Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
2 participantes
Página 1 de 1
Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
Olá pessoal.
Um dos requisitos para quem está na área de gravação é ouvir muita coisa, para criar referência e uma memória auditiva com bons timbres, boas mixagens, arranjos, uso das dinâmicas... etc
Estou colocando algumas referência minhas. Tem muito mais coisa, lógico, mas junto com a contribuição dos amigos, a gente vai preenchendo esse tópico de coisas bem gravadas.
Claro que o som do YouTube e Mp3 não ajudam em nada, mas para quem se interessa pelo assunto, é só ir buscar a gravação original, sem compressão de dados.
Sting - Seven Days
Steely Dan - Gaslighting Abbie
Dido - It comes and it goes
Alison Krauss and Union Station - The boy who wouldn't hoe corn
Vanessa da Mata e Ben Harper - Boa sorte/Good luck
Daniela Mercury - Rapunzel
Seal - Prayer for the Dying
Peter Gabriel - Down to Earth
Bom... isso aqui dá pra ir longe ainda... postem também o que vocês ouvem!
abs,
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
Muito bom o tema do tópico Joabi, com certeza vai ser um tópico bem legal de participar por longa data.
Vou separar por parte as amostras de mixagem e masterização por serem duas coisas muito distintas em minha concepção.
Seria legal que em cada post, fossemos falando sobre o ponto de vista técnico de mixagem ou masterização em cada musica.
Uma masterização dos tempos modernos Ultra comprimida e que soa muito bem aos ouvidos é a musica, Where are you going? do Dave Matthews.
Ficou com uma sonoridade pesada e marcante mas sem estragar as idéias de mixagem, todas as sutilezas da mixagem esta lá o tempo todo na master.
Falar de mixagem, e não falar de Hendrix acho que chega até ser pecado. rssss .... Jimi tinha uma sensibilidade muito grande para fazer as jogadas de canais LR e criar efeitos estereofônicos.
Ele não fazia mixagem, ele tirava sons da mixagem. A mesa de som virava um instrumento em sua mão.
Um exemplo que mostra o extremo bom senso de hendrix nas mixagens, é a musica Hot Summer Night ... Existem varias sacadas de pan de vozes, mas a maior sacada de todas tem menos de 4 segundos (1:58 / 2:02) torna a musica especial, e faz o album ficar repleto de surpresas fazendo com que o ouvinte fique preso.
Bons tempos onde existia criatividade e bom senso.
O horario do almoço esta acabando 13:03, de noite eu volto! heheheheheh .... Tópico filosófico este! rssss
Vou separar por parte as amostras de mixagem e masterização por serem duas coisas muito distintas em minha concepção.
Seria legal que em cada post, fossemos falando sobre o ponto de vista técnico de mixagem ou masterização em cada musica.
Uma masterização dos tempos modernos Ultra comprimida e que soa muito bem aos ouvidos é a musica, Where are you going? do Dave Matthews.
Ficou com uma sonoridade pesada e marcante mas sem estragar as idéias de mixagem, todas as sutilezas da mixagem esta lá o tempo todo na master.
Falar de mixagem, e não falar de Hendrix acho que chega até ser pecado. rssss .... Jimi tinha uma sensibilidade muito grande para fazer as jogadas de canais LR e criar efeitos estereofônicos.
Ele não fazia mixagem, ele tirava sons da mixagem. A mesa de som virava um instrumento em sua mão.
Um exemplo que mostra o extremo bom senso de hendrix nas mixagens, é a musica Hot Summer Night ... Existem varias sacadas de pan de vozes, mas a maior sacada de todas tem menos de 4 segundos (1:58 / 2:02) torna a musica especial, e faz o album ficar repleto de surpresas fazendo com que o ouvinte fique preso.
Bons tempos onde existia criatividade e bom senso.
O horario do almoço esta acabando 13:03, de noite eu volto! heheheheheh .... Tópico filosófico este! rssss
____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes- Membro
- Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP
Re: Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
Falando um pouco sobre captação e mixagem de bateria, vou colocar o exemplo mais polemico das gravações no mundo do rock. Os sons monstruosos de John bonham.
A musica When the Levee Breaks, foi gravada em uma antiga construção feita com pedras e com 3 andares. Muitas musicas do Led foi praticamente gravadas em home studio, ou melhor no Rolling Stones Mobile Studio dentro deste lugar.
Depois de ter feito testes de captação, resolveram gravar a bateria embaixo de uma escada usado dois microfones para fazer o overhead, e um microfone no corredor para pegar o som do ambiente.
Não satisfeitos com o resultado, Andy Johns (Engenheiro de som) resolve colocar o microfone que estava no corredor no segundo andar da sala, seguindo a idéia que lá estaria o balanço da sala e assim conseguir uma compressão natural do ambiente.
Este bumbo de bateria, já foi sampleado por diversos artistas, acabou virando uma espécia de padrão para o hip hop e inclusive foi parar na justiça após o beast boys ter usado este som de bumbo em um de seus discos ...
A musica When the Levee Breaks, foi gravada em uma antiga construção feita com pedras e com 3 andares. Muitas musicas do Led foi praticamente gravadas em home studio, ou melhor no Rolling Stones Mobile Studio dentro deste lugar.
Depois de ter feito testes de captação, resolveram gravar a bateria embaixo de uma escada usado dois microfones para fazer o overhead, e um microfone no corredor para pegar o som do ambiente.
Não satisfeitos com o resultado, Andy Johns (Engenheiro de som) resolve colocar o microfone que estava no corredor no segundo andar da sala, seguindo a idéia que lá estaria o balanço da sala e assim conseguir uma compressão natural do ambiente.
Este bumbo de bateria, já foi sampleado por diversos artistas, acabou virando uma espécia de padrão para o hip hop e inclusive foi parar na justiça após o beast boys ter usado este som de bumbo em um de seus discos ...
____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes- Membro
- Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP
Re: Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
Mais alguns:
George Benson - All of me
David Foster / Brian McNight - Mornin' / After the love has gone
Essa daqui eu roubei do LucasBass. Grande som, Lucas, obrigado pelo link em outro post...
Pedro Vasconcellos e Ebinho Cardoso
<object height="225" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F630426"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="225" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F630426" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/pedrovasconcellos/sets/comedia">A Comédia do Coração</a> by <a href="http://soundcloud.com/pedrovasconcellos">Pedro Vasconcellos</a></span>
Eric Clapton - Back Home
E pra fazer barulho, no bom sentido...
Metallica - Enter Sandman
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Referências Sonoras para quem trabalha com gravação
Um exemplo bacana sobre dinâmica de mixagem, é a musica Power do Marcus Miller ...
O timbre do baixo em minha opinião, é a melhor sonoridade em que se pode tirar de um jazz bass.
A dificuldade técnica desta gravação esta na bateria e baixo, a bateria esta soando magrinha, depois da introdução temos um arranjo de baixo bem comprimido e escondido, mas sempre em evidencia, o tempo todo de encontro com a linha principal do tema e criando as nuances de bateria.
Em 2:00 até 2:17 +/- fica só o baixo solo e bateria, ai da para sentir a falta que faz essas dinâmicas de baixo para dar vida a bateria.
Na verdade, no final da musica existe até uma mensagem sonora. Existe uma sequencia de bumbo entre 4:30 / 4:35, os três primeiros kick de bumbo é o som natural do bumbo, e os dois ultimos com o baixo dando um Thumb sem nota, tirando um som de tambor.
O timbre do baixo em minha opinião, é a melhor sonoridade em que se pode tirar de um jazz bass.
A dificuldade técnica desta gravação esta na bateria e baixo, a bateria esta soando magrinha, depois da introdução temos um arranjo de baixo bem comprimido e escondido, mas sempre em evidencia, o tempo todo de encontro com a linha principal do tema e criando as nuances de bateria.
Em 2:00 até 2:17 +/- fica só o baixo solo e bateria, ai da para sentir a falta que faz essas dinâmicas de baixo para dar vida a bateria.
Na verdade, no final da musica existe até uma mensagem sonora. Existe uma sequencia de bumbo entre 4:30 / 4:35, os três primeiros kick de bumbo é o som natural do bumbo, e os dois ultimos com o baixo dando um Thumb sem nota, tirando um som de tambor.
____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes- Membro
- Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP
Tópicos semelhantes
» Ajuda para gravação no PC
» Quem trabalha com samples?
» Equipamento para gravação básica
» Gravação multipista .wav para download grátis. (Não tem mais desculpas para não aprender a mixar)
» Melhor S.O. para gravação: Vista, XP ou Windows 7?
» Quem trabalha com samples?
» Equipamento para gravação básica
» Gravação multipista .wav para download grátis. (Não tem mais desculpas para não aprender a mixar)
» Melhor S.O. para gravação: Vista, XP ou Windows 7?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos