Stick Enterprises
+28
Pereira
LucianoLMO
Gomba
Cesar Passos
jgs
José Carlos
Vlad
Ivanov_br
João Marcel
GusVCD
NESCAU
Tarcísio Caetano
siodoni
edumerino
CG
Joca Street Miquinioty
Fabio Motta
Thales Alberto
Keep Rocking
Lapetina
Fernando Zadá
nukebass
Marcio Azzarini
Cantão
Cayo Castro
fheliojr
Vinícius Andrade Pinto
DenisLM
32 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Stick Enterprises
Muitos de vocês devem conhecer esse instrumento no mínimo exótico que é o Stick.
E pra quem não conhece:
Eu tenho uma GAS por ele desde antes de começar a tocar baixo, por influência do nosso querido Tony Levin:
e essa GAS só aumentou depois que vi o show dele intitulado "Stick Men" no Sesc Belenzinho em março de 2011:
Comecei a aprender mais sobre o instrumento e suas diversas versões e as "bizarras" afinações que são oferecidas achei um "ideal baixístico", um instrumento com espaçamento um pouco maior que o padrão dos demais, o Ten Stick Grand, que tem a largura do de 12 cordas mas com "apenas" 10.
E a afinação DBR (Dual Bass Reciprocal) que de um lado tem o baixo afinado as quintas e em ordem "invertida" e do outro nossas velhas conhecidas quartas, compartilhando um "Sizão" central, facilitando assim entrar no mundo do Stick mas ainda ter um pé em todas as digitações já conhecidas de anos e anos de baixo.
um ótimo exemplo disso:
Semana passada visitei a Stick Enterprises (que nada mais é que meia dúzia de funcionários em uma casa no noroeste de Los Angeles), conheci o criador do instrumento, o Emmett Chapman que foi extremamente atencioso e respondeu a todas minhas dúvidas, testei diversos Sticks, NS/Sticks (muito bons também!) e encomendei minha criança totalmente especial!
A produção do meu bebê foi iniciada ontem e fim de setembro devo estar com ele em mãos!
E pra quem não conhece:
Eu tenho uma GAS por ele desde antes de começar a tocar baixo, por influência do nosso querido Tony Levin:
e essa GAS só aumentou depois que vi o show dele intitulado "Stick Men" no Sesc Belenzinho em março de 2011:
Comecei a aprender mais sobre o instrumento e suas diversas versões e as "bizarras" afinações que são oferecidas achei um "ideal baixístico", um instrumento com espaçamento um pouco maior que o padrão dos demais, o Ten Stick Grand, que tem a largura do de 12 cordas mas com "apenas" 10.
E a afinação DBR (Dual Bass Reciprocal) que de um lado tem o baixo afinado as quintas e em ordem "invertida" e do outro nossas velhas conhecidas quartas, compartilhando um "Sizão" central, facilitando assim entrar no mundo do Stick mas ainda ter um pé em todas as digitações já conhecidas de anos e anos de baixo.
um ótimo exemplo disso:
Semana passada visitei a Stick Enterprises (que nada mais é que meia dúzia de funcionários em uma casa no noroeste de Los Angeles), conheci o criador do instrumento, o Emmett Chapman que foi extremamente atencioso e respondeu a todas minhas dúvidas, testei diversos Sticks, NS/Sticks (muito bons também!) e encomendei minha criança totalmente especial!
A produção do meu bebê foi iniciada ontem e fim de setembro devo estar com ele em mãos!
Última edição por DenisLM em Qua Jun 22, 2011 12:16 pm, editado 1 vez(es)
Re: Stick Enterprises
Rapaz fiquei tonto só de ver tantas cordas. Rss
Parabéns, pela sua nova aquisição e por sua competência em tocar este instrumento.
Parabéns, pela sua nova aquisição e por sua competência em tocar este instrumento.
Clube Fender #115 l Clube Baixistas do Rio de Janeiro #023 l Clube do Blues #39
Clube dos amantes só das 4 cordas #044 l Clube do Precision Bass # 030 l Clube SX #091
legal, cara!! eu, nunca, conseguiria toca um intrumento destes...
qual eh a diferenca entre um stick e um baixo piccolo?
Vinícius Andrade Pinto escreveu:Rapaz fiquei tonto só de ver tantas cordas. Rss
a competência eu vou ter que criar quando receber o meu!
lá eu só testei...
fheliojr escreveu:legal, cara!! eu, nunca, conseguiria toca um intrumento destes...
diferença?
total, começa que a escala tem 36" e o piccolo tem 32" ou 30" se bem me lembro.
isso não é um baixo propriamente dito, é um instrumento para ser tocado no tapping praticamente 100% do tempo.
eu só aproximei ele para uma afinação próxima do que é "normal" para nós baixistas, e vou (tentar) usar ele no lugar do baixo em um projeto meio retardado mais pro fim do ano!
Loucura, loucura, loucura.... haha
Que bacana Dênis , isso quer dizer que em breve teremos umas gravinas à lá Tony Levin... Ebaa!!!!!....
Cantão- Moderador
Editei o primeiro post com uns videos para sacarem melhor a idéias!
ahãm... daqui uns 30 anos quem sabe...
Cantão escreveu:Que bacana Dênis , isso quer dizer que em breve teremos umas gravinas à lá Tony Levin... Ebaa!!!!!....
ahãm... daqui uns 30 anos quem sabe...
Show Denis!
Daqui a pouco o Nukebass aparece por aqui... Não conhecia os Chapman Sticks até ele me apresentar virtualmente... rs
Foi direto com o pai da criança hein! hehehe
Parabéns!
Daqui a pouco o Nukebass aparece por aqui... Não conhecia os Chapman Sticks até ele me apresentar virtualmente... rs
Parabéns!
tava lá perto e realmente não iria perder a oportunidade, afinal nunca tinha tocado em um.
E foi um prazer conhecer o Emmett e o pessoal que faz o instrumento.
muito legal mesmo!
já estava negociando faz uns 2 meses, dae só cheguei lá e consolidei o previamente combinado com pequenas alterações aconselhadas pelo próprio mr. Chapman.
legal é ver os sticks com as etiquetas de nome dos futuros donos.
tinha uma com o nome do Sean Malone...
E foi um prazer conhecer o Emmett e o pessoal que faz o instrumento.
muito legal mesmo!
já estava negociando faz uns 2 meses, dae só cheguei lá e consolidei o previamente combinado com pequenas alterações aconselhadas pelo próprio mr. Chapman.
legal é ver os sticks com as etiquetas de nome dos futuros donos.
tinha uma com o nome do Sean Malone...
Nunca comprei um desses porque senão largo o Baixo de vez, rsrsrs!Marcio Azzarini escreveu:Show Denis!
Parabéns!
Mas definitivamente estou mesmo "in love" é por um Harpejji! (youtube.com/harpejji)
Se um dia tiver grana pra investir em um... ah meu amigo... minha vida social chegará ao fim, rsrs!
Parabéns Denis!
esse Harpejji é retardado hein?
tinha visto um video faz um tempo.
é um piano sem teclas...
esse Harpejji é retardado hein?
tinha visto um video faz um tempo.
é um piano sem teclas...
^
putz eu ia falar pra não deixar o Nuke ver isso................
putz eu ia falar pra não deixar o Nuke ver isso................
^o zadá vai encomendar um fanned!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
^ Vixi... olha o Zadá mandando email e encomendando um....kkkkkkk
Thales Alberto escreveu:estranho rsrs
eu acho a megatar MEDONHA!
o stick eu já acho mais simpático...
mas tbm não é um instrumento lá muuuito bonito não...
Só o fato de ter que tocar tapping já tá limado do meu setup!!Rssssss
E todos são feios pacas!!!
E todos são feios pacas!!!
Nossa !!!
Tem que ter é mão pra tocar isso hein...
Tem que ter é mão pra tocar isso hein...
um piano tem 88 teclas e nem por isso precisa de tantas mãos...
não é pq tem trocentas cordas que tem que tocar todas elas ao mesmo tempo!
não é pq tem trocentas cordas que tem que tocar todas elas ao mesmo tempo!
Parabens pelo belo instrumento
Joca Street Miquinioty- Membro
Vendo os videos do Tony Levin, sempre tive vontade de tocar em um desses, mas infelizmente me falta competência...
Em breve vais dar aula de Stick pro pessoal, Denis...
Em breve vais dar aula de Stick pro pessoal, Denis...
Nossa, Dênis! Parabéns!
Não satisfeito de voltar pras seis cordas............
Não satisfeito de voltar pras seis cordas............
Denis admiro sua coragem em aprender a tocar um instrumento desse.
Meu cérebro é monofasico, não conseguiria nunca tocar uma coisa dessas...
E outra, depois de aprender a tocar isso, fazer taping no baixo deve se tornar mamão com açucar, mel na chupeta...
Sabia que nem tanto? Sticks são feitos exclusivamente para tapping. Têm ação baixa, abafador, acho que não têm raio de curvatura... enfim, é um instrumento em que a técnica de tapping acaba sendo muito facilitada, ao contrário do Baixo, que não é feito pra issoedumerino escreveu:E outra, depois de aprender a tocar isso, fazer taping no baixo deve se tornar mamão com açucar, mel na chupeta...
fiquei besta o quão fácil é tocar.
a dor de cabeça tá em tocar com duas mãos em duas melodias diferentes.
mas e tiver na mesma melodia como no segundo video, é de boa...
Parabéns, Denis...homem de coragem, é você, viu?!
Desde a época em que o Peter Gabriel, saiu do Gênesis, e montou sua banda, tenho ficado muito impressionado com o trabalho do Tony Levin. E aí, outros músicos surgiram nas minhas procuras pela net. Entre vários, destaco para quem quiser conhecer mais: Trey Gunn (solo e King Crimson), Alphonso Johnson (solo e sideman), Guillermo Cides (solo) e Greg Howard, de quem coloco uma pequena amostra, aqui:
Desde a época em que o Peter Gabriel, saiu do Gênesis, e montou sua banda, tenho ficado muito impressionado com o trabalho do Tony Levin. E aí, outros músicos surgiram nas minhas procuras pela net. Entre vários, destaco para quem quiser conhecer mais: Trey Gunn (solo e King Crimson), Alphonso Johnson (solo e sideman), Guillermo Cides (solo) e Greg Howard, de quem coloco uma pequena amostra, aqui:
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
vixe quanta corda!
NESCAU- Membro
hum.... bom, mas com certeza abre a mente né...
DenisLM escreveu:como o nuke disse, fazer tapping no baixo é mais complicado, pois as cordas do stick são praticamente coladas na escala. é muito fácil.
Como disse o Chapman, "pense como tecladista"...
Passei muitos anos pensando em comprar um stick, e agora que tenho a oportunidade não vou deixar passar mesmo... Pensei com a mesma grana comprar um rick e outro baixo, ou outra marca, mas continuaria sendo apenas mais uma baixo...Tarcísio Caetano escreveu:Parabéns, Denis...homem de coragem, é você, viu?!
Enfim, fim de setembro posto minhas impressões de ter um stick...
e realemnte precisa de muita coragem meeeeeesmo...
E Greg Howard é fantástico, troquei umas mensagens com ele a uns meses atras quando estava pensando no modelo e na afinação,e ele foi super atencioso também.
Esse Dennis é o cara! Corajoso pacas! Eu jogo a tolha só de olhar pra um esquema desses...
Denis tu é um doido mesmo...kkk.
Cara, sou mais um admirador da sua coragem.
Ainda quero ver sua banda tocar e você se apresentando com o Stick! Será demais!!!
Abraço!
Cara, sou mais um admirador da sua coragem.
Ainda quero ver sua banda tocar e você se apresentando com o Stick! Será demais!!!
Abraço!
João Marcel- Membro
maravilhosa contribuição, Denis!!!
Show! De verdade! É por isso que este fórum é tão incrível!
Show! De verdade! É por isso que este fórum é tão incrível!
A primeira que você tem que tirar é esta.
A primeira que você tem que tirar é esta.
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Obrigado pelas mensagens de coragem, pois realmente tem que ter muito mesmo...
E como eu já disse, não é pq tem trocentas cordas que eu vou tocar todas elas ao mesmo tempo....
A idéia é fazer basicamente o mesmo que eu faço num baixo comum, mas com um timbre diferente e novas possibilidades...
E como eu já disse, não é pq tem trocentas cordas que eu vou tocar todas elas ao mesmo tempo....
A idéia é fazer basicamente o mesmo que eu faço num baixo comum, mas com um timbre diferente e novas possibilidades...
Denis,
você teve a oportunidade de conhecer / testar os Sticks de 12 e 8 cordas?
Poderia falar sobre eles, ou seguem em linhas gerais o que você postou sobre o de 10? A questão seria "apenas" menos cordas? E quanto custará esta brincadeira?
você teve a oportunidade de conhecer / testar os Sticks de 12 e 8 cordas?
Poderia falar sobre eles, ou seguem em linhas gerais o que você postou sobre o de 10? A questão seria "apenas" menos cordas? E quanto custará esta brincadeira?
Tarcísio Caetano- Membro
então, o instrumento muda completamente pela afinação utilizada, mas nem tanto pelo número de cordas.
um stick "clássico" é basicamente baixo e guitarra no mesmo instrumento, sendo o baixo afinado as quintas invertidas.
e a tocabilidade basicamente é a mão esquerda no baixo e a mão direita na guitarra.
dá uma olhada nas infitas afinações: http://www.stick.com/instruments/tunings/
o stick de 8 cordas tem como afinação padrão baixo as quartas, sendo assim mais próximo de um baixo de 6 cordas com mais duas cordas mais agudas.
era minha primeira opção, mas logo desisti pois como eu disse é basicamente um baixo querendo ser quase uma guitarra.
acabei optando por um baixo "duplo" que é a afinação Dual Bass Reciprocal, que nada mais é que substituir o lado "guitarra" por um baixo de 6, e o lado "baixo" um tom abaixo para manter os intervalos "padrões" entre todas as cordas, obviamente mudando a oitava, pois as cordas mais graves ficam no meio.
o meu objetivo é ter um instrumento diferente, com timbre diferente mas que se mantenha a lacuna do baixo na música e facilite a minha vida, para não ter que inverter tudo que eu já sei na cabeça...
sim é bem confuso...
os preços partem de $2100 mas facilmente atingem os $3000.
http://www.stick.com/prices/
lembrando que é feito um a um, totalmente customizável, com o seu nome e regulado pelo próprio Emmett Chapman.
um stick "clássico" é basicamente baixo e guitarra no mesmo instrumento, sendo o baixo afinado as quintas invertidas.
e a tocabilidade basicamente é a mão esquerda no baixo e a mão direita na guitarra.
dá uma olhada nas infitas afinações: http://www.stick.com/instruments/tunings/
o stick de 8 cordas tem como afinação padrão baixo as quartas, sendo assim mais próximo de um baixo de 6 cordas com mais duas cordas mais agudas.
era minha primeira opção, mas logo desisti pois como eu disse é basicamente um baixo querendo ser quase uma guitarra.
acabei optando por um baixo "duplo" que é a afinação Dual Bass Reciprocal, que nada mais é que substituir o lado "guitarra" por um baixo de 6, e o lado "baixo" um tom abaixo para manter os intervalos "padrões" entre todas as cordas, obviamente mudando a oitava, pois as cordas mais graves ficam no meio.
o meu objetivo é ter um instrumento diferente, com timbre diferente mas que se mantenha a lacuna do baixo na música e facilite a minha vida, para não ter que inverter tudo que eu já sei na cabeça...
sim é bem confuso...
os preços partem de $2100 mas facilmente atingem os $3000.
http://www.stick.com/prices/
lembrando que é feito um a um, totalmente customizável, com o seu nome e regulado pelo próprio Emmett Chapman.
Ok, obrigado pelas informações Denis.
Vou dar uma pesquisada neste link que vc disponibiliza, durante a semana.
Desde que tomei conhecimento deste instrumento, ele tem atiçado minha curiosidade
Vou dar uma pesquisada neste link que vc disponibiliza, durante a semana.
Desde que tomei conhecimento deste instrumento, ele tem atiçado minha curiosidade
Tarcísio Caetano- Membro
Uma sugestão para a primeira música do Dênis:
<iframe width="560" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/gVlyhjW8Uh0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="560" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/gVlyhjW8Uh0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
É correto falar que o stick é um instrumento percussivo?
José Carlos- Membro
Sim... o Baixo também, dependendo de quem tocaJosé Carlos escreveu:É correto falar que o stick é um instrumento percussivo?
José Carlos- Membro
a técnica é percussiva mas o som pode nem parecer tão percussivo, naquele primeiro video desse tópico o Emmett dá esse exemplo.
show!!!
mas tou mais pra tirar a Roundabout do Yes mesmo!
CG escreveu:Uma sugestão para a primeira música do Dênis:
show!!!
mas tou mais pra tirar a Roundabout do Yes mesmo!
Up por curiosidade excessiva:
E aí Denis, alguma notícia ou novidade?
E aí Denis, alguma notícia ou novidade?
Tarcísio Caetano- Membro
o denis só vai comprar um stick quando a DR fizer as "neon strings" pra ele...
jgs escreveu:o denis só vai comprar um stick quando a DR fizer as "neon strings" pra ele...
Só vai querer se for "Shoked Pink" .......
Brincadeira Denis, aguardamos noticias ............
Cesar Passos- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2