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Breu/Resina POPS x Nyman x Kolstein

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Mensagem por raonirodrigues Qui 12 maio 2011 - 16:49

Alou galera do acustico,

Estou encomendando algumas coisas lá com a Edna do PG, e vou incluir no meu pacote uma resina. A principio eu ia comprar a Nyman, mas a Edna me recomendou a POPS que eu nunca usei.

Já usei a Pirastro e achei horrivel. Ela nao cola de jeito nenhum na crina. E fica toda esfarelada. Nao recomendo. Já a Nyman funciona bem e é a mais usada aqui no Rio. A Kolstein era minha preferida até eu comprar uma nova e ela vir bem dura. Nao sei o que aconteceu, mas corre um boato que a Kolstein varia bastante de lote pra lote. Já a Edna me falou que a POPS é bem molhada e nao esfarela nada e que a tem tido mais vendas da POPS que da Nyman.

E ai gente, o que vcs acham? Vou de Nyman ou de POPS ?

Lembrando que toco erudito.

Grande abraco,
Raoni
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Mensagem por edumalta Qui 12 maio 2011 - 16:58

Eu tenho uma Pops aqui. Ela chegou a virar um mel!!!
Achei horrível... muito mole.
Só uso a Nyman é mais dura e aguenta o calor...
A Pops vai chegar derretida aí!

Vai por mim! Sem falar que o arco e a corda fica todo grudento...
Mas tem músicos que adoram a Pops...
Eu tenho e não recomendo.
Paguei 7 dolares na época. Um amigo trouxe da Sam Ash

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Mensagem por raonirodrigues Qui 12 maio 2011 - 17:05

Edu, otima dica!...Brigadao.

Tem dias aqui no Rio que ta fazendo entre 30/35o graus. Acho que vou no certo, vou de Nyman...
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Mensagem por Ruy Rascassi Qui 12 maio 2011 - 17:39

Cara eu uso a Pops a mais de um ano e nunca tive problemas ... foi indicada pela Edna tbm....pega bem na crina, e tem boa durabilidade na qualidade.!

gosto é gosto...

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Mensagem por edumalta Qui 12 maio 2011 - 18:17

Pois é Ruy, por isso que comentei, tem músico que adora a Pops.
O Próprio Luiz que está em NY comentou que nos EUA a maioria usa a Pops.
Como disse, a minha derreteu e aquele papel que vem ao redor dela é horrível. Depois que derrete o papel gruda nela e quando vc tenta tirar em dias mais frios ou após colocar na geladeira...ela fica quebradissa... e logo volta a derreter.
Moro em uma cidade que não é quente. Eu imagino no RJ como seria a Pops.

Se eu não me engano, isso já foi discutido aqui. Inclusive existe depoimentos de quem mora no RJ. Vale a pena ler.

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Mensagem por Claudio Qui 12 maio 2011 - 18:27

edumalta escreveu:
Só uso a Nyman é mais dura e aguenta o calor...

(2)

A minha está aqui até hoje, firme e forte, já passou por 3 verões cariocas.

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Mensagem por raonirodrigues Qui 12 maio 2011 - 18:54

Nao entendi, Claudio.

Vc usa a Nyman ou a Pops?
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Mensagem por Claudio Qui 12 maio 2011 - 18:58

^ Não entendeu???

Eu copiei o Edu no trecho onde ele disse que só usa Nyman. Logo... eu também uso Nyman.

