4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
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Victor
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4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
me disseram que o 3/4 é melhor que o 4/4, porque no contrabaixo 3/4 ha mais facilidade em algumas poisiçoes, pelo fato de ele ter o comprimento do espelho menor e tambem me disseram que o 4/4 estava meio "que fora de moda"... eu não tenho certeza dessas arfimaçoes... queria saber se vcs podem dar algumas opinioes sobre o assunto...
e tenho tambem outra duvida, no meu caso que tenho um 4/4 tem como um luthier deixar ele com um tamanho de 3/4 (o espelho)
desculpa aew a primeira msg
e tenho tambem outra duvida, no meu caso que tenho um 4/4 tem como um luthier deixar ele com um tamanho de 3/4 (o espelho)
desculpa aew a primeira msg
Última edição por Victor em Dom Jun 05, 2011 2:45 pm, editado 1 vez(es)
Victor- Membro
- Mensagens : 41
Localização : joão pessoa
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Colega, poderia re-escrever seu post? Não deu para entender NADA! não entendi sua pergunta... ou afirmação...
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raonirodrigues- Membro
- Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
eu entendi Ivan 4X4 ta fora de moda por que no Brasil nao tem muita neve.
ja aqui em Boston um 4x4 fica na moda de novembro a marco =)
ja aqui em Boston um 4x4 fica na moda de novembro a marco =)
JORGERA- Membro
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Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Acho que traduzindo fica isso:
"Por que ninguem mais usa aquele baixo grandão? É porque é mais difícil de tocar que o menor? Dá pra encurtar um que seja grande?"
4/4 = 1
4X4 = 16
"Por que ninguem mais usa aquele baixo grandão? É porque é mais difícil de tocar que o menor? Dá pra encurtar um que seja grande?"
JORGERA escreveu:eu entendi Ivan 4X4 ta fora de moda por que no Brasil nao tem muita neve.
ja aqui em Boston um 4x4 fica na moda de novembro a marco =)
4/4 = 1
4X4 = 16
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"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Ivanov_br escreveu:Colega, poderia re-escrever seu post? Não deu para entender NADA! não entendi sua pergunta... ou afirmação...
foi mal
agora acho que da pra entender
Victor- Membro
- Mensagens : 41
Localização : joão pessoa
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Pelo que entendo o tamanho do baixo esta diretamente ligado a altura e tamanho de quem executa. Me parece que o 4/4 é para pessoas bem altas e com mão grande. Agora moda ou não veja qual te atende melhor fisicamente pois acho que nesse caso a moda não dita nada e sim o conforto fisico!!
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Eu tenho um 4/4 enorme. Tenho 1,72. O que vai importar mais é o comprimento de corda, no meu baixo é 106 cm o que é bem acessível. Normalmente baixos grandes são usados em orquestras. A diferença vai ser na quantidade de volume e só.
luizribeiro- Membro
- Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
^
O que falei de conforto então esta errado???
O que falei de conforto então esta errado???
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
zada, meu baixo não é o mais confortável do mundo para tocar solos, mas nada que venha me causar um problema físico como tendinite. Mas sem dúvidas em uma situação de orquestra já é o contrário, eu preciso de muito menos pressão de arco e stamina para gerar um som grande.
Não sei se vai dar para perceber o tamanho do meus instrumento por essas fotos, mas acho que dá para ter uma noção do gigante.
nessa foto veja como eu nem uso o endpin direito, ele está praticamente todo para dentro.
nessa outra estou tocando a nona do beethoven no carnegie hall, numa gig que fiz com uma Orquestra de Londres. Todo mundo usando baixos enormes. Numa situação como essa que você tem uma orquestra completa e mais um coral com pelo menos 200 cantores, um 3/4 simplesmente desaparece no meio disso tudo.
Não sei se vai dar para perceber o tamanho do meus instrumento por essas fotos, mas acho que dá para ter uma noção do gigante.
nessa foto veja como eu nem uso o endpin direito, ele está praticamente todo para dentro.
nessa outra estou tocando a nona do beethoven no carnegie hall, numa gig que fiz com uma Orquestra de Londres. Todo mundo usando baixos enormes. Numa situação como essa que você tem uma orquestra completa e mais um coral com pelo menos 200 cantores, um 3/4 simplesmente desaparece no meio disso tudo.
Última edição por luizribeiro em Seg Jun 06, 2011 11:10 am, editado 1 vez(es)
luizribeiro- Membro
- Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Entendi.
Meu filho esta estudando violino na escola e para a escolha do tamanho adequado do instrumento foi levado em consideração o comprimento do braço dele e seu tamanho em geral. Quando iniciei no acústico foi essa orientação que recebi que o 3/4 era mais adequado a meu tamanho (tenho 1m84) e mãos médias.
Sei que a partir de um certo nível essas diferenças não complicam muito é só ver as escalas de 34, 35 e no caso do meu Dingwall 37 polegadas para baixo elétrico. É longa mas nada que me atrapalhe e prefiro pelo equilibrio das notas e tensão das cordas.
Mas pra um iniciante isso tende a ser levado em consideração ou ai nem nessa fase?
Meu filho esta estudando violino na escola e para a escolha do tamanho adequado do instrumento foi levado em consideração o comprimento do braço dele e seu tamanho em geral. Quando iniciei no acústico foi essa orientação que recebi que o 3/4 era mais adequado a meu tamanho (tenho 1m84) e mãos médias.
Sei que a partir de um certo nível essas diferenças não complicam muito é só ver as escalas de 34, 35 e no caso do meu Dingwall 37 polegadas para baixo elétrico. É longa mas nada que me atrapalhe e prefiro pelo equilibrio das notas e tensão das cordas.
Mas pra um iniciante isso tende a ser levado em consideração ou ai nem nessa fase?
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
coloquei duas fotos para tentar mostrar o tamanho do meu baixo.
Acho que como um iniciante irá começar com um contrabaixo mais simples vale mais a pena comprar um 3/4, visto que um um 7/8 ou 4/4 precisa ser muito bem construído para não ser simplesmente um instrumento enorme porém com um som pequeno e uma série de problemas de construção.
Acho que como um iniciante irá começar com um contrabaixo mais simples vale mais a pena comprar um 3/4, visto que um um 7/8 ou 4/4 precisa ser muito bem construído para não ser simplesmente um instrumento enorme porém com um som pequeno e uma série de problemas de construção.
luizribeiro- Membro
- Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Oi Vitor!
Olha, não acredito nessa "moda", mas na questão do conforto.
As posições são mais confortáveis num contrabaixo 3/4, mas isso não impede que um 4/4 seja usado também.
Sou baixinha (1,59) e toquei durante muitos anos num contrabaixo 4/4 com 1,11 de diapasão, que era enorme.
Os contrabaixos com 1,07 são "normais" (3/4) e os abaixo disso são cada vez mais confortáveis para se tocar, porque as posições ficam menores.
O único problema que vejo nos 4/4 é a abertura dos dedos, que tem que ser maior, mas sem tensionamento e, para quem está começando no instrumento, por exemplo, isso pode vir a ser um problema se não houver uma boa orientação.
Um contrabaixista tentando tirar som usando força para apertar as cordas e ainda tendo que manter a mão esquerda mais aberta costuma ser uma combinação infeliz ao longo do tempo, e as chances de ser um contrabaixista "duro" e/ou com tendinites, bursites, etc, são grandes.
Os contrabaixos 4/4 costumam ser instrumentos bojudos, com timbre bem fechado e escuro e excelentes para orquestra.
Para solo, a abertura grande dos dedos costuma atrasar e/ou dificultar diversas passagens musicais, mas sabendo desse "diferencial", o contrabaixista tentará compensar essas dificuldades estudando para isso.
De um modo geral, os contrabaixistas costumam preferir os 4/4 para orquestras (ou os 3/4 ou os 7/ oitavos) e para solo os contrabaixos menores (2/4, 5/8 ou mesmo os 3/4).
Só um detalhinho: nem sempre o instrumento menor é o mais macio de ser tocado e nem sempre o instrumento grande é o mais duro.
Ele fica mais macio ou mais duro de acordo com a construção, com a altura das cordas, com a regulagem do cavalete, com o tipo de corda, etc.
Agora, se você pegar um contrabaixo grande e duro é muita desg**** junta, mas a desg**** será concreta se você, prá piorar, ainda tocar tenso.
Abraços contrabaixísticos
Olha, não acredito nessa "moda", mas na questão do conforto.
As posições são mais confortáveis num contrabaixo 3/4, mas isso não impede que um 4/4 seja usado também.
Sou baixinha (1,59) e toquei durante muitos anos num contrabaixo 4/4 com 1,11 de diapasão, que era enorme.
Os contrabaixos com 1,07 são "normais" (3/4) e os abaixo disso são cada vez mais confortáveis para se tocar, porque as posições ficam menores.
O único problema que vejo nos 4/4 é a abertura dos dedos, que tem que ser maior, mas sem tensionamento e, para quem está começando no instrumento, por exemplo, isso pode vir a ser um problema se não houver uma boa orientação.
Um contrabaixista tentando tirar som usando força para apertar as cordas e ainda tendo que manter a mão esquerda mais aberta costuma ser uma combinação infeliz ao longo do tempo, e as chances de ser um contrabaixista "duro" e/ou com tendinites, bursites, etc, são grandes.
Os contrabaixos 4/4 costumam ser instrumentos bojudos, com timbre bem fechado e escuro e excelentes para orquestra.
Para solo, a abertura grande dos dedos costuma atrasar e/ou dificultar diversas passagens musicais, mas sabendo desse "diferencial", o contrabaixista tentará compensar essas dificuldades estudando para isso.
