Solfejo / Modos gregos (Solo Edu Luke)
+10
Binão
Ricardo
Claudio
Fernando Zadá
allexcosta
Vacc
RFFanBR
Dan
Thales_Sr
leandrosf89
14 participantes
Página 1 de 1
Solfejo / Modos gregos (Solo Edu Luke)
Ja vi alguns Guitarristas fazerem esse lance de solar e cantar as notas ao mesmo tempo, pra mim é mais "virtuose" do que um solo do "Slash"...
Cara, quantos anos o cara leva pra acertar um solo desse junto com o vocal? hehe
Um destaque pro Music man dos meus sonhos que o baixista está usando... verde com escudo preto... Lindasso!
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/FAcBG0Vu2hk&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/FAcBG0Vu2hk&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Se alguem quiser postar algum outro video nesse estilo, fique á vontade!
Cara, quantos anos o cara leva pra acertar um solo desse junto com o vocal? hehe
Um destaque pro Music man dos meus sonhos que o baixista está usando... verde com escudo preto... Lindasso!
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/FAcBG0Vu2hk&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/FAcBG0Vu2hk&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Se alguem quiser postar algum outro video nesse estilo, fique á vontade!
Última edição por leandrosf89 em Dom Abr 18, 2010 6:16 pm, editado 1 vez(es)
leandrosf89- Membro
Re: Solfejo / Modos gregos (Solo Edu Luke)
Não muitos... Tem que estudar solfejo.
O problema é que o povo as vezes estudar "ah a fórmula da escala menor é T ST T T ST T T..." e não se preocupa em ouvir a sonoridade dela.
Quando a pessoa resolve aprender a sonoridade, ao invés de textos, isso aí sai fácil.
O Gilmour também faz.
Tem um vídeo do chico gomes fazendo isso também
O Cid tava vendendo um Sterling nessa cor, belíssimo. Meu sonho atual é um Bongo nessa cor, só que acho que eles não fabricam mais...
Dan- Membro
^Se tovesse grana já tinha comprado o do Cid na hora... vejo aquele anúncio há uns 3 meses e só me dá mais GAS...
leandrosf89- Membro
Thales_Sr escreveu:Cara, quantos anos o cara leva pra acertar um solo desse junto com o vocal? hehe
Não muitos... Tem que estudar solfejo.
O problema é que o povo as vezes estudar "ah a fórmula da escala menor é T ST T T ST T T..." e não se preocupa em ouvir a sonoridade dela.
Quando a pessoa resolve aprender a sonoridade, ao invés de textos, isso aí sai fácil.
Verdade, gostei da explicação... Até eu que sou meio burro entendi...
Mas acho que não sai fácil não hein rsrs...
leandrosf89- Membro
Mas acho que não sai fácil não hein rsrs...
Cara, até eu que sou meio ruim consigo fazer...
O que me ajuda é que há uns 6 anos eu resolvi treinar a identificar os intervalos entre notas pela sonoridade (acho que qualquer curso de música que se preze deva ensinar solfejo e ditado). Com isso, fica fácil.
^Tem algum material virtual pra se aprender isso Thales???
Assim, como você falou em 6 anos... Toco baixo há uns 3 ainda... rs... Comecei tarde, com 15!
Quem sabe daqui uns 3 eu consiga fazer... Tenho dado bastante importância a essa questão do Tom/ Semi tom e no "tirar de ouvido" de um ano pra cá e vi que melhorei muito mesmo... A questão que eu acho mais virtuose nisso é o cara não esquecer a sonoridade de UMA nota em meio a tantas tocadas... Isso é demais... Se errasse uma já ficaria horrível...
Assim, como você falou em 6 anos... Toco baixo há uns 3 ainda... rs... Comecei tarde, com 15!
Quem sabe daqui uns 3 eu consiga fazer... Tenho dado bastante importância a essa questão do Tom/ Semi tom e no "tirar de ouvido" de um ano pra cá e vi que melhorei muito mesmo... A questão que eu acho mais virtuose nisso é o cara não esquecer a sonoridade de UMA nota em meio a tantas tocadas... Isso é demais... Se errasse uma já ficaria horrível...
leandrosf89- Membro
Eu com 6 meses de curso estou na fase de identificar o intervalo pela sonoridade (e atrasada já por preguiça minha). Inclusive hoje é o dia de ficar praticando os modos gregos prestando atençao no som, e cantando as notas junto, no tom.
Pois é, assim logo logo eu faço a mesma coisa que o cara do vídeo, kkkkk
Se vc começou tarde, imagina eu então. Tenho pouco tempo de vida como baixista, daqui a pouco vence a validade, kkkkk
Pois é, assim logo logo eu faço a mesma coisa que o cara do vídeo, kkkkk
leandrosf89 escreveu:Comecei tarde, com 15!
Se vc começou tarde, imagina eu então. Tenho pouco tempo de vida como baixista, daqui a pouco vence a validade, kkkkk
^Po, pode ter certeza que se compararmos onde estaremos em conhecimento daqui uns 2 anos, você terá muito mais conhecimento do que eu... Pelo menos teórico e básico sim... No Prático se você não tiver preguiça também rs... Acho que esse é meu ponto forte, não ter preguiça de "praticar"...
leandrosf89- Membro
Peço ao pessoal da moderação pra passar o tópico pra "Teoria" já que acho que pode ajudar alguns... Se necessário né...
leandrosf89- Membro
^Tem algum material virtual pra se aprender isso Thales???
Tenho não... Procure por "modos gregos", aprenda a fórmula de formação de cada um dos modos, aprenda o "shape" de cada um no braço do instrumento, e aprenda a sonoridade de cada um deles.
Com isso, você já tem o básico pra tirar músicas de ouvido, e para fazer solfejo.
Mas imagino que o povo mais estudado talvez tenha algumas sugestões melhores.
A questão que eu acho mais virtuose nisso é o cara não esquecer a sonoridade de UMA nota em meio a tantas tocadas... Isso é demais... Se errasse uma já ficaria horrível...
Pois é, mas quando você conseguir pegar a "manha" de identificar os intervalos, você só precisa saber qual a sonoridade da primeira nota a ser tocada. Daí, é só uma sucessão de intervalos.
Opa, beleza... Vou tentar dar uma debruçada sobre esses assuntos... Eu consigo tirar as coisas de ouvido mas gostaria de mais embasamento teórico... Acho que isso pode me ajudar a saber o que estaria aplicando meio sem querer hehe
Valeu!
Valeu!
leandrosf89- Membro
Amigos, esse é um bom material para eu estudar modos gregos?
http://www.musica-e-acordes.com/modos.htm
leandrosf89- Membro
Eu acho bom.
Vasculha a wikipédia também, lá tem muita coisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modos_gregos
Vasculha a wikipédia também, lá tem muita coisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modos_gregos
Amigos, esse é um bom material para eu estudar modos gregos?
Acho legal sim.
o Oteil Burbridge (sei lá se é assim que se escreve) sola solfejando muito bem.
Richard Boná idem. Impressionante!
Richard Boná idem. Impressionante!
Vacc- Membro
4698 horas, 16 minutos e 31 segundos, aproximadamente.
^hehehehehehe... Mas você não estudou estatística...
O Lucas saberia com mais precisão rs
O Lucas saberia com mais precisão rs
leandrosf89- Membro
O George Benson é mestre nisso e pra ser sincero todo mundo deveria conseguir fazer isso. Se não sabe que som vai sair antes de tocar é porque tá digitando notas e se surpreendendo também.
A música Noite do Prazer do Cláudio Zoli tem isso também puramente inspirado no Benson.
Tem um brazuca fera nisso que esqueci o nome mas depois lembro e posto.
Comece estudando uns licks de pentatonica e decorando o som que aos poucos você vai incorporando sons ao seu repertório.
A música Noite do Prazer do Cláudio Zoli tem isso também puramente inspirado no Benson.
Comece estudando uns licks de pentatonica e decorando o som que aos poucos você vai incorporando sons ao seu repertório.
Fernando Zadá- Moderador
Ouça a música Strange Kind Of Women do CD "Made In Japan" da banda Deep Purple. No minuto 05:42 começa um antológico duelo de Guitarra e Voz entre Backmore e Gillan... é claro que isso rolava nos aureos tempos em que o Gillan conseguia atingir coma voz as notas mais agudas da guitarra.
Claudio- Membro
Fernando Zadá escreveu:O George Benson é mestre nisso e pra ser sincero todo mundo deveria conseguir fazer isso. Se não sabe que som vai sair antes de tocar é porque tá digitando notas e se surpreendendo também.
Opa, vou ouvir o Benson... Ja tinha visto o Claudio Zoli fazendo o mesmo naquela música, também achei muito bom...
Também é importante o cara saber a nota antes de digitar realmente... nem que seja saber, porque chegar a vocalizar a nota de forma fiel é bem difícil pra quem não canta... Eu canto um pouco, mas não manjo disso...
leandrosf89- Membro
Acabei de baixar... Nossa, porrada mesmo esse cd do DP... Demais essa música também! E deve ser um cd histórico por se tratar de uma gravação ao vivo em 1972... vixeeeeeeClaudioBass escreveu:Ouça a música Strange Kind Of Women do CD "Made In Japan" da banda Deep Purple. No minuto 05:42 começa um antológico duelo de Guitarra e Voz entre Backmore e Gillan... é claro que isso rolava nos aureos tempos em que o Gillan conseguia atingir coma voz as notas mais agudas da guitarra.
E Realmente conseguir alcançar nota aguda de guitarra é só pra quem manja mesmo... Tem que ser bom cantor pra fazer isso! hehehe
Valeu Claudio!
Última edição por leandrosf89 em Dom Abr 18, 2010 9:31 pm, editado 1 vez(es)
leandrosf89- Membro
Arnaldo Batista faz isso na música "Mutantes e seus Cometas no País dos Baurets", vale a pena ouvir.
allexcosta escreveu:4698 horas, 16 minutos e 31 segundos, aproximadamente.
Recalculei e cheguei quase ao mesmo resultado.
Impressionante!!!
Foi o que o Talles disse: Não dá pra ficar decorando quadradinho e formuletas.
O cara começa a fazer diferença quando a mente dele escuta o som antes de ele ser executado.
Como falaram ai em cima, o Benson é craque nisso. O Bona tbm, e ja vi ate o Arthur Maia fazendo isso. O Arismar também faz e ainda 'tira onda', assobiando as notas. Isso se chama consciência musical!
Muito bem lembrado Cláudio...curto até hoje esse duelo...ClaudioBass escreveu:Ouça a música Strange Kind Of Women do CD "Made In Japan" da banda Deep Purple. No minuto 05:42 começa um antológico duelo de Guitarra e Voz entre Backmore e Gillan... é claro que isso rolava nos aureos tempos em que o Gillan conseguia atingir coma voz as notas mais agudas da guitarra.
Cantão- Moderador
^Pra vc ver como é... uns curtem até hoje e eu comecei a escutar Hoje a música rs
leandrosf89- Membro
É Fretless o bass do Arismar?
LFBruschi- Membro
nesses videos, sim.lfbruschi escreveu:É Fretless o bass do Arismar?
LuCaSbass escreveu:nesses videos, sim.lfbruschi escreveu:É Fretless o bass do Arismar?
Gostei demais desse timbre, essa coisa sem traste é realmente muito suave aos ouvidos. será que isso pega???
os caps são fechados também, tipo o stratosonic da giannini.
um abraço a todos
LFBruschi- Membro
^Os caps desse Fender do Arismar são EMG
Poxa, Edu Luke é demais!!! Adoro o CD Cosmobamba!!!
AmandaShasta- Membro
^Não conheço as músicas dele... Só vi um cover que ele fez de "Sina" muito bem tocado...
Mas só por fazer isso ele já ganhou conceito comigo...rs
Vou tentar ouvir esse cd que vc indicou!
hehe
Mas só por fazer isso ele já ganhou conceito comigo...rs
Vou tentar ouvir esse cd que vc indicou!
hehe
leandrosf89- Membro
LuCaSbass escreveu:Como falaram ai em cima, o Benson é craque nisso. O Bona tbm, e ja vi ate o Arthur Maia fazendo isso. O Arismar também faz e ainda 'tira onda', assobiando as notas. Isso se chama consciência musical!
Exatamente, consciência é a palavra... Sem contar que soa muito bem o "naipe" de baixo com assovio (2 oitavas acima), é o Super Shifter natural hehehe
Convidado- Convidado