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Ponte mais recuada???

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Mensagem por MauKnop Sáb maio 21, 2011 1:09 pm

BassManíacos....

Tenho um SX Vintage 4 cordas. Acho o som bem legal... Mas tenho um amigo, mais velho, músico há muito tempo, toca baixo,violão,etc... . Ele me disse que um luthier falou que o som de um baixo pode melhorar muito se a ponte for colocada mais para trás (na direção à correia). Como sou leigo, não alterei...Mas passei a reparar que em baixos "de marca Internacional Genuínos", a ponte realmente é mais recuada. Observei em um Fender Marcus Miller 4 cordas e ela é mais recuada uns 2 cm. Será que vale a pena alterar??? Abraço a todos!!
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Mensagem por allexcosta Sáb maio 21, 2011 1:10 pm

MauKnop escreveu:Será que vale a pena alterar???

Não. Será impossível afinar seu baixo...

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Mensagem por siodoni Sáb maio 21, 2011 1:13 pm

allexcosta escreveu:Não. Será impossível afinar seu baixo...
Falou e disse.
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Mensagem por ct.colela Sáb maio 21, 2011 2:01 pm

dependendo da ponte da para recuar
quanto mais afastada do centro do corpo mais agudo fica o som do bass
se voce quer que seu baixo soe mais agudo essa é uma alternativa
eu nao recomendo
baixo tem que ter corpo na sonoridade e fazendo isso voce vai na contramao da coisa

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Mensagem por GUBASS Sáb maio 21, 2011 2:42 pm

Se vc recuar a ponte vai alterar a distancia total da escala, assim teria que calcular outra vez todas as distâncias entre os trastes.
Se vc quise saber mais tem esse link de um estudo realizado sobre as distâncias e tamanho de escala.
http://caraipora.tripod.com/dimtrastes.htm.
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Mensagem por adrianobmedeiros Sáb maio 21, 2011 2:43 pm

MauKnop escreveu:BassManíacos....

Será que vale a pena alterar??? Abraço a todos!!

Se vc tiver coragem de alterar a relação de espaçamento entre todos os trastes do seu bass...

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Mensagem por ct.colela Sáb maio 21, 2011 5:41 pm

dependendo da base da ponte da pra recuar
basta ter condiçoes de deixar os carrinhos regulados
uma ponte que pode se fazer isso é a badass
essa estoria de de refazer o entrastamento mudando trastes é viajem
tudo tem um limite que da para fazer

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Mensagem por galegonobaixo Sáb maio 21, 2011 5:59 pm

^ia falar isso, o zaganin bota a badass lá atrás e regula os carrinhos na ponta, acho que a music man também faz isso...


E que foto linda ct.colela pig
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Mensagem por allexcosta Sáb maio 21, 2011 6:29 pm

ct.colela escreveu:dependendo da base da ponte da pra recuar
basta ter condiçoes de deixar os carrinhos regulados
uma ponte que pode se fazer isso é a badass
essa estoria de de refazer o entrastamento mudando trastes é viajem
tudo tem um limite que da para fazer

A colocação correta da ponte é 90% da excursão máxima do carrinho. Mover a ponte um cabelo de sapo pra um lado ou outro não vai fazer diferença nenhuma. Mover muito vai tornar o baixo impossível de ser afinado...

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Mensagem por ct.colela Sáb maio 21, 2011 8:03 pm

^mover a ponte em direçao dos caps da ponte o baixo ganha uma sonoridade mais grave
movendo a ponte mais para perto do final do corpo o baixo fica mais agudo
eu ja fiz essa experiencia e afirmo que proscede
tudo dentro dos parametros da regulagem é claro

uma observaçao feita pelo nosso amigo galegonobaixo é real, muitos zagas tem a ponte colocada bem na extremidade deixando os carrinhos bem no começo da ponte

Ponte mais recuada??? Imgibs


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Mensagem por Lapetina Sáb maio 21, 2011 8:08 pm

^ isso ai,
até onde eu sei(favor me corrigir se estiver errado)
12ª casa do instrumento, é o meio da distancia total da ponte até o capotraste.
puxando mais pra traz vc altera essa relação e a sua escala perde o acerto.
num fretless na teoria não teria problemas mas vc teria que reaprender a tocar nele
rs

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Mensagem por ct.colela Sáb maio 21, 2011 8:13 pm

^sim
mas se voce mover a ponte e manter os carrinhos na entonaçao
isso nao ocorre

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Mensagem por allexcosta Sáb maio 21, 2011 8:45 pm

ct.colela escreveu:^mover a ponte em direçao dos caps da ponte o baixo ganha uma sonoridade mais grave
movendo a ponte mais para perto do final do corpo o baixo fica mais agudo
eu ja fiz essa experiencia e afirmo que proscede
tudo dentro dos parametros da regulagem é claro

uma observaçao feita pelo nosso amigo galegonobaixo é real, muitos zagas tem a ponte colocada bem na extremidade deixando os carrinhos bem no começo da ponte

Os carrinhos ficam no começo da ponte em qualquer baixo. Não há espaço pra mover a ponte. Isso é meio que standard...

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Mensagem por MauKnop Sáb maio 21, 2011 9:25 pm

Bem galera... Como não sou um "expert" e nem profissional, não vou alterar nada... O som já está bem legal no meu SX. Farei a troca dos captadores por captadores Fender mais adiante... Pro meu nível de sonoridade, "tá bão" !!! Valeu os comentários. É sempre muito importante ter esses conhecimentos para não fazer m.... e nem deixar de fazer para melhorar. Outra coisa que farei é a blindagem das cavidades. Vi um tópico aqui do Motta que não deixa dúvida na execução do serviço. Muito bom!!! Abraço a todos e obrigadooooooooooo!!

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Mensagem por galegonobaixo Sáb maio 21, 2011 9:26 pm

Discordo...
Ponte mais recuada??? Badasspratrs




Ponte mais recuada??? Badassprafrente

A ponte pode mudar de lugar deixando a corda mais ou menos tensa, os carrinhos ,proporcionalmente, não "saem do lugar"...


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Mensagem por allexcosta Sáb maio 21, 2011 9:29 pm

^ Um baixo que é desenhado pra ter a BadAss não terá os carrinhos onde sua primeira foto mostra...

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Mensagem por J.Adalberto Sáb maio 21, 2011 10:15 pm

naum sei naum....

isso eh uma equação fisica, existe uma comprimento correto, com uma pequena folga ou para frente ou para trás, para ajustes de oitava.

E qdo da construção/projeto de um instrumento tudo isso é calculado, creio que qualquer alteração desse tipo é temerária

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Mensagem por ct.colela Sáb maio 21, 2011 10:32 pm

galegonobaixo escreveu:Discordo...
Ponte mais recuada??? Badasspratrs




Ponte mais recuada??? Badassprafrente

A ponte pode mudar de lugar deixando a corda mais ou menos tensa, os carrinhos ,proporcionalmente, não "saem do lugar"...


aqui tem um exemplo claro do que eu falei
a base da ponte muda mas o carrinhos ficam nas oitavas

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Mensagem por galegonobaixo Seg maio 23, 2011 12:20 am

allexcosta escreveu:^ Um baixo que é desenhado pra ter a BadAss não terá os carrinhos onde sua primeira foto mostra...

Sim sim, com certeza, mas pensando na "possibilidade", tem como mudar a ponte de lugar...
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Mensagem por ct.colela Seg maio 23, 2011 12:25 am

^logico que tem eu mudo sempre
cara chega com badass eu levo um centimetro pra frente
regulo as oitavas o baixo ganha corpo
e dono acha que eu mudei alguma coisa na eletrica

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 23, 2011 7:51 am

É possivel mover a posição da ponte sim, desde que se respeite o curso máximo dos carrinhos. Se esse deslocamento for maior que isso, o baixo não afinará, como disse o Allex.
Se alguém for fazer isso, recomendo atenção.
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Mensagem por prof_kiko Seg maio 23, 2011 8:34 am

Uma dúvida:
Falaram neste tópico que, quanto mais afastado do centro do baixo, mais agudo fica o som, ocorrendo o inverso ao aproximarmos. porém, teoricamente, quanto "menor a corda" mais agudo. Ex.: se pressionarmos na metade, sobe uma oitava.
Isso procede mesmo ou é o contrário? Quanto mais afastado do centro mais grave.

Não estou levando em consideração as discussões anteriores, sobre afinação pelos trastes, somente se procede essa idéia: "quanto mais corda disponível, mais Agudo o som!"
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Mensagem por fsad Seg maio 23, 2011 8:46 am

^Uma vez um Luthier me falou que baixos de escala curta são mais graves que o normal [algo que comprovei quando tive um mustang e um SG (lógico que poderia ser característica dos baixos também, o SG/ EB3 é um baixo bem grave)]. Então é possível que quanto mais corda disponível mais agudo o som.

Ok, mas falando agora das pontes. Acho que se pegarmos uma ponte estilo fender tradicional não dá para mexê-la tanto, e seria problemático mesmo para acertar as oitavas.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 23, 2011 8:53 am

^ O posicionamento da ponte é calculado pelo 12° traste.
O ponto médio da base da ponte tem que estar exatamente na mesma distância da pestana ao 12° traste e do 12° traste à ponte.
Quanto mais curta a escala, mais grave o som.
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Mensagem por allexcosta Seg maio 23, 2011 9:06 am

prof_kiko escreveu:Uma dúvida:
Falaram neste tópico que, quanto mais afastado do centro do baixo, mais agudo fica o som, ocorrendo o inverso ao aproximarmos. porém, teoricamente, quanto "menor a corda" mais agudo. Ex.: se pressionarmos na metade, sobe uma oitava.
Isso procede mesmo ou é o contrário? Quanto mais afastado do centro mais grave.

No caso de deslocamento da ponte não ocorre exatamente uma mudança na área de uso da corda. Um baixo de 34" com a ponte movida (respeitando a excursão dos carrinhos) continuará sendo um baixo de 34".

O que entendi pela explicação dos que tem experiência com deslocamento de pontes é que a interação desse elemento com a madeira do baixo em diferentes áreas do corpo provoca diferentes resultados sonoros. Quando se desloca uma ponte a ponta do carrinho que fica em contato com a corda permanecerá no mesmo lugar que antes, ou haverá problemas de afinação...

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Mensagem por prof_kiko Seg maio 23, 2011 10:30 am

Compreendi agora. Por isso as regulagens diretamente na ponte são tão importantes para não desafinar a partir das oitavas.
Desculpem-me pela ignorância!hehehe
Abraços e muito obrigado pelas explanações a todos
Banda
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Mensagem por Guilé Seg maio 23, 2011 10:52 am

N o caso da Badass o q acontece q dá essa impressão é que entre o começo da ponte e os parafusos ainda há espaço....já numa ponte standard a furação é bem próxima a dobra da chapa onde prende a corda.


Antes:

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Depois:

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Mensagem por J.Adalberto Seg maio 23, 2011 12:57 pm

IMHO, mudar a posição da ponte, é a mesma coisa de trocar as rodas de um carro, a original por rodas esportivas.

O Fabricante estudou no caso das rodas o melhor diametro, assim como os fabricantes de instrumentos estudaram a melhor posição para ponte.

Sendo assim, prefiro mesmo deixar com original!!!

nossa, como sou conservador rsrsrsr!!!

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Mensagem por Lapetina Seg maio 23, 2011 1:02 pm

uhahuau boa analogia!
mas ha casos e casos
um caso classico são os modkits de pedal da fromel
que melhoram muito os pedais da boss por exemplo!
ou um upgrade de captador!
rs

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Mensagem por ct.colela Seg maio 23, 2011 6:18 pm

J.Adalberto escreveu:IMHO, mudar a posição da ponte, é a mesma coisa de trocar as rodas de um carro, a original por rodas esportivas.

O Fabricante estudou no caso das rodas o melhor diametro, assim como os fabricantes de instrumentos estudaram a melhor posição para ponte.

Sendo assim, prefiro mesmo deixar com original!!!

nossa, como sou conservador rsrsrsr!!!
tem mais ai desse negocio que voce tomou kkkkkkk
tu ta viajandao
deixa de ser egoista arruma um gole ai pra galera notme

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Mensagem por J.Adalberto Seg maio 23, 2011 7:04 pm

ct.colela escreveu:
J.Adalberto escreveu:IMHO, mudar a posição da ponte, é a mesma coisa de trocar as rodas de um carro, a original por rodas esportivas.

O Fabricante estudou no caso das rodas o melhor diametro, assim como os fabricantes de instrumentos estudaram a melhor posição para ponte.

Sendo assim, prefiro mesmo deixar com original!!!

nossa, como sou conservador rsrsrsr!!!
tem mais ai desse negocio que voce tomou kkkkkkk
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deixa de ser egoista arruma um gole ai pra galera notme

vixi. não tem mais não acabou tudo rrsrsrsrs


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Mensagem por patriciofernandes Ter maio 01, 2018 5:49 am

Escavando o tópico das profundezas...
Preferi colocar minha dúvida aqui que abrir um novo

Amigos, gostara de saber qual o intuito deste tipo de posicionamento na imagem, nas famigeradas pontes monorail, e como isso afetaria o timbre do instrumento dentro do que já foi colocado neste tópico.

É para tentar equilibrar o peso do som das cordas? deixar a Ré e Sol com mais peso? dá mais definição na Si?
E minha duvida mais duvidosa: como isso afeta a afinação de um instrumento que não é fanned?

Ponte mais recuada??? 2
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Mensagem por patriciofernandes Ter maio 01, 2018 5:51 am

Outro caso onde isso ocorre

Ponte mais recuada??? 122822021192099
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Mensagem por allexcosta Ter maio 01, 2018 8:25 am

^ As monorail são colocadas em um certo ângulo porque esse ângulo ocorre naturalmente numa regulagem de oitavas. Quanto mais massa a corda tem, maior comprimento entre pontos testemunha ela deverá ter para entonar bem em uma escala fixa.

Em termos de timbre, a teoria por trás das monorail é que uma corda tem menos influência sobre a outra, proporcionando maior definição das notas de cada corda. Na prática nunca percebi diferença.
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Mensagem por patriciofernandes Ter maio 01, 2018 10:20 am

Obrigado pelo esclarecimento, Allex
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