Aos Técnicos de eletronica: Que peça é essa?
+9
Rafael_Araujo
DenisLM
ct.colela
Nando Vasques
Sonikado
CG
Travbass
paulo fernandes
NETOULTRA
13 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Aos Técnicos de eletronica: Que peça é essa?
Seguiten,
Foi um cara na minha igreja e disse que a fonte da nossa caixa ( uma ciclotron 700A ) estava queimada. Ele disse que trocou a fonte e deixou essa peça lá como supostamente tivesse trocada a mesma. Qnd cheguei achei a peça estranha. Eu pergunto: isso é uma fonte de uma caixa ativa?
A caixa é essa:
URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/824/foto2cii.jpg/][/URL]
Foi um cara na minha igreja e disse que a fonte da nossa caixa ( uma ciclotron 700A ) estava queimada. Ele disse que trocou a fonte e deixou essa peça lá como supostamente tivesse trocada a mesma. Qnd cheguei achei a peça estranha. Eu pergunto: isso é uma fonte de uma caixa ativa?
A caixa é essa:
URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/824/foto2cii.jpg/][/URL]
Re: Aos Técnicos de eletronica: Que peça é essa?
Rapaz, eu num sei o que é isso não, mas que é feio, lá isso é... Num é bomba não?
paulo fernandes- Membro
Desculpe mais não vou aguentar,parece rosquinhas do Homer!
Cara,na fonte do meu pc eu abri e tinha isso,as vezes toda parte elétrica necessite disso para funcionar,leva numa casa de eletrônica que eles dão uma olhada
Cara,na fonte do meu pc eu abri e tinha isso,as vezes toda parte elétrica necessite disso para funcionar,leva numa casa de eletrônica que eles dão uma olhada
Cort Club #063/Clube dos baixistas de Minas Gerais #028/Squier clube #?/ Clube do Rock,Metal #95
Travbass- Membro
São bobinas indutoras, normalmente usadas como crossover passivo.
Ninguém mais?
Se isso aí for mesmo uma fonte pra amplificador... Bom, esse circuito aí tá bem confuso.
Tipo, pelo porte da caixa parece muito pequeno, além de que não vi os capacitores grandalhões que as fontes têm (e essa aí não tem cara de ser uma fonte chaveada)
Os potenciometros/botões abaixo ali talvêz indiquem que essa na verdade seja a etapa do pré da caixa, não necessariamente a fonte...
Isso aí é uma fonte? A peça como um todo, chego a duvidar, mas tem etapas característicos de uma fonte ali.
Tipo, pelo porte da caixa parece muito pequeno, além de que não vi os capacitores grandalhões que as fontes têm (e essa aí não tem cara de ser uma fonte chaveada)
Eu também imaginei que a peça em questão fosse um crossover, mas os indutores não podem de forma alguma ficar dispostos dessa maneira na placa. Eu acredito que são trafos Toroidais com núcleo a ar. O revestimento deles meio que dá a dica... mas ainda é meio que uma incógnita... porque são 3 deles Mas fico com a opinião de que são trafos.São bobinas indutoras, normalmente usadas como crossover passivo.
Os potenciometros/botões abaixo ali talvêz indiquem que essa na verdade seja a etapa do pré da caixa, não necessariamente a fonte...
Isso aí é uma fonte? A peça como um todo, chego a duvidar, mas tem etapas característicos de uma fonte ali.
Tava escrevendo quando tu postou
Ninguém mais?
Última edição por Sonikado em Ter Ago 30, 2011 12:08 am, editado 1 vez(es)
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Esse botões não coincidem com os que tem na caixa, to achando que o cara passou a perna na igreja, ele disse que trocou essa peça mas acho difícil que exista algo desse tipo dentro da caixa.
Ábre a caixa e pronto,mate a charada!NETOULTRA escreveu:Esse botões não coincidem com os que tem na caixa, to achando que o cara passou a perna na igreja, ele disse que trocou essa peça mas acho difícil que exista algo desse tipo dentro da caixa.
Nando Vasques- Membro
Sonikado escreveu: mas os indutores não podem de forma alguma ficar dispostos dessa maneira na placa.
Se tratando de uma caixa Ciclotron eu não duvido que eles tenham colocado as bobinas dessa maneira...
Tem certeza que que isso saiu da ciclotron?
eu andei vendo as fotos no site da ciclotron e la nao tem nehum botao semelhante a esse dois pretos ai da foto
eu andei vendo as fotos no site da ciclotron e la nao tem nehum botao semelhante a esse dois pretos ai da foto
Vou fazer isso, mas quero fazer isso na frente do picareta, só não quero correr o risco de passar vergonha ao abrir a caixa e a peça esta lá dentro.
ct.colela escreveu:Tem certeza que que isso saiu da ciclotron?
Eis a questão, qnd cheguei ele já tinha feito o serviço... Não vi ele tirando essa peça de dentro da caixa.
Isso esta estranho demais
ate entao onde sei a ciclutrao fabrica todas as suas placas de circuito impresso
e essa esta en ingreis forever
ate entao onde sei a ciclutrao fabrica todas as suas placas de circuito impresso
e essa esta en ingreis forever
aqui esta o esquema eletrico dela
http://www.4shared.com/get/P8szqPur/CICLOTRON_TITANIUM_700A__EE_.html;jsessionid=572C627DD082BFC83C3FDFC7179F271B.dc322
http://www.4shared.com/get/P8szqPur/CICLOTRON_TITANIUM_700A__EE_.html;jsessionid=572C627DD082BFC83C3FDFC7179F271B.dc322
Evite julgamentos prévios.NETOULTRA escreveu:Vou fazer isso, mas quero fazer isso na frente do picareta, só não quero correr o risco de passar vergonha ao abrir a caixa e a peça esta lá dentro.
Não abra a caixa na frente dele, abra por conta ou com alguém que você conhece.
Tendo a certeza da "picaretagem" (ou não) aí você pode tomar alguma providência.
De fato a "pecinha" não é condizente com a caixa, mas sei lá né
E sei lá, parecem indutores, mas ao mesmo tempo parecem muito com um transformador toroidal... só tirando a capinha pra ver. Se bem que se tirar a capinha de um trafo toroidal corre-se o risco de estragar ele XD
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:
E sei lá, parecem indutores, mas ao mesmo tempo parecem muito com um transformador toroidal... só tirando a capinha pra ver. Se bem que se tirar a capinha de um trafo toroidal corre-se o risco de estragar ele XD
exato, foi a primeira coisa que veio a minha cabeça.
bem cara de transformador mesmo.
Eu vou de transformador tbm...
Rafael_Araujo- Membro
NETOULTRA escreveu:Vou fazer isso, mas quero fazer isso na frente do picareta
Pra que? Ele é técnico e você não entende de eletrônica. Se ele disser que tirou essa peça e colocou outra diferente que serve você vai dizer o que? Você entrou na oficina dele com uma caixa quebrada e saiu com uma caixa funcionando. Não há como saber o que ele fez.
Uma vez eu tive problema com uma caixa amplificada. Levei no cara e ele disse: "Olha, é 65 dólares pra eu olhar em mais ou menos uns 10 dias, ou 90 dólares pra eu olhar em 24 horas".
Em uma semana ele me ligou dizendo: "Precisa trocar um transistor e resoldar uns 2 capacitores que estão soltos, vou levar 2 horas pra fazer isso porque preciso cortar o silicone com cuidado e minha hora custa 75 dólares. Não vou te cobrar as peças porque são baratas e eu tenho um monte aqui, autoriza?" Autorizei, fazer o que?
Isso é igual mecânico, ou você confia ou não confia, não dá pra saber se ele fez o negócio certo, mesmo que ele mostre as peças que tirou do carro...
allexcosta escreveu:NETOULTRA escreveu:Vou fazer isso, mas quero fazer isso na frente do picareta
Pra que? Ele é técnico e você não entende de eletrônica. Se ele disser que tirou essa peça e colocou outra diferente que serve você vai dizer o que? Você entrou na oficina dele com uma caixa quebrada e saiu com uma caixa funcionando. Não há como saber o que ele fez.
Nesse caso é diferente, ele executou o serviço na própria igreja e quer cobrar pela fonte que segundo ele foi trocada, essa peça ele deixou como se tivesse tirado a mesma de dentro da caixa e substituído por outra igual.
DenisLM escreveu:Sonikado escreveu:
exato, foi a primeira coisa que veio a minha cabeça.
bem cara de transformador mesmo.
Eu tinha uma Staner Bold 60 e tinha um transformador assim. Esta parecendo mesmo transformador.
Esse enrolamento aí pode ser um transformador toroidal, como também pode ser somente uma bobina.
http://www.google.com.br/search?q=trafo+toroidal&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi&biw=1920&bih=955
Porém, essa placa aí tá estranha, o que mais estranhei foi o "TORQUE CONTROL", uma vez que torque não tem nada a ver com som...
http://www.google.com.br/search?q=trafo+toroidal&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi&biw=1920&bih=955
Porém, essa placa aí tá estranha, o que mais estranhei foi o "TORQUE CONTROL", uma vez que torque não tem nada a ver com som...
O que me deixa muito pendente aos trafos é que caso seja uma simples bobina ou indutor, dispostos desse jeito causariam muita interferência entre eles e entre as peças alheias na placa. Trafos não.Esse enrolamento aí pode ser um transformador toroidal, como também pode ser somente uma bobina.
No fim das contas... pega o que puder dessa placa ae e joga o que não presta fora xD
Se forem trafos, guarde-os. Dá pra fazer um pouco de $$$ com eles. (toroidais são caros!)
Sonikado- Membro
Já tentou um contato com o fabricante?
http://www.ciclotron.com.br/
http://www.ciclotron.com.br/
bodhan- Membro