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Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

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Mensagem por allexcosta Dom Out 02, 2011 6:07 pm

Construção isobárica é um conceito antigo. Se fosse melhor teria tomado conta do mercado, mas é um completo fracasso de vendas.

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Mensagem por Neil Dom Out 02, 2011 6:30 pm

allexcosta escreveu:Construção isobárica é um conceito antigo. Se fosse melhor teria tomado conta do mercado, mas é um completo fracasso de vendas.

A construção isobarica não é muito usada pq vc tem uma perda de 3dbs. Vc gasta 2 woofers, gasta potencia pra 2 woofers mas na verdade so tem som de 1. Pra P.A não preta, mas que já montou sabe do potencial dela, principalmente quem quer qualidade.

Uma caixa com Delay baixo, vc baixa o VAS do woofer, vc desce a sintonia da caixa(mais subgrave) e mantem um p*** controle do cone, na hora que uma das bobinas estão saindo do GAP(perdendo fluxo magnetico) a outra esta entrando, por isso a menor distorção.

Quando eu falo alguma coisa aqui, to pensando no cara, seu baixo e uma caixa pra ele curti. Agora se pensar no macro, num show, P.A etc... realmente, o gasto nao vale.


P.s.: alguem aqui sabe qual a faixa util de frequencia do baixo de 4 cordas? tipo... minha caixa tem que responder de 30hz ate 300hz por exemplo??

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Mensagem por allexcosta Dom Out 02, 2011 7:05 pm

Neil escreveu:alguem aqui sabe qual a faixa util de frequencia do baixo de 4 cordas? tipo... minha caixa tem que responder de 30hz ate 300hz por exemplo??

Não. A Mi grave é 41hz, mas vários cabs soam essa nota bem mesmo não falando até lá. Isso é porque nossos ouvidos ouvem mais os harmônicos que as fundamentais. A Si grave é 31hz e praticamente nenhuma caixa de baixo fala isso. No entanto várias caixas de baixo reproduzem bem a Sizona. Lá em cima você pode chegar a 16Khz se gosta de agudo e usa slaps. Uma caixa que acaba em 300hz terá uma inteligibilidade simplesmente bizarra. Portanto, uma boa caixa de baixo fala de 40hz até 16khz. Caixas sem tweeter ou horn falam de 40hz até 1khz.

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Mensagem por Sonikado Dom Out 02, 2011 10:26 pm

Gomba escreveu:^

Desnecessário usar isso pro baixo.. deixa pro P.A. Baixo precisa de algum spl mas você não vai empurrar um show que demante P.A grande só com suas caixas do palco...
Sacumé, curiosidade. São caixas que tem alto fator SPL (e alto ga$to também...), e podem oferecer qualidade interessante. Não tem aplicação prática, mas a curiosidade bateu à porta, né...

A W-horn e um tipo de LT(transmissão de linha).
Eu diria mais uma Horn curvada (ou invertida...) unida de uma câmara dutada.

Isso é porque nossos ouvidos ouvem mais os harmônicos que as fundamentais.
Bom, não dá pra generalizar, tem gente que ouve mais fundamental que harmônico... outros que tem completa incapacidade de ouvir harmônicos... vou procurar a pesquisa que vi isso.

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Mensagem por Gomba Seg Nov 07, 2011 8:35 pm

Galera, não tem problema ter um corte na caixa pra botar a placa dos conectores?
O ideal é a placa ser de ferro ou poder ser de plástico mesmo?
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Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 4:39 pm

Galera, e quanto a divisores de frequencia? Numa das caixas quero usar um driver e na outra um tweeter. Como fazer esses cortes?
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 08, 2011 5:16 pm

Compra na Nenis, Gomba...

Ou lê aí:

http://greenboy.us/fEARful/crossovers.htm#CheapButGood

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Mensagem por Gomba Ter Nov 08, 2011 6:05 pm

hmmm... preciso botar no falante também? Minha ideia era fazer um só pro driver com a fase invertida.
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Mensagem por Hil Ter Nov 15, 2011 8:32 pm

PELAMORDIDEUS!!