De um modo geral, os contrabaixistas costumam preferir os 4/4 para orquestras (ou os 3/4 ou os 7/ oitavos) e para solo os contrabaixos menores (2/4, 5/8 ou mesmo os 3/4).
Só um detalhinho: nem sempre o instrumento menor é o mais macio de ser tocado e nem sempre o instrumento grande é o mais duro.
Ele fica mais macio ou mais duro de acordo com a construção, com a altura das cordas, com a regulagem do cavalete, com o tipo de corda, etc.
Agora, se você pegar um contrabaixo grande e duro é muita desg**** junta, mas a desg**** será concreta se você, prá piorar, ainda tocar tenso.
Abraços contrabaixísticos
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voilamarques.com
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Como eu aprendo aqui!
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Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
E aí, pessoal?
Eu tenho 1,78 de altura e meu instrumento é um 4/4 bem grande. Mas bem grande mesmo...
Ele não me atrapalha muito na hora de tocar, mas quando faço aulas nos instrumentos da escola, a diferença da abertura da mão é evidente. Mas aqui em Sampa, a maioria dos Contrabaixistas que eu conheço tem instrumentos 4/4, porque geralmente são os mais baratos.
E todo mundo toca solo com estes "gigantões" mesmo. Fazer o que, né?
A primeira "tocagem", os instrumentos menores são mais confortáveis mesmo.
Mas nada que os estudos diários sagrados não resolvam. rsrsrs
Mas como quase tudo no quesito "construção de contrabaixos" é relativo, é preciso ter cuidado.
Como o pessoal disse aqui, eu atesto. Já toquei em 4/4 que eram de um conforto sublime...
E já toquei em instrumentos bem menores que ninguém aguentava tocar dez minutos. Assim como o inverso já aconteceu também.
Abraços!
Eu tenho 1,78 de altura e meu instrumento é um 4/4 bem grande. Mas bem grande mesmo...
Ele não me atrapalha muito na hora de tocar, mas quando faço aulas nos instrumentos da escola, a diferença da abertura da mão é evidente. Mas aqui em Sampa, a maioria dos Contrabaixistas que eu conheço tem instrumentos 4/4, porque geralmente são os mais baratos.
E todo mundo toca solo com estes "gigantões" mesmo. Fazer o que, né?
A primeira "tocagem", os instrumentos menores são mais confortáveis mesmo.
Mas nada que os estudos diários sagrados não resolvam. rsrsrs
Mas como quase tudo no quesito "construção de contrabaixos" é relativo, é preciso ter cuidado.
Como o pessoal disse aqui, eu atesto. Já toquei em 4/4 que eram de um conforto sublime...
E já toquei em instrumentos bem menores que ninguém aguentava tocar dez minutos. Assim como o inverso já aconteceu também.
Abraços!
RafaelBassic- Membro
- Mensagens : 12
Localização : São Paulo
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
voila, hoje em dia o compriemento ou diapasão quase não faz diferença no tamanho dos instrumentos. O corpo to meu contrabaixo tem 130cm o que faz dele um full size, mas o comprimento de corda é de um 3/4. Todo mundo da Metropolitan Ópera tem instrumentos full size, mas como os contrabaixos são bem antigos eles aindam eram construídos com comprimento de corda grande, o que todos fizeram foi tirar um pouco do bloco para reduzir o tamanho dos ombros do contrabaixo e também diminuir o comprimento de corda.
Acho que o que mais interfere em sonoridade é a nacionalidade dos instrumentos. Como tradicionalmente cada país tem uma escola na construção dos instrumentos na minha opinião é o que mais vai contar na qualidade de timbre. Muitos baixos italianos, principalmente os mais antigos (gasparo saló, testore, amati e gagliano), são geralmente 3/4 e todos tem o timbre mais escuro que já ouvi. Instrumentos franceses que tradicionalmente são grandes tem o timbre mais nasalado.
Acho que o que mais interfere em sonoridade é a nacionalidade dos instrumentos. Como tradicionalmente cada país tem uma escola na construção dos instrumentos na minha opinião é o que mais vai contar na qualidade de timbre. Muitos baixos italianos, principalmente os mais antigos (gasparo saló, testore, amati e gagliano), são geralmente 3/4 e todos tem o timbre mais escuro que já ouvi. Instrumentos franceses que tradicionalmente são grandes tem o timbre mais nasalado.
luizribeiro- Membro
- Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque
Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao
Caramba , quando comecei me indicaram direto um 3/4 por causa do tamanho da corda, vendi esse baixo e to tentando juntar grana pra um 4/4, mas eu queria um corda longa tipo uns 110cm...
Acho que gosto pesa bastante, pesa ainda mais o fato instumento-instrumento , como a galera ta falando...
Acho que gosto pesa bastante, pesa ainda mais o fato instumento-instrumento , como a galera ta falando...
galegonobaixo- Membro
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