Problemas com Harmonia
+4
fma
dibass
DUDUBASS
Ciappina
8 participantes
Página 1 de 1
Problemas com Harmonia
Opa, tenho algumas duvidas sobre harmonia, como nunca tive um professor achei q aqui fosse um lugar bom para aprender. Com o vestibular chegando no fim do ano agora achei q fosse uma boa hora pra resolver essas duvidas. Estou estudando o livro do Almir Chediak, Harmonia e Improvisação. Sou familiarizado com intervalos e construção de acordes, mas agora nessa área de musica popular ando muito perdido e nao estou conseguindo engrenar com este livro. Queria saber se alguém poderia me fazer uma explicação breve sobre os temas dessas 2 páginas do livro que não consegui entender.
Afinal que acorde eh esse de sub V7? Como monto ele? Acho que eu entendi mas gostaria de ver uma explicação.
http://htmlimg2.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/88-9e09f9e322.jpg
Nao entendi como de fato ocorre a resolução do tritono do acorde de sétima diminuta. Nos outros ele explicava o que acontecia, terceiro grau com isso e aquilo, neste nao.
http://htmlimg1.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/89-a4a2cfd803.jpg
Mais uma coisa, algumas vezes meus posts nao foram respondidos ou depois que eu postei uma tréplica não teve mais atividade, existe algm em especial que esteja disposto a ouvir minhas duvidas, talvez por mensagem privada aqui? Por favor, ajudaria muito ^^"
Afinal que acorde eh esse de sub V7? Como monto ele? Acho que eu entendi mas gostaria de ver uma explicação.
http://htmlimg2.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/88-9e09f9e322.jpg
Nao entendi como de fato ocorre a resolução do tritono do acorde de sétima diminuta. Nos outros ele explicava o que acontecia, terceiro grau com isso e aquilo, neste nao.
http://htmlimg1.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/89-a4a2cfd803.jpg
Mais uma coisa, algumas vezes meus posts nao foram respondidos ou depois que eu postei uma tréplica não teve mais atividade, existe algm em especial que esteja disposto a ouvir minhas duvidas, talvez por mensagem privada aqui? Por favor, ajudaria muito ^^"
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Problemas com Harmonia
Sub V é um acorde que substitui o acorde dominante, na formação deste acorde(sub V) estão dentre outras notas, as notas que compõe o trítono do acorde dominante, que são as notas mais importantes pra definir aquele acorde.
Ex: II - V - I ---- Dm7 -- G7 -- C7+
II - sub V - I ---- Dm7 -- Db7 -- C7+
Dm7(D F A C) G7 (G B D F) C 7+(C E G B)
Dm7(D F A C) Db7(Db F Ab B) C7+(C E G B)
Percebe aí que se manteve o trítono B/F no acorde G e invertido no acorde Db7.
Ex: II - V - I ---- Dm7 -- G7 -- C7+
II - sub V - I ---- Dm7 -- Db7 -- C7+
Dm7(D F A C) G7 (G B D F) C 7+(C E G B)
Dm7(D F A C) Db7(Db F Ab B) C7+(C E G B)
Percebe aí que se manteve o trítono B/F no acorde G e invertido no acorde Db7.
____________________________
G D A E C G D A E C G D A E B
DUDUBASS- Membro
- Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA
Re: Problemas com Harmonia
O acorde diminuto difere pois ele possui dois trítonos e pode resolver de diversas maneiras.
Você tem que entender muito bem como funciona o trítono e a partir daí entender as suas resoluções.
Parta do pressuposto que um trítono pode resolver de 4 maneiras diferentes, portanto um acorde diminuto, como tem dois trítonos, pode resolver de oito maneiras diferentes.
Você tem que entender muito bem como funciona o trítono e a partir daí entender as suas resoluções.
Parta do pressuposto que um trítono pode resolver de 4 maneiras diferentes, portanto um acorde diminuto, como tem dois trítonos, pode resolver de oito maneiras diferentes.
____________________________
G D A E C G D A E C G D A E B
DUDUBASS- Membro
- Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA
Re: Problemas com Harmonia
Citando o exemplo de um trítono, se você trabalha em um grupo sem instrumento de harmonia, digamos que dois metais (sax e trompete) + baixo + bateria. Em uma improvisação do baixista, na qual a harmonia seria conduzida pelos sopros, no momento de um acorde dominante, digamos G7(GBDF) você poderia tranquilamente utilizar o sax tocando a nota B e o tropete tocando a nota F, que vc teria o trítono do acorde dominante G7. O lance é entender o funcionamento básico inicialmente pra depois entender o mais complexo.
____________________________
G D A E C G D A E C G D A E B
DUDUBASS- Membro
- Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA
Re: Problemas com Harmonia
Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.
Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.
E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?
Outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?
Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.
E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?
Outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Problemas com Harmonia
Ciappina escreveu:Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.
Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.
E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?
outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?
1) Não, pois a harmonia aqui é mantida em cima de uma tonalidade, o que houve foi apenas uma substituição de um acorde para dar um colorido especial, por ex. nessa substituição que dei como exemplo, vc tem a possibilidade de criar a sequencia D Db C (falando só das cabeças) o que gera um cromatismo bem legal pra música. João Bosco utiliza essa mesma sequencia na música "papel marchê" dá uma escutada.
2) Pra mim é a mesma coisa.
____________________________
G D A E C G D A E C G D A E B
DUDUBASS- Membro
- Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA
Re: Problemas com Harmonia
Dudu bass ja respondeu tudo perfeitamente
entao vou so deixar uma dica procure uma tese de um professor chamado sergio freitas ele fala sobre harmonia foi o melhor livro que ja vi sobre o assunto
entao vou so deixar uma dica procure uma tese de um professor chamado sergio freitas ele fala sobre harmonia foi o melhor livro que ja vi sobre o assunto
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Problemas com Harmonia
Ciappina, basicamente o que o livro está dizendo na parte dos diminutos, é que só existem 3 acordes de sétima diminuta: dó, dó sustenido e ré. Daí pra frente, são inversões desses três acordes, com as mesmas notas. Nessa página que você postou, todos os diminutos são resolvidos meio tom acima, que é uma possibilidade, mas não a única.
Ta pensando em prestar vestibular pra que faculdade?
Ta pensando em prestar vestibular pra que faculdade?
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Problemas com Harmonia
DUDUBASS escreveu:Ciappina escreveu:Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.
Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.
E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?
outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?
1) Não, pois a harmonia aqui é mantida em cima de uma tonalidade, o que houve foi apenas uma substituição de um acorde para dar um colorido especial, por ex. nessa substituição que dei como exemplo, vc tem a possibilidade de criar a sequencia D Db C (falando só das cabeças) o que gera um cromatismo bem legal pra música. João Bosco utiliza essa mesma sequencia na música "papel marchê" dá uma escutada.
2) Pra mim é a mesma coisa.
Bom, no que eu aprendi é que dentro de tonalidade nós temos os tons. Por exemplo. Temos a tonalidade de C maior, mas podemos ter o tom de A menor, que não é a mesma coisa, pois o centro tonal é outro, mas as notas são as mesmas.
dibass escreveu:Dudu bass ja respondeu tudo perfeitamente
entao vou so deixar uma dica procure uma tese de um professor chamado sergio freitas ele fala sobre harmonia foi o melhor livro que ja vi sobre o assunto
Vlw pela dica, vou procurar.
fma escreveu:Ciappina, basicamente o que o livro está dizendo na parte dos diminutos, é que só existem 3 acordes de sétima diminuta: dó, dó sustenido e ré. Daí pra frente, são inversões desses três acordes, com as mesmas notas. Nessa página que você postou, todos os diminutos são resolvidos meio tom acima, que é uma possibilidade, mas não a única.
Ta pensando em prestar vestibular pra que faculdade?
To querendo prestar na Unicamp pra contrabaixo eletrico popular. Por isso a escolha do livro, mostra bastante como o pessoal de musica popular pensa.