Qual vantagem do cabra carregar no seu set de contrabaixo uma caixinha pequena de 1,2 metros de altura com singelos 120kg e potencia de 800 ~ 1200w@8 ohms...

A W-horn não é nenhuma linha de transmissão nem sequer uma caixa "dutada" ou seja lá o que for... Existem diversas variações do projeto original, mas o que fez (e ainda faz) mais sucesso é o criado por Don Keele nos anos 70 que se trata de uma corneta frontal dobrada de lenta progressão com camara sintonizada. Existem variações dela com camara fechada, mas os dutos ajudam a alcançar uma sintonia um pouco mais baixa.

Elas na verdade são peças que precisam ser usadas em grupos de 4 ou mais caixas pois equivalem a frações de uma grande corneta que foi dividida para facilitar o transporte e armazenamento, sendo assim não adianta utilizar apenas uma porque a resposta de graves mais profundos será prejudicada devido ao comprimento de onda e área da boca da corneta.

Não servem pra set de contrabaixo, nem pra Side de palco dependendo do tamanho do palco pq (sem querer entrar em teoria) cornetas de grave, seja qual for o projeto, funcionam totalmente diferente de caixas convencionais frontais, só notamos sua real eficacia a partir de uma certa distancia... Pra monitor de contrabaixo no palco a uns 2 ou 3 metros não presta, sem falar que necessita de verdadeiros falantes de subgrave de 18 polegadas que normalmente possuem no minimo 800w e só funcionam corretamente com processamento dedicado trabalhando em uma faixa útil de 50Hz a 250Hz em uma única unidade.

Para contrabaixo não há projeto melhor que caixas frontais refletoras muito bem sintonizadas ou até mesmo em um sistema multi-vias pra um grave bem acentuado pode utilizar uma Band-Pass de 4° ou 6° ordem dedicada apenas aos subgraves.

Leiam os artigos de CCDB na antiga Nova Eletrônica e pesquisem sobre o Set de Contrabaixo do Jorge Pescara que foi projetado pela Selenium & StudioR.
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Mensagem por LuCaSbass Dom Nov 20, 2011 1:31 am

Uma duvida aqui... estou pensando em mais para frente comprar um falante de 12" em 4 ohms para usar toda a potência do meu MB200... Eu não entendo nada de caixas e etc, a dúvida seria se funcionaria legal colocar esse falante na minha caixa Pezo... E se pode ocorrer algum funcionamento inesperado na caixa com essa troca:

http://www.usspeaker.com/Delta-12LFC-1.htm

Gosto da caixa e ela tem um projeto bacana, MAS é 8 ohms... a potência adicional seria um pouco maior só, mas se eu quisesse usar outro amp mais potente a caixa seguraria bem também...

Enfim, será que seria uma boa troca?

ps.: Não sei se o local certo é aqui ou em outro, se a moderação achar melhor em outro lugar favor trocar...

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Mensagem por allexcosta Dom Nov 20, 2011 4:20 am

^ Em geral não é só trocar o falante Lucas, pois a caixa é construída em volta das specs do falante. É possível que fique bom com algum ajuste no duto, mas é melhor conversar com o construtor da caixa.

E a diferença de volume de 8 pra 4 ohm é muito pequena.

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Mensagem por andrejazzbass Dom Nov 20, 2011 11:33 am

Galera, fiz uma caixa tem um ano mais ou menos, e na época não me preocupei com o comprimento ideal do duto, só com o diâmetro!
Hoje quero corrigir isso.
A caixa tem 60 litros
O falante ocupa 4,3 litros
Dando a ela o volume de (55,7l - volume do duto)
O falante é um Selenium Pw5 15" - 8hms - 350w rms
Mais especificações:
http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/46_pdfManual.pdf

Lembrando que dela quero Médios-graves, principalmente por ela ter um volume reduzido.
Colocando espuma, carpete, ou lã na parte interna eu conseguiria mais grave ? que material me sugeriam?
Passe alta, vocês me recomendariam também ?
Qual o comprimento ideal para um duto de 10cm de diâmetro nessa caixa?
desde já, agradeço.
abraços


Última edição por andrejazzbass em Dom Nov 20, 2011 12:57 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por andrejazzbass Dom Nov 20, 2011 12:26 pm

Com as devidas mudanças sugeridas por vocês, vou avaliar se consegui resultados desejados, se não, penso em outras mudanças...

No set, a hartke bastante grave e com um drive e ela média-grave tenho um timbre bastante particular, os médios de uma de 15" é bem diferente dos médios das de 10".
Mas nunca uso ela sozinha por ter menos grave que a outra, e por ela ser menor, eu gostaria de usar.
Comprando um falante de 12" e colocando nela, sabendo que ela tem 60l sem subtrair o volume de um possível falante de 12", de um duto e de um drive (colocarei com uma chave, liga-desliga), conseguiria bons resultados nas frequências mais baixas ? ou sua litragem é muito grande ou muito pequena também para um falante de 12" ?

Pensei em um falante Pw3, ou um Pw5 12" da Selenium, e não sei ainda o drive...
Na verdade... só substituiria o falante, se a litragem da caixa for satisfatória a um falante de 12"

desde já, agradeço
abraço!
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Mensagem por andrejazzbass Ter Nov 22, 2011 10:31 pm

e aí pessoal, alguém pode me ajudar? Wink
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Mensagem por Gama Sáb Nov 26, 2011 10:15 pm

Tenho um GK MB 500 eu poderia ligar duas caixas 1x12 de 8hms? porq esse head meu trabalha com 4hms!!!!!

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Mensagem por Pedroswaldo Dom Nov 27, 2011 6:15 pm

Exatamente!
Pode usar apenas uma, ou as duas juntas.

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Mensagem por Pauler4 Ter Nov 29, 2011 10:34 pm

Qual falante escolher para oversound 12 Steel 300 ?

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Mensagem por Sonikado Ter Nov 29, 2011 11:03 pm

Pauler4 escreveu:Qual falante escolher para oversound 12 Steel 300 ?
Esse oversound já não é um falante? O-õ

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Mensagem por Pauler4 Ter Nov 29, 2011 11:18 pm

Para escolher no programa, não tem oversound....

no site deles fala dos Dutos mais não entendi nada...

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Mensagem por Sonikado Ter Nov 29, 2011 11:58 pm

Ah sim, não creio que exista por ae uma versão idêntica ao oversound já programada no WinISD. Joga os parâmetros T/S manualmente mesmo.

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Mensagem por flmeneses Sáb Dez 03, 2011 12:04 pm

"Z" é a impedância, medida em ohms - Ω

Gomba escreveu:Z é a potência do falante, eu acho...


Pelo que vi aqui no winsd, preciso de uma caixa de 29,4 litros de volume (pode ter mais, ou tem que ser exatamente isso?)

As medidas que ele me deu, pra um compensado de espessura de 25mm (você recomenda outra espessura?) são:
X: 55,1cm
Y: 36,3cm
Z: 23,8cm

com um duto de diâmetro 10,2cm e 9,2cm de profundidade, com a caixa afinada a 70hz.

O que você acha?

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Mensagem por Diogo Kurz Sáb Fev 18, 2012 3:19 pm

Amigos com duas caixas de 12 4 ohms.cada.caixa tem como fazer uma ligação em série entre elas de modo que resultem em. 8 Ohms para serem adicionadas.em paralelo mais uma caixa de 8 ohms dando assim 4 ohms?

Explicando melhor. Seriam 3 caixas ligadas ao mesmo tempo.resultando no final em 4 ohms. Duas de 12 a 4 ohms cada mais uma de 2x10 em 8 ohms.

A vantagem disso e poder levar uma caixa em 4 ohms somente e aproveitar bem a potência do amp. Em shows maiores 2 falantes de 12 e dois de 10 dariam um deslocamento de ar e uma pressão sonora de bazuca!

O que acham? tenho quase certeza que da pra fazer.só não sei como...

ajudem ae!!!

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Mensagem por Ivanov_br Sáb Fev 18, 2012 7:56 pm

a galera é fera aqui, hein?!
Mas acho que isso não é pra mim não! hehhe
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Mensagem por Diogo Kurz Qua Fev 22, 2012 12:58 pm

Tá bom, já que ninguém se habilitou, vamos a outra dúvida.

baixei o WinISD, mas parei quando o programa me força a construir uma caixa muito grande. pesquisando mais um pouco vi um site com um programa mais resumido, que é este AQUI.

Lá, coloquei todas as especificações do falante que pretendo usar (Keybass)

Novamente me exigiu um volume muito grande da caixa, mas li em algum lugar que tem como adaptar um volume menor. A dúvida é saber se a frequência de ressonância da caixa muda com o volume (da caixa). A Fb deu 43,51Hz.

Fiz os cálculos para uma caixa 2x10 e ficou assim:

- Volume interno sem o duto e o falante: 60,92L

- Chapa de compensado ou MDF (o que for mais barato) de 18mm

- Medidas LxAxP (cm) = 60x35x(38 + 2 = 40) - 2,0cm de recuo para os falantes

- 1 Duto de 7cm de diâmetro e 4,88 cm de comprimento (pode arredondar pra 5?)

Tá certo?

Lembrando que o objetivo é ter uma caixa bem barata com uma qualidade compatível com o preço. Existem outras opções de falantes, mas essa marca já foi bem falada aqui uma vez e é uma das poucas que oferecem todos ou quase todos os partametros TS. O falante será de 4 ohms (ambos ligados em série para dar 8 ohms). Não descontei o volume dos falantes, pois o programa pediu apenas o volume da caixa sem o duto. Mas se for pra descontar, é só aumentar 1,3cm na altura da caixa e o duto passará a ter 5,04cm

Tá faltando algo?





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Mensagem por carlos_sales Ter Jul 31, 2012 12:13 am

tenho uma dúvida: na simulação da caixa, temos a oportunidade de adicionar a massa do cone. Que parâmetro do alto-falante corresponde a isso? é a massa total do alto-falante ou outra coisa?
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Mensagem por Diogo Kurz Ter Jul 31, 2012 9:20 am

ih cara, desiste... não passa ninguém por aqui há um bom tempo...

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Mensagem por carlos_sales Ter Jul 31, 2012 12:57 pm

Diogo Kurz escreveu:ih cara, desiste... não passa ninguém por aqui há um bom tempo...

Não, não desisto. Sei que aqui encontro pessoas dispostas a ajudar.
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Mensagem por Diogo Kurz Ter Jul 31, 2012 1:01 pm

entao vamos esperar. Zen

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Mensagem por carlos_sales Ter Ago 07, 2012 7:28 pm

carlos_sales escreveu:tenho uma dúvida: na simulação da caixa, temos a oportunidade de adicionar a massa do cone. Que parâmetro do alto-falante corresponde a isso? é a massa total do alto-falante ou outra coisa?

esperando...
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 07, 2012 7:32 pm

^ Eu não sei... Só consigo usar o WinISD com falantes que o programa já tem. Sempre que tento com outros dá erro.

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Mensagem por Pedroswaldo Ter Ago 07, 2012 11:52 pm

Eu também passei por isso.

Eu ACHO que é pelo seguinte motivo:

Esses cálculos são teóricos, mas derivados de empirismo (medidas realizadas) e estão um pouco longe de serem precisos. Principalmente porque dependem da acurácia dos equipamentos que os medem.

Bueno, o WinISD tem os cálculos programados. Por isso, quando adicionamos alguns parametros ele completa outros.

De acordo com o Loudspeaker Design Cook Book, muitos destes parametros derivam de outros (através de cálculos). Logo, preceba que quando voce adiciona o parametro X e o Y (fictício) O programa completa com um valor estimado do parametro Z. E se voce adiciona o parametro X e Z ele completa com uma estimativa de Y.

Perceba que Y1 e Y2 não batem EXATAMENTE. Quando fui construir minhas caixas estudei bastante este livro e testei inúmeras combinações dos parametros, conferindo essa novela que narrei acima.

Resultado?

O programa não aceita que sejam inseridos dados conflitantes. Se eu "corrijo" um dado calculado pelo programa, por um dado fornecido pelo fabricante do falante(cálculos um pouco diferentes, diferenças na acurácia dos aparelhos de medição, etc), samba tudo e dá erro . IMAGINO eu que pelo fato de os cálculos subsequentes não baterem (como por exemplo o cálculo que indica se o falante é mais indicado para caixa selada ou suspensão acústica ou bandpass...)

Solução?

Testei inserir os parametros minimos pro programa aceitar e simulei a caixa. Fiz isso trocando por todas as combinaçoes possíveis e comparei os resultados.

Escolhi uma média de volume e sintonia e mandei brasa.

É extremamente preciso? - Não.

Dá erro? - Ate agora minhas caixas me atendem muito bem.

Creio que essa diferença na precisão e técnica de construção seja exatamente a diferença entre minhas caixas Handmade e as Bergantino ou Shroeder (bem como qualidade e projeto dos falantes - coisa que eu não tenho como controlar, escolho o disponível no mercado).

Quão grande é a diferença? Nem imagino, nunca toquei em nenhuma dessas caixas acima citadas. Só tenho parametro para comparar com as caixas que eu conheço, as Hartke do estúdio em que toco. Para minha percepcão, são bem equivalentes em qualidade de som e volume, considerando a precisão do meu instrumento de medição (minhas oreia).



Dona EDIT - Aliás, depois de estudar um pouquinho, vi que tem TANTA coisa que influencia no resultado final (revestimento interno, só para exemplificar - mais ou menos revestimento, la de vidro ou feltro, parametros que são recomendados em termos subjetivos também) que foi essa a base para eu decidir fazer assim mesmo....

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Ago 08, 2012 12:04 am

Sim, sobre a massa do cone:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thiele/Small

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caixa - Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 3 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por carlos_sales Qui Ago 09, 2012 5:19 pm

Valeu, esclareceu o que devo inserir na simulação...entendi que NÃO É a massa total do alto-falante, mas sim do conjunto móvel...vou simular e comparar se há diferença nos gráficos apresentados.
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Mensagem por carlos_sales Qui Ago 09, 2012 5:25 pm

Já que ressuscitei este tópico, lá vai mais uma para o pessoal: neste tópico do audiolist proteção de drive, tem uma discussão sobre proteção de alto-falante com uso de PPTC aliado a uma lâmpada automotiva; o tópico é dedicado a proteção de cornetas e tweeters...mas será que essa técnica é aplicável a woofers?

Obrigado.
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Mensagem por diegog174 Sex Jan 11, 2013 10:48 am

Alguém poderia calcular para mim a litragem ideal para a 10pw3, aqui não esta dando muito certo não.
Obrigado desde já

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Mensagem por Rico_bass Seg Mar 04, 2013 3:07 pm

Olá pessoal, boa tarde. Pergunto aos foristas daqui, caso alguém possa ajudar:

- Alguém já mediu em laboratório, ou sabe quem o teria feito, os resultados do Winsd ou mesmo os calculadores da LinearTeam? Explico: minha experiência com simuladores está no campo da eletrotécnica (cálculos térmicos e de parâmetros reativos de linhas elétricas em baixa tensão e baixa freqüência com altas correntes) e os "erros" ou diferenças entre os valores medidos, calculados e simulados se dão por limitação do simulador e dados de entrada (os parâmetros fornecidos pelo fabricante às vezes têm incertezas de até 20%) e por erros na medição ou métodos e equipamentos não adequados de medição. Desculpem, é um papo meio doido, mas como trabalho em laboratório, a gente discute isso muitas vezes... E daí o resultado final fica diferente do estimado. Minha área não é acústica, mas me interesso pelo assunto. Daí, então, viria algo muito importante e interessante que é a experiência de quem produz uma caixa, por exemplo. O refino da técnica.

- Outra coisa, mas me parece que não vi discutido aqui (me desculpem se passei batido) é sobre um número interessante que o pessoal da LinearTeam considera que é a velocidade do ar no duto de sistemas bass reflex menor que 0,16Mach. Alguém tem experiência ou já lidou com isso?

- Ainda no duto. Os dutos plásticos vendidos para este fim, possuem rugosidades internas e bordos vivos, que podem, se me lembro das minhas aulas de fenômenos de transporte nos anos 80, levar ao que se chama de escoamento não laminar do ar no duto. Ou seja, o ar ao passar pelo duto passa em regime turbulento gerando perturbaçoes nas ondas que se pensa estar sintonizando, certinhas e sem harmônicos.

Bem, desculpem o aluguel, mas apreciaria considerações de vocês mais experientes na simulação e confecção das caixas.

Grato, Ricardo
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Mensagem por allexcosta Seg Mar 04, 2013 3:17 pm

Rico_bass escreveu:Bem, desculpem o aluguel, mas apreciaria considerações de vocês mais experientes na simulação e confecção das caixas.

Olá Ricardo, bem-vindo.

As suas dúvidas provavelmente são mais específicas do que a maioria de nós poderia ajudar.

Talvez um fórum de áudio profissional produza melhores respostas. Recomendo esse:

http://forums.prosoundweb.com/index.php


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Mensagem por Rico_bass Seg Mar 04, 2013 4:51 pm

Allex, grato.
Vou consultar.
Abços.
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Mensagem por Pedroswaldo Seg Mar 04, 2013 5:10 pm

Rico_bass escreveu:Olá pessoal, boa tarde. Pergunto aos foristas daqui, caso alguém possa ajudar:

- Alguém já mediu em laboratório, ou sabe quem o teria feito, os resultados do Winsd ou mesmo os calculadores da LinearTeam? Explico: minha experiência com simuladores está no campo da eletrotécnica (cálculos térmicos e de parâmetros reativos de linhas elétricas em baixa tensão e baixa freqüência com altas correntes) e os "erros" ou diferenças entre os valores medidos, calculados e simulados se dão por limitação do simulador e dados de entrada (os parâmetros fornecidos pelo fabricante às vezes têm incertezas de até 20%) e por erros na medição ou métodos e equipamentos não adequados de medição. Desculpem, é um papo meio doido, mas como trabalho em laboratório, a gente discute isso muitas vezes... E daí o resultado final fica diferente do estimado. Minha área não é acústica, mas me interesso pelo assunto. Daí, então, viria algo muito importante e interessante que é a experiência de quem produz uma caixa, por exemplo. O refino da técnica.

- Outra coisa, mas me parece que não vi discutido aqui (me desculpem se passei batido) é sobre um número interessante que o pessoal da LinearTeam considera que é a velocidade do ar no duto de sistemas bass reflex menor que 0,16Mach. Alguém tem experiência ou já lidou com isso?

- Ainda no duto. Os dutos plásticos vendidos para este fim, possuem rugosidades internas e bordos vivos, que podem, se me lembro das minhas aulas de fenômenos de transporte nos anos 80, levar ao que se chama de escoamento não laminar do ar no duto. Ou seja, o ar ao passar pelo duto passa em regime turbulento gerando perturbaçoes nas ondas que se pensa estar sintonizando, certinhas e sem harmônicos.

Bem, desculpem o aluguel, mas apreciaria considerações de vocês mais experientes na simulação e confecção das caixas.

Grato, Ricardo


Concordo com o Allex.

Mas, a impressão que eu tenho é que por mais precisos os instrumentos de medição, sempre há uma incerteza sim. Prova disso é o que eu comentei no meu post mais acima.

Os parâmetros fornecidos pelo fabricante não batem com os calculados pelo programa. Acredito que justamente por conta de pequenas diferenças geradas nessa série que você citou, de instrumentos de medição, métodos de cálculo, etc....

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Mensagem por fconde77 Qua Mar 27, 2013 3:58 pm

AlexxCosta,

Estou tomando uma surra dos diabos nesse WinISD, já fiz uns 2 projetos pra ir me habituando com ele, mas sempre usando os falantes disponíveis na biblioteca, acontece agora estou com um falante que não consta na biblioteca do programa(Eminence RedCoat The Governator) então sou obrigado a alimentar todos os dados na mão, mas algumas informações que o programa pede não constam na documentação do falante... a minha dúvida é:

Existe algum meio de contornar isso, como por exemplo, selecionar um falante semelhante da biblioteca e alterar as informações marcando a opção (Show drive parameters)?

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Mensagem por Ruds Qua Mar 27, 2013 5:03 pm

Não sou o Allex, mas já mexi bastante com o WinISD e nunca tive problemas pra adicionar um falante que não apareça na lista.

O segredo é só entrar os dados que mais importam. Deixe os parâmetros "secundários" em branco mesmo.

Minha sugestão é vc só entrar com os seguintes parâmetros:

Qes
Qms
Vas
Fs
Xmax
Potência

Esses são os principais. Mas atenção: Se o programa não preencher o parâmetro Qts autmaticamente, vc deve entrar o Qts também. Mas espere pra ver se ele preenche sozinho, pq senão vc vai correr o risco de receber aquela famigerada mensagem de parâmetros incompatíveis.

Isso deve ser o suficiente para maioria dos projetos.
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Mensagem por fconde77 Qua Mar 27, 2013 11:00 pm

Ruds escreveu:Não sou o Allex, mas já mexi bastante com o WinISD e nunca tive problemas pra adicionar um falante que não apareça na lista.

O segredo é só entrar os dados que mais importam. Deixe os parâmetros "secundários" em branco mesmo.

Minha sugestão é vc só entrar com os seguintes parâmetros:

Qes
Qms
Vas
Fs
Xmax
Potência

Esses são os principais. Mas atenção: Se o programa não preencher o parâmetro Qts autmaticamente, vc deve entrar o Qts também. Mas espere pra ver se ele preenche sozinho, pq senão vc vai correr o risco de receber aquela famigerada mensagem de parâmetros incompatíveis.

Isso deve ser o suficiente para maioria dos projetos.

Pois então, entrei com os valores que recomendou e continua dando erro "Consistency check on following parameter goups failed(verifique a consistencia dos parametros). See the help file recomended data entry procedure" e cita abaixo os parâmetros Qts, Qms e Qes que apontados como problemáticos.

Agora não sei se o problema é uma incompatibilidade do software com meu sistema operacional (Win7 64) já que toda vez que tento fechar dá erro e tenho que matar o processo na mão(não sei dizer com certeza pq não sou usuário windows e não estou habituado a esse sistema), ou burrice minha mesmo ...
Se puder tentar com os valores do PDF desse falante pra tirar aprova eu agradeço, alias, se conseguir me mande esse arquivo .WPR salvo na pasta "Projects" do seu banco de dados.
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Mensagem por Ruds Qui Mar 28, 2013 8:59 am

fconde77 escreveu:Pois então, entrei com os valores que recomendou e continua dando erro "Consistency check on following parameter goups failed(verifique a consistencia dos parametros). See the help file recomended data entry procedure" e cita abaixo os parâmetros Qts, Qms e Qes que apontados como problemáticos.

Vc realmente fez como eu expliquei?

Ruds escreveu:só entrar com os seguintes parâmetros:

Qes
Qms
Vas
Fs
Xmax
Potência

Veja que eu não incluí o Qts nessa lista. Explicação:

Ruds escreveu:Esses são os principais. Mas atenção: Se o programa não preencher o parâmetro Qts automaticamente, vc deve entrar o Qts também. Mas espere pra ver se ele preenche sozinho, pq senão vc vai correr o risco de receber aquela famigerada mensagem de parâmetros incompatíveis.

