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Campo Harmônico

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Mensagem por Ciappina Qui Nov 24, 2011 6:51 pm

Aproveitando pra dar um up e dar um pulinho em funções harmônicas e inversões.

O que faz cada uma das funções que foram ditas aqui?

1º Grau Tonica - Repouso, define a tonalidade, correto?
2º Grau Super Tônica - Tende a pedir o repouso na tônica, mas também serve como "passagem"[?]
3º Grau Mediante - Não sei dizer a função, principalmente se tratando de uma tonalidade maior ^^'
4º Grau Subdominante - Puxa para a tonica, mas sem tanta tensão como o 5º grau[?]
5º Grau Dominante - Tensão, pede repouso
6º Grau Submediante - Relativo a terça, logo não sei direito a função.
7º Grau Sensível - MEGA tensão e dissonancia, correto?

Só pra constar, faço minhas suposições pensando na escala de F maior.

Bom, pq nas tétrades o 5º grau tem tanta tensão? É só pelo E? Se sim, pq o 7º grau é chamado de sensível, que um colega meu ensinava que era a tensão mor pra vc colocar em uma música?
E quanto ao Acorde diminuto? Em que casos nós usamos ele?

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Mensagem por Fá Mendonça Sáb Nov 26, 2011 12:33 am

Na verdade o 5º grau pede a resolução por causa do trítono (intervalo 4º aumentada). Esse intervalo é o "mais tenso". Uma pesquisa no Google sobre trítono vai lhe dar bastante conteúdo sobre o assunto.

Na resolução V - I o trítono é formado entre a 3ª e a 7ª do acorde, resolvendo em um semitom a fundamental e a Terça do acorde do primeiro grau.

Ex.:

Escala de Fá maior: F - G - A - Bb - C - D - E - F

Tétrade do 5º grau: C7 -> C - E - G - Bb
Trítono do 5º grau: E - Bb

Tétrade do 1º grau: F7M -> F - A - C - E

Resolução do trítono
E -> F - Um semitom ascendente
Bb -> A - Um semitom descendente

No acorde do sétimo grau, também ocorre o trítono, entre a fundamental e a quinta diminuta (enarmônico de 4ª aumentada). Porém esse acorde possui a sétima menor.

Ex. Ainda na escala de Fá maior

E - G - Bb - D

Esse acorde é chamado de meio diminuto por conter a tríade diminuta+sétima menor.

Os acordes diminutos são formados pelos seguintes intervalos:

Fundamenta - 3m - 5dim - 7dim

É um acorde que causa muita tensão por possuir 2 trítonos em sua formação e pode ter diversas funções harmônicas.

Mas a principal peculiaridade dos acordes diminutos é que cada inversão dele gera um novo acorde diminuto. Então se você verificar, vai perceber que, de fato, só existem 3 acordes diminutos diferentes (B-C-C#)

Complicado?! Vejamos:

B - D - F - Ab (Fundamental - 3m - 5dim - 7dim)
Invertendo
D - F - Ab - B(Cb, para os mais teóricos)
F - Ab - B - D (Ebb-dobrado bemol)
Ab - B - D - F (B=Cb, D=Ebb, F=Gbb)

C - Eb - Gb - A (A=Bbb)
Eb - Gb - A - C (A=Bbb, C=Dbb)
Gb - A - C - Eb (A=Bbb, C=Dbb, Eb=Fbb)
A - C - Eb - Gb

C# - E - G - Bb
E - G - Bb - C#
G - Bb - C# - E (E=Fb)
Bb - C# - E - G (C#=Db, E=Fb, G=Abb)

12 acordes formados a partir de 3!

Isso significa que ao invés de usar G#dim (Abdim) eu posso usar Ddim? Sim, mas a sua harmonia tem que ser o mais linear possível, então vá com calma.

Ex. Na seqüência ||: G7M | G#dim | Am7 | D7 Neutral| eu poderia trocar o G#dim por Ddim, mas empobreceria o caminho do baixo e soaria um pouco estranho....

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Mensagem por Ciappina Sáb Nov 26, 2011 12:38 am

Belíssima explicação! Sou familiriazado com o trítono, mas nunca tinha recebido essa explicação do trítono formado entre os graus no acorde, mto bom, esclareceu bastante, muito obrigado =D

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Mensagem por timãobass Sáb Nov 26, 2011 4:51 pm

valeu pela explicação!! :curti:
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Mensagem por Nagareboshi Seg Jan 16, 2012 5:17 pm

Estou começando no baixo e quero esclarecer uma dúvida de iniciante Haha'
Se a música tem as notas *pensando* Dm e Em (chutei) quais são os requisitos de eu improvisar dentro dessa escala? como uso o campo harmônico aí, ou apenas improviso na escala Dó?

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Mensagem por Fá Mendonça Sex Jan 20, 2012 11:10 am

Nagareboshi escreveu:Estou começando no baixo e quero esclarecer uma dúvida de iniciante Haha'
Se a música tem as notas *pensando* Dm e Em (chutei) quais são os requisitos de eu improvisar dentro dessa escala? como uso o campo harmônico aí, ou apenas improviso na escala Dó?

Isso vai depender da melodia também.

Em uma harmonia simples assim você pode usar qualquer uma das escalas menores e/ou modos menores, tentando respeitar as notas da melodia e o que o instrumento harmônico (piano, guitarra, violão...) está tocando.

Dm e Em são tríades. Se os instrumentos harmônicos tocarem apenas as tríades, o céu é o limite, mas se eles colocarem a 7 (Dm7 - Em7), por exemplo, é melhor não usar a menor harmônica e nem a melódica, pois essas possuem a sétima maior.

Você pode pensar também na escala de Dó maior no acorde Dm e na escala de Ré maior no acorde Em.


Como pode ver, as possibilidades são muitas. O que vai contar no final é o bom gosto e o bom senso.

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Mensagem por Nagareboshi Dom Fev 05, 2012 3:25 pm

Valeu cara, é mais difícil do que eu pensei.

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Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 17, 2012 3:34 pm

Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 17, 2012 4:21 pm

Você sabe o que é o trítono e como ele soa?
Analisa antes os intervalos e tente entender sem que a gente de a informação mastigada.
Acredite as coisas que conseguir descobrir pela sua própria análise vai guardar melhor.
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Mensagem por Rdg Bass Qua Jul 18, 2012 9:47 pm

Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?

Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"

Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.

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Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:34 pm

Fernando Zadá escreveu:Você sabe o que é o trítono e como ele soa?
Analisa antes os intervalos e tente entender sem que a gente de a informação mastigada.
Acredite as coisas que conseguir descobrir pela sua própria análise vai guardar melhor.

Gostei mesmo da resposta..eu tenho mesmo esta mania, e preciso parar com isto, gosto de tudo por atalho, automatico , resumido e pratico. Ta errado!

Um dia destes um musico amigo meu me recomendou um motel,

Falou: È do jeito que voce gosta! Tudo la é automatico, vc aperta um botao e ja liga o chuveiro,
aperta outro botao, e ja vem a cerveja gelada na sua mao, tudo la´é automatico, vc nao precisa fazer nada
Inclusive ja tem ate um cara la dentro, pra dar um trato na mulher!
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Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:58 pm

Rdg Bass escreveu:
Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?

Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"

Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.


Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons

I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2


Me ajuda?
Sol Grosso
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Mensagem por Polli Qui Jul 19, 2012 1:12 pm

Sol Grosso escreveu:
Rdg Bass escreveu:
Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?

Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"

Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.


Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons

I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2


Me ajuda?


Exemplo em Dó.



I para Vb = três tons ( Dó para Solb )

III para VIIbb = três tons ( Mib para Sibb )


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Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 1:24 pm

Polli escreveu:
Sol Grosso escreveu:
Rdg Bass escreveu:
Sol Grosso escreveu:Alguem pode me explicar porque o acorde diminuto tem 02 tritonos?

Te falei em outro tópico: "Estuda Formação de Acordes"

Analise intervalo por intervalo, este lance de pular etapas sempre deixa mais duvidas. Faz como o Zadá disse e tente entender.


Sim, eu ja fiz isto, e nao achei onde esta os tres tons

I -> III menor = 1 Tom e 1/2
III menor -> V diminuta = 1Tom e 1/2
V diminuta -> VIIbb = 1 Tom
VIIbb -> VIII = 1 Tom e 1/2


Me ajuda?


Exemplo em Dó.



I para Vb = três tons ( Dó para Solb )

III para VIIbb = três tons ( Mib para Sibb )



Sem Palavras! Obrigado de verdade mesmo!!!
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