Outro pedido, alguém teria alguma progressão com resolução com sétima diminuta? De preferencia modulando pra outro tom, pq no mesmo é bem simples ^^"
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Problemas com Harmonia
Procura o livro Harmonia do Schoenberg... explica voz por voz sobre os diminutos em todas as resoluções e explica modulação como nenhum outro livro que conheço.
E se vai prestar Unicamp, estude muita física, química e matemática.
E se vai prestar Unicamp, estude muita física, química e matemática.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Problemas com Harmonia
fma escreveu:Procura o livro Harmonia do Schoenberg... explica voz por voz sobre os diminutos em todas as resoluções e explica modulação como nenhum outro livro que conheço.
E se vai prestar Unicamp, estude muita física, química e matemática.
Sem querer me achar, mas este é meu forte mesmo xD.
Acha que pra música popular o Schoenberg seria tão importante assim? Estava lendo o Almir Chediak justamente por ser música popular, que é essencial pra Unicamp.
Ciappina- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Sampa
Re: Problemas com Harmonia
Sim, o livro do Schoenberg meio que esgota o assunto harmonia... não é um livro fácil e tem muita filosofia envolvida, mas não conheço outro livro que se aprofunde tanto nesse assunto.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Harmonia funcional
Ciappina escreveu:Opa, tenho algumas duvidas sobre harmonia, como nunca tive um professor achei q aqui fosse um lugar bom para aprender. Com o vestibular chegando no fim do ano agora achei q fosse uma boa hora pra resolver essas duvidas. Estou estudando o livro do Almir Chediak, Harmonia e Improvisação. Sou familiarizado com intervalos e construção de acordes, mas agora nessa área de musica popular ando muito perdido e nao estou conseguindo engrenar com este livro. Queria saber se alguém poderia me fazer uma explicação breve sobre os temas dessas 2 páginas do livro que não consegui entender.
Afinal que acorde eh esse de sub V7? Como monto ele? Acho que eu entendi mas gostaria de ver uma explicação.
http://htmlimg2.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/88-9e09f9e322.jpg O acorde "sub v7" é substituto do dominante "v7", a estrutura desse acorde é o mesmo do v7, um acorde maior com sétima menor, porém o sub v7 está sempre meio tom acima do acorde de resolução.
Nao entendi como de fato ocorre a resolução do tritono do acorde de sétima diminuta. Nos outros ele explicava o que acontecia, terceiro grau com isso e aquilo, neste nao. Já este acorde diminuto, se resolve meio tom acima ou meio tom abaixo do acorde de resolução, e ainda mantendo o baixo.
http://htmlimg1.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/89-a4a2cfd803.jpg
Mais uma coisa, algumas vezes meus posts nao foram respondidos ou depois que eu postei uma tréplica não teve mais atividade, existe algm em especial que esteja disposto a ouvir minhas duvidas, talvez por mensagem privada aqui? Por favor, ajudaria muito ^^"
Jônatas Nunes- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Vitória
Re: Problemas com Harmonia
Fla galera...
Se você quiser entender a questão de uma maneira mais decoreba, lá vai a dica:
* 1/2 tom acima de qualquer tônica ( grau I da escala ) teremos um subV7, ou seja, um substituto da dominante com a seguinte estrutura:
RÉb - FÁ - LÁb - DÓb(sí), caso a tonalidade seja DÓ Maior.
* Além do subV7 temos ainda o VII grau, que no tom de DÓ Maior é o
Bm7 (b5), que é um acorde de função dominante também, sendo este acorde uma inversão do acorde G7 (add9).
Estes são dois exemplos bastantes utilizados na música popular.
Se você quiser entender a questão de uma maneira mais decoreba, lá vai a dica:
* 1/2 tom acima de qualquer tônica ( grau I da escala ) teremos um subV7, ou seja, um substituto da dominante com a seguinte estrutura:
RÉb - FÁ - LÁb - DÓb(sí), caso a tonalidade seja DÓ Maior.
* Além do subV7 temos ainda o VII grau, que no tom de DÓ Maior é o
Bm7 (b5), que é um acorde de função dominante também, sendo este acorde uma inversão do acorde G7 (add9).
Estes são dois exemplos bastantes utilizados na música popