Jerzy Drozd Mastery IV
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allexcosta
Daniel
Renato
Thales_Sr
Gabriel Simões
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Jerzy Drozd Mastery IV
Bem,
Esperei algum tempo para poder fazer um review mais justo e com mais conhecimento de causa.
O review é de um Jerzy Drozd Mastery IV, ou seja, um atual excelency IV inteiriço. O modelo foi "descontinuado" para evitar dúvidas na escolha, porém o Jerzy continua fabricando baixos excelency com braço inteiriço como item opcional.
Características:
Corpo: Etimoe
Tampo: Maple figurado (muito de birds eye, um pouco de flamed, um pouco de spalted, com desenhos variando de acordo com a luminosidade). Lâmina em ébano separando Top e Back.
Headstock decorado como o tampo, com inlay em maple.
Braço: 3 peças de Maple quarter-sawn, com longarinas (apenas decorativas) feitas em ébano. 2 barras de grafite para maior estabilidade. Braço com shape em D.
Escala: 35'' em ébano (mais grossa do que o usual), com marcações opcionais em abalone.
Nut: ébano
Tarrachas: Gotoh
Ponte: Jerzy Drozd
Captadores: Jerzy Drozd jazz single coils, com magneto em neodymium. Não são os atuais split coils e sim modelos single jazz pickups. Caixas dos captadores em etimoe.
Preamp: Aguilar OBP-3.
Fotos:
Review:
Bem, no fim das contas tudo desse baixo se resume a equilíbrio.
No sentido usual, o baixo é extremamente balanceado, mesmo com um braço aparentemente tão longo para o corpo. Qualquer possibilidade de neck-dive passa bem longe desse instrumento. Também, aparenta pesar muito mais do que pesa realmente. Entre o meu warwick fna, wood scorpion 5 e ele, é de longe o mais leve e mais confortável.
Em volume, o equilíbrio entre as cordas é incrível! Um dos grandes problemas dos baixos é que as diferentes cordas/diferentes casas soam com volumes distintos e você acaba tendo que compensar tudo isso na mão. Nesse baixo tudo soa da mesma maneira, e olha que estou com cordas bem velhas!
A saída do instrumento é bem baixa (característica do pré aguilar), e os controles oferecem uma variação enorme de ganhos/cortes, porém artificiais nos extremos.
O timbre do baixo lembra um jazz bass, porém com os 2 captadores 100% ele tem um ronco um pouco mais característico do que o jb (mais puxado para um precision .... é, acredite!). Para utilizar como baixo solo diria que não tem o timbre mais bonito do mundo; até gosto muito mais do som limpo e cristalino do wood scorpion. Por outro lado, quando no meio do som de diversos instrumentos, ele se destaca e mostra uma personalidade e tanto; easy mix!
O sistema de ligação do balanço entre os captadores não permite que você coloque um cap. em 100% e o outro em 0%, porém ainda assim é possível chegar em sons bem "Jaco" ou bem "P Bass".
A tocabilidade é outro ponto de destaque: mesmo com o braço sem angulação negativa o instrumento é bem macio; impressiona para um 4 cordas, ainda mais com escala de 35''. Aliás, sobre tocabilidade, ele permite bem a execução de todas as técnicas: pizzicato, slap, tapping, tudo funciona, tudo soa.
Como um instrumento inteiriço, o ataque não é tão grande e usar força na mão direita resulta muitas vezes em um timbre mais sujo e estalado demais. Demorei mais para encontrar uma pegada que funcionasse bem com o conjunto da obra do que para acostumar com a escala de 35''.
A construção é primorosa, nenhum defeito além de um desnivelamento entre 2 tiras do braço, o que é bem comum pelo processo de contração e expansão da madeira devido a variações climáticas. O acabamento deixou um pouquinho a desejar em relação a finalização em cera: todo o corpo recebeu o óleo e não apresenta manchas ou desgastes, porém um pequeno pedaço (próximo ao braço) não parece ter recebido o polimento em cera (finalização), sendo essa falha visível apenas pela diferença de reflexo da luz ou resistência ao toque da mão (sinceramente, nada que mude a minha opinião sobre o instrumento ou sobre o conceito do Jerzy de instrumento-arte. Um dos mais bonitos e bem feitos que já ví na minha vida - e já ví muitos instrumentos). As caixas dos captadores receberam uma fina camada de verniz fosco mas que não é suficiente para evitar marcas. Unhas bem aparadas são essenciais para manter a estética do instrumento.
Resumo.
Prós:
Projeto
Construção
Acabamento
Tocabilidade
Timbre/sonoridade/versatilidade
Contras:
Falha no acabamento.
Relação ataque/pegada.
Tampa traseira em plástico.
Tenho apenas 1!
Preço
Não tenho nada gravado no meu computador, porém posso tentar gravar algo durante a semana. Dúvidas, fiquem à vontade.
Abraço!
Esperei algum tempo para poder fazer um review mais justo e com mais conhecimento de causa.
O review é de um Jerzy Drozd Mastery IV, ou seja, um atual excelency IV inteiriço. O modelo foi "descontinuado" para evitar dúvidas na escolha, porém o Jerzy continua fabricando baixos excelency com braço inteiriço como item opcional.
Características:
Corpo: Etimoe
Tampo: Maple figurado (muito de birds eye, um pouco de flamed, um pouco de spalted, com desenhos variando de acordo com a luminosidade). Lâmina em ébano separando Top e Back.
Headstock decorado como o tampo, com inlay em maple.
Braço: 3 peças de Maple quarter-sawn, com longarinas (apenas decorativas) feitas em ébano. 2 barras de grafite para maior estabilidade. Braço com shape em D.
Escala: 35'' em ébano (mais grossa do que o usual), com marcações opcionais em abalone.
Nut: ébano
Tarrachas: Gotoh
Ponte: Jerzy Drozd
Captadores: Jerzy Drozd jazz single coils, com magneto em neodymium. Não são os atuais split coils e sim modelos single jazz pickups. Caixas dos captadores em etimoe.
Preamp: Aguilar OBP-3.
Fotos:
Review:
Bem, no fim das contas tudo desse baixo se resume a equilíbrio.
No sentido usual, o baixo é extremamente balanceado, mesmo com um braço aparentemente tão longo para o corpo. Qualquer possibilidade de neck-dive passa bem longe desse instrumento. Também, aparenta pesar muito mais do que pesa realmente. Entre o meu warwick fna, wood scorpion 5 e ele, é de longe o mais leve e mais confortável.
Em volume, o equilíbrio entre as cordas é incrível! Um dos grandes problemas dos baixos é que as diferentes cordas/diferentes casas soam com volumes distintos e você acaba tendo que compensar tudo isso na mão. Nesse baixo tudo soa da mesma maneira, e olha que estou com cordas bem velhas!
A saída do instrumento é bem baixa (característica do pré aguilar), e os controles oferecem uma variação enorme de ganhos/cortes, porém artificiais nos extremos.
O timbre do baixo lembra um jazz bass, porém com os 2 captadores 100% ele tem um ronco um pouco mais característico do que o jb (mais puxado para um precision .... é, acredite!). Para utilizar como baixo solo diria que não tem o timbre mais bonito do mundo; até gosto muito mais do som limpo e cristalino do wood scorpion. Por outro lado, quando no meio do som de diversos instrumentos, ele se destaca e mostra uma personalidade e tanto; easy mix!
O sistema de ligação do balanço entre os captadores não permite que você coloque um cap. em 100% e o outro em 0%, porém ainda assim é possível chegar em sons bem "Jaco" ou bem "P Bass".
A tocabilidade é outro ponto de destaque: mesmo com o braço sem angulação negativa o instrumento é bem macio; impressiona para um 4 cordas, ainda mais com escala de 35''. Aliás, sobre tocabilidade, ele permite bem a execução de todas as técnicas: pizzicato, slap, tapping, tudo funciona, tudo soa.
Como um instrumento inteiriço, o ataque não é tão grande e usar força na mão direita resulta muitas vezes em um timbre mais sujo e estalado demais. Demorei mais para encontrar uma pegada que funcionasse bem com o conjunto da obra do que para acostumar com a escala de 35''.
A construção é primorosa, nenhum defeito além de um desnivelamento entre 2 tiras do braço, o que é bem comum pelo processo de contração e expansão da madeira devido a variações climáticas. O acabamento deixou um pouquinho a desejar em relação a finalização em cera: todo o corpo recebeu o óleo e não apresenta manchas ou desgastes, porém um pequeno pedaço (próximo ao braço) não parece ter recebido o polimento em cera (finalização), sendo essa falha visível apenas pela diferença de reflexo da luz ou resistência ao toque da mão (sinceramente, nada que mude a minha opinião sobre o instrumento ou sobre o conceito do Jerzy de instrumento-arte. Um dos mais bonitos e bem feitos que já ví na minha vida - e já ví muitos instrumentos). As caixas dos captadores receberam uma fina camada de verniz fosco mas que não é suficiente para evitar marcas. Unhas bem aparadas são essenciais para manter a estética do instrumento.
Resumo.
Prós:
Projeto
Construção
Acabamento
Tocabilidade
Timbre/sonoridade/versatilidade
Contras:
Falha no acabamento.
Relação ataque/pegada.
Tampa traseira em plástico.
Tenho apenas 1!
Preço
Não tenho nada gravado no meu computador, porém posso tentar gravar algo durante a semana. Dúvidas, fiquem à vontade.
Abraço!
Última edição por Gabriel Simões em Ter maio 12, 2009 10:17 pm, editado 12 vez(es)
Gabriel Simões- Membro
- Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Acho os JD verdadeiras obras de arte.
Queria ter uns 3 pra decorar minha sala, são muito lindos.
Quando puder, grava alguma coisa com ele, pois nunca ouvi um na vida...
Queria ter uns 3 pra decorar minha sala, são muito lindos.
Quando puder, grava alguma coisa com ele, pois nunca ouvi um na vida...
____________________________
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Excelente review, está de parabens por ele e pelo baixo!!!
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Renato- Membro
- Mensagens : 6252
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Parabéns pelo baixo e pelo review. Quanto custa um desses?
Daniel- Membro
- Mensagens : 5329
Localização : BR
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Não consigo passar o preço exato pois é necessário encomendar um Excelency IV + braço inteiriço + blocks em abalone.
Pelo luthieraccessgroup.com, mais de 4000 dolares (nos EUA) + 1 ano de fila de espera.
Pelo luthieraccessgroup.com, mais de 4000 dolares (nos EUA) + 1 ano de fila de espera.
Última edição por Gabriel Simões em Ter maio 12, 2009 12:00 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Simões- Membro
- Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Parabens viu, Gabriel... Senhor baixo... Tudo bem q falta uma corda, mas mesmo assim!!
____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54828
Localização : Terra
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
hehehehehe QUando eu o ví pensei a mesma coisa Alex ... e sabe o que está acontecendo?
Voltei a tocar com o wood tenor (E A D G C) e estou 99,98% decidido a vender o warwick 5c e comprar um 4 cordas ala music man.
Tenho que colocar a cabeça no lugar pra não fazer uma bobagem hehehe.
Voltei a tocar com o wood tenor (E A D G C) e estou 99,98% decidido a vender o warwick 5c e comprar um 4 cordas ala music man.
Tenho que colocar a cabeça no lugar pra não fazer uma bobagem hehehe.
Última edição por Gabriel Simões em Seg maio 11, 2009 11:07 pm, editado 1 vez(es)
Gabriel Simões- Membro
- Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Lindo! Escalas escurascom marcações blocks assim, acho coisdiloco!!
Queria ouvir algo gravado com esse instrumento!
parabéns!
Queria ouvir algo gravado com esse instrumento!
parabéns!
Glauco- Membro
- Mensagens : 3401
Localização : São Paulo
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Gabriel, você mora nos EUA?
Nunca ví um Jerzy Drozd ou algum desses baixos TOP de linha de luthiers (Ken Smith, Mike Lull, Alleva Coppolo, Cellinder...) por aqui.
Se por acaso morar no Brasil me diga como você teve acesso a um baixo desses. Fico grato.
Nunca ví um Jerzy Drozd ou algum desses baixos TOP de linha de luthiers (Ken Smith, Mike Lull, Alleva Coppolo, Cellinder...) por aqui.
Se por acaso morar no Brasil me diga como você teve acesso a um baixo desses. Fico grato.
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Moro em SP. Comprei de um colecionador no Brasil.
Sonho de consumo que nunca imaginei realizar aqui.
ps: Ken Smith você encontra com relativa facilidade em SP.
Sonho de consumo que nunca imaginei realizar aqui.
ps: Ken Smith você encontra com relativa facilidade em SP.
Gabriel Simões- Membro
- Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
Gabriel Simões escreveu:Moro em SP. Comprei de um colecionador no Brasil.
Sonho de consumo que nunca imaginei realizar aqui.
ps: Ken Smith você encontra com relativa facilidade em SP.
Gabriel, você mora aonde em SP, estamos organizando o encontro e poderia comparecer com qualquer destas crianças hein.
Abraços.
____________________________
Clube dos Pedreiros #014
Custom Basses Club #012
eduardo takaaci- Membro
- Mensagens : 363
Localização : São Paulo
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
São Paulo - SP
Gabriel Simões- Membro
- Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP
Re: Jerzy Drozd Mastery IV
eduardo takaaci escreveu:Gabriel, você mora aonde em SP, estamos organizando o encontro e poderia comparecer com qualquer destas crianças hein.
Abraços.
Olha o interesse Takaaci, hehehehe.
Ótimo review. Só ficou faltando o som, o que está me deixando extremamente curioso!
____________________________
Condor Club #008 - Fender Club #009 - Giannini Club #004 - Gallien Krueger Club #020 - S.Martyn Club #007
Osmar Oliveira- Membro
- Mensagens : 1004
Localização : Brasília, DF, Brasil.
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