Nota específica com sustain menor que as outras
+4
Stormbringer
vinibassplayer
allexcosta
Vtrpira
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Nota específica com sustain menor que as outras
Salve.
A nota B, tocada na 9ª casa da corda D, do meu baixo tem um sustain mais curto que as outras notas. Enquanto as outras notas se prolongam por um bom tempo, ela e apenas ela, morre rapidamente. Até já pude observar essa nota no espectrograma da minha DAW e vi que a onda dela é meio irregular e tremida, diferente das outras. O que será que pode ser e como resolver isso?
A nota B, tocada na 9ª casa da corda D, do meu baixo tem um sustain mais curto que as outras notas. Enquanto as outras notas se prolongam por um bom tempo, ela e apenas ela, morre rapidamente. Até já pude observar essa nota no espectrograma da minha DAW e vi que a onda dela é meio irregular e tremida, diferente das outras. O que será que pode ser e como resolver isso?
Vtrpira- Membro
Re: Nota específica com sustain menor que as outras
https://www.basschat.co.uk/topic/192342-dead-spots/
allexcosta- Administrador
Vtrpira escreveu:Salve.
é um dead spot. um ponto no braço de menor ressonancia da corda e da madeira. o que pode causar isso, dito até no artigo mandado pelo allex(posso ter entendido errado) é massa desbalanceada no braço(mais massa de um lado do headstock que desbalanceia o braço), braço empenado, fretwork mal feito(trastes desnivelados ou mal instalados), cordas de má qualidade/velhas, mal ajuste das oitavas/regulagem geral do instrumento.
leve o instrumento num luthier de confiança, peça que ele avalie esses pontos e os corrija, pra ver se elimina o problema.
abçs
vinibassplayer- Membro
Não sabia que isso tinha nome, valeu pela ajuda.
Mas a propósito, que m**** hein.
Mas a propósito, que m**** hein.
Vtrpira- Membro
se voce for bem observador e tiver alguma habilidade manual, uma lixa bem fina(320, 400) desgaste a parte da corda ré, decimo traste até a corda parar de esbarrar ali quando vc toca o si...
Isso eu to considerando que é o traste 10 que ta mais alto do que deveria nessa parte... mas só da pra saber com o baixo na mão mesmo(por isso a parte do "observador").
as vezes vc consegue resolver até aumentando um pouco a acao das cordas e/ou aliviando o tensor um pouquinho
Isso eu to considerando que é o traste 10 que ta mais alto do que deveria nessa parte... mas só da pra saber com o baixo na mão mesmo(por isso a parte do "observador").
as vezes vc consegue resolver até aumentando um pouco a acao das cordas e/ou aliviando o tensor um pouquinho
Stormbringer- Membro
Verifique a junção corpo/braço, colocação do nut, firmeza das tarraxas e coisas assim...
Depois veja se a corda não foi colocada torcida. Se foi, coloque de novo ou troque a corda.
É importante verificar também se o traste em questão não está mal colocado ou se não há problema com fretwork.
Tudo isso feito, alterar a massa do headstock geralmente funciona.
https://www.bestbassgear.com/ebass/gear/hardware/tuner/treating-your-basses-deadspot.html
A Fender tem um aparato pra ajudar com isso:
https://www.amazon.com/Fender-0992180100-Fatfinger-Guitar-Nickel/dp/B004WQOFBI
Tinha também um produto chamado Fathead:
Depois veja se a corda não foi colocada torcida. Se foi, coloque de novo ou troque a corda.
É importante verificar também se o traste em questão não está mal colocado ou se não há problema com fretwork.
Tudo isso feito, alterar a massa do headstock geralmente funciona.
https://www.bestbassgear.com/ebass/gear/hardware/tuner/treating-your-basses-deadspot.html
A Fender tem um aparato pra ajudar com isso:
https://www.amazon.com/Fender-0992180100-Fatfinger-Guitar-Nickel/dp/B004WQOFBI
Stormbringer escreveu:se voce for bem observador e tiver alguma habilidade manual, uma lixa bem fina(320, 400) desgaste a parte da corda ré, decimo traste até a corda parar de esbarrar ali quando vc toca o si...
pelo q ele disse, nao parece q a corda tá pegando no traste da frente, nao parece estar trastejando pra matar o som, mas sim alguma outra coisa..
vinibassplayer- Membro
allexcosta escreveu:
mas q coisa feia kkkkkkk é tipo uma chapa de metal embaixo das tarraxas?
vinibassplayer- Membro
alias, dizem as historias que isso acontecia nos primeiros modelos do precision, que tinha aquele headstock de tele, um deadspot na 4ª casa da corda sol, e só melhorou com essa versao maior do headstock
vinibassplayer- Membro
É feio mas muda a massa do conjunto, o que troca o lugar do deadspot, muitas vezes pra uma área do braço que não é usada, minimizando o problema.
Uma dica: vá a uma oficina de balanceamento de rodas e pede aqueles chumbos em bloquinhos com adesivo. Cole atrás do headstock um bloco por vez e vai vendo o que acontece com o deadspot.
Veja no vídeo aos 0:43s a quantidade de chumbo que coloquei no meu baixo!
Abs!
Abs!
bodhan- Membro
Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
Mudar a massa do baixo vai mudar a frequência de ressonância, isso pode ser feito alterando alguma peça do instrumento como também apertando o corpo com o cotovelo.
Muito provavelmente todo instrumento tenha um deadspot.
Mudar a massa do baixo vai mudar a frequência de ressonância, isso pode ser feito alterando alguma peça do instrumento como também apertando o corpo com o cotovelo.
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
maioria dos jazz bass mais baratos q ja toquei tinha alguns na corda G
vinibassplayer- Membro
Estive fazendo uns testes aqui. Ao abaixar a afinação, não tive problemas na mesma região. Troquei de tarraxa, mas não mudou. Mas tive a impressão de que ter tirado e colocado de novo a tarraxa deu uma leve melhora (tipo, sobra um pequeno harmônico no som, mas não sustain real). Depois vou desparafusar o braço e recolocar, vamos ver.
Aliás, fiz o teste da mesa que sugeriram no talkbass e achei bem interessante. Forçar o headstock contra a superfície de uma mesa (eu fiz apertando a lateral) e tocar. Quando está pressionado assim, a nota sai normalmente. Ao desencostar, para.
Não sei, mas tenho a impressão de que o neck plate de três furos do SX contribua para isso.
Aliás, fiz o teste da mesa que sugeriram no talkbass e achei bem interessante. Forçar o headstock contra a superfície de uma mesa (eu fiz apertando a lateral) e tocar. Quando está pressionado assim, a nota sai normalmente. Ao desencostar, para.
Não sei, mas tenho a impressão de que o neck plate de três furos do SX contribua para isso.
Vtrpira- Membro
Vtrpira escreveu:Aliás, fiz o teste da mesa que sugeriram no talkbass e achei bem interessante. Forçar o headstock contra a superfície de uma mesa (eu fiz apertando a lateral) e tocar. Quando está pressionado assim, a nota sai normalmente. Ao desencostar, para.
Muda mesmo. Pode encostar em uma mesa, na parede, ou até uma pessoa segurando o headstock. Tem gente que até carrega um grampo de marceneiro (sargento) pra usar na mão do baixo.
Vtrpira escreveu:Não sei, mas tenho a impressão de que o neck plate de três furos do SX contribua para isso.
Não por serem 3 furos em si, mas alguma instabilidade ali ajuda sim.
bodhan escreveu:Uma dica: vá a uma oficina de balanceamento de rodas e pede aqueles chumbos em bloquinhos com adesivo. Cole atrás do headstock um bloco por vez e vai vendo o que acontece com o deadspot.
Abs!
Valeu pela dica! Mas o dead spot (podemos chamar de ponto morto também?) do seu baixo era bastante evidente? Porque tem bastante chumbo ali no seu headstock, se eu tiver que colocar tantos, acho que vou buscar outra solução.
Vtrpira- Membro
Esse tanto de chumbo vai dar neck dive pra dar inveja em thunderbird
Stormbringer- Membro
... pois é! Depois tirei os chumbos e aprendi a conviver com o dead spot na nota dó da corda sol!
bodhan- Membro
E se colocar só um chumbo ou um fat finger? Esse Dó aí a gente usa o tempo todo.
Sim, é uma nota bem usada. O dead spot no caso desse meu baixo é sutil, apenas uma pequena diferença no "decay", no decaimento da nota, por isso achei melhor conviver com essa característica!
bodhan- Membro
Não é só nos baratos, todos os baixos devem ter pois todos tem uma frequência de ressonância que varia de acordo com a massa do instrumento.vinibassplayer escreveu:Paulo Penna escreveu:Na realidade o dead spot acontece na frequência de ressonância do baixo como um todo. Nessa frequência a vibração do baixo vai atrapalhar a vibração da corda.
maioria dos jazz bass mais baratos q ja toquei tinha alguns na corda G
Tenho jazz bass fender MIA que tem deadspot.
Tenho frankbass que tb tem.
Paulo Penna- Membro
Stormbringer escreveu:Esse tanto de chumbo vai dar neck dive pra dar inveja em thunderbird
Ele deve ter um neck dive de 180 graus.
fheliojr- Membro
Meu strinbergão não tinha nenhum, justo meu SX foi ter. Se eu não conseguir sanar esse problema com chumbos ou um sargento, vou ter que aprender a conviver com ele, como fez o bodhan. Não é um dead spot muito evidente, dá pra relevar. Se der coragem, experimento deixar o neck plate com quatro furos. Se não funcionar, pelo menos vai dar pra encaixar outro braço nele depois.
Vtrpira- Membro
Esse fim de semana tocando ao vivo percebi um dead spot importante no meu baixo, mais especificamente na corda Lá, na segunda casa (Si). Toda vez que eu usava essa nota sentia o som mais baixo, o que não acontece nas outras casas. Vou tentar uma das soluções sugeridas. Vi um vídeo do Scott usando uma espécie de dico de metal acoplado no corpo do baixo. No vídeo fica nítida a diferença de timbre com e sem o acessório. Não sei até que ponto isso pode minimizar o dead spot, pois as soluções que vcs comentaram seriam alterações na massa do headsotck...
Andremoura- Membro
Eu que não achei ou não tem fatfinger pra vender no Brasil?
Quanto às técnicas pra resolver, tentei a de colocar peso no headstock, sem efeito. Pretendo procurar um sargento pequeno pra ver se resolve. Alguém aí já usou o sargento, é prático? Pelo que vi parece que ficar meio desajeitado aquele negócio no headstock. Estou cogitando também mandar fazer um fatfinger, não sei se compensa.
Quanto às técnicas pra resolver, tentei a de colocar peso no headstock, sem efeito. Pretendo procurar um sargento pequeno pra ver se resolve. Alguém aí já usou o sargento, é prático? Pelo que vi parece que ficar meio desajeitado aquele negócio no headstock. Estou cogitando também mandar fazer um fatfinger, não sei se compensa.
Vtrpira- Membro
Não quero parecer rude, mas um SX vale essa dor de cabeça toda? Tem alguma ligação espiritual/emocional com o baixo? Eu acho que nunca vi um dead spot "ao vivo", mas eu apostaria que um trato nos trastes resolveria
Stormbringer- Membro
Eu me acostumei com eles e pronto. Precisa de sustentação? Toco a nota em outra corda.
Paulo Penna- Membro
Uma ponte high massa ajuda e é a maneira simples de minimizar, ou mudar a nota da ressonância que mata o som.
Paulo Penna- Membro
Vtrpira escreveu:Eu que não achei ou não tem fatfinger pra vender no Brasil?
Não sei, mas compra fácil lá fora e chega em uns 2 meses.
Você pode também usar um grampo de marcenaria, mesmo que de plástico, ou mesmo aliar grampos a pequenas placas de metal. O segredo é simplesmente mudar a massa do headstock.
Vtrpira escreveu:Pretendo procurar um sargento pequeno pra ver se resolve. Alguém aí já usou o sargento, é prático? Pelo que vi parece que ficar meio desajeitado aquele negócio no headstock.
Resolver mesmo às vezes não, mas muda a nota de vibração simpática e, consequentemente, o local do deadspot. Sim, o sargento é prático, mas se é ajeitado ou não, difícil te dizer pois isso é pessoal.