Modos Gregos (ou Gregorianos)
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Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Ok, vou gravar um video para simplificar a explicação e deixar o entendimento mais fácil, e abro um tópico de "estudo por região", ou coisa parecida, para não misturar com o topico do Claudio.
Lógico, depois de um tempo o estudo entrará em "modos", pois não há como separar as coisas, e tudo no fim é para um unico objetivo....
Lógico, depois de um tempo o estudo entrará em "modos", pois não há como separar as coisas, e tudo no fim é para um unico objetivo....
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Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass- Membro
- Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Graças a Deus achei o que estava procurando, esse forum só tem gente Top de Linha mesmo!!!!
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Coloquei algo bem simplificado no meu blog, tem gravações com as escalas exercícios, depois vou desenvolver bem esse tema com aplicações práticas, assim é bom que eu relembro algumas coisas.
http://www.midiaarte.com.br/claudiojardim/?page_id=595
http://www.midiaarte.com.br/claudiojardim/?page_id=595
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Eu odeio modos!!!!!!
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
^ Eu já entendi o conceito mas nunca consigo aplicar na pratica...
NETOULTRA- Membro
- Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
O uso dos modos é justificado em função do repertório que você aplica.
Da-se muita importância a isso e alguns criam verdadeiras confusões por isso odeio não os modos mas a forma como são tratados em discussões teóricas.
Da-se muita importância a isso e alguns criam verdadeiras confusões por isso odeio não os modos mas a forma como são tratados em discussões teóricas.
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Tanto os modos como os acordes, inversões, ritmos e todos os outros aspectos da música deveriam ser ensinados com referência no repertório, é um verdadeiro atalho para se entender o assunto.
Mudando de assunto, tenho estudado escalas usando outro esquema de digitação. Não sei mexer direito com tabs, então tentarei explicar resumidamente.
Escala de dó maior, começando no primeiro dó da corda mi: Toco o dó com o dedo um e mudo de posição para tocar o ré na mesma corda com o mesmo dedo 1, aí todo o mi e o fá com os dedos 3 e 4, vou pra corda lá e toco o sol e o lá com o dedo 1, aí o si e só com os dedos 3 e 4 e assim segue.
Basicamente: primeira e segunda notas com o dedo 1, as duas notas seguintes com o dedo 3 e 4 ou 2 e 4, depende da situação.
Fica uma abordagem "diagonal", onde você cobre uma tessitura grande fazendo as mudanças de posição só com o dedo 1.
qualquer dúvida, estamos aí.
Mudando de assunto, tenho estudado escalas usando outro esquema de digitação. Não sei mexer direito com tabs, então tentarei explicar resumidamente.
Escala de dó maior, começando no primeiro dó da corda mi: Toco o dó com o dedo um e mudo de posição para tocar o ré na mesma corda com o mesmo dedo 1, aí todo o mi e o fá com os dedos 3 e 4, vou pra corda lá e toco o sol e o lá com o dedo 1, aí o si e só com os dedos 3 e 4 e assim segue.
Basicamente: primeira e segunda notas com o dedo 1, as duas notas seguintes com o dedo 3 e 4 ou 2 e 4, depende da situação.
Fica uma abordagem "diagonal", onde você cobre uma tessitura grande fazendo as mudanças de posição só com o dedo 1.
qualquer dúvida, estamos aí.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Adorei este tópico!!!!
até eu entender isso custou também... na verdade ainda me perco um tanto, mas o segredo está mesmo em dominar intervalos e saber as escalas!!
infelizmente nosso instrumento assim como o violão ou guitarra é um instrumento que induz ao musico a pensar pouco ou justamente não pensar! hehehe! devido aos formatos dos modos e escalas serem sempre os mesmos.
mas nada que 20 minutos de estudo por dia não resolvam!
como diria um professor meu... o baixo é um instrumento fácil... fácil de tocar mal.
Os Shapes da Amanda são bem interessantes, esse final de semana vou tentar achar os formatos como o Lucasbass comentou, (Aberto, fechado e por acorde).porém separados, ai eu posto aqui!
abração!
até eu entender isso custou também... na verdade ainda me perco um tanto, mas o segredo está mesmo em dominar intervalos e saber as escalas!!
infelizmente nosso instrumento assim como o violão ou guitarra é um instrumento que induz ao musico a pensar pouco ou justamente não pensar! hehehe! devido aos formatos dos modos e escalas serem sempre os mesmos.
mas nada que 20 minutos de estudo por dia não resolvam!
como diria um professor meu... o baixo é um instrumento fácil... fácil de tocar mal.
