Campo Harmônico
+21
Ciappina
timãobass
Fá Mendonça
malka_aff
raffaelmilhomem
Rodrigo.Bass
webercar
Tony Miranda
Alencar
regis
José Carlos
Michel_bass_guitar_bauru
juniorbass
Bhernardo
Pagode Alto Astral
LuCaSbass
Rdg Bass
Mr_Arthur
Luciano Carvalho
Danuco
Claudio
25 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Campo Harmônico
Aproveitando pra dar um up e dar um pulinho em funções harmônicas e inversões.
O que faz cada uma das funções que foram ditas aqui?
1º Grau Tonica - Repouso, define a tonalidade, correto?
2º Grau Super Tônica - Tende a pedir o repouso na tônica, mas também serve como "passagem"[?]
3º Grau Mediante - Não sei dizer a função, principalmente se tratando de uma tonalidade maior ^^'
4º Grau Subdominante - Puxa para a tonica, mas sem tanta tensão como o 5º grau[?]
5º Grau Dominante - Tensão, pede repouso
6º Grau Submediante - Relativo a terça, logo não sei direito a função.
7º Grau Sensível - MEGA tensão e dissonancia, correto?
Só pra constar, faço minhas suposições pensando na escala de F maior.
Bom, pq nas tétrades o 5º grau tem tanta tensão? É só pelo E? Se sim, pq o 7º grau é chamado de sensível, que um colega meu ensinava que era a tensão mor pra vc colocar em uma música?
E quanto ao Acorde diminuto? Em que casos nós usamos ele?
O que faz cada uma das funções que foram ditas aqui?
1º Grau Tonica - Repouso, define a tonalidade, correto?
2º Grau Super Tônica - Tende a pedir o repouso na tônica, mas também serve como "passagem"[?]
3º Grau Mediante - Não sei dizer a função, principalmente se tratando de uma tonalidade maior ^^'
4º Grau Subdominante - Puxa para a tonica, mas sem tanta tensão como o 5º grau[?]
5º Grau Dominante - Tensão, pede repouso
6º Grau Submediante - Relativo a terça, logo não sei direito a função.
7º Grau Sensível - MEGA tensão e dissonancia, correto?
Só pra constar, faço minhas suposições pensando na escala de F maior.
Bom, pq nas tétrades o 5º grau tem tanta tensão? É só pelo E? Se sim, pq o 7º grau é chamado de sensível, que um colega meu ensinava que era a tensão mor pra vc colocar em uma música?
E quanto ao Acorde diminuto? Em que casos nós usamos ele?
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Campo Harmônico
Na verdade o 5º grau pede a resolução por causa do trítono (intervalo 4º aumentada). Esse intervalo é o "mais tenso". Uma pesquisa no Google sobre trítono vai lhe dar bastante conteúdo sobre o assunto.
Na resolução V - I o trítono é formado entre a 3ª e a 7ª do acorde, resolvendo em um semitom a fundamental e a Terça do acorde do primeiro grau.
Ex.:
Escala de Fá maior: F - G - A - Bb - C - D - E - F
Tétrade do 5º grau: C7 -> C - E - G - Bb
Trítono do 5º grau: E - Bb
Tétrade do 1º grau: F7M -> F - A - C - E
Resolução do trítono
E -> F - Um semitom ascendente
Bb -> A - Um semitom descendente
No acorde do sétimo grau, também ocorre o trítono, entre a fundamental e a quinta diminuta (enarmônico de 4ª aumentada). Porém esse acorde possui a sétima menor.
Ex. Ainda na escala de Fá maior
E - G - Bb - D
Esse acorde é chamado de meio diminuto por conter a tríade diminuta+sétima menor.
Os acordes diminutos são formados pelos seguintes intervalos:
Fundamenta - 3m - 5dim - 7dim
É um acorde que causa muita tensão por possuir 2 trítonos em sua formação e pode ter diversas funções harmônicas.
Mas a principal peculiaridade dos acordes diminutos é que cada inversão dele gera um novo acorde diminuto. Então se você verificar, vai perceber que, de fato, só existem 3 acordes diminutos diferentes (B-C-C#)
Complicado?! Vejamos:
B - D - F - Ab (Fundamental - 3m - 5dim - 7dim)
Invertendo
D - F - Ab - B(Cb, para os mais teóricos)
F - Ab - B - D (Ebb-dobrado bemol)
Ab - B - D - F (B=Cb, D=Ebb, F=Gbb)
C - Eb - Gb - A (A=Bbb)
Eb - Gb - A - C (A=Bbb, C=Dbb)
Gb - A - C - Eb (A=Bbb, C=Dbb, Eb=Fbb)
A - C - Eb - Gb
C# - E - G - Bb
E - G - Bb - C#
G - Bb - C# - E (E=Fb)
Bb - C# - E - G (C#=Db, E=Fb, G=Abb)
12 acordes formados a partir de 3!
Isso significa que ao invés de usar G#dim (Abdim) eu posso usar Ddim? Sim, mas a sua harmonia tem que ser o mais linear possível, então vá com calma.
Ex. Na seqüência ||: G7M | G#dim | Am7 | D7 | eu poderia trocar o G#dim por Ddim, mas empobreceria o caminho do baixo e soaria um pouco estranho....
Na resolução V - I o trítono é formado entre a 3ª e a 7ª do acorde, resolvendo em um semitom a fundamental e a Terça do acorde do primeiro grau.
Ex.:
Escala de Fá maior: F - G - A - Bb - C - D - E - F
Tétrade do 5º grau: C7 -> C - E - G - Bb
Trítono do 5º grau: E - Bb
Tétrade do 1º grau: F7M -> F - A - C - E
Resolução do trítono
E -> F - Um semitom ascendente
Bb -> A - Um semitom descendente
No acorde do sétimo grau, também ocorre o trítono, entre a fundamental e a quinta diminuta (enarmônico de 4ª aumentada). Porém esse acorde possui a sétima menor.
Ex. Ainda na escala de Fá maior
E - G - Bb - D
Esse acorde é chamado de meio diminuto por conter a tríade diminuta+sétima menor.
Os acordes diminutos são formados pelos seguintes intervalos:
Fundamenta - 3m - 5dim - 7dim
É um acorde que causa muita tensão por possuir 2 trítonos em sua formação e pode ter diversas funções harmônicas.
Mas a principal peculiaridade dos acordes diminutos é que cada inversão dele gera um novo acorde diminuto. Então se você verificar, vai perceber que, de fato, só existem 3 acordes diminutos diferentes (B-C-C#)
Complicado?! Vejamos:
B - D - F - Ab (Fundamental - 3m - 5dim - 7dim)
Invertendo
D - F - Ab - B(Cb, para os mais teóricos)
F - Ab - B - D (Ebb-dobrado bemol)
Ab - B - D - F (B=Cb, D=Ebb, F=Gbb)
C - Eb - Gb - A (A=Bbb)
Eb - Gb - A - C (A=Bbb, C=Dbb)
Gb - A - C - Eb (A=Bbb, C=Dbb, Eb=Fbb)
A - C - Eb - Gb
C# - E - G - Bb
E - G - Bb - C#
G - Bb - C# - E (E=Fb)
Bb - C# - E - G (C#=Db, E=Fb, G=Abb)
12 acordes formados a partir de 3!
Isso significa que ao invés de usar G#dim (Abdim) eu posso usar Ddim? Sim, mas a sua harmonia tem que ser o mais linear possível, então vá com calma.
Ex. Na seqüência ||: G7M | G#dim | Am7 | D7 | eu poderia trocar o G#dim por Ddim, mas empobreceria o caminho do baixo e soaria um pouco estranho....
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Campo Harmônico
Belíssima explicação! Sou familiriazado com o trítono, mas nunca tinha recebido essa explicação do trítono formado entre os graus no acorde, mto bom, esclareceu bastante, muito obrigado =D
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Campo Harmônico
Estou começando no baixo e quero esclarecer uma dúvida de iniciante Haha'
Se a música tem as notas *pensando* Dm e Em (chutei) quais são os requisitos de eu improvisar dentro dessa escala? como uso o campo harmônico aí, ou apenas improviso na escala Dó?
Se a música tem as notas *pensando* Dm e Em (chutei) quais são os requisitos de eu improvisar dentro dessa escala? como uso o campo harmônico aí, ou apenas improviso na escala Dó?
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Re: Campo Harmônico
Nagareboshi escreveu:Estou começando no baixo e quero esclarecer uma dúvida de iniciante Haha'
Se a música tem as notas *pensando* Dm e Em (chutei) quais são os requisitos de eu improvisar dentro dessa escala? como uso o campo harmônico aí, ou apenas improviso na escala Dó?
Isso vai depender da melodia também.
Em uma harmonia simples assim você pode usar qualquer uma das escalas menores e/ou modos menores, tentando respeitar as notas da melodia e o que o instrumento harmônico (piano, guitarra, violão...) está tocando.
Dm e Em são tríades. Se os instrumentos harmônicos tocarem apenas as tríades, o céu é o limite, mas se eles colocarem a 7 (Dm7 - Em7), por exemplo, é melhor não usar a menor harmônica e nem a melódica, pois essas possuem a sétima maior.
Você pode pensar também na escala de Dó maior no acorde Dm e na escala de Ré maior no acorde Em.
Como pode ver, as possibilidades são muitas. O que vai contar no final é o bom gosto e o bom senso.
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Campo Harmônico
Valeu cara, é mais difícil do que eu pensei.
Nagareboshi- Membro
- Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP
Re: Campo Harmônico
Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
Sol Grosso- Membro
- Mensagens : 101
Localização : Brasil
Re: Campo Harmônico
Você sabe o que é o trítono e como ele soa?
Analisa antes os intervalos e tente entender sem que a gente de a informação mastigada.
Acredite as coisas que conseguir descobrir pela sua própria análise vai guardar melhor.
Analisa antes os intervalos e tente entender sem que a gente de a informação mastigada.
Acredite as coisas que conseguir descobrir pela sua própria análise vai guardar melhor.
____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Re: Campo Harmônico
Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"
Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Campo Harmônico
Fernando Zadá escreveu:Você sabe o que é o trítono e como ele soa?
Analisa antes os intervalos e tente entender sem que a gente de a informação mastigada.
Acredite as coisas que conseguir descobrir pela sua própria análise vai guardar melhor.
Gostei mesmo da resposta..eu tenho mesmo esta mania, e preciso parar com isto, gosto de tudo por atalho, automatico , resumido e pratico. Ta errado!
Um dia destes um musico amigo meu me recomendou um motel,
Falou: È do jeito que voce gosta! Tudo la é automatico, vc aperta um botao e ja liga o chuveiro,
aperta outro botao, e ja vem a cerveja gelada na sua mao, tudo la´é automatico, vc nao precisa fazer nada
Inclusive ja tem ate um cara la dentro, pra dar um trato na mulher!
Sol Grosso- Membro
- Mensagens : 101
Localização : Brasil
Re: Campo Harmônico
Rdg Bass escreveu:Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"
Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.
Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons
I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2
Me ajuda?
Sol Grosso- Membro
- Mensagens : 101
Localização : Brasil
Re: Campo Harmônico
Sol Grosso escreveu:Rdg Bass escreveu:Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"
Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.
Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons
I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2
Me ajuda?
Exemplo em Dó.
Cº
I para Vb = três tons ( Dó para Solb )
III para VIIbb = três tons ( Mib para Sibb )
Re: Campo Harmônico
Polli escreveu:Sol Grosso escreveu:Rdg Bass escreveu:Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"
Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.
Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons
I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2
Me ajuda?
Exemplo em Dó.
Cº
I para Vb = três tons ( Dó para Solb )
III para VIIbb = três tons ( Mib para Sibb )
Sem Palavras! Obrigado de verdade mesmo!!!
Sol Grosso- Membro
- Mensagens : 101
Localização : Brasil
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Campo Harmônico - Pedido
» Campo Harmônico Menor Melódico
» Aula 1 - Arpejos, formação de acordes e campo harmônico.
» Quais exercícios para campo harmônico recomendam?
» Harmônico incomodando
» Campo Harmônico Menor Melódico
» Aula 1 - Arpejos, formação de acordes e campo harmônico.
» Quais exercícios para campo harmônico recomendam?
» Harmônico incomodando
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos