Pagode
+5
danilo xarda
Rodrigo.Bass
Cayo Castro
dibass
Boo1992
9 participantes
Página 1 de 1
Pagode
Olá!!!
E ae gente gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com o ritmo pagode sei lá algumas dicas to começando agora nesse ritmo eu tocava só pop rock e acho que não tenho nnenhuma "pegada" pra tocar pagode mas to tentando
O lance de tonica e quinta ficaria legal?
Se alguem puder me ajudar agradeceria!!!
E ae gente gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com o ritmo pagode sei lá algumas dicas to começando agora nesse ritmo eu tocava só pop rock e acho que não tenho nnenhuma "pegada" pra tocar pagode mas to tentando
O lance de tonica e quinta ficaria legal?
Se alguem puder me ajudar agradeceria!!!
Boo1992- Membro
Re: Pagode
uma das coisas mais importantes pra se tocar qualquer estilo é escutar
arrume gravaçoes, discos shows etc... que com o tempo vc pega o fraseado, o sotaque procure gravaçoes do prateado ( um baixista representativo nesse estilo )
arrume gravaçoes, discos shows etc... que com o tempo vc pega o fraseado, o sotaque procure gravaçoes do prateado ( um baixista representativo nesse estilo )
dibass- Membro
Boo1992 escreveu:O lance de tonica e quinta ficaria legal?
Depois que eu passo isso pros meus alunos eles somem de tanta gig de pagode que eles arrumam, ficam sem tempo pras aulas!
Convidado- Convidado
^ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa eu ri Sá...
Boo1992, o negócio é ouvir mesmo. Não adianta querer tocar pagode se não conheço/gosto o estilo.
Essa eu ri Sá...
Boo1992, o negócio é ouvir mesmo. Não adianta querer tocar pagode se não conheço/gosto o estilo.
Tanbém acho Cayo Castro.
de que pagode vc fala? o pagode do Rio de Janeiro, São Paulo? ou o pagode da bahia? rsrsrs
danilo xarda- Membro
O pouco que eu sei: Tônica e quinta invertida (aquela da corda de cima), ghost note dando um swing mais percussivo e prestar atenção ao bumbo do baterista.
acabei de comentar a mesma coisa no tópico de sertanejo / vaneirão.
porém acredito que no pagode há mais variações de acordes nas musicas, tornando um pouquinho mais complicado no mais é isso ae.
porém acredito que no pagode há mais variações de acordes nas musicas, tornando um pouquinho mais complicado no mais é isso ae.
eu acho que para tocar qualquer ritmo, o 1º caminho é ouvir o bumbo da batera, isso ja te dá 80% de tocar correto. Se o baterista tocar certinho o que o ritmo pede e você seguir o bumbo ja fica de bom tamanho, aí vai do conhecimento do baixista para encaixar umas 5ª, 3ª, ghost notes, uns arranjos usando a parte mais aguda.
no youtube encontra-se um video do Arthur Maia, acho que foi o primeiro video aula que ele gravou, ele fala sobre a maioria dos ritmos e toca 3 variações dos mesmos, é legal dar uma conferida.
no youtube encontra-se um video do Arthur Maia, acho que foi o primeiro video aula que ele gravou, ele fala sobre a maioria dos ritmos e toca 3 variações dos mesmos, é legal dar uma conferida.
NeyBass- Membro
poxa nunca vi esse video Ney .. tem ae ?
silvanoandrade escreveu:poxa nunca vi esse video Ney .. tem ae ?
Silvano, eu disse no youtube, mas me confundi, na verdade eu tenho esse video no meu pc, mas se vc procurar na net, no Ares, digitar Arthur Maia vc encontra ele facinho, é uma aula bem iniciante.
esses video é dela, mas acho que nem tem a parte de explicação das formas diferentes de tocar o mesmo ritmo, dá uma sacada aí nos videos.
abç
NeyBass- Membro
Procure ouvir Luizão maia e áudios da época do auge do pagode nesse começo eu recomendo os Cd's Diamante (Grupo Kiloucura), Refém do coração e farol da estrelas (grupo Soweto) e procure baixar os audios dos bate bola para gravações do dvd's (Exalta, Bom gosto) os baixos estão em evidência... Quanto a levada, o básico é Tonica, ghost notes e 5ª oitavada (1ª a aguda depois a grave) se for usar um baixo 4 cordas (que é pouco usada no estilo) se atente mais ao swing, baixos de 5 cordas a Sizona é usada em pesos, contratempos do surdo e dinâmicas das frases, baixos de 6 cordas (mais utilizado nas gravações) mesma abordagem do 5 acrescentando a Dózinha, muito utilizada para abrir 3ªs dos acordes, frases de efeito (normalmente reproduzindo trechos da melodia) oitavo a 3ª corda e para duetos com a 2ª.
Recomendo que ouça os seguintes baixistas.
Cláudio Bonfim (Exaltasamba/Péricles)
Cláudio Rosa (Alexandre Pires)
Bóris (Sorriso Maroto)
Wilson Prateado (Belo)
Desses o melhor para você que está começando é o Bóris ele é bem "simplista" em suas gravações: Conduz muito e usa frases de muito bom gosto e simplicidade.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Recomendo que ouça os seguintes baixistas.
Cláudio Bonfim (Exaltasamba/Péricles)
Cláudio Rosa (Alexandre Pires)
Bóris (Sorriso Maroto)
Wilson Prateado (Belo)
Desses o melhor para você que está começando é o Bóris ele é bem "simplista" em suas gravações: Conduz muito e usa frases de muito bom gosto e simplicidade.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Nosdelk- Membro
esses caras usam geralmente que modelo de baixo? marca? captação?
danilo xarda- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos