4 cordas X 5 cordas
+22
Cayo Castro
Guilherme Pedroso
webercar
J.Adalberto
Marcio Azzarini
malka_aff
tcraposo
LFBruschi
Gomba
DenisLM
Galdino
Rodrigo.Bass
jgs
NeyBass
Yngway
Lapetina
CG
Fabio Motta
edumerino
silvanoandrade
allexcosta
brucce
26 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
4 cordas X 5 cordas
E ae Galera!
Seguinte, sou fã absoluto dos baixos de 5 cordas. Fui fazer aula com um professor e ele me instruiu a comprar um de 4 para estudar pois tem "menos" opções que um de 5, o que vai me forçar a estudar muito mais o braço do baixo. Na opnião de vocês, isso é plausível? Realmente vai me ajudar a desenvolver mais?
Se sim, queria comprar algo simples. Gostaria de saber qual teria mais qualidade de corpo, captador e afins: SX, cort dlx ou aperto e compro um gb74? Detalhe eu não curto som com muito brilho, prefiro uma pegada mais grave (dai vem a paixão por 5 cordas )
Valeu!
Gustavo
Seguinte, sou fã absoluto dos baixos de 5 cordas. Fui fazer aula com um professor e ele me instruiu a comprar um de 4 para estudar pois tem "menos" opções que um de 5, o que vai me forçar a estudar muito mais o braço do baixo. Na opnião de vocês, isso é plausível? Realmente vai me ajudar a desenvolver mais?
Se sim, queria comprar algo simples. Gostaria de saber qual teria mais qualidade de corpo, captador e afins: SX, cort dlx ou aperto e compro um gb74? Detalhe eu não curto som com muito brilho, prefiro uma pegada mais grave (dai vem a paixão por 5 cordas )
Valeu!
Gustavo
brucce- Síndico
Re: 4 cordas X 5 cordas
brucce escreveu:Na opnião de vocês, isso é plausível?
Não
brucce escreveu: Realmente vai me ajudar a desenvolver mais?
Não
seu professor é bom mesmo amigo ?
confia nele ?
confia nele ?
Não entendi bem a dica...
Então ele disse o seguinte:
1) que tem uma corda a menos, então vai evitar que eu fique em uma mesma região do braço.
2) como o espaçamento é maior entre as cordas e casas, eu terei um esforço maior, sendo que quando for tocar com o meu de 5 terei mais facilidade.
1) que tem uma corda a menos, então vai evitar que eu fique em uma mesma região do braço.
2) como o espaçamento é maior entre as cordas e casas, eu terei um esforço maior, sendo que quando for tocar com o meu de 5 terei mais facilidade.
brucce- Síndico
O que pode estar acontecendo é que talvez vc esteja usando demais as notas da 5a corda (uma tendencia de quem sempre tocou 5 cordas).
Nesse caso, ter um 4 cordas ajuda a desfazer esse vício, e a gente tenta resolver algumas situações de outra forma, que não recorrendo ao peso que as notas da corda B grave proporcionam.
Quando fico muito tempo tocando só 5 cordas sinto isso acontecer comigo, e alguns dias tocando com o 4 cordas me ajudam sim a nao recorrer a elas (notas super graves) mais do que o necessário.
Nesse caso, ter um 4 cordas ajuda a desfazer esse vício, e a gente tenta resolver algumas situações de outra forma, que não recorrendo ao peso que as notas da corda B grave proporcionam.
Quando fico muito tempo tocando só 5 cordas sinto isso acontecer comigo, e alguns dias tocando com o 4 cordas me ajudam sim a nao recorrer a elas (notas super graves) mais do que o necessário.
Convidado- Convidado
Qual é o problema em você possuir um baixo de 5 cordas e pra estudar utilizar apenas as 4 cordas que o seu professor sugere?
Não acho interessante você comprar outro instrumento só por causa disso.
Me desculpe, não conheço o seu professor e não quero julgar o profissionalismo de ninguém, mas não concordo com as coisas que foram ditas por ele.
Não acho interessante você comprar outro instrumento só por causa disso.
Me desculpe, não conheço o seu professor e não quero julgar o profissionalismo de ninguém, mas não concordo com as coisas que foram ditas por ele.
brucce escreveu:Então ele disse o seguinte:
Existe uma crença antiga de que todo mundo deve começar a aprender baixo elétrico com 4 cordas, que é o básico, e só depois de um tempo migrar para mais cordas...
Isso se deve ao fato da maioria dos professores que tocam 5 ou mais cordas terem seguido esse caminho, ou porque alguns deles tocam 4 cordas e é comum a um professor querer que seu aluno meio que "adquira" seu estilo... Nico, por exemplo, dizia que todo baixista deveria praticar em um baixo de 6 cordas...
Tudo isso é uma grande bobagem. Baixo de 5 cordas é um instrumento único assim como o violão de 7 cordas e um professor deve se preocupar mais em ensinar música do que se o baixo tem 4 ou 5 cordas.
Dito isso, acredito que quando há divergência entre a opinião do seu professor e uma de fora você deve ficar com a opinião dele, pois ele está do seu lado te ensinando e nós não...
No frigir dos ovos, ignorar a quinta corda ou mesmo retirá-la do baixo é bem mais fácil e barato que comprar outro instrumento.
Última edição por allexcosta em Dom Jun 24, 2012 10:47 pm, editado 1 vez(es)
Sá Reston escreveu:O que pode estar acontecendo é que talvez vc esteja usando demais as notas da 5a corda (uma tendencia de quem sempre tocou 5 cordas).
Comigo acontece o contrário, quando pego um 5 cordas uso a quinta corda somente para apoiar o dedão... Fica bem confortável.
Pra que comprar outro baixo????
tire a Sí antes de ir pra aula!
Resolvido
=D
tire a Sí antes de ir pra aula!
Resolvido
=D
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Se já tivesse um 4 cordas, seria bom praticar nos dois porque são pegadas muito diferentes, mas comprar um baixo só pra isso? Teu professor é louco e não tem dó da sua carteira.
Quer aprender a usar o braço todo? Esquece que duas cordas existem e pronto.
Quer aprender a usar o braço todo? Esquece que duas cordas existem e pronto.
Fabio Motta, allexcosta, CG, Lapetina: Muito obrigado pela opnião de vocês, vou dar uma surra no professor rsrss
Fabio Motta, allexcosta, CG, Lapetina: Muito obrigado pela opnião de vocês, vou dar uma surra no professor rsrss
brucce- Síndico
eu acho que isso tem que partir do gosto do aluno
eu amo baixo 5 cordas, se eu for estudar, meu professor vai ter que me aceitar com meu bass 5 cordas.....se eu curtisse mais o 6c, iria estudar com ele, assim acontece com o 4 cordas.
acho que vc que tem que decidir qual vai te ajudar mais
Agora ele pode ter visto alguma dificuldade em vc tb qto ao uso da 5ª corda, tem tdo isso que a gente não sabe né
me lembro agora de uma frase do Nico Assumpção "todo baixista deveria usar um baixo de 6c" (mais ou menos essas palavras).
eu amo baixo 5 cordas, se eu for estudar, meu professor vai ter que me aceitar com meu bass 5 cordas.....se eu curtisse mais o 6c, iria estudar com ele, assim acontece com o 4 cordas.
acho que vc que tem que decidir qual vai te ajudar mais
Agora ele pode ter visto alguma dificuldade em vc tb qto ao uso da 5ª corda, tem tdo isso que a gente não sabe né
me lembro agora de uma frase do Nico Assumpção "todo baixista deveria usar um baixo de 6c" (mais ou menos essas palavras).
NeyBass- Membro
brucce escreveu:Sá Reston: Eu uso muito porque toco em uma banda gospel e a gente abusa do grave, então já viu né?
Tá explicado então...
Última edição por Sá Reston em Sex Jul 08, 2011 10:14 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
isso tem de ser do gosto do aluno...
ex.. em exercicios de escalas não custa nada voce usar a Sizona também para desenvolver o aprendizado em todas as cordas, isso não influencia em nada é pura questão de gosto.
se você chegasse la com um baixo de 300 cordas ele teria de lhe explicar como voce pode usar todas elas pois o padrao em si seria o mesmo
ex.. em exercicios de escalas não custa nada voce usar a Sizona também para desenvolver o aprendizado em todas as cordas, isso não influencia em nada é pura questão de gosto.
se você chegasse la com um baixo de 300 cordas ele teria de lhe explicar como voce pode usar todas elas pois o padrao em si seria o mesmo
o último post do allex nesse tópico diz tudo o que tinha pra ser dito...
quem dera eu tivesse essa orientação quando comecei a tocar. comprei um 4 cordas e durante o tempo que eu fiquei nas 4 cordas sempre parecia que tava faltando alguma coisa...
mas enfim, num 5 cordas, pra exercícios, pra estudar o braço, basta ignorar completamente a sizona. dá até pra tirar ela do baixo, em casos mais extremos.
agora 6 cordas já é muito pra mim heheh
quem dera eu tivesse essa orientação quando comecei a tocar. comprei um 4 cordas e durante o tempo que eu fiquei nas 4 cordas sempre parecia que tava faltando alguma coisa...
mas enfim, num 5 cordas, pra exercícios, pra estudar o braço, basta ignorar completamente a sizona. dá até pra tirar ela do baixo, em casos mais extremos.
agora 6 cordas já é muito pra mim heheh
Cara se você tem um contra-baixo !
é o que basta, o resto com prática você se adapta as cordas !
é o que basta, o resto com prática você se adapta as cordas !
Galera, acho que o professor dele não está repetindo nenhuma dessas "velhas crenças" com relação a 4 cordas ser o padrão, etc...
Acho que talvez ele só esteja querendo ajudar o cara a perder um vício.
Não se trata de estudar escalas no braço todo, etc... Se trata de ser perder um certo cacoete (que rola na hora de tocar, quando está valendo), e acho que simplesmente não ter a 5a corda dando sopa (seja retirando ou usando outro baixo) pode ajudar muito sim. Como disse, falo por experiência própria.
Acho que talvez ele só esteja querendo ajudar o cara a perder um vício.
Não se trata de estudar escalas no braço todo, etc... Se trata de ser perder um certo cacoete (que rola na hora de tocar, quando está valendo), e acho que simplesmente não ter a 5a corda dando sopa (seja retirando ou usando outro baixo) pode ajudar muito sim. Como disse, falo por experiência própria.
Última edição por Sá Reston em Sex Jul 08, 2011 10:19 am, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
tomara que com a orientação do professor ele consiga perder qualquer vício que seja. ao contrário de mim
Sá Reston escreveu:
Concordo, mas pedir para comprar outro baixo acho um pouco extremo!
ele tem é que se policiar em não usar mesmo em 5 cordas.
porque senão ele pega um de 4 cordas e assim que ver a sizona no de 5 vai brilhar o olho e usa-la denovo!
ter o se 5 e não usar a si por um tempo acredito que seria a melhor solução
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Não sei se é tanto um cacoete, se for to lascado rs 90% das musicas que toco usam a sizona e não é porque eu gosto, mas sim porque o grupo que fez a musica usou. Costumo tocar fiel a musica, uma ou outra que é simples demais que acabo fazendo um arranjo.
Talvez o professor focou nisso porque quando ele pediu pra tocar afim de verificar meu nível, eu toquei muito ela rs Afinal o nome já diz, contra-baixo, o que implicitamente nos induz a tocar mais grave
Talvez o professor focou nisso porque quando ele pediu pra tocar afim de verificar meu nível, eu toquei muito ela rs Afinal o nome já diz, contra-baixo, o que implicitamente nos induz a tocar mais grave
Última edição por brucce em Sex Jul 08, 2011 10:32 am, editado 1 vez(es)
brucce- Síndico
Sá Reston escreveu:Não se trata de estudar escalas no braço todo, etc... Se trata de ser perder um certo cacoete (que rola na hora de tocar, quando está valendo), e acho que simplesmente não ter a 5a corda dando sopa (seja retirando ou usando outro baixo) pode ajudar muito sim. Como disse, falo por experiência própria.
Discordo, nesse e no post acima você trata a quinta corda como um patinho feio, que deve ser usada com parcimônia senão estraga a música... Esse raciocínio que está levando o professor do forista a recomendar um baixo de 4 cordas...
A quinta corda é uma corda como outra qualquer, que pode ser usada na hora que o músico achar melhor, dependendo do seu estilo e musicalidade. Existe uma grande diferença entre o baixista que toca 4 cordas mais uma Si grave e o baixista que toca baixo de 5 cordas. Não há problema em nenhum dos casos, mas pelo meu entender você se encaixa no primeiro caso...
Não se trata de estragar a música quando usada sem parcimônia. Se trata de algo capaz de levar a música a níveis altíssimos de energia quando bem valorizado. Algo capaz de acrescentar um "andar" dinâmico a mais na música, que quando usado toda hora, não tem o mesmo sabor (na minha opinião).
O que vc interpretou como patinho feio, pra mim seria uma jóia preciosa.
O que vc interpretou como patinho feio, pra mim seria uma jóia preciosa.
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:O que vc interpretou como patinho feio, pra mim seria uma jóia preciosa.
Entendi, mas pra efeitos práticos não muda muita coisa...
Pra o baixista de 5 cordas nato, a quinta corda não é uma carta na manga pra aquela ocasião especial e dar aquele efeito sublime do sub-grave. É simplesmente mais uma corda...
Quem pensa na Si como um recurso diferente, especial ou não, sempre vai enxergar o baixo de 4 cordas como básico que deve ser aprendido primeiro. Acho que esse é o caso do professor acima...
Eu acho que o professor quer que ele domine e use com mais consciência as variadas regiões do intrumento.
Se for isso, concordo 100% com ele. Acho que é essa a lição que o Bruce pode extrair daí, e não se vai comprar ou não baixo de 4 cordas, se o professor pensa assim ou assado, etc... O recado foi dado, o que ele vai absorver daí é com ele!
Prefiro pensar dessa forma do que simplesmente chegar à conclusão de que o cara é mau professor baseado em uma orientação que, descontextualizada, pode soar esdrúxula...
Se for isso, concordo 100% com ele. Acho que é essa a lição que o Bruce pode extrair daí, e não se vai comprar ou não baixo de 4 cordas, se o professor pensa assim ou assado, etc... O recado foi dado, o que ele vai absorver daí é com ele!
Prefiro pensar dessa forma do que simplesmente chegar à conclusão de que o cara é mau professor baseado em uma orientação que, descontextualizada, pode soar esdrúxula...
Última edição por Sá Reston em Sex Jul 08, 2011 10:49 am, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Concordo com ambos:
Sá Reston: NO MEU CASO, a sizona pode ser algo pra me deixar na mesma região, ou seja, gastarei somente as cordas nos 6 primeiros trastes. Se foi essa a intenção, valeu, vou prestar mais atenção na movimentação no braço.
AllexCosta: Pode ser preferência do próprio professor mesmo, eu só vi 4 cordas na casa dele, um fender e um B4.
Sá Reston: NO MEU CASO, a sizona pode ser algo pra me deixar na mesma região, ou seja, gastarei somente as cordas nos 6 primeiros trastes. Se foi essa a intenção, valeu, vou prestar mais atenção na movimentação no braço.
AllexCosta: Pode ser preferência do próprio professor mesmo, eu só vi 4 cordas na casa dele, um fender e um B4.
brucce- Síndico
Sá Reston escreveu:Eu acho que o professor quer que ele domine e use com mais consciência as variadas regiões do intrumento.
Usar a quinta corda não influencia nisso...
Engraçado, quando eu dou aula tento fazer com que os alunos mexam MENOS a mão esquerda. Parece que aqui o professor quer que ele mexa mais...
De que adianta dominar um baixo de 4 cordas se ele toca 5 cordas? Ele precisa dominar o baixo de 5 cordas...
allexcosta escreveu:
Usar a quinta corda não influencia nisso...
Engraçado, quando eu dou aula tento fazer com que os alunos mexam MENOS a mão esquerda. Parece que aqui o professor quer que ele mexa mais...
De que adianta dominar um baixo de 4 cordas se ele toca 5 cordas? Ele precisa dominar o baixo de 5 cordas...
Pior que é, quando eu fiz aulas meu professor sempre então, falava para fazer o mais simples e oque estivesse mais "proximo" assim mexer menos a mão esquerda...
Ele era músico de baile, talvez dissesse isso pelo fato de que não dá para fazer uma gig muito grande se esforçando demais "catando" notas na escala do instrumento...
Concordo com todo mundo gastar uma grana só por conta disso não tem muito pega não, qualquer coisa ranca a Sizona e vai para o crime
interessante a discussão!
meu primeiro baixo tinha 5 cordas, meu segundo tinha 6...
meu professor na época explorava bastante isso, eu fazia as escalas usando bastante as codas "a mais".
estranho ver um professor fazer exatamente o oposto...
nos últimos 4 anos praticamente só toco em 4 cordas normalmente...
o número de cordas pouco influencia nisso, acho até o legal tocar em instrumentos de número de cordas diferentes e eventualmente até afinações diferentes para exercitar a mente.
meu professor na época explorava bastante isso, eu fazia as escalas usando bastante as codas "a mais".
o número de cordas pouco influencia nisso, acho até o legal tocar em instrumentos de número de cordas diferentes e eventualmente até afinações diferentes para exercitar a mente.
eu não consegui voltar pras 4 cordas depois que fui pro de 5. sou fraco?
DenisLM escreveu:interessante a discussão!
Só não vai fazer o cara pegar um Stick logo de cara hehe
Então... eu to mais pro lado do que o Allex falou: As cordas "extras" dos baixos de 6 e 5 cordas, ao meu ver, são uma mão na roda na hora de fazer escalas sem precisar movimentar muito a mão esquerda. Não acho que isso é um vício, vejo mais como a utilização de um recurso que essas cordas proporcionam.
E isso não impede o estudo das escalas em todas as regiões do braço. Basta ser centrado o suficiente para pensar "ok, agora o exercício pede que eu faça a escala desta casa x até esta casa x". Aí é só rockar no mundo livre e ser feliz...
edumerino escreveu:o Allex falou: As cordas "extras" dos baixos de 6 e 5 cordas, ao meu ver, são uma mão na roda na hora de fazer escalas sem precisar movimentar muito a mão esquerda. Não acho que isso é um vício, vejo mais como a utilização de um recurso que essas cordas proporcionam.
E isso não impede o estudo das escalas em todas as regiões do braço. Basta ser centrado o suficiente para pensar "ok, agora o exercício pede que eu faça a escala desta casa x até esta casa x". Aí é só rockar no mundo livre e ser feliz...
"recurso extra dos 5c/6c" + "ser centrado na hora do exercicio"... essas ideias são complementares, e são boas dicas. no meu ver, isso tudo ajuda quem tá praticando a não cair em vícios.
^ É uai sô
Sem contar que com a quinta corda as vezes incentiva até a aprender a escala no intervalo que ela funciona... digo para não ficar decorando desenhozinho etc e tal
Sempre na quinta corda dá para pensar essa e essa notas funcionam porque elas são y e x do tom que eu to usando e por isso cabem na escala maior ( por ex ). Se o cara fizer isso até o final do braço, ao final ele vai saber decor salteado os intervalos e notas que entram nessa escala, rememorizar as notas de todo o Sizão e saber a escala também nas outras 4 cordas de baixo... ( se eu falei besteira me corrijam )
Sem contar que com a quinta corda as vezes incentiva até a aprender a escala no intervalo que ela funciona... digo para não ficar decorando desenhozinho etc e tal
Sempre na quinta corda dá para pensar essa e essa notas funcionam porque elas são y e x do tom que eu to usando e por isso cabem na escala maior ( por ex ). Se o cara fizer isso até o final do braço, ao final ele vai saber decor salteado os intervalos e notas que entram nessa escala, rememorizar as notas de todo o Sizão e saber a escala também nas outras 4 cordas de baixo... ( se eu falei besteira me corrijam )
Olha, não entendo essa discussão toda. Se teu professor quer que você use 4 cordas, arranca a B quando for pra aula. MAs, tem arranjaos em que a B é MUITO utilizada e faz parte da música. Não vejo nenhum problema em utiliza-la. Não sei porque o seu professor vê, mas acho que você devia conversar com ele antes. Não é qualquer um que tem $ sobrando só pra comprar um baixo de 4 cordas pra fazer aula... Um 4 cordas básico deve custar no mínimo o preço de 10 aulas com ele...
Bem que eu gostaria de ter iniciado em um 5c, para mim é a coisa mais difícil quando me deparo com uma B...
LFBruschi- Membro
Concordo com tudo o que o allexcosta disse. Realmente se o cara olhar uma corda a mais (no caso a B) como um "recurso" ele tá tocando um baixo de 4 cordas e as vezes se fazendo valer de uma corda a mais.
Isso aqui pra mim conclui o topic
"Pra o baixista de 5 cordas nato, a quinta corda não é uma carta na manga pra aquela ocasião especial e dar aquele efeito sublime do sub-grave. É simplesmente mais uma corda..."
Isso aqui pra mim conclui o topic
"Pra o baixista de 5 cordas nato, a quinta corda não é uma carta na manga pra aquela ocasião especial e dar aquele efeito sublime do sub-grave. É simplesmente mais uma corda..."
tcraposo- Membro
Gomba escreveu:Olha, não entendo essa discussão toda....
Então, o fato da discussão era se estudar em um de 4 cordas me traria mais benefícios na questão de técnica e não o que custa mais ou não. Eu escuto esse tipo de comentários a tempos. Na igreja tem um de 4 cordas e eu tenho 2 de 5. Quando toco nos meus, é tudo maravilha. Já quando toco no de 4 sofro um pouco, me parece que eu tenho que forçar um pouco mais pra tocar (Fora as notas faltantes, que tem que ser transpostas para outras cordas).
Pelo que li, acho que provavelmente era frescura do professor por ter essa preferência. O que vale é você saber tocar em qualquer um deles sem deixar a peteca cair.
brucce- Síndico
Cara, tudo o que tem na B tem a partir da 2a casa da A...
Eu sinto falta de 5c quando tô num baixo de 4 cordas, por isso tempre mudo a afinação pra DGCF...
Eu sinto falta de 5c quando tô num baixo de 4 cordas, por isso tempre mudo a afinação pra DGCF...
A 5ª corda te dá 5 notas a mais, só isso. Você não depende delas.
Eu to tocando em um 5 cordas, mas ainda amo 4 cordas.
Se você quiser um 4 cordas, compre, se não quiser, não compre. Ponto.
Se seu professor se negar a lhe ensinar num 5 cordas, mande ele pastar e arranje outro.
Eu to tocando em um 5 cordas, mas ainda amo 4 cordas.
Se você quiser um 4 cordas, compre, se não quiser, não compre. Ponto.
Se seu professor se negar a lhe ensinar num 5 cordas, mande ele pastar e arranje outro.
O professor deve direcionar as aulas para o aluno e o instrumento de interesse (ou o que ele tem), e não o contrário...
O professor deve direcionar as aulas para o aluno e o instrumento de interesse (ou o que ele tem), e não o contrário...
Galera,
uso a corda B 100% do tempo quado to tocando!!!!
pra mim não existe melhor lugar para se apoiar o polegar, rsrsrsrs!!!
J.Adalberto escreveu:Galera,
2
Bom, se um professor me pedisse para comprar um de 4 cordas porque ele acha melhor para ensinar, eu já procuraria outro. Pois, eu acho tocar num baixo de 4 ou de 5 é questão de costume. Porque tanto um de 4, 5 ou 6 não impede de vc explorar o braço para buscar notas mais graves ou agudas. A diferença que vejo é que o de 5 tem o B q dá 5 notas a mais e vc pode explorar uma tônica mais grave ou uma inversão de 3a ou 5a nota mais grave. E a de 6 cordas vc pode explorar solos mais agudos e te dá mais opção para fazer variações de acordes e arpejos. O q vc tem q ter cuidado com 5c ou 6c é aprimorar a técnica de abafamento de cordas para não embolar o som. No de 4c vc fica mais despreocupado com isso.
Se falei alguma besteira, corrigem-me por favor.
Abraços....
Se falei alguma besteira, corrigem-me por favor.
Abraços....
webercar- Membro
Na minha humilde opinião, acho legal começar com um baixo de 4c, claro, depende do estilo que se toca, pois eu comecei faz 1 ano mais ou menos, e fui direto para o 5c, mas as músicas que eu toco nem usam Bzão, quase nem uso ela, e quando eu pego em um baixo de 4c acho realmente muito "diferente".
Clube: Rock/Metal #90
malka_aff escreveu:J.Adalberto escreveu:Galera,
2
e a vantagem disso é que vc aprimora essa mesma técnica pra usar nas outras cordas quando for necessário...
Na verdade o bom seria não apoiar em corda alguma
massssss
eu até tento mas quando me distraio, la está o dedão apoiado no captator!
OOOOOO mania!!!!
massssss
eu até tento mas quando me distraio, la está o dedão apoiado no captator!
OOOOOO mania!!!!
Lapetina- Membro
CG escreveu:Sá Reston escreveu:O que pode estar acontecendo é que talvez vc esteja usando demais as notas da 5a corda (uma tendencia de quem sempre tocou 5 cordas).
Comigo acontece o contrário, quando pego um 5 cordas uso a quinta corda somente para apoiar o dedão... Fica bem confortável.
Eu tbm CG...
Ou então dou aquela programada antes de usar uma nota na quinta...
Eu acho que uma dózinha vai ser bem mais útil pra mim...
Sá Reston escreveu:Eu acho que o professor quer que ele domine e use com mais consciência as variadas regiões do intrumento.
Sá, vendo seu ponto de vista até posso entender também...
comecei a 14 anos com um 4 cordas e a 3 anos quando peguei um 5 cordas eu simplesmente ignorava a Sí ... mas acaba sendo bem relativo o assunto pois só depois de muito tempo eu fui perder o vicio de não usar a Sizona, no final das contas acaba sendo uma faca de dois gumes !
se mudar prum baixo de 4 cordas blz, mas quando pegar um de 5 cordas vai passar o mesmo que eu passei na época, a evolução não conta as cordas é sempre um processo gradativo independente do instrumento.
Página 1 de 2 • 1, 2