Duvida sobre escala
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Rdg Bass
fma
Cayo Castro
webercar
Willian Sanches
9 participantes
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Duvida sobre escala
Faço aula de violão popular a quase 3 anos, e toco contra-baixo a mais ou menos 1 anos. Minha professora de violão ao passar a escala de Am, falou que o acidente da mesma era G#, porém ao executar o desenho da escala menor no meu contra-baixo, G# não aparece na escala. Gostaria que alguém me explica-se o certo, se tem o acidente G# ou não, e por que.
Willian Sanches- Membro
- Mensagens : 19
Localização : Araraquara-SP
Re: Duvida sobre escala
Bom se for escala menor natural o Am não tem acidentes. Mas se for escala menor harmonica em Am ela está certa. A escala menor Harmonica é igual a escala menos natural, porém com a 7a maior.
Natural: A B C D E F G
Harmonica: A B C D E F G#
Natural: A B C D E F G
Harmonica: A B C D E F G#
webercar- Membro
- Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro
Re: Duvida sobre escala
Então se eu fazer um groove, posso usar tanto G quanto G# ?
Willian Sanches- Membro
- Mensagens : 19
Localização : Araraquara-SP
Re: Duvida sobre escala
^ Sim...
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" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro- Membro
- Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC
Re: Duvida sobre escala
William, rolou há pouco tempo uma discussão sobre o mesmo assunto nesse mesmo sub-forum, procura pq tem muita informação boa sobre escalas menores.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Duvida sobre escala
Cayo Castro escreveu:^ Sim...
Depende, a menor Natural (eólio) usa se sobre acordes do tipo Im7 , VIm7 . Já a menor Harmônica sobre Im7M.
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Duvida sobre escala
Rdg Bass, poderia explicar melhor, desculpe minha ignorância.
Willian Sanches- Membro
- Mensagens : 19
Localização : Araraquara-SP
Re: Duvida sobre escala
O que ele quis dizer é que o acorde é formado a partir das notas de uma determinada escala.
Supondo a tonalidade de Am, o acorde (tétrade) formado no primeiro grau da escala menor natural (A - B - C - D - E - F - G) é o acorde Am7 (A - C - E - G). Nesse caso, não se usa o G# como nota de repouso, apenas de pasagem através de um a aproximação cromática, pois daria um choque de segunda menor com a nota G, que faz parte do acorde.
Por outro lado, se pensarmos (ainda na tonalidade de Am) no acorde formado a partir do primeiro grau da escala menor harmônica (A - B - C - D - E - F - G#) temos Am7M (A - C - E - G#). Nesse caso o G# já faz parte do arpejo do acorde e você poderá utilizá-lo no seu groove e o G vc usaria como aproximação cromática.
Estude a formação dos acordes de cada escala e vc entenderá direitinho isso.
Supondo a tonalidade de Am, o acorde (tétrade) formado no primeiro grau da escala menor natural (A - B - C - D - E - F - G) é o acorde Am7 (A - C - E - G). Nesse caso, não se usa o G# como nota de repouso, apenas de pasagem através de um a aproximação cromática, pois daria um choque de segunda menor com a nota G, que faz parte do acorde.
Por outro lado, se pensarmos (ainda na tonalidade de Am) no acorde formado a partir do primeiro grau da escala menor harmônica (A - B - C - D - E - F - G#) temos Am7M (A - C - E - G#). Nesse caso o G# já faz parte do arpejo do acorde e você poderá utilizá-lo no seu groove e o G vc usaria como aproximação cromática.
Estude a formação dos acordes de cada escala e vc entenderá direitinho isso.
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Re: Duvida sobre escala
O Fá foi perfeito na colocação, procure estudar Formação de Acorde, primeiro a tríade depois tétrades e as tensões de cada um, ou seja, trabalhando os modos (escalas).
Eu costumo pensar assim:
X7M (9 6) = Jônio
Ex:
No acorde C7M, se ele for primeiro grau ( I ) da tonalidade, não penso em Dó com sétima maior e sim Jônio, pois já sei as tensões que posso colocar (claro dependendo muito da melodia também) e a escala.
Se o C7M for quarto grau ele já é Lídio, pois sua tensão é (9 #11 6).
Assim:
X7M (9 #11 6) = Lídio
Já se ele for ou terceiro grau bemol ( bIII ) da tonalidade pode ser:
X7M (9 6) = Jônio
X7M (#5 9 # 11) = Lídio Aumentado ou Lídio #5
Postei assim porque é melhor iniciar pelo campo harmônico Maior, pois será mais fácil entender e depois que estiver afiado passe para os três menores, assim ficara fácil ver a diferença nas escalas menores.
Eu costumo pensar assim:
X7M (9 6) = Jônio
Ex:
No acorde C7M, se ele for primeiro grau ( I ) da tonalidade, não penso em Dó com sétima maior e sim Jônio, pois já sei as tensões que posso colocar (claro dependendo muito da melodia também) e a escala.
Se o C7M for quarto grau ele já é Lídio, pois sua tensão é (9 #11 6).
Assim:
X7M (9 #11 6) = Lídio
Já se ele for ou terceiro grau bemol ( bIII ) da tonalidade pode ser:
X7M (9 6) = Jônio
X7M (#5 9 # 11) = Lídio Aumentado ou Lídio #5
Postei assim porque é melhor iniciar pelo campo harmônico Maior, pois será mais fácil entender e depois que estiver afiado passe para os três menores, assim ficara fácil ver a diferença nas escalas menores.
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Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Duvida sobre escala
Rdg Bass
Interessante... Eu sei como usar isso em guitarra, mas acho que não entendi bem o que você disse aplicando isso ao contrabaixo. Você está falando em utilizar as notas da escala correspondente ao grau do acorde em relação ao tom [I=Jônico; II=Dórico; III=Frígio...] ou de saber quais notas irão formar o acorde que você irá tocar?
Interessante... Eu sei como usar isso em guitarra, mas acho que não entendi bem o que você disse aplicando isso ao contrabaixo. Você está falando em utilizar as notas da escala correspondente ao grau do acorde em relação ao tom [I=Jônico; II=Dórico; III=Frígio...] ou de saber quais notas irão formar o acorde que você irá tocar?
Nord- Membro
- Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA
Re: Duvida sobre escala
Nord escreveu:Rdg Bass
Interessante... Eu sei como usar isso em guitarra, mas acho que não entendi bem o que você disse aplicando isso ao contrabaixo. Você está falando em utilizar as notas da escala correspondente ao grau do acorde em relação ao tom [I=Jônico; II=Dórico; III=Frígio...] ou de saber quais notas irão formar o acorde que você irá tocar?
Então, eu uso pra saber as notas do acorde e escala.
Observe:
o acorde C7M sendo I ele é Jônio
se você analisar,
Modo Jônio
Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
T 2M 3M 4J 5J 6M 7M
4 = 11 = nota evitada
2 = 9
Temos C7M (9 6)
Pra mim, o nome desse acorde é Jônio.
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Duvida sobre escala
Aproveitando o tópico...
Tem algum método de fixar os modos gregos sem ter que decorar as posições? Acho chato esse negócio de "decoreba".
Tem algum método de fixar os modos gregos sem ter que decorar as posições? Acho chato esse negócio de "decoreba".
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Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21- Membro
- Mensagens : 1527
Localização : sp
Re: Duvida sobre escala
arthur_21 escreveu:Aproveitando o tópico...
Tem algum método de fixar os modos gregos sem ter que decorar as posições? Acho chato esse negócio de "decoreba".
Jônio- maior
Dórico- menor com 6° maior
Frígio- menor com 2°(9°) menor
Lídio- maior com 4°#
mixolídio- maior com 7° menor(dominante)
Eólio- menor natural
lócrio- menor com 2° menor e 5° diminuta
____________________________
G D A E C G D A E C G D A E B
DUDUBASS- Membro
- Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA
Re: Duvida sobre escala
Valeu DUDUBASS, mais fácil assim.
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Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21- Membro
- Mensagens : 1527
Localização : sp
Re: Duvida sobre escala
[2]arthur_21 escreveu:Valeu DUDUBASS, mais fácil assim.
Nord- Membro
- Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA
Re: Duvida sobre escala
arthur_21 escreveu:Aproveitando o tópico...
Tem algum método de fixar os modos gregos sem ter que decorar as posições? Acho chato esse negócio de "decoreba".
Tem. Ao invés de decorar posições aprenda que os modos são escalas geradas a partir de um determinado grau de outra.
Em Dó maior (C-D-E-F-G-A-B)
Pense nos graus como sendo a escala sendo tocada a partir da nota em questão.
Modos:
Jônio - Primeiro grau da escala (C-D-E-F-G-A-B)
Dórico - Segundo grau da escala (D-E-F-G-A-B-C)
Frigio - Terceiro grau (E-F-G-A-B-C-D)
Lidio - quarto grau (F-G-A-B-C-D-E)
Mixolidio - quinto (G-A-B-C-D-E-F)
Eólio - sexto (A-B-C-D-E-F-G)
Locrio - sétimo (B-C-D-E-F-G-A)
A partir do sexto grau, relativo menor, você tem os modos na escala menor natural. Eólio, Locrio, Jonio, Dorico, Frigio, Lidio, Mixolidio.
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