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Modos Gregos (ou Gregorianos)

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Mensagem por Claudio Qua Dez 10, 2008 11:09 am

Jônio (Relativo Maior)

G||-----------------|-----------------|-----------------|--4----5----7----||
D||-----------------|-----------------|--4----5----7----|-----------------||
A||-----------------|--3----5----7----|-----------------|-----------------||
E||--3----5----7----|-----------------|-----------------|-----------------||

Dórico

G||-----------------|-----------------|-----------------|--5----7----9----||
D||-----------------|-----------------|--5----7----9----|-----------------||
A||-----------------|--5----7----9----|-----------------|-----------------||
E||--5----7----8----|-----------------|-----------------|-----------------||


Frígio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--7----9----11---||
D||-----------------|-----------------|--7----9----10---|-----------------||
A||-----------------|--7----9----10---|-----------------|-----------------||
E||--7----8----10---|-----------------|-----------------|-----------------||


Lídio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--9----10----12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|-----------------||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|-----------------||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|-----------------||


Mixolídio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--11----12----14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|-----------------||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|-----------------||
E||--10----12----14-|-----------------|-----------------|-----------------||


Eólio (Relativo Menor)

G||-----------------|-----------------|-----------------|--12----14----16-||
D||-----------------|-----------------|--12----14----16-|-----------------||
A||-----------------|--12----14----15-|-----------------|-----------------||
E||--12----14----15-|-----------------|-----------------|-----------------||


Lócrio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--14----16----17-||
D||-----------------|-----------------|--14----16----17-|-----------------||
A||-----------------|--14----15----17-|-----------------|-----------------||
E||--14----15----17-|-----------------|-----------------|-----------------||

A fórmula usada nas escalas maiores e menores é a mesma e isso faz com que sejam relativas. A utilização dessa mesma fórmula pode gerar ainda sete escalas diferentes, que são chamados de módulos (por serem meras modificações de uma única escala).
Exemplificando:

Escala maior: TOM TOM ST TOM TOM TOM ST

Para encontrarmos a escala menor, usamos os mesmos intervalos na mesma ordem, porém mudamos a posição:

TOM ST TOM TOM ST TOM TOM

Repare que, exatamente da mesma forma como foi feito na escala maior, logo após o intervalo de Semitom existem dois intervalos de Tom. Após o outro intervalo de semitom, existem três intervalos de tom (são dois e mais um quando se continua a escala prosseguindo da tônica para a segunda da oitava superior). Dessa forma, usamos a mesma fórmula, mas partindo de posições diferentes.
Como essa fórmula possui sete notas, podemos começar de sete pontos diferentes. A isso, são chamados graus.

1o grau: Jônio T 2 3 4 5 6 7+
2o grau: Dórico T 2 3b 4 5 6 7b
3o grau: Frígio T 2b 3b 4 5 6b 7b
4o grau: Lídio T 2 3 4+ 5 6 7+
5o grau: Mixolídio T 2 3 4 5 6 7b
6o grau: Eólio T 2 3 4 5 6b 7b
7o grau: Lócrio T 2b 3b 4 5b 6b 7b

Desmistificando os módulos gregorianos:

Para tirar a dúvida, é só usar todas as notas da escala de C Maior. Para obter os intervalos do 2o grau, é só começar pela 2a nota da escala (D). Assim, teremos a fórmula do eólio (nesse caso será o D eólio). Ao fazer o mesmo partindo da 3a nota (E), teremos os intervalos do frígio (3o grau) que estarão nesse caso partindo do E, e assim por diante.

O que inicialmente podem parecer escalas complexas e difíceis de decorar na verdade não o são quando damos uma olhada mais apurada:

1o grau (maior): Jônio T 2 3 4 5 6 7+ (T T ST T T T ST)
É a escala maior - referência

2o grau (menor): Dórico T 2 3b 4 5 6 7b (T ST T T T ST T)
É a escala menor com 6a maior.

3o grau (menor): Frígio T 2b 3b 4 5 6b 7b (ST T T T ST T T)
É a escala menor com 2a bemol. Muito usada em flamenco.

4o grau (maior): Lídio T 2 3 4+ 5 6 7+ (T T T ST T T ST)
É a escala maior com a 4a aumentada.

5o grau (maior): Mixolídio T 2 3 4 5 6 7b (T T ST T T ST T)
É a escala maior com 7a menor. Típica escala de blues.

6o grau (menor): Eólio T 2 3b 4 5 6b 7b (T ST T T ST T T)
É a escala menor - referência.

7o grau (menor): Lócrio T 2b 3b 4 5dim 6b 7b (ST T T ST T T T)

Este é o grau mais exótico. Ele é ideal para ser utilizado em improvisos em acordes semidiminutos, por possuir 5b e 7b. Repare que ele não tem 7a diminuta, por isso, quando for um acorde diminuto com sétima diminuta esse módulo não pode ser utilizado.

MODO é a *maneira* como uma escala varia. Você pode encontrar a *maneira* como os modos variam a partir de cada grau da escala de C.

C - D - E - F - G - A - B - C eh um EXEMPLO de modo jonio

D - E - F - G - A - B - C - D eh um EXEMPLO de modo dorico.. e assim vai indo

O importante é saber a 'fórmula' de cada modo. olhando os intervalos você poderá ver que o modo Dórico por exemplo, tem a seguinte 'formula' :

T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6M - 7m - 8

Ele é um modo menor (o que caracteriza isso é a 3m) porém tem a 6 aumentada em meio tom
(6M ao inves de 6m). É assim que devemos estudar os outros modos.

Se for maior compare com a escala maior padrão (modo Jônio) e veja o que muda.
Se for menor compare com a escala menor padrão (modo Eólio)

Apenas para reforçar, devemos entender como são gerados os modos de uma escala, por exemplo, vamos analisar os modos partindo da tonalidade de C maior para um melhor entendimento.

Exemplo: C modo jônio

T - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7M - 8J

C D E F G A B C

Para formarmos o modo seguinte devemos, sobrepor a seqüência de notas só que partindo da nota seguinte a qual deu inicio a escala, neste caso D(ré), assim montaremos o modo dórico.

Exemplo: D modo dórico

T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6M - 7m - 8J

D E F G A B C D

Obs: perceba que a seqüência das notas é a mesma do modo jônio, porém os intervalos devem ser analisados em particular pelo fato de termos adotado uma nova tônica, assim poderemos analisar se a escala gerada é maior ou menor, através da sua tríade, montar seu arpejo e os acordes q o mesmo pode gerar...

Vamos a analise:

Modo Jônio -> Maior por possuir intervalo de terça maior.
Arpejo gerado: T 3M 5J 7M ou C E G B
Acordes formados: C, C7M, C7M (9), C6, C6(9), C7M (6), C7M (6,9), C(add9) etc...

Modo Dórico -> Menor por possuir intervalo de terça menor.
Arpejo gerado: T 3m 5J 7m ou D F A C
Acorde formados: Dm, Dm6, Dm6(9), Dm7, Dm7(9), Dm7(9,11), Dm7(9,11,13), Dm(add9).

Na prática:

Os modos nada mais são do que 7 formas prontas pra se executar uma escala, sempre levando em consideração o grau da escala. Exemplo:

Vamos fazer a escala de G, se começarmos ela em G, estaremos executando G Jônio, ou seja, tocando a escala de G a partir do 1º grau.

Se vamos ainda fazer a escala de G, mas começando em A, estaremos executando A Dórico, ou seja tocando a escala de G a partir do 2º grau.

Se vamos ainda fazer a escala de G, mas começando em B, estaremos executando B Frígio, ou seja tocando a escala de G a partir do 3º grau. E assim vai ate chegarmos em G Jônio novamente.

Cada modo se tem um shappe (forma), você aprendendo a fazer os 7 modos, ai é só aplicar em cada grau de cada escala. Com isso você fará escalas naturais em todos os 12 tons.

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Mensagem por Edão Qui Jun 11, 2009 11:51 pm

Esse vídeo é bem interessante, pois ensina algumas formas de praticar as escalas do modo grego. Pra quem gosta de tudo mastigadinho, é um prato cheio.
Sim, a prática ensinada no vídeo objetiva o ganho de velocidade na execução.
É breve mas é interessante.

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Mensagem por lcalazans Sáb Jun 13, 2009 7:00 pm

Cláudio, vlw pela informação, cm sempre de alto nível ! Ouvi um toque de uma pessoa sobre "notas evitadas"; quais seriam essas notas e pq elas são assim chamadas por alguns ?
A[]s ! cheers
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Mensagem por Daniel Dom Jun 14, 2009 12:09 am

Na verdade a nota seria fora da escala, MAS é como se diz por aí... Errou, continua tocando, conserta e vai passar por improviso.

A nota evitada é a fora da escala, que teoricamente deixa o som estranho no contexto, mas é apenas evitada...se não me engano o Nico falava isso. Não confunda evitada com proibida.

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Mensagem por LuCaSbass Dom Jun 14, 2009 10:26 am

Não necessariamente fora da escala... são notas que não combinam com o acorde... Por exemplo:
A música está em dó maior mas se você tocar a nota fá(quarta justa) em um acorde CMaj7 fica esquisito... é melhor tocar fá sustenido(quarta aumentada), mesmo essa nota estando fora do tom original. Mas você pode sim tocar o fá, é só tomar cuidado para não deixar ela em evidência, usando como nota de passagem e etc.

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Mensagem por TheBassT Dom Jun 14, 2009 9:11 pm

Parece haver um erro na corda G da escala Lídio, já que a nota que ocorre no meio de cada linha da tablatura serão as inicias da próxima escala, assim...
Lídio

G||-----------------|-----------------|------------------|--9----[11]--12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|-----------------||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|-----------------||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|-----------------||

Mixolídio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--[11]---12---14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|-----------------||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|-----------------||
E||--10----12---14-|-----------------|-----------------|-----------------||
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Mensagem por andersonlsouza Qui Ago 06, 2009 12:33 am

é engraçado esse lance de nota evitada, no material do nico assumpção, ele fala sobre isso, mas no do nelson faria, a arte da improvisação, ele dá mais enfase.
agora no do nico, tem um lance esquisito. na primeira faixa do cd, é uma musica em Am, que começa com Am, tem uma exemplo de improviso do nico no fima da faixa, onde ta sendo tocada um Am na harmonia da musica, e o nico abre o improviso tocando um D, portanto, uma quarta de Am, e ficou bom.
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Mensagem por LuCaSbass Qui Ago 06, 2009 9:28 am

andersonlsouza escreveu:
agora no do nico, tem um lance esquisito. na primeira faixa do cd, é uma musica em Am, que começa com Am, tem uma exemplo de improviso do nico no fima da faixa, onde ta sendo tocada um Am na harmonia da musica, e o nico abre o improviso tocando um D, portanto, uma quarta de Am, e ficou bom.
Não é esquisito não, quarta justa fica bom em acordes menores mesmo hehe
Agora toca uma quarta justa em acorde com sétima maior, fica meio esquisito!

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Mensagem por dibass Qui Ago 06, 2009 11:51 am

andersonlsouza

o problema da 4j é em acordes maiores pois a 4j tocada nesse acorde gera um choque de 2m (c a terca ) é isso que deve ser evitado

Ex em C se eu tocar F

o C é formado por C, E e G se tocar a nota F gera uma 2m entre E e F
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Mensagem por andersonlsouza Qui Ago 06, 2009 11:31 pm

entedi, sempre evitei começar uma frase pela 4j, mas nunca tinha me antenado que em acordes menores, ele funciona bem.
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Mensagem por andersonlsouza Qui Ago 06, 2009 11:34 pm

e se eu tocar uma 4+, como é o caso do modo Lídio, no caso de uma Fá lídio, seria a nota B(Sí), pode ser??
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Mensagem por Rdg Bass Sex Ago 07, 2009 12:56 am

4+ pode usar e abusar

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Mensagem por andersonlsouza Sex Ago 07, 2009 10:20 pm

Comentaram mais acima, que a quarta pode ser usada em acordes menores, sem problemas. e nos maiores, não poderia, por essa quarta formar um intervalo de 2m com com a terça do acorde, sendo ele maior. até aí tudo bem.
e nocaso do modo Lócrio, que é menor, e tem um intervalo de 2m com o 5º grau desse modo, que no caso de um B lócrio, a quarta seria o "E" e a quinta "F", é permitido??
axo que já to chateando com esse assunto.
mas é que sou curioso com esses pequenos detalhes.
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Mensagem por Rdg Bass Sáb Ago 08, 2009 12:05 am

utiliza-se o modo Lócrio em acordes do tipo m7(b5) ou seja meio diminuto.

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Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 10, 2009 1:01 pm

andersonlsouza escreveu:
nocaso do modo Lócrio, que é menor, e tem um intervalo de 2m com o 5º grau desse modo, que no caso de um B lócrio, a quarta seria o "E" e a quinta "F", é permitido??

É como o colega disse o Lócrio é um modo usado para acordes menores com a 5ª diminuta, por isso a 4ª é justa e a quinta tem um intervalo de 2ª menor com a 5ª que é diminuta.

Sobre usar a 4ª Justa. Se não me engano o Nico mesmo falava para não usar o modo Jônio nos acordes maiores e sim a modo Lídio que tem a 4ª Aumentada então é só memorizar isso, toda vez que for improvisar use o modo Lídio nos acordes Maiores com 7ª maior que é a mesma coisa do do Jônio a não ser pela 4ª aumentada.
E para o os acordes menores use a 6ª maior que você encontra no modo Dórico que é a mesma coisa do Eólio mas com a 6ª maior.

Bem não tem nada de difícil nisso é só parar de ler e aplicar rsss. A medida que você vai praticando você vai memorizando aquilo de uma maneira legal.
Tem um programa massa para você praticar onde você coloca a harmonia e escolhe um rítmo que ele toca sozinho só que esquecí o nome...

Se alguém lembrar posta aí pois esse programa julgo essencial para o músico praticar levadas e improvisos.
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Mensagem por Daniel Qui Set 10, 2009 1:08 pm

Band in a Box??

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Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 10, 2009 1:42 pm

Danielreo escreveu:Band in a Box??

Isso, isso, isso!

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Mensagem por GusVCD Qui Set 10, 2009 5:39 pm

Devo confessar q esses tópicos são os únicos q me deixam meio tristes neste Forum... não pelo conteúdo (monstruoso por sinal), mais porque é nessa hora q vejo q não sou nada como musico, indiferente de qt tempo já tenha estudado...

Tenho extrema dificuldade de entender essa parte teórica, e por mais q eu tenha claramente percebido todo o cuidado e dedicação do amigo Cláudio em esmiuçar o assunto, boiei feio como sempre... Sad

Vou dar uma sacada no video postado acima pra ver se dá uma luz aqui...

Sou o tipo de cara q as vezes não consigo enxergar/entender ao q está na minha cara, e empaco e encavala tudo... mas derrepente, por uma virgula adicionada, clareia tudo de uma vez só... Sempre foi assim, desde os tempos de faculdade de Engenharia...

Em relação a musica, estou a tempos desesperado pra achar essa virgula, mas tá fox... quem sabe um dia... ainda tenho esperança! Rolling Eyes

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Mensagem por Alaney Sex Set 11, 2009 1:28 am

Olá GusVCD !!!

Não desanime não, com estudo e disciplina tudo vai se encaixando... a música é como quebra cabeças, você vai encaixando umas peças e descobrindo o lugar de outras. Portanto, bola pra frente!!!

Uma dica é assistir o vídeo do Nico Assumpção sobre Harmonia que vc encontra facilmente no youtube, ele está dividido em 12 partes se não me engano.

Particularmente, também enfrento problemas com aplicação dos modos gregos, quando a música rola é outra história... e ainda mais quando a maioria das harmonias que você acompanha executando umas música, não Maiores e Menores naturais... é prejuízo!!! Você não tem como fazer muitas experiencias... mas tô e continuo na luta, agente chega lá com FÉ EM DEUS.

Abraços,

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Mensagem por Claudio Sex Set 11, 2009 9:47 am

GusVCD escreveu:
é nessa hora q vejo q não sou nada como musico, indiferente de qt tempo já tenha estudado...

Esse pensamento é meio equivocado Gus... conheço muitos músicos, excelentes, virtuosos, que mal conhecem o básico da formação de acordes, e absolutamente nada de harmonia! Você vê os caras tocando, e acha que eles conhecem tudo sobre teoria... não é por aí não. Estudar é importante sim, mas essa falta de conhecimento atual não te diminui como músico em nada!

Aprenda no seu ritimo, sem se desesperar por achar que não vai conseguir nunca. Procure compreender e aplicar uma coisa de cada vez, com calma, e tenha em mente que música é algo que se estuda a vida toda.

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Set 11, 2009 9:58 am

Gus , nessa hora o melhor é 'limpar a cabeça' e recomeçar.
Uma dica boa é treinar mto o ouvido pq isso ajuda a te guiar nas aventuras baixísticas sem pensar na coisa de forma matemática. Esqueça um pouco as regras fixas e vá mais pelo instinto pois estando de mente livre tudo flui melhor.
E fique tranquilo pois com ctz um dia a vírgula aparece! Wink

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Mensagem por GusVCD Sex Set 11, 2009 11:08 am

Valews pelo apoio galera... realmente é complicado chegar em uma situação em q parece q estamos num beco sem saida, sem conseguir enxergar o resto do caminho...

Mas normalmente tento voltar um pouco e tentar por outro lado, com uma abordagem diferente...

Realmente espero um dia poder ter o entendimento q muitos dos amigos possuem sobre essa parte mais teórica...

E claro q sei q isso demorará anos, pois os amigos tbm gastaram muitos destes para saber o q sabem hj...

Um abraço e muito grave na vida de todos!!

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Mensagem por DUDUBASS Sex Set 11, 2009 11:22 am

Também acho que o caminho é zerar tudo e começar da velha escala cromática, e a partir daí perceber que tudo nasce dela...
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Mensagem por webercar Sex Set 11, 2009 12:44 pm

GusVCD escreveu:Valews pelo apoio galera... realmente é complicado chegar em uma situação em q parece q estamos num beco sem saida, sem conseguir enxergar o resto do caminho...