Se vc estiver usando o WinISD Pro (o mesmo que eu uso) ele irá preencher o Qts sozinho. E deixe ele fazer isso. Só se por acaso ele não preencher, vc preenche manualmente.
O Qts é calculado a partir do Qes e do Qms. Se o valor que vc entrar não estiver exatamente igual com o que o WinISD calcula (e isso inclui a precisão do cálculo), ele vai te dar erro de inconsistência desses parâmetros, que foi justamente a mensagem que vc recebeu.


fconde77 escreveu:toda vez que tento fechar dá erro e tenho que matar o processo na mão

Comigo também é assim. Acho que é pq esse software é caseiro e meio antigo, foi programado pra funcionar no XP. Deve ter mudado alguma coisa no Win7 que dá esse problema. É meio chato ter que matar o processo toda vez, mas fora isso nunca me causou maiores transtornos.

fconde77 escreveu:Se puder tentar com os valores do PDF desse falante pra tirar aprova eu agradeço, alias, se conseguir me mande esse arquivo .WPR salvo na pasta "Projects" do seu banco de dados.

Ok, entrei com os parâmetros da forma como eu te expliquei e que sempre faço e cadastrei o falante numa boa. Até entrei com alguns parâmetros a mais que eu sei que não dariam problema e deu certo. Se quiser que te envie o .wdr (que fica na pasta Drivers), me manda seu e-mail por MP que mais tarde eu te passo.
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Mensagem por AntônioWarwick Dom Jun 02, 2013 1:30 pm

Olá pessoal do FCBR!

Quero começar um projeto de uma caixa handmade com 1 falante de 12", caixa dutada. Minha primeira dúvida é: Penso em usar um falante Sellenium 12PW5, é um bom falante? Procurei falantes Eminence de 12" mas não achei nenhum fora um Basslite, se não me engano, mas ele tem 150WRMS de potência e meu cabeçote faz 275W em 8Ohms.

Alguém alguma outra dica de falante??

Obrigado!
AntônioWarwick
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Mensagem por allexcosta Dom Jun 02, 2013 2:26 pm

^ http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/12steel-300/

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Mensagem por AntônioWarwick Dom Jun 02, 2013 3:22 pm

^ Obrigado Allex!
Estive pesquisando no fórum sobre os falantes Selenium e muita gente usou ele, quais as vantagens que você vê nesse oversound sobre o selenium??

Muito obrigado!
AntônioWarwick
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Mensagem por allexcosta Dom Jun 02, 2013 3:37 pm

AntônioWarwick escreveu:quais as vantagens que você vê nesse oversound sobre o selenium??

Recomendação do Hil, profissional de áudio.

Não tenho experiência com esses falantes.

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Mensagem por AntônioWarwick Dom Jun 02, 2013 3:42 pm

Bom, vou aproveitar e roubar informações de vocês hehe

Eu quero fazer uma caixa no estilo da Aguilar GS112. Já vi alguns tópicos que tem o resultado de alguns foristas com falantes da Selenium e gostei muito.
Agora que entra minha dúvida: Quero usar Tweeter, para isso é só abrir o espaço no baffle e considerar o volume que o tweeter ocupa na litragem final?

Alguém já tem algum projeto parecido com esse que quero fazer?
Algum tweeter para recomendar? São supertweeter como os de carro?

Obrigado
AntônioWarwick
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Mensagem por AntônioWarwick Dom Jun 02, 2013 3:45 pm

allexcosta escreveu:
AntônioWarwick escreveu:quais as vantagens que você vê nesse oversound sobre o selenium??

Recomendação do Hil, profissional de áudio.

Não tenho experiência com esses falantes.

Entendi! Obrigado Allex!!!!
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Mensagem por Pedroswaldo Dom Jun 02, 2013 7:57 pm

AntônioWarwick escreveu:Bom, vou aproveitar e roubar informações de vocês hehe

Eu quero fazer uma caixa no estilo da Aguilar GS112. Já vi alguns tópicos que tem o resultado de alguns foristas com falantes da Selenium e gostei muito.
Agora que entra minha dúvida: Quero usar Tweeter, para isso é só abrir o espaço no baffle e considerar o volume que o tweeter ocupa na litragem final?

Alguém já tem algum projeto parecido com esse que quero fazer?
Algum tweeter para recomendar? São supertweeter como os de carro?

Obrigado

É isso mesmo.

Fiz duas com falantes oversound (uma com um driver selenium) e ficaram muito boas. Veja o tópico.

https://www.contrabaixobr.com/t16482-handmade-caixas-12-para-head-kustom-de300

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