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Mensagem por raonirodrigues Qui 12 maio 2011 - 19:00

Ah..ok..desculpe a ingnoransia!..rsrs


Valeu, Claudio....vou de nyman!...
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Mensagem por Claudio Qui 12 maio 2011 - 19:01

^ Que isso, não há o que desculpar... up

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Mensagem por edumalta Qui 12 maio 2011 - 19:04

Raoni, dá uma olhada neste post...
Tem bastante gente que gosta de Pops..
Falaram até que a Nyman derrete! Essa eu pagaria pra ver! Smile

https://www.contrabaixobr.com/t3717-breu

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Mensagem por luizribeiro Sex 13 maio 2011 - 0:52

Eu gosto muito da pops, mas troco meu breu de 15 em 15 dias. De fato pops derrete com facilidade. Talvez valha mais a pena usar Nyman no verão e pops no inverno se você não tiver condições de trocar a pops pelo menos uma vez por mês.
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Mensagem por raonirodrigues Sex 13 maio 2011 - 1:23

é...fica dificil trocar todo mes, pq tenho que mandar trazer de SP...ai fica muito chato!...E fica 1/3 mais caro tb.
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Mensagem por jaopiao Sex 13 maio 2011 - 1:55

Eu estou usando a pops... gosto bastante também. Mas o que todos dizem é verdade.
A pops derrete fácil. Conservo a minha na geladeira, mas quando levo pra aula (que faço em uma cidade vizinha) ela chega grudada na embalagem. A embalagem de papel eu já descartei. foi útil por um tempo, mas depois de algumas vezes esquecida no calor a resina foi grudando nas dobras do papel e ficava difícil tirá-lo.
Gosto bastante da pops porque pega bem na crina, mas também é verdade que minha crina, assim como as cordas, ficaram um pouco grudentas, não sei se foi uso excessivo no início ou se acontece com todo mundo. Não posso comparar porque ainda não usei outra.

luizribeiro escreveu:Eu gosto muito da pops, mas troco meu breu de 15 em 15 dias. De fato pops derrete com facilidade. Talvez valha mais a pena usar Nyman no verão e pops no inverno se você não tiver condições de trocar a pops pelo menos uma vez por mês.

Desculpe a ignorância, não entendi muito bem, Luiz. Vc compra uma rezina a cada 15 dias?
Nossa ela chega pra mim a R$50,00 aqui... Por quantos dólares vc compra?
Valeu.
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Mensagem por luizribeiro Sex 13 maio 2011 - 7:42

compro por $7,50. É um absurdo ninguem fabricar resina no brasil. É muito caro comprar resina ai!
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Mensagem por Ruy Rascassi Sex 13 maio 2011 - 8:26

Ta certo Edu, realmente cada caso é um caso....cada cidade é um clima.....nunca usei a Nyman, pode ser que realemnte seja melhor q a Pops.....vou experimentar da proxima vez, assim da pra ter um parametro melhor de qualidade....valeu


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Mensagem por eltonpereira22 Sex 13 maio 2011 - 9:41

Moro em Curitiba (um lugar nao tao quente). Uso a POPS e digo que a minha tem o problema de ficar quebradiça. Quando acabar, comprarei outra marca com certeza. La na loja que eu comprei eles geralmente tem Pirastro (mas quando eu cheguei la pra comprar nao tinha, hehe). Alguem ja usou ela?

EDIT: Acabei de ver que o Raoni ja usou... alguem mais? como os climas diferem muito de regiao pra regiao, creio que seja dificil mesmo achar uma opiniao unanime

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Mensagem por Claudio Sex 13 maio 2011 - 11:13

luizribeiro escreveu:compro por $7,50. É um absurdo ninguem fabricar resina no brasil. É muito caro comprar resina ai!

Aqui no Brasil existe uma variedade de resinas boas e com preços ótimos. Porém, *apenas* para Violino e Cello. Parece que o Contrabaixo Acústico é um instrumento inexistente no Brasil. Não há nem resinas fajutas nas lojas. A solução é pagar R$ 60,00 no Paulo Gomes, ou mandar vir um lote de fora pagando US$ 7,00, o que eu certamente faria se utilizasse o Arco.

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Mensagem por raonirodrigues Sex 13 maio 2011 - 13:17

Claudio,

A ideia de comprar um lote é boa, mas desnecessaria. Por exemplo, eu tenho uma Kolstein há 1 ano e ela ainda vai levar uns meses para passar da metade. Tenho uma Nyman velhinha que vou aposentar comprando uma nova. As resinas duram muito tempo. Eu uso um arco profissional muito bom com crina preta. Duas passadas resolve o meu dia. O resto é técnica, é o peso do braco que faz o som. Conheco gente da OSB e da Petrobras Sinfonica que passa resina de 3 em 3 dias. Dai, prefiro e pedindo pro PG mesmo, ou comprando com algum lutheir que tenha algum estoque....

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Mensagem por Voila Marques Sex 13 maio 2011 - 13:18

Tentei usar a Pop's, mas não gostei do som que ela me fez tirar (muito aberto).
Aí coloquei a bonitinha dentro de uma gaveta e me esqueci dela. Um dia, vi que o fundo da gaveta era só Pop's derretida...

Uso a Nyman há muitos anos. Gosto mais dela que da Carlsson, que é bem parecida, só que a duração dessa na crina é menor.

Eu também não acho resina algo barato, mas como uso pouca resina (detesto aquele som de excesso de resina), ela acaba durando muuuito.
Nunca calculei quanto tempo a minha Nyman dura, mas tenho certeza de que já passou de 5 anos.

Em orquestra dou umas três passadas de resina, no máximo, e em casa passo uma vez ou duas. Se precisar, passo mais depois.

Também não adianta eu empanturrar a crina com a Nyman, porque o meu arco não sai do lugar, embora eu ache que essa "dificuldade" talvez seja pessoal e superável, porque já vi colegas tocando em orquestra depois de dar quase 30 passadas de Nyman no arco...

Agora, há pouco tempo aconteceu um lance divertido em orquestra: dois colegas que só usam Pop's resolveram, por falta de opção, usar uma Nyman emprestada na hora do concerto.
Eles ficaram parecendo uma dupla de caminhões tocando, hahaha! Não aconteceu uma dinâmica em piano, hahaha!
Eu não sabia da resina emprestada e só pensava: "Meu Deus, o que aconteceu com esses dois hoje? Devem ter tomado Toddynho duplo!".

Já usei a Petz (que cheiro maravilhoso!), a Kolstein e umas outras bem piores (Pirastro, etc), mas farofa prá mim tem que ser a original: com manteiga e cebola, e prá comer, hahaha!

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Mensagem por raonirodrigues Sex 13 maio 2011 - 13:22

tem gente que usa breu de cello. Acho que o Gary Karr é um desses inovadores...fico curioso pra ver o que acontece...

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Mensagem por galegonobaixo Seg 16 maio 2011 - 21:59

^ Voila, tô contigo e não abro, usei pops, mas o potinho usou mais que eu...comprei um nyman e um carlsson, gostei das duas, mas sou fã e se possível só uso nyman...mas com umas 5-8 passadas...
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Mensagem por Mayo Pamplona Seg 16 maio 2011 - 22:12

Eu também não gosto de muito grip, passo pouquinho breu e o meu também dura por aí, 5 anos.. e uso Nyman. Já usei breu de cello durante um tempão, gostava muito do timbre, mas acabei trocando pra breu de contrabaixo porque a corda E ficava dureza de soar.

Voila, porque não rolava dinâmica em piano?

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Mensagem por edumalta Ter 17 maio 2011 - 10:08

Ontem tentei usar a Pop's já que está bastante frio onde moro. Hj pela manhã estava 11º Inverno

Realmente não gosto. E sem falar que o papel estava todo grudado, ao tirar a borda de papel, a resina simplesmente começou a despedaçar...
No verão derrete, no inverno ela quebra. Coisa de louco! Smile

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Mensagem por Mayo Pamplona Ter 17 maio 2011 - 11:36

POPs é um verdadeiro pesadelo pra mim também. Com a minha pegada não dá certo de jeito nenhum. Serrote.

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Mensagem por Ruy Rascassi Ter 17 maio 2011 - 15:09

Puts...acho q eu preciso experimentar uma Nyman..pra ver se a pops é tao ruim assim..rs....