Mas normalmente tento voltar um pouco e tentar por outro lado, com uma abordagem diferente...

Realmente espero um dia poder ter o entendimento q muitos dos amigos possuem sobre essa parte mais teórica...

E claro q sei q isso demorará anos, pois os amigos tbm gastaram muitos destes para saber o q sabem hj...

Um abraço e muito grave na vida de todos!!

Gus seu desespero é o mesmo que todos qdo começam. Vem aquela enxurrada de teoria e vc fica um pouco perdido, mas com o passar do tempo as coisas vão clareando. Eu, por exemplo, comecei a estudar intervalos, escalas maiores e menores, triades e tetrades e qdo me deparei nos modos gregos pirei, não entendia bulufas, então pulei e fui estudar outras escalas e acordes. Qdo comecei a estudar campo harmônico é q voltei ao modo grego e a coisa começou a se encaixar, porque a vontade de saber improvisar na música me levou a isto. Hoje, estudo qual ou quais escalas e modos gregos posso introduzir num determinado acorde. E, com isso, vc descobre naturalmente em uma música qual escala ou modo grego q o baixista usou para fazer sua linha, improviso e o solo.

Ex: Música - Asa Branca - Luiz Gonzaga.
Usa escala de G maior e modo grego Mixolídio em C maior. O solo usa o modo grego Mixolídio em C maior. Basicamente é isto.

Se estou enganado me corrijam, por favor...

Abraços.....
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Mensagem por GusVCD Sex Set 11, 2009 1:52 pm

^ Tendi cara... mas o q me deixa cabreiro é q vc falou: Usa escala de G maior e modo grego Mixolídio em C maior. O solo usa o modo grego Mixolídio em C maior. Basicamente é isto. e isso pra mim soa coisa do outro mundo!


Rolling Eyes é rir pra não chorar! hehehehe

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Mensagem por DUDUBASS Sex Set 11, 2009 2:40 pm

GusVCD escreveu:^ Tendi cara... mas o q me deixa cabreiro é q vc falou: Usa escala de G maior e modo grego Mixolídio em C maior. O solo usa o modo grego Mixolídio em C maior. Basicamente é isto. e isso pra mim soa coisa do outro mundo!


Modos Gregos (ou Gregorianos) Icon_rolleyes é rir pra não chorar! hehehehe


Vc tem que compreender que a escala maior gera mais 6 modos, que nada mais são do que uma outra escala com as mesmas notas da maior só que começando em outra nota.


CDEFGABC
DEFGABCD
EFGABCDE
FGABCDEF
GABCDEFG
ABCDEFGA
BCDEFGAB

Repara que são as mesmas notas da escala de C maior, porém começando em cada uma das notas geram outros modos.
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Mensagem por GusVCD Sex Set 11, 2009 3:32 pm

^ Isso eu tinha entendido Dudu... mas eu me perco qd começa a falar em 2º grau, 3ºgrau e dai pra frente...

Eu até sei fazer os modos normais como vc descreveu acima... mais ai qd tem q transpor pra outros tons, e esses esquemas de graus tbm me deixam perdidos... sei q se eu simplesmente decora-se tudo, resolveria em partes o problemas, mas eu creio q o dia q eu conseguir entender realmente, nem precisarei de nada decorado, tudo fluiria naturalmente...

Mas sei lá... derrepente eu q to querendo demais... talvez seja melhor decorar mesmo e depois se a ficha cair, fazer mais por bom senso q decoreba...

Obrigadão cara!

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Mensagem por DUDUBASS Sex Set 11, 2009 3:52 pm

GusVCD escreveu:^ Isso eu tinha entendido Dudu... mas eu me perco qd começa a falar em 2º grau, 3ºgrau e dai pra frente...

Eu até sei fazer os modos normais como vc descreveu acima... mais ai qd tem q transpor pra outros tons, e esses esquemas de graus tbm me deixam perdidos... sei q se eu simplesmente decora-se tudo, resolveria em partes o problemas, mas eu creio q o dia q eu conseguir entender realmente, nem precisarei de nada decorado, tudo fluiria naturalmente...

Mas sei lá... derrepente eu q to querendo demais... talvez seja melhor decorar mesmo e depois se a ficha cair, fazer mais por bom senso q decoreba...

Obrigadão cara!

Vc tem que perceber que cada modo tem uma vida própria, mas que em 95% das músicas os modos maior e menor é que predominam sobre os outros... tipo a música é em C maior(modo jônio) toda harmonizada certinho C Am F G7; se vc vai improvisar (por centro tonal- considerando os acordes do tom) percebe-se que o tom é C, então vc pode usar qualquer modo grego derivado do C jônio, que é realmente o tom da música C maior. p ex: vou utilizar nessa sequencia harmÔnica o D dórico(DEFGABDC); vou utilizar o E frígio(EFGABCDE) perceba que as notas envolvidas são as mesmas muda apenas o ponto inicial em cada modo ... e etc inicie assim que é mais simples, porém há outras coisas em questão como notas não permitidas que não vou falar disso pra não complicar.

Se desliga um pouco do nome do modo e trate-os como graus, p.ex o dórico é o 2° modo de C(do jônio, tom maior), e perceba como é um 2° modo de um tom maior, é tão somente uma escala menor com a 6° maior e por aí vai...
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Mensagem por Edão Sáb Set 12, 2009 12:58 am

GusVCD escreveu:^ Isso eu tinha entendido Dudu... mas eu me perco qd começa a falar em 2º grau, 3ºgrau e dai pra frente...

Eu até sei fazer os modos normais como vc descreveu acima... mais ai qd tem q transpor pra outros tons, e esses esquemas de graus tbm me deixam perdidos... sei q se eu simplesmente decora-se tudo, resolveria em partes o problemas, mas eu creio q o dia q eu conseguir entender realmente, nem precisarei de nada decorado, tudo fluiria naturalmente...

Mas sei lá... derrepente eu q to querendo demais... talvez seja melhor decorar mesmo e depois se a ficha cair, fazer mais por bom senso q decoreba...

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Prezado, por quê não procurar um professor?
Resolví essas coisas assim, o cara tem tempo te ensina e você estuda o resto em casa. Depois que você aprender o bêabá, tudo fica mais fácil e as dicas e macetes ficaram mais simples pra sua compreensão.
Isso não quer dizer que você não possa ser completamente autoditada, mas precisa de tempo e dedicação. Como estamos falando, em parte, de matemática, aprender a regra com um mestre autêntico torna tudo sempre mais fácil.

[ ].

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Mensagem por GusVCD Sáb Set 12, 2009 6:59 pm

^ Concordo Edão, mas assim, fiz aula com uma cara qd era mais novo q me de enrolou por 2 anos, me fez decorar por decorar os modos gregos em "C"e nunca me ensinou corretamente como utilizá-los, e mais um monte de tralha, por isso a minha dificuldade, porque aprendi errado, e hj tudo q tento pegar q creio ser pelo jeito certo acaba esbarrando feio com o q o pseudo-mestre me ensiou e inconciente minha cabeça entra em parafuso... Na época eu era muito novo e achei q tava certo o q ele ta ensinando, e me deixei ser entulhado de coisas q formaram um muro estreito e extremamente alto de coisas empilhadas e qd tudo desabou em minha cabeça, me deixou mais perdido do q cego em tiroteiro até hj...

Como hj sou casado e meu orçamento é extremamente apertado, não tenho condições de bancar ninguem, até porque creio q alguém q realmente entenda e seja um professor de verdade, tem q cobrar o q é justo por esse conhecimento e trabalho de anos, e não tenho como bancar isso no momento...

Durante esses dias q conversamos aqui nesse tópico, acabei conversando com um conhecido q fez aulas por anos com o Chico Gomes e manja bastante de teoria e ele se disponibilizou em me dar aulas a base de troca por serviços prestados da minha parte a ele, então ainda existe ai essa luz no fim do túnel...

Mais uma vez agradeço de coração aos amigos q aqui perderam um pouco do seu tempo preciso tentando me ajudar e digo q realmente algumas coisas fizeram bastante sentido, e tentarei conseguir fazer toda essa informação se valer em minha vida musical!

Um abraço a todos.

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Mensagem por Henrique Alencar Sex Nov 27, 2009 2:49 pm

Cláudio, em meus estudos de teoria aprendí isso como modos litúrgicos.
No fim pode ser a mesma coisa mas seria legal adicionar litúrgicos ao título para ajudar nas buscas.

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Mensagem por Rdg Bass Sex Nov 27, 2009 9:28 pm

^ Pelos meus estudos e leituras já vi os termos acima só que á de esclarecer que os modos Gregos eram modos da Grécia antiga e muitos historiadores dizem que esses modos não têm nada a ver com o que conhecemos na atualidade. Segundo eles os modos que conhecemos devem ser chamados de modos litúrgico, eclesiásticos ou Gregorianos (devido ao Papa Gregório ter reorganizado tais modos) a ainda os que preferem chamá-los de modos da Renascença.

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Mensagem por Henrique Alencar Sex Nov 27, 2009 10:10 pm

RDG
Minha professora falou algo parecido.

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Mensagem por AmandaShasta Ter Abr 27, 2010 3:53 pm

Alguém sabe onde eu posso encontrar os modos gregos não com essa digitação de 3 notas por corda? Eu sei que tem uma digitação que acho que é chamada de "fechada".
Pra mim é o jeito, já que tenho a mão pequena... Embarassed

Se alguém souber eu agradeço. I love you

Por exemplo, o Jônio que foi postado acima:

G||-----------------|-----------------|-----------------|--4----5----7----||
D||-----------------|-----------------|--4----5----7----|-----------------||
A||-----------------|--3----5----7----|-----------------|-----------------||
E||--3----5----7----|-----------------|-----------------|-----------------||

Em vermelho dificulta muito pra mim e em azul rola tocar.
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Mensagem por gobatto Ter Abr 27, 2010 3:57 pm

G ||-----------------|-----------------|-----------------|--4----5----7---||
D ||-----------------|--------------2-|--4----5----7---|-----------------||
A ||-------------2---|--3----5-------|-----------------|------------------||
E ||--3----5--------|-----------------|-----------------|-----------------||


Assim?
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Mensagem por AmandaShasta Ter Abr 27, 2010 4:46 pm

gobatto escreveu:G ||-----------------|-----------------|-----------------|--4----5----7---||
D ||-----------------|--------------2-|--4----5----7---|-----------------||
A ||-------------2---|--3----5-------|-----------------|------------------||
E ||--3----5--------|-----------------|-----------------|-----------------||


Assim?

Então, mas:
D ||-----------------|--------------2-|--4----5----7---|-----------------|| <--- Isso não rola

É um lance mais pra:
G ||-----------------|-----------------|--------------2--|--4----5--------||
D ||-----------------|--------------2--|--4----5---------|----------------||
A ||-------------2---|--3----5---------|-----------------|----------------||
E ||--3----5---------|-----------------|-----------------|----------------||

Se alguém tiver todas essas digitações, ou souber onde eu possa baixar e/ou encontrar eu agradeço. Wink
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Mensagem por G. Kanazawa Ter Abr 27, 2010 4:58 pm

mais fácil e rápido vc gastar 15 min e montar da forma que vc tá querendo, alem de ser um ótimo exercício de intervalos

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Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Abr 27, 2010 5:03 pm

o problema de tablatura é sempre a digitação, e essas que o Claudio colocou não completam duas oitavas. no caso do jonio em 'digitação fechada', acho que fica melhor assim:

É um lance mais pra:
G ||-----------------|------------------|-----------------|--4----5---7---|--9---11---12-
D ||-----------------|--------------2---|--4----5----7--|----------------|-----------------
A ||-------------2---|--3----5---------|-----------------|----------------|-----------------
E ||--3----5---------|------------------|----------------|----------------|-----------------
------2----4-----1-----2-----4-----1------1----2-----4-----1----2----4-----1----3-----4
(embaixo são os dedos)
repare que tem um salto com o dedo 1 do segundo para o terceiro compasso e depois tem um outro salto do terceiro para o quarto compasso.
Ai depois é so usar essa ideia para os outros modos. Essa digitação atende praticamente todos os modos com terça maior, lógico que fazendo as alterações necessarias. Mas antes de decorar digitações, é melhor aprender a formação dos modos, que ai facilita bastante e ai vc vai ver o modo em toda extensão do braço do instrumento.

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 27, 2010 7:36 pm

Cara ! Se tem uma coisa que me embassa a visão é tablatura!!
Não consigo entender nada direito!
Da mais trabalho que ler a partitura.
Umas notinhas e indicação do dedo e da corda não seriam mais bacanas????
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Mensagem por LuCaSbass Ter Abr 27, 2010 8:42 pm

Fernando Zadá escreveu:
Umas notinhas e indicação do dedo e da corda não seriam mais bacanas????
Com certeza, mas ai até abrir o Finale e escrever tudo... Café
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Mensagem por Bhernardo Ter Abr 27, 2010 9:57 pm

Eu to com uma dúvida sobre os modos gregos, por exemplo.
Se eu to tocando uma música que o tom dela é C maior e eu vou improvisar algo em cima de uma parte que ela fica segurando o acorde G7, eu necessarimente devo improvisar em cima da escala mixolídio ou posso improvisar em cima de qualquer modo grego?
Na minha cabeça tanto faz, pois as escalas são as mesmas só que com a ordem das notas alteradas.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Abr 27, 2010 10:09 pm

Bhernardo escreveu:Na minha cabeça tanto faz, pois as escalas são as mesmas só que com a ordem das notas alteradas.
Na pratica é isso mesmo.
Mas lembrando que cada modo tem suas notas características e que vc pode destacá-las no seu improviso, e que fica muito bonito

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Mensagem por Cantão Ter Abr 27, 2010 10:17 pm

Tenho acompanhado esse tópico desde quando o Cláudio criou...e o nivel dele sempre se manteve excelente...parabéns a todos que adicionaram mais conteúdo a ele... up

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Mensagem por AmandaShasta Qua Abr 28, 2010 4:03 pm

Gente, eu escrevi os modos gregos em shape, para baixo de 5 cordas, com afinação (E A D G B), em uma posição fechada. Pra mim está sendo muito útil, então deixo o post aqui caso alguém precise.

Bjos. I love you

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Mensagem por GeleiaBass Qua Abr 28, 2010 7:58 pm

Olá galera do grave,

Exitem várias formas para estudar, e no meu caso não penso em modos, e sim em acordes, quando os utilizo.
Por exemplo, se vejo um acorde Cmaj7, ou utilizo escada de C maior (jonio), ou a de G maior (lídio).
Se vejo um acorde de Em7, penso nas escalas de D maior (dórico), C maior (frígio) ou G maior (eólio).
Se o acorde em questão for um G7, vc pode utilizar a escala de C maior (mixolídio), ou se quiser arriscar vôos mais altos (e com riscos incalculáveis a vida...rs) vc utiliza Cm melódico (mixolídio), ou Dm melódico (lídio b7).
Dessa forma sempre utilizo a digitação das escalas, não precisando desenvolver ou criar novos shapes..., isso facilitou mto as coisa p mim.
E depois de um tempo estudando as escalas em cima dos acordes, como os shapes se repetem, até as notas características ficam à mão, para utilizar (enfatizar) assim que necessário...


Abraços

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Mensagem por AmandaShasta Qui Abr 29, 2010 10:28 am

GeleiaBass escreveu:
Dessa forma sempre utilizo a digitação das escalas, não precisando desenvolver ou criar novos shapes...

Não entendi o que você quis dizer. Se você não precisa desenvolver novos shapes, então você usa algum shape específico. E de qualquer maneira você teve que decorar esses shapes. Certo?
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Mensagem por GeleiaBass Qui Abr 29, 2010 11:01 am

Oi Amanda...
Na verdade estudei e ainda estudo por região..., e para eu conseguir tocar as 12 toanlidades maiores e as 12 menores, em todo o braço vc precisa somente de 5 shapes, um para cada região.
Além disso, dentro desses mesmos 5 shapes, vc estuda o arpejo e a penta...

Vc precisrá mudar os shapes quando estudar a escala menor melódica e harmonica, mas vc deriva a partir dos shapes que já estão na sua mão...

Inclusive os shapes que utilizo estão bem proximos de alguns dos que vc colocou acima (não existe invenção), mas também vc utiliza uma afinação diferente, então acabam se alterando.

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Mensagem por webercar Qui Abr 29, 2010 11:49 am

GeleiaBass escreveu:Oi Amanda...
Na verdade estudei e ainda estudo por região..., e para eu conseguir tocar as 12 toanlidades maiores e as 12 menores, em todo o braço vc precisa somente de 5 shapes, um para cada região.
Além disso, dentro desses mesmos 5 shapes, vc estuda o arpejo e a penta...

Vc precisrá mudar os shapes quando estudar a escala menor melódica e harmonica, mas vc deriva a partir dos shapes que já estão na sua mão...

Inclusive os shapes que utilizo estão bem proximos de alguns dos que vc colocou acima (não existe invenção), mas também vc utiliza uma afinação diferente, então acabam se alterando.

Legal esta dica GeleiaBass. Tbm estou estudando modos gregos encima de acordes. Eu sei q vai dar um trabalhinho, mas poderia postar estes 5 shapes por região para nós e se possível uma explanação de como usá-los, exemplificando. Agradeço desde já.

Abraços...
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Mensagem por AmandaShasta Ter maio 04, 2010 1:28 pm

Realmente ia ser legal esses shapes! =)

Eu estou com a apostila do Nico e estou estudando em cima dela. Vamos ver o progresso! =)
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Mensagem por José Carlos Qua maio 05, 2010 1:01 am

Estou começando a entender tudo Ideia

Creio que agora posso iniciar os estudos ao modo grego com
um pouco mais de calma..
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