qui Ago 29, 2013 7:39 am

^ falou e disse
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Mensagem por Walmir Teixeira Sex Ago 30, 2013 12:41 am

Então tá, Sou um preciosista! rsrsrsr
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Mensagem por Walmir Teixeira Sex Ago 30, 2013 12:58 am

Fernando Zadá escreveu:Não é por nada não mas o Allex tinha um Fodera AJ até um tempo atrás....
Tá com o Prateado hoje em dia
Massa, quando for ao Rio,levo o meu pra ele ver o esquema de captação (Trocar umas informações). Ei mano...R$ 30 Dilmas???? nummmm AJ. Aff
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Mensagem por Walmir Teixeira Sex Ago 30, 2013 1:19 am

LuCaSbass escreveu:
Walmir Teixeira escreveu:
fheliojr escreveu:Walmir, no caso do aj, acho q vc tah sendo muito preciosista.
affraid Certeza que não!

Abraço
Não é por nada não, mas certeza que sim.

O baixo do AJ é totalmente passivo, com captador ligado direto no jack. Aquela saida é um XLR comum, como se fosse um DI embutido.

O som do Clarke é totalmente diferente, ele divide jogando um captador para cada amp. Qual o sentido do AJ dividir um captador somente e jogar tudo em um amp só?
E outra, o volume dele ser stereo nao impede de usar como mono tbm.

Mais ainda, o timbre do baixo dele vem muito mais de posição do captador e tensão das cordas (escala 36") que qualquer outra coisa parecida com o que vc está imaginando.

Dá uma sacada ai...

https://www.contrabaixobr.com/t21044-wase-master-saindo-do-forno#550462

Pretendo usar com o Preamp Alembic F-2B Stereo

http://www.alembic.com/prod/f2b.html

Ou tenho a opção de usar com esse sistema de cabo P10 Stereo

http://alembic.com/club/messages/393/152498.html?1363154537 Very Happy 

Abração


Última edição por Walmir Teixeira em Sex Ago 30, 2013 1:32 am, editado 3 vez(es)
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bassfuria Sex Ago 30, 2013 1:26 am

@Valmir Teixeira

Pelo amor de Deus brow, usa o botão "editar" em vez de fazer 3 posts seguidos pra comentar alguma coisa antes de alguém responder, fica horrível pra ler...

Aumetar o número de mensagens não dá prêmio no Forum... point 

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Walmir Teixeira Sex Ago 30, 2013 1:40 am

Opa, é que sempre aparece coisas novas depois que posto kkkk
Valeu! Vou fazer isso sim.
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 30, 2013 3:30 pm

Eu uso baixo de 5 cordas e minha banda usa afinação Eb.
Como sou iniciante, eu tocava as musicas respeitando a tablatura "baixada", mas depois comecei a transpor muitas coisas da corda E pra Bzona pro braço esquerdo correr menos. E eu tambem noto diferença de tocar a Bzona na casa 7 e a mi na casa 2, embora sejam a mesma nota, soa com timbre levemente diferente. Ai é questão de experimentar e ver o que combina mais com a música.

Não acho, necessariamente, que "quanto mais cordas, melhor". Nem acho que no calor de alguma apresentação o público note a diferença. Acho que a questão maior mesmo é o conforto que o músico sente, e isso é muito pessoal.
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por ricardorony.boliveira Sáb Ago 31, 2013 7:32 pm

Stormbringer escreveu:Eu uso baixo de 5 cordas e minha banda usa afinação Eb.
Como sou iniciante, eu tocava as musicas respeitando a tablatura "baixada", mas depois comecei a transpor muitas coisas da corda E pra Bzona pro braço esquerdo correr menos. E eu tambem noto diferença de tocar a Bzona na casa 7 e a mi na casa 2, embora sejam a mesma nota, soa com timbre levemente diferente. Ai é questão de experimentar e ver o que combina mais com a música.

Não acho, necessariamente, que "quanto mais cordas, melhor". Nem acho que no calor de alguma apresentação o público note a diferença. Acho que a questão maior mesmo é o conforto que o músico sente, e isso é muito pessoal.
Eu como iniciante na clave de Fá também, sinto um maior conforto no baixo de 5c pois como citei acima o espaçamento entre as cordas parecem menor que o baixo de 4c, pois lembra uma guitarra na qual eu tocava antes. Pode ser que num futuro eu venha a utilizar a siZOna.
Observação pessoal Smile Smile Smile Smile Smile 
Abs
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por fheliojr Dom Set 01, 2013 4:01 pm

^há baixos de 5 cordas com espacamento de cordas igual ou maior q vários de 4, por aí.

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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por gbarcelos Qua Set 11, 2013 10:44 am

agora que estou com um SX (4 cordas) e o tagima TBM 5 (5 cordas), estou sempre tentando aprimorar os ouvidos e fazendo o contraste em relação a 4 x 5 cordas...

esteticamente os baixos de 4 cordas *pra mim* não tem comparação...

em questão de tocabilidade, estou me adaptando bem , mas não sei...
não consigo "acostumar" , "gostar" do timbre da sizona...
claro que é bastante útil pra algumas coisas, mas não me agrado de sua sonoridade...
gosto infinitamente mais do timbre da ré solta(no 4 cordas) que o ré na terceira casa da sizona...

acho que estou descobrindo que pra mim 4 cordas são mais que suficientes...

posso vir a mudar de idéia um dia, mas não sei...
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por malka_aff Qua Set 11, 2013 1:36 pm

vc ta testando 5a num amp de que tamanho??

A 5a corda tem particularidades. Por ela ser muita grossa, também é muita chata de regular. Muito proximo do pick up e ela soa morta, muito longe e soa sem punch. Tem que cuidar na hora de instalar ela no baixo pra não ficar torcida. E com 5 cordas, tem de ser sempre corda nova pra não embolar o timbre

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Mensagem por gbarcelos Qua Set 11, 2013 4:07 pm

é já vi isso por aqui amigo malka, no momento eu to estudando só no fone de ouvido mesmo e no timbre de minha pedaleira sem efeitos...

mas quando falo, é por fora dessa questão...
é questão acredito que de gosto mesmo, independentemente se fosse um instrumento muilho bom ou um um pouco mais fraquinho...
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Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 4 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Set 11, 2013 4:10 pm

malka_aff escreveu:A 5a corda tem particularidades. Por ela ser muita grossa, também é muita chata de regular. Muito proximo do pick up e ela soa morta, muito longe e soa sem punch. Tem que cuidar na hora de instalar ela no baixo pra não ficar torcida. E com 5 cordas, tem de ser sempre corda nova pra não embolar o timbre
Verdade. Por essas peculiaridades que o sistema fanned brilha em baixos de mais de 4 cordas.

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Mensagem por malka_aff Qua Set 11, 2013 4:13 pm

gbarcelos escreveu:é já vi isso por aqui amigo malka, no momento eu to estudando só no fone de ouvido mesmo e no timbre de minha pedaleira sem efeitos...

mas quando falo, é por fora dessa questão...
é questão acredito que de gosto mesmo, independentemente se fosse um instrumento muilho bom ou um um pouco mais fraquinho...

você ja tocou num 5 cordas top? Só assim pra saber se gostas ou não. Passar um mêsinho com um 5 ou 6 cordas dos bonszao, de luthier ou algum bom de verdade. Tipo um bongo 6 cordas.

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Mensagem por malka_aff Qua Set 11, 2013 5:12 pm

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:A 5a corda tem particularidades. Por ela ser muita grossa, também é muita chata de regular. Muito proximo do pick up e ela soa morta, muito longe e soa sem punch. Tem que cuidar na hora de instalar ela no baixo pra não ficar torcida. E com 5 cordas, tem de ser sempre corda nova pra não embolar o timbre
Verdade. Por essas peculiaridades que o sistema fanned brilha em baixos de mais de 4 cordas.
e tem outra, o slap na 5a corda não é igual ao das outras, não só o timbre, mas a técnica.

na corda E eu posso sentar o thumb sem dó nem piedade, na B eu preciso bater o thumb com jeito certo pra sair som de nota, se bater como quem bate no E, ela só faz barulho de traste e não soa som nenhum depois da batida.

Tu ve isso tambem, tio?

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