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Mensagem por Voila Marques Ter 17 maio 2011 - 17:18

galegonobaixo escreveu:^ Voila, tô contigo e não abro, usei pops, mas o potinho usou mais que eu...comprei um nyman e um carlsson, gostei das duas, mas sou fã e se possível só uso nyman...mas com umas 5-8 passadas...

Eu também prefiro a Nyman prá tocar, Galego, e a Petz prá cheirar, hahaha!
Agora, prá cheirar e guardar, ataco a Pop's, hahaha!

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Mensagem por Voila Marques Ter 17 maio 2011 - 17:23

Voila Marques escreveu:
Também não adianta eu empanturrar a crina com a Nyman, porque o meu arco não sai do lugar, embora eu ache que essa "dificuldade" talvez seja pessoal e superável, porque já vi colegas tocando em orquestra depois de dar quase 30 passadas de Nyman no arco...

Agora, há pouco tempo aconteceu um lance divertido em orquestra: dois colegas que só usam Pop's resolveram, por falta de opção, usar uma Nyman emprestada na hora do concerto.
Eles ficaram parecendo uma dupla de caminhões tocando, hahaha! Não aconteceu uma dinâmica em piano, hahaha!
Eu não sabia da resina emprestada e só pensava: "Meu Deus, o que aconteceu com esses dois hoje? Devem ter tomado Toddynho duplo!".

Mayo Pamplona escreveu:Eu também não gosto de muito grip, passo pouquinho breu e o meu também dura por aí, 5 anos.. e uso Nyman. Já usei breu de cello durante um tempão, gostava muito do timbre, mas acabei trocando pra breu de contrabaixo porque a corda E ficava dureza de soar.

Voila, porque não rolava dinâmica em piano?

Mayo, não rolou porque devem ter passado uma resina que eles não usam e, mais provavelmente, porque devem ter passado a fofa demais, hahaha!
Aí o arco gruda na corda e é muito difícil tirar um som suave, ainda mais quando se é pego de surpresa assim...

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Mensagem por luizribeiro Ter 17 maio 2011 - 22:23

galera, pops não é uma resina ruim de maneira alguma. Ela pode não ser a preferida do pessoal no Brasil, mas isso não faz dela uma resina de baixa qualidade. Aqui em nova iorque nunca vi um baixista usando nyman. na realidade 8 dos 10 baixistas que conheço usam pops, mesmo no verão.
Outra coisa, eu não recomendo ficar com a mesma resina por todo este tempo. Resina é um produto bio degradável e perde qualidade com o tempo. eu diria que em 3 meses a resina já não está mais adequada para uso. a resina tem propriedades ácidas que com o tempo aumentam, então ela pode prejudicar o verniz do arco, baixo e também a durabilidade das cordas.
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Mensagem por jaopiao Qua 18 maio 2011 - 1:30

Tudo bem Luiz, mas não temos muita escolha.
Por aqui tá complicado trocar de resina a cada 3 meses... o preço tá alto, as despesas com o acústicos são tantas e tão caras...
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Mensagem por Mayo Pamplona Qua 18 maio 2011 - 2:14

Sério mesmo, Luiz? 3 meses de validade? Nunca tinha ouvido falar disso. E nem tem validade descrita na embalagem dos breus quando a gente compra, como saber?

O breu pode desidratar, talvez? Não sei que outra propriedade poderia mudar com o tempo. Mas pelo menos pra uso em verniz ele dura anos, talvez até mesmo séculos. Breu é pura resina de coníferas.

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Mensagem por luizribeiro Qua 18 maio 2011 - 8:25

Eu não sei dizer se realmente é 3 meses. Mas quando o breu desidrata ele fica poeirento e essa poeira se impregna no verniz do arco e do baixo.
A composição do breu é resina e mais alguns produtos químicos. Uma vez o kolstein me disse quais mas não me lembro.
Outra coisa que um breu novo faz é melhorar bastante a tocabilidade e o timbre do arco!
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