Os Shapes da Amanda são bem interessantes, esse final de semana vou tentar achar os formatos como o Lucasbass comentou, (Aberto, fechado e por acorde).porém separados, ai eu posto aqui!
abração!
Mael_sm- Membro
- Mensagens : 24
Localização : São Paulo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Eu acho q o estudo dos modos deveriam ser vistos de modo como eles são ... o Jônio é o Jônio... o Frígio é o Frígio ...acho q encarando cada modo como ele é em si fica bem mais interessante de se estudar...reconhecer ...e etc...
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...
LI ALGUMAS MENSAGENS A RESPEITO DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS MODOS GREGOS.
TODO MATERIAL QUE LI, ASSISTI E OUVI FALAM SOBRE A MESMA COISA: OS MODOS GREGOS SÃO MUITO CHATOS... NUNCA ENTENDI MUITO BEM COMO APLICAR ESSES MODOS ATÉ QUE ESPERIMENTEI ESTUDA-LOS DE UMA MANEIRA INUSITADA: UTILIZANDO UMA DIGITAÇÃO TOTALMENTE MALUCA.
TOCANDO APENAS 3 NOTAS DOS MODOS POR CORDA, E TOCANDO EM APENAS UMA CORDA. DOPOIS, COM A MESMA DIGITAÇÃO DE TRÊS NOTAS POR CORDA, AUMENTEI PARA DUAS CORDAS. ESTUDEI DESSA MANEIRA SOLFEJANDO AS NOTAS.
SEM QUE PERCEBESSE A SONORIDADE PECULIAR DESSES "DESENHOS" SE FIXARAM NA MINHA MENTE.
É UM BOM JEITO DE ESTUDAR.
LEMBRANDO QUE PARA SER UM BOM IMPROVISADOR OS MODOS GREGOS NÃO SÃO, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, SUFICIENTES. SÃO APENAS O INICIO DOS ESTUDOS SOBRE COMO ENTENDER HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.
E NUNCA ESQUEÇAM: PRA QUE UTILIZAR TODAS AS NOTAS SE VOCÊ PODE UTILIZAR AS MELHORES?
EXEMPLO:
JONIO
---3--5--7--
DORICO
---5--7-8---
E POR AI VAI... O IMPORTANTE DESSE ESTUDO É O SOLFEJO JUNTO AO ESTUDO DA TÉCNICA.
ABRAÇOS...
LI ALGUMAS MENSAGENS A RESPEITO DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS MODOS GREGOS.
TODO MATERIAL QUE LI, ASSISTI E OUVI FALAM SOBRE A MESMA COISA: OS MODOS GREGOS SÃO MUITO CHATOS... NUNCA ENTENDI MUITO BEM COMO APLICAR ESSES MODOS ATÉ QUE ESPERIMENTEI ESTUDA-LOS DE UMA MANEIRA INUSITADA: UTILIZANDO UMA DIGITAÇÃO TOTALMENTE MALUCA.
TOCANDO APENAS 3 NOTAS DOS MODOS POR CORDA, E TOCANDO EM APENAS UMA CORDA. DOPOIS, COM A MESMA DIGITAÇÃO DE TRÊS NOTAS POR CORDA, AUMENTEI PARA DUAS CORDAS. ESTUDEI DESSA MANEIRA SOLFEJANDO AS NOTAS.
SEM QUE PERCEBESSE A SONORIDADE PECULIAR DESSES "DESENHOS" SE FIXARAM NA MINHA MENTE.
É UM BOM JEITO DE ESTUDAR.
LEMBRANDO QUE PARA SER UM BOM IMPROVISADOR OS MODOS GREGOS NÃO SÃO, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, SUFICIENTES. SÃO APENAS O INICIO DOS ESTUDOS SOBRE COMO ENTENDER HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.
E NUNCA ESQUEÇAM: PRA QUE UTILIZAR TODAS AS NOTAS SE VOCÊ PODE UTILIZAR AS MELHORES?
EXEMPLO:
JONIO
---3--5--7--
DORICO
---5--7-8---
E POR AI VAI... O IMPORTANTE DESSE ESTUDO É O SOLFEJO JUNTO AO ESTUDO DA TÉCNICA.
ABRAÇOS...
RAFAELGROOVE- Membro
- Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
RAFAELGROOVE escreveu:PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...
Sim, percebemos que você é novo no Fórum... não por ter apenas 1 post, mas por ter feito todo o post em letras maiúsculas... isso me diz, inclusive, que você nem sequer deu uma lida básica nas regras do Fórum né?
Ahhh Rafael... ahhhhhhhhh Rafael...
Mas, tudo bem... de qualquer forma, seja bem-vindo ao nosso Fórum!
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[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
RAFAELGROOVE escreveu:PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...
LI ALGUMAS MENSAGENS A RESPEITO DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS MODOS GREGOS.
TODO MATERIAL QUE LI, ASSISTI E OUVI FALAM SOBRE A MESMA COISA: OS MODOS GREGOS SÃO MUITO CHATOS... NUNCA ENTENDI MUITO BEM COMO APLICAR ESSES MODOS ATÉ QUE ESPERIMENTEI ESTUDA-LOS DE UMA MANEIRA INUSITADA: UTILIZANDO UMA DIGITAÇÃO TOTALMENTE MALUCA.
TOCANDO APENAS 3 NOTAS DOS MODOS POR CORDA, E TOCANDO EM APENAS UMA CORDA. DOPOIS, COM A MESMA DIGITAÇÃO DE TRÊS NOTAS POR CORDA, AUMENTEI PARA DUAS CORDAS. ESTUDEI DESSA MANEIRA SOLFEJANDO AS NOTAS.
SEM QUE PERCEBESSE A SONORIDADE PECULIAR DESSES "DESENHOS" SE FIXARAM NA MINHA MENTE.
É UM BOM JEITO DE ESTUDAR.
LEMBRANDO QUE PARA SER UM BOM IMPROVISADOR OS MODOS GREGOS NÃO SÃO, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, SUFICIENTES. SÃO APENAS O INICIO DOS ESTUDOS SOBRE COMO ENTENDER HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.
E NUNCA ESQUEÇAM: PRA QUE UTILIZAR TODAS AS NOTAS SE VOCÊ PODE UTILIZAR AS MELHORES?
EXEMPLO:
JONIO
---3--5--7--
DORICO
---5--7-8---
E POR AI VAI... O IMPORTANTE DESSE ESTUDO É O SOLFEJO JUNTO AO ESTUDO DA TÉCNICA.
ABRAÇOS...
Não entendi nada dos exemplos?
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Desculpem pelas letras maíusculas...rsrsrs
Quanto aos exemplos pense no seguinte:
-Você tocará apenas as três primeiras notas de cada modo, em apenas uma corda:
Exemplo:
jônio:
---3--5--7--
aí, em seguida toque as três primeiras notas do modo seguinte:
dórico:
---5--7-8---
aí o próximo:
frígio:
---7-8--9---
e assim por diante...
se esse exemplo for aplicado na corda A (lá), teremos, então:
Jônio
---C--D--E--
Dórico
---D--E-F---
Frígio
---E-F--G---
e por ai vai...
O intuito desse estudo não é utilizar os modos para mapeamento "vertical" - com aquela decoreba chata de um monte de digitações - e sim o mapeamento do braço no sentido horizontal - uma vez que estamos estudando em uma só corda.
Gostaria de ressaltar que os modos gregos são utilizados geralmente apenas para o desenvolvimento inicial dos campos harmônicos.
No caso, aqui nesse tópico, estamos falando sobre campo harmônico maior, avisando aos que não sabem e lembrando os esquecidos, existem os modos desenvolvidos, ainda, nas escalas menores (Harmônica, melódica, e bachiana - menor antigo ou natural é igual ao maior, apenas iniciado a partir da sexta nota ou sexto grau), existem modos aplicados à escalas pentatônicas, hexafônicas, e por ai vai...
O que eu quero dizer com esse monte de besteira que eu escrevi é que:
- Não basta nos atentarmos a "decoréba" de um monte de digitações sendo que os modos não passam apenas de variações das escalas. O interessante é entender a estrutura das escalas, em primeiro lugar, depois entender a estrutura dessas variações, ou seja, dos modos, aí você pode desenrolar os campos hârmonicos a partir dessas variações. Decorar os modos gregos e suas digitações - pra trás, pra baixo, pra frente, indo e voltando - não resolve em nada a questão de saber ou não improvisar. Os modos são apenas ferramentas para a definição dos campos harmônicos e para definir suas tensões caracteristicas, evitadas, e notas do acorde. NÃO SE ATENTEM A APENAS DECORAR DIGITAÇÕES (desculpem novamente). Entendam as escalas, aí passem a estudar os modos.
As digitações que propus - com três notas em uma corda só facilitará no entendimento das estruturas básicas. Os modos maiores terão a forma da mão iguais ou parecidas, assim como os menores.
G-----------------------------
D-----------------------------
A---3--5--7------------------
E-----------------------------
G-----------------------------
D-----------------------------
A------5--7-8----------------
E-----------------------------
G-----------------------------
D-----------------------------
A---------7-8--9-------------
E-----------------------------
Muita baixaria para todos.
Quanto aos exemplos pense no seguinte:
-Você tocará apenas as três primeiras notas de cada modo, em apenas uma corda:
Exemplo:
jônio:
---3--5--7--
aí, em seguida toque as três primeiras notas do modo seguinte:
dórico:
---5--7-8---
aí o próximo:
frígio:
---7-8--9---
e assim por diante...
se esse exemplo for aplicado na corda A (lá), teremos, então:
Jônio
---C--D--E--
Dórico
---D--E-F---
Frígio
---E-F--G---
e por ai vai...
O intuito desse estudo não é utilizar os modos para mapeamento "vertical" - com aquela decoreba chata de um monte de digitações - e sim o mapeamento do braço no sentido horizontal - uma vez que estamos estudando em uma só corda.
Gostaria de ressaltar que os modos gregos são utilizados geralmente apenas para o desenvolvimento inicial dos campos harmônicos.
No caso, aqui nesse tópico, estamos falando sobre campo harmônico maior, avisando aos que não sabem e lembrando os esquecidos, existem os modos desenvolvidos, ainda, nas escalas menores (Harmônica, melódica, e bachiana - menor antigo ou natural é igual ao maior, apenas iniciado a partir da sexta nota ou sexto grau), existem modos aplicados à escalas pentatônicas, hexafônicas, e por ai vai...
O que eu quero dizer com esse monte de besteira que eu escrevi é que:
- Não basta nos atentarmos a "decoréba" de um monte de digitações sendo que os modos não passam apenas de variações das escalas. O interessante é entender a estrutura das escalas, em primeiro lugar, depois entender a estrutura dessas variações, ou seja, dos modos, aí você pode desenrolar os campos hârmonicos a partir dessas variações. Decorar os modos gregos e suas digitações - pra trás, pra baixo, pra frente, indo e voltando - não resolve em nada a questão de saber ou não improvisar. Os modos são apenas ferramentas para a definição dos campos harmônicos e para definir suas tensões caracteristicas, evitadas, e notas do acorde. NÃO SE ATENTEM A APENAS DECORAR DIGITAÇÕES (desculpem novamente). Entendam as escalas, aí passem a estudar os modos.
As digitações que propus - com três notas em uma corda só facilitará no entendimento das estruturas básicas. Os modos maiores terão a forma da mão iguais ou parecidas, assim como os menores.
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D-----------------------------
A---3--5--7------------------
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A------5--7-8----------------
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D-----------------------------
A---------7-8--9-------------
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Muita baixaria para todos.
RAFAELGROOVE- Membro
- Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Vale espiar o livro do Mick Goodrick Adavancing Guitarrist ( ou Advanced?) pra guitarristas onde ele fala mais ou menso o que você sugere mas de forma organizada e serve pra guitarristas também.
Pra ser sincero pelo que entendi você esta propondo decorar só as três primeiras notas de cada modo é isso? Tocando aqui me parece mais um desenho melódico da escala maior em padrão de três em três notas.
Pra se aplicar os modos acho interessante isolar ele e o acordo de onde ele foi gerado e decorar sua sonoridade e não apenas sua formação.
Pra ser sincero pelo que entendi você esta propondo decorar só as três primeiras notas de cada modo é isso? Tocando aqui me parece mais um desenho melódico da escala maior em padrão de três em três notas.
Pra se aplicar os modos acho interessante isolar ele e o acordo de onde ele foi gerado e decorar sua sonoridade e não apenas sua formação.
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Estou propondo que seja esquecido pelos músicos o conceito de "decoréba".
A idéia de tocar três notas por corda em apenas uma corda surgiu da percepção de que os músicos, hoje, só estudam daquele jeito do tipo "subindo e descendo" escalas - método que eu apalidei de vertical. Pense em tocar horizontalmente. Pense em treinar esse tipo de exercício em duas cordas.
G------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7-----------5--7--9--------------------------
A---3--5--7------------5--7-8------------------------------------
E------------------------------------------------------------------
Você consegue enxergar que dessa maneira o mapeamento do braço do instrumento se torna mais eficaz? Se utilizarmos o estudo horizontal, aplicando os modos gregos, por exemplo, podemos "varrer" o braço memorizando menos formas do que se tocarmos aqueles longos estudos nas quatro cordas.
Não estou dizendo que esse método deve ser esquecido, mas, estou propondo mais um jeito de estudar.
Como disse, os modos gregos são chatos e de díficil compreensão. Se simplificarmos para APENAS três notas e uma corda por modo estaremos dissecando essas variações de escala.
Um professor uma vez propos que eu improvisasse com apenas três notas (C, D e E, por exemplo). Ele fez a famosa harmonia jazzistica II-V-I (Dm7, G7 e C7+) do campo Harmônico de C, como é o caso. O que saiu do meu instrumento foi apenas barulho, não consegui ter nenhuma idéia de como improvisar utilizando tão poucas notas. Ele me disse: "
Se você não sabe improvisar com três notas, como você quer aprender a improvisar com todas?
Foi ai que percebi que estava estudando muito, porém, sem rumo nenhum. Queria fazer quantas notas pudesse, mas não me atentei ao fato de que, como arte, a música de ser agradável, e como ciência, deve ser coesa. O que eu queria era bagunça e não música. Simplifiquei meu jeito de estudar. Agora entendo coisas que não entendia antes - como por exemplo os modos gregos.
Estudando dessa maneira você se preocupará com APENAS três notas de cada modo, e não as sete notas. Depois você aumenta pra quatro, pra cinco, e por ai vai... Aumenta gradativamente o número de cordas. começa com uma corda depois duas, ai você faz esse estudo fazendo salto de cordas:
G---------------------------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7----------5--7-8-------------------------------------------------
A----------------------------------------------------------------------------------------
E---1--3--5------------3--5-6---------------------------------------------------------
Tente enteder as escalas, suas variação e harmônias primeiramente no papel. Depois tentem aplicá-las. Criem novos jeitos de estudar. Tentem tocar isso em outro instrumento (flauta, fagote, piano, xilofone...). Você se desenvolverão muito como músicos.
Miles Davis disse: Pra que tocar todas as notas se você pode tocar somente as melhores?
já estou sendo chato demais...
abraços.
A idéia de tocar três notas por corda em apenas uma corda surgiu da percepção de que os músicos, hoje, só estudam daquele jeito do tipo "subindo e descendo" escalas - método que eu apalidei de vertical. Pense em tocar horizontalmente. Pense em treinar esse tipo de exercício em duas cordas.
G------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7-----------5--7--9--------------------------
A---3--5--7------------5--7-8------------------------------------
E------------------------------------------------------------------
Você consegue enxergar que dessa maneira o mapeamento do braço do instrumento se torna mais eficaz? Se utilizarmos o estudo horizontal, aplicando os modos gregos, por exemplo, podemos "varrer" o braço memorizando menos formas do que se tocarmos aqueles longos estudos nas quatro cordas.
Não estou dizendo que esse método deve ser esquecido, mas, estou propondo mais um jeito de estudar.
Como disse, os modos gregos são chatos e de díficil compreensão. Se simplificarmos para APENAS três notas e uma corda por modo estaremos dissecando essas variações de escala.
Um professor uma vez propos que eu improvisasse com apenas três notas (C, D e E, por exemplo). Ele fez a famosa harmonia jazzistica II-V-I (Dm7, G7 e C7+) do campo Harmônico de C, como é o caso. O que saiu do meu instrumento foi apenas barulho, não consegui ter nenhuma idéia de como improvisar utilizando tão poucas notas. Ele me disse: "
Se você não sabe improvisar com três notas, como você quer aprender a improvisar com todas?
Foi ai que percebi que estava estudando muito, porém, sem rumo nenhum. Queria fazer quantas notas pudesse, mas não me atentei ao fato de que, como arte, a música de ser agradável, e como ciência, deve ser coesa. O que eu queria era bagunça e não música. Simplifiquei meu jeito de estudar. Agora entendo coisas que não entendia antes - como por exemplo os modos gregos.
Estudando dessa maneira você se preocupará com APENAS três notas de cada modo, e não as sete notas. Depois você aumenta pra quatro, pra cinco, e por ai vai... Aumenta gradativamente o número de cordas. começa com uma corda depois duas, ai você faz esse estudo fazendo salto de cordas:
G---------------------------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7----------5--7-8-------------------------------------------------
A----------------------------------------------------------------------------------------
E---1--3--5------------3--5-6---------------------------------------------------------
Tente enteder as escalas, suas variação e harmônias primeiramente no papel. Depois tentem aplicá-las. Criem novos jeitos de estudar. Tentem tocar isso em outro instrumento (flauta, fagote, piano, xilofone...). Você se desenvolverão muito como músicos.
Miles Davis disse: Pra que tocar todas as notas se você pode tocar somente as melhores?
já estou sendo chato demais...
abraços.
RAFAELGROOVE- Membro
- Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
cara entendi mas não vi muita lógica no estudo que propôs. Mas isso é minha opinião pessoal se pra você funcionou ótimo!
Acho que os modos fazem todo sentido se aplicados em situações reais e se você souber os intervalos. O mesmo modo pode soar bem diferente sobre acordes distintos por isso as melhores notas de cada modo vão depender sobre qual acorde você esta tocando.
mas concordo com aplicar diferentes formas de estudar e até mesmo aplicar em outro instrumento.
Acho que os modos fazem todo sentido se aplicados em situações reais e se você souber os intervalos. O mesmo modo pode soar bem diferente sobre acordes distintos por isso as melhores notas de cada modo vão depender sobre qual acorde você esta tocando.
mas concordo com aplicar diferentes formas de estudar e até mesmo aplicar em outro instrumento.
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Opa galera!!
Se uma música é no tom D (Por exemplo). Nas notas maiores eu uso os modos maiores e na menores os modos menores? è isso?
Se uma música é no tom D (Por exemplo). Nas notas maiores eu uso os modos maiores e na menores os modos menores? è isso?
Breno Bass- Membro
- Mensagens : 2
Localização : Brasil
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Breno Bass escreveu:Opa galera!!
Se uma música é no tom D (Por exemplo). Nas notas maiores eu uso os modos maiores e na menores os modos menores? è isso?
Então Breno,
a grosso modo eh o seguinte: se a musica entao no tom de D Maior todas as notas abaixo se encaixam:
D-E-F#-G-A-B-C# - que eh o modo Jônico I Grau ou o VI Eólio Grau que sera sua relativa menor B-C#-D-E-F#-G-A
e o mais comum eh a galera trabalhar com triades/tetrades I, III, V, e VII no caso do D7+
D-F#-A-C#
e todas a inversões possiveis...
obs...isso bem mais bem a grosso modo eheh
____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Eu começei a ler esse topico e fiquei meio confuso se meu pensamento estar certo ou não.
Então o modo grego é a sequecia da escala sendo tocada do I,II,III,IV...grau,com a intenção de ter um certo tipo de sonoridade?
A verdadeira função do modo grego é pra criação ou pra "tirar" musicas de certo estilo como por exemplo a Mixolídio é utilizada pra blues e por ai vai?
Desculpa a duvida mais eu to estudando a pouco tempo teoria
Então o modo grego é a sequecia da escala sendo tocada do I,II,III,IV...grau,com a intenção de ter um certo tipo de sonoridade?
A verdadeira função do modo grego é pra criação ou pra "tirar" musicas de certo estilo como por exemplo a Mixolídio é utilizada pra blues e por ai vai?
Desculpa a duvida mais eu to estudando a pouco tempo teoria
JuanShadow- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Recife
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Juan, acho que se você está estudando há pouco tempo, deve deixar os modos mais pra frente. Se aprofunde mais nos intervalos, acordes, figuras rítmicas, etc. por enquanto.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Estou estudano os Modos e tals, mais caiu uma dificuldade.
no Tom de F, o Lídio é o B correto?
Porém, fui fazer seguindo as Tons e SemiTons que é:
Tom-Tom-Tom-ST-Tom-Tom-ST, deu a ordem: estranha sem E, por que sera?
Por que a ordem seria: B C D E F G A, se colocar os Tons e Semi Tons o E no quarto grau some vira um F no quinto F#..
EX: B-C#-D#-F-F#-G#A#, isso pode se dizer quarto grau aumentado? pois nos outras notas não acontece essa anomalia...
Valeu
Já achei meu erro, bizonho mais achei...
no Tom de F, o Lídio é o B correto?
Porém, fui fazer seguindo as Tons e SemiTons que é:
Tom-Tom-Tom-ST-Tom-Tom-ST, deu a ordem: estranha sem E, por que sera?
Por que a ordem seria: B C D E F G A, se colocar os Tons e Semi Tons o E no quarto grau some vira um F no quinto F#..
EX: B-C#-D#-F-F#-G#A#, isso pode se dizer quarto grau aumentado? pois nos outras notas não acontece essa anomalia...
Valeu
Já achei meu erro, bizonho mais achei...
Última edição por Pauler4 em Seg Mar 05, 2012 2:53 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Reformula a pergunta.)
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Pauler4- Membro
- Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Na tonalidade de F7M o Lídio é o Bb no caso Bb7M.
e ficaria assim:
Bb-C-D-E-F-G-A-Bb
A escala de B que você postou é um Lídio na tonalidade de F#7M, e na teoria esse F é um E# .
olha:
B-C#-D#-F-F#-G#-A#
B-C#-D#-E#-F#-G#-A#
Dá uma estudada em armadura de clave, pra você ver os acidentes de cada tonalidade, no caso de de F tem apenas 1 bemol (Bb), já em F# tem 6 sustenidos.
e ficaria assim:
Bb-C-D-E-F-G-A-Bb
A escala de B que você postou é um Lídio na tonalidade de F#7M, e na teoria esse F é um E# .
olha:
B-C#-D#-F-F#-G#-A#
B-C#-D#-E#-F#-G#-A#
Dá uma estudada em armadura de clave, pra você ver os acidentes de cada tonalidade, no caso de de F tem apenas 1 bemol (Bb), já em F# tem 6 sustenidos.
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Rdg Bass escreveu:Na tonalidade de F7M o Lídio é o Bb no caso Bb7M.
e ficaria assim:
Bb-C-D-E-F-G-A-Bb
A escala de B que você postou é um Lídio na tonalidade de F#7M, e na teoria esse F é um E# .
olha:
B-C#-D#-F-F#-G#-A#
B-C#-D#-E#-F#-G#-A#
Dá uma estudada em armadura de clave, pra você ver os acidentes de cada tonalidade, no caso de de F tem apenas 1 bemol (Bb), já em F# tem 6 sustenidos.
Problema foi que eu usei o B Natural, não o B do Tom de F
____________________________
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Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4- Membro
- Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
No primeiro post, o mixolídio não está errado?
Lídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--9----10----12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|-----------------||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|-----------------||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|-----------------||
Mixolídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--(11)----12----14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|-----------------||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|-----------------||
E||--10----12----14-|-----------------|-----------------|-----------------|
Lídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--9----10----12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|-----------------||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|-----------------||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|-----------------||
Mixolídio
G||-----------------|-----------------|-----------------|--(11)----12----14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|-----------------||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|-----------------||
E||--10----12----14-|-----------------|-----------------|-----------------|
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
^ Está certo Nagareboshi é um Ré mixolído = D7(9 13) só que ele prolonga a escala até a 5J ou se preferir 12J
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Ah, agora entendi, valeu.
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
eu tinha estudado os modos mais improvisando em cima de cada acorde correspondente, ou seja no acorde Dm7 ( II grau de C) a escala de dórica em em D, G7( V grau de C) a escala mixolídio em G. Ja tinha ouvido falara de improvisar o modo lídio mesmo em C7M(jonio) por causa da 4º j, masvi outras escalas num post da primeira página, se não me engano do geleia, alguém pode falar mais sobre o assunto?
VINIPRO7- Membro
- Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
VINIPRO7 escreveu: eu tinha estudado os modos mais improvisando em cima de cada acorde correspondente, ou seja no acorde Dm7 ( II grau de C) a escala de dórica em em D, G7( V grau de C) a escala mixolídio em G. Ja tinha ouvido falara de improvisar o modo lídio mesmo em C7M(jonio) por causa da 4º j, masvi outras escalas num post da primeira página, se não me engano do geleia, alguém pode falar mais sobre o assunto?
Cara você pode improvisar utilizando o um Dó Lídio em C7M o que vai manda são as tensões, o Jônio seria C7M(9 6) já o Lídio seria C7M(9 #11 6), aí depende da harmonia se for um C7M e mais nada tanto faz jônio ou lídio depende da sonoridade que se quer.
Agora o que o GeleiaBass faz é apenas utilizar o shape da escala Maior (jônio) para os outros modos utilizando inversões, no caso de C7M utilizou o próprio jônio ou lídio, no caso ele esta fazendo a escala de Sol jônio (G7M) que seria uma inversão ao Dó lídio.
olha só:
C Jônio - C Jônio
C Dórico - Bb Jônio
C Frígio - Ab Jônio
C Lídio - G Jônio
C Mixolídio - F Jônio
C Eólio - Eb Jônio
C Lócrio - Db Jônio
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Sempre tive dúvidas nos modos até assisitir as video aulas do Edson Souza, membro aqui do forum, lá ele explica tudo e aplica na prátiva, melhor explicação que já vi sobre os modos.
GilliamGatto- Membro
- Mensagens : 1560
Localização : PR
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Então não mudou nada em relação ao que já tinha estudado, como vi que poderia usar o modo lídio num acorde de 1º grau pensei poder haver outras possibilidades devidas principalmente as notas evitadas,digo isso pois vi algumas possibilidades meio "loucas" no livro do Nico Assumpção em questão de arpejos e Pentatônicas( coisas que não entendi mas espero um dia entender).
VINIPRO7- Membro
- Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Amigos!
Conhecia muito bem os modos, no entanto, tinha dificuldades de aplica-los.
Pesquisando, encontrei esses post em um fórum de guitarra que me ajudou muito! Não percebia que a aplicação dos modos esta completamente relacionada a formação dos acordes, vejam:
1o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/
2o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115778/
Espero poder ter contribuído.
Abs
Conhecia muito bem os modos, no entanto, tinha dificuldades de aplica-los.
Pesquisando, encontrei esses post em um fórum de guitarra que me ajudou muito! Não percebia que a aplicação dos modos esta completamente relacionada a formação dos acordes, vejam:
1o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/
2o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115778/
Espero poder ter contribuído.
Abs
____________________________
Clube Fender #134
danilor.matos- Membro
- Mensagens : 57
Localização : Osasco/ SP
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
lcalazans escreveu:Cláudio, vlw pela informação, cm sempre de alto nível ! Ouvi um toque de uma pessoa sobre "notas evitadas"; quais seriam essas notas e pq elas são assim chamadas por alguns ?
A[]s !
Isso tem no livro do Nico Assumpção. Bem legal viu!
Walmir Teixeira- Membro
- Mensagens : 136
Localização : Porto Velho
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Boas amigos, comecei a ter aula particular ontem e estou vendo justamente essa questão de improvisação e fraseados.
E uma dúvida que me causa muita insegurança na hora de tocar é quais escalas posso usar durante o andamento da música.
Ex. Uma música composta em cima de C. Digamos que ela possua apenas 3 acordes. C - G - Am.
Então quando essas notas são executadas, que escala posso utilizar em cada uma, visto que há uma menor(não sei se faz diferença).
Sei que tem a questão da relativa ex. se o acorde é C posso usar a relativa de C( Am ), mas o que quer dizer isso? Quer dizer que posso usar o modo eólio, ou o modo jonio a partir de A(mas aí entra a questão de que o modo jonio é maior - pode-se usar em cima de um acorde menor - a escala maior?) .
Ou falei besteira
Conheço os modos gregos e pentatonicas mas não consigo utiliza-las numa improvisação e essa insegurança é triste.
Abraços e parabéns por esse tópico.
E uma dúvida que me causa muita insegurança na hora de tocar é quais escalas posso usar durante o andamento da música.
Ex. Uma música composta em cima de C. Digamos que ela possua apenas 3 acordes. C - G - Am.
Então quando essas notas são executadas, que escala posso utilizar em cada uma, visto que há uma menor(não sei se faz diferença).
Sei que tem a questão da relativa ex. se o acorde é C posso usar a relativa de C( Am ), mas o que quer dizer isso? Quer dizer que posso usar o modo eólio, ou o modo jonio a partir de A(mas aí entra a questão de que o modo jonio é maior - pode-se usar em cima de um acorde menor - a escala maior?) .
Ou falei besteira
Conheço os modos gregos e pentatonicas mas não consigo utiliza-las numa improvisação e essa insegurança é triste.
Abraços e parabéns por esse tópico.
abel de castilhos- Membro
- Mensagens : 30
Localização : Goiânia
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Desenterrando:
Atenção aos 57 minutos!!!!KKkkk
Atenção aos 57 minutos!!!!KKkkk
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)
Fernando Zadá escreveu:Desenterrando:
Atenção aos 57 minutos!!!!KKkkk
assisti essa hj a tarde! incrivel a mentalidade e a musicalidade dele!
nao sabe os modos mas sabe as escalas, o que parece ser suficiente, ja que todos os modos sao sempre as mesmas escalas ne... foco dele ta todo no ouvido qdo ele fala "ja passei dessa fase de ficar pensando no que tocar, agora só toco e penso na melodia". mestre
vinibassplayer- Membro
- Mensagens : 1607
Localização : Corinto - MG
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