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Harmonia Modal

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Mensagem por Claudio Qua Dez 10, 2008 11:18 am

A Harmonia Modal é um tipo de harmonia dentre as demais que existem - a Tradicional e a Funcional. A Harmonia Modal, como o próprio nome já diz, é baseada nos Modos Gregos (primeiro post). Existem 7 modos no campo harmônico Modal:

I: Jônio (ou também chamado "Maior)
II: Dórico
III: Frígio
IV: Lídio
V: Mixolídio
VI: Eólio (ou também chamado "Menor")
VII: Lócrio

OBS: Cada Modo é equivalente a 1(UM) Grau, grau este representado por algarismos romanos.

Os Graus nada mais são do que os intervalos. EX: O primeiro grau é a tônica, o quinto grau é a quinta, o oitavo grau é a oitava. A Soma desses 7 graus existentes (a oitava nada mais é do que a Tônica) formam a escala.

As escalas desses respectivos graus são:

I: Jônio
G---------------2--4-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

II: Dórico
C----------------2-4-----------------------------------
D----------3--5----------------------------------------
A--3--5-6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

III: Frígio
G------------------3-----------------------------------
D----------3--5-6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

IV: Lídio
G----------------2--4----------------------------------
D--------2--4-5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

V: Mixolídio
G----------------2-3-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

VI: Eólio
G-------------------3----------------------------------
D-----------3--5-6-------------------------------------
A---3--5-6---------------------------------------------
E------------------------------------------------------

VII: Lócrio
G------------------3-----------------------------------
D----------3-4--6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Normalmente, dizemos que ou o tom de uma música ou de um trecho de música é Maior (Jônio) ou o tom é Menor.(Eólio) Na verdade, há, além desses 2 tons, outros 5: Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Lócrio.

Todos esses tons, essas escalas, são oriundos de uma escala MÃE: O Jônio. (Maior)

Observe: comece a tocar a escala de Jônio (exemplo: C Jônio), começando pelo Dó (I GRAU).

Agora, comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelo II Grau (Dórico). Depois comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelos graus III, em seguida pelo grau IV, V, VI, e por último, o VII.

Para ilustrar melhor:

COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO I GRAU(JÔNIO)
G------------------------------------------------------
D----------------2--4----------------------------------
A--------2-3--5----------------------------------------
E--3--5------------------------------------------------

COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO II GRAU(DÓRICO)
G--------------2--4-5----------------------------------
D------2-3--5------------------------------------------
A---5--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO III GRAU(FRÍGIO)
G----------2--4-5--7-----------------------------------
D--2-3--5----------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR(JÔNIO) PELO IV GRAU(LÍDIO)
G---------2--4-5--7--9---------------------------------
D---3--5-----------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Entendeu? faça o mesmo esquema com os graus restantes.

Por que tudo isso? Compare essas digitações que você acabou de fazer com aquelas escalas logo no início deste tutorial, ou seja, a escala Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.

Percebeu?? São as mesmas notas só que jogadas em regiões mais confortáveis do braço. Então, OBEDECENDO UMA HARMONIA JA EXISTENTE, ONDE O TOM ESTIPULADO PELO COMPOSITOR É
APENAS UM, (ou seja , não há mudança de tom no meio nem empréstimo modal nem nada. Não vamos entrar nesse mérito) não é bom pensar assim pois as notas são iguais. Você só tende a se confundir mais ainda. Devemos encarar os Modos gregos como Tonalidades que podem ser mudadas durante a música, para criar uma mudança de clima.

Conclusão: Se você começar a tocar a escala de Dó maior (Jônio), por exemplo, a partir do segundo Grau(II), na própria escala maior, e depois tocar a escala de Ré Dórico, você vai perceber que as notas são iguais!! Então concluímos o que? Muito bem! Que todos esses Modos Gregos são oriundos da escala Mãe Jônio(escala maior). Logicamente é assim pois tal escala é o primeiro grau de todos.

Fiquei confuso... Se as notas são as mesmas , então pra que essa palhaçada toda? Simples! Para você perceber algumas coisas:

1) Dó Jônio = Ré Dórico = Mí Frígio = Fá Lídio = Sol Mixolídio = Lá Eólio = Si Lócrio. Isso tendo como exemplo uma BASE, uma progressão de acordes, onde a tonalidade é DÓ MAIOR, nesse caso.

Tem muitos doutrinadores que fazem uma tremenda burrada ensinando por esse modo mais complicado, entupindo o aprendiz músico com inúmeras escalas e teorias complicadas. Se pedirem para você criar algum arranjo ou solo em cima de uma base como esta: C7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE É DÓ (C MAIOR). Para que raios você vai aplicar uma escala diferente em cada acorde tocado? É idiotice aplicar dó jônio no acorde C, ré dórico no acorde D, mí frigio no acorde E. É idiotice pois no final das contas, você vai estar tocando as mesmas notas da escala de Dó Jônio!!

2) Cada escala tem uma sonoridade diferente. Então, podemos criar uma música em TOM Jônio , ou em TOM Dórico, ou em TOM Frígio, ou em TOM Lídio, e etc. EXISTE TOM EM LÍDIO? PENSEI QUE SÓ EXISTISSEM OS TONS MAIORES (JONIO) E MENORES (EOLIO)

Resposta: SIM!!
A grande sacada está em você aprender a diferenciar a sonoridade de cada escala. Por exemplo: O Jônio é uma escala alegre, feliz. Sabem o refrão da música Carry On do Angra? Então, aquele refrão é em TOM Jônio.

Outro Exemplo: A Música do filme "Tubarão" é em Frígio, pois tal modo é caracterizado por ter uma sonoridade sombria, com tensão, entendem?

Pensem em cada Modo como um TOM DIFERENTE

É muito comum a mudança de tom durante as músicas. No jazz por exemplo, é comum mudar de TOM a cada ACORDE. Isso proporciona uma harmonia muito bem trabalhada e sonoricamente maravilhosa (LOGICAMENTE QUE TEMOS QUE USAR O NOSSO BOM SENSO...) proporcionando à música um SOLO muito RICO.

3) É muito complicado dizer o MODO de um trecho musical. Por exemplo um verso ou um refrão. A dica é aprender a diferenciar a SONORIDADE de cada MODO. Se treinarem isso, depois de um tempo, só de ouvir a música, ou o trecho, vocês poderão dizer qual é o Modo utilizado pelo(s) músico(s). (se for harmonia modal é claro)

Sobre a sonoridade dos Modos Gregos:

Bom, vou dizer bem a grosso modo qual é o tipo de sonoridade de cada modo:

Jônio: Possui uma sonoridade feliz, alegre.

Dórico: É muito utilizado em black music e Funk.

Frígio: Possui uma sonoridade Tensa, sombria.

Lídio: Possui uma sonoridade onde ambienta um clima de vitória. Sabem a música do SENNA na Rede
Globo? Então, aquela música é em Modo Lídio.

Mixolídio Muito utilizado em Black Music (principalmente em BLUES), assim como o dórico.

Eólio: Muitíssimo usado em músicas do IRON MAIDEN. Podemos dizer que tal sonoridade é mais séria;
mas não chega a ser sombria como o frígio.

Lócrio: Possui uma sonoridade meio maluca e psicodélica. A música MASCARA da Pitty é em tom Lócrio.

Mas porque que tais modos possuem tais sonoridades?

*No JONIO, o que dá tal sonoridade a esse modo grego, é o fato de ter a Sétima e a Sexta Maior.

*No Frígio, é o fato de tal modo ter a segunda Bemol

*No Lídio, é o fato de ter a quarta aumentada e a quinta justa.

*No Mixolídio, é o fato de ter a sétima menor (é um modo MAIOR, pois possui a terça maior, porém, possui a sétima menor.

*No Eólio, se compararmos com o frígio, possui a segunda maior e a sexta e sétima menores. É isso que proporciona tal sonoridade a esse MODO.

*No Lócrio, o que dá tal sonoridade a esse modo, é o fato dele ter a segunda Bemol, a quinta Bemol. Se compararmos tal modo com o Frígio, notamos que este possui a segunda bemol e a quinta justa; enquanto àquele possui a segunda bemol e a quinta bemol.

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Mensagem por felix_sjc Ter Jun 09, 2009 11:52 am

aconselho aos que gostaram desse texto ouvir o disco kind of a blue do miles davis...de cabo a rabo!
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Mensagem por Wotan Ter Jun 09, 2009 12:51 pm

felix_sjc escreveu:... kind of a blue do miles davis...
Esta jóia lançada em 1959 está completando 50 anos de história como o disco de jazz mais vendido de todos os tempos.

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Mensagem por Djabass Qui Jul 08, 2010 11:10 pm

Parabens Claudio pela sua explicação...qdo aprendi os modos gregos fique quase louco...do jeito que me ensinaram.
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Mensagem por Cantão Qui Jul 08, 2010 11:24 pm

Estou estudando harmonia modal , graças a esse excelente tópico ...valeu Claudião... up

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Mensagem por SILVIAO Sex Jul 09, 2010 12:13 am

Parabens , gostei da didatica!1abraço
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Mensagem por PauloBass Sex Jul 09, 2010 6:28 pm

Cara, me impressionei com a simplicidade da didática!
Tentei estudar modos gregos e terminei desistindo por me confundir muito com essa história toda de tons etc...
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 10, 2010 10:42 am

Bacana Claudio.
Muito bem escrito.
Tem muito professor que usa os modos para criar um certo clima de mistério (como se quem soubesse os modos pertencesse a outra casta musical) e o aluno fica lá estudando digitações e nunca sabe o que fazer com aquilo.
Penso de forma muito parecida contigo.
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Mensagem por Claudio Sáb Jul 10, 2010 11:55 am

Galera...

Agradeço pelos comentários, mas esse texto não é meu... no tópico que deu origem a área didática, eu cito que esses textos foram escritos por um pessoal das antigas que frequentavam o FCC e despois desapareceram.

Os textos são ótimos sim, por isso fiz a transcrição pra cá, e fiz também uns pequenos ajustes... mas não é correto levar os créditos por algo que eu não escrevi.

Eu não consegui achar o tópico original onde citei os nomes dos criadores dos textos, são 6 pessoas, uma delas eu lembro que era o Moog.

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Mensagem por Cantão Sáb Jul 10, 2010 11:23 pm

ClaudioBass escreveu:Galera...

Agradeço pelos comentários, mas esse texto não é meu... no tópico que deu origem a área didática, eu cito que esses textos foram escritos por um pessoal das antigas que frequentavam o FCC e despois desapareceram.

Os textos são ótimos sim, por isso fiz a transcrição pra cá, e fiz também uns pequenos ajustes... mas não é correto levar os créditos por algo que eu não escrevi.

Eu não consegui achar o tópico original onde citei os nomes dos criadores dos textos, são 6 pessoas, uma delas eu lembro que era o Moog.
De qualquer forma , valeu por postar aqui pra gente Claudião... cheers

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Mensagem por Filipe Castro Dom Jul 11, 2010 3:03 am

Acrescentando:

Mixolídio = Música nordestina tem pra caramba (juntamente com lídio e lídio b7)... Luiz Gonzaga... etc
Frígio = Música Espanhola (Im7 e II7M) e filme de bang-bang

A música popular brasileira é riquissima em modalismo, aliás, o grande lance é que ela mistura o modal e o tonal. Quem quiser um banho disso recomendo ouvir: Edu Lobo, Clube Da Esquina, Tom Jobim...

Tem uma música do Tom que é mto legal pra perceber o modalismo...
Chovendo na Roseira
Começa em LÁ mixolídio
Vai pra D jônico (harmonia tonal)
Repete em C jônico (harmonia tonal)
E a ultima parte é B frígio

O Kind of Blue foi o descobrimento do modal pelos jazzistas, bem interessante também

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Mensagem por Djabass Seg Jul 12, 2010 11:30 am

Valeu da mesma forma Claudio, como disse o Cantão... Obrigado.
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Mensagem por lcalazans Seg Jul 12, 2010 7:13 pm

ClaudioBass escreveu:Galera...

...Os textos são ótimos sim, por isso fiz a transcrição pra cá, e fiz também uns pequenos ajustes... mas não é correto levar os créditos por algo que eu não escrevi.


Ok, aceite o agradecimento por ter trazido à tona esse texto que é ótimo! Abs

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Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Jul 13, 2010 12:27 pm

Question Shocked confused scratch weed ahn Pedido de ajuda Tonto Pergunta de qualquer forma valeu a intenção... deve ser interessante fazer isto...
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