Falta de sustain em baixolão.
+8
Galdino
Aldo MF
Claudio Rocha
Lapetina
dibass
Tarcísio Caetano
Schafe
Fabio Motta
12 participantes
Página 1 de 1
Falta de sustain em baixolão.
Olá galera !
Adquiri um baixolão Tagima AB-400 há aproximadamente uma semana. Estou gostando do conforto e tocabilidade dele e o timbre também é bem interessante, Ao fazer um show acústico ontem com a minha banda, percebi algo que passou meio despercebido em casa, a falta de sustain. Logicamente não posso esperar de um instrumento oco o mesmo sustain de um sólido, mas há algo que possa suprir isso?
Só para constar, ontem não utilizei o meu cubo, ele foi ligado diretamente na mesa de som, não sei se isso faz tanta diferença.
Abraços !!!
Adquiri um baixolão Tagima AB-400 há aproximadamente uma semana. Estou gostando do conforto e tocabilidade dele e o timbre também é bem interessante, Ao fazer um show acústico ontem com a minha banda, percebi algo que passou meio despercebido em casa, a falta de sustain. Logicamente não posso esperar de um instrumento oco o mesmo sustain de um sólido, mas há algo que possa suprir isso?
Só para constar, ontem não utilizei o meu cubo, ele foi ligado diretamente na mesa de som, não sei se isso faz tanta diferença.
Abraços !!!
Re: Falta de sustain em baixolão.
mete um compressor e toca fixa!
é sério, isso pelo menos eu ja observei em varios baixolões plugados, e colocando um bom compressor ajuda bastante!
é sério, isso pelo menos eu ja observei em varios baixolões plugados, e colocando um bom compressor ajuda bastante!
Bem, eu tenho um baixolão Crafter, e por nunca ter me preocupado em prestar atenção a possíveis comparações, não percebi isto, ainda - na realidade, sou um baixista bem "marmitinha".
Mas Schafe, vou testar esta sua sugestão e ver como fica. Estou curioso. Não tenho um compressor, mas meu cubo Roland CB100, simula um, então pode ser que consiga verificar isto.
Mas Schafe, vou testar esta sua sugestão e ver como fica. Estou curioso. Não tenho um compressor, mas meu cubo Roland CB100, simula um, então pode ser que consiga verificar isto.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
acho que boas cordas podem fazer a diferença nesse caso
dibass- Membro
dibass escreveu:acho que boas cordas podem fazer a diferença nesse caso
Dibass,
Pensei nisso também. Ele está com as cordas originais, conforme disse, acabei de comprá-lo.
Me indica alguma marca ou tipo de corda específica?
olha, no clube do baixolão falaram bem das Strinbergs de bronze fosforoso.
vou por no meu também!
vou por no meu também!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Coloquei uma LaBella de nylon no meu baixolão (Epiphone El Capitan), e achei uma corda com bastante sustain.
Abs!
Abs!
Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio,
como fica o volume do baixolão desplugado com as LaBella!?!?!?!?!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Já testei várias configurações de corda/amps/line no baixolão, e cheguei a seguinte conclusão relativamente a timbre/sustain:
a) para tocar plugado uso cordas roundwound 0.45 de boa qualidade (não uso as bronze de baixolão), melhora o timbre e sustain,
b) troque a captação de seu bass (rastilho piezo + pré) por um Fishman Classic que é o sistema que vem nos baixolões Fender VB (comprei no ML por R$ 400,00), é muito superior a da Tagima,
c) Tenha certeza de que o rastilho está bem colocado na ponte e 100% em contato direto com o piezo, sem inclinação (o que reduz a pressão no piezo),
d) use seu combo + direct box com compressor no canal line/mixer.
Testei com os baixolões Fender VB e Takamine EG512.
Aldo MF
a) para tocar plugado uso cordas roundwound 0.45 de boa qualidade (não uso as bronze de baixolão), melhora o timbre e sustain,
b) troque a captação de seu bass (rastilho piezo + pré) por um Fishman Classic que é o sistema que vem nos baixolões Fender VB (comprei no ML por R$ 400,00), é muito superior a da Tagima,
c) Tenha certeza de que o rastilho está bem colocado na ponte e 100% em contato direto com o piezo, sem inclinação (o que reduz a pressão no piezo),
d) use seu combo + direct box com compressor no canal line/mixer.
Testei com os baixolões Fender VB e Takamine EG512.
Aldo MF
Aldo MF- Membro
Aldo MF escreveu: a) para tocar plugado uso cordas roundwound 0.45 de boa qualidade (não uso as bronze de baixolão), melhora o timbre e sustain,
Fiquei com a mesma impressão, que as roundwound comuns davam mais volume e sustain... ( para dizer a verdade só usei um jogo )
Tá certo que agora na ultima troca meu pai que comprou as cordas para mim, ele apareceu com um jogo NIG de bronze, horroroso. Não curti de verdade, achei a Giannini Cobra melhor. Em menos de 1 mês essas Nigs estão oxidadas já. Proxima vez ou eu testo outra marca de bronze, ou coloco roundwound normais...
pois é, mas eu espero um som mais puxado para o acustico do baixolão,
então to seriamente pensando em desfreta-lo e por as labella.
então to seriamente pensando em desfreta-lo e por as labella.
Lapetina- Membro
Cara, dá uma checada tb na regulagem, pois geralmente cordas altas podem ajudar tb...no meu uso roundwound convencional tensão 0,45 e como ele tá bem baixinho o som é bem encorpado e tem um sustain legal.
Como sugerido, um compressor bem reguladinho resolve esse problema sem prejudicar o timbre. Cordas tbm tem seu papel, como o Guilé comentou!
Abraços!
Como sugerido, um compressor bem reguladinho resolve esse problema sem prejudicar o timbre. Cordas tbm tem seu papel, como o Guilé comentou!
Abraços!
Bom, obviamente não tem o volume de um baixo acústico, mas até que é honesto, dá para acompanhar violão, por exemplo.Lapetina escreveu:Claudio,
Abs@
Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
2Marcio Azzarini escreveu:Ja tive um Crafter, um Del Vecchio, e ja toquei bastante num Ibanez... É fato mesmo não ter muito sustain absurdo nesses modelos q citei...
Abraços!
Joca Street Miquinioty- Membro
Eis aí a solução:
Tem outros sabores tb, se preferir...
O meu tem que ser diet
Joca Street Miquinioty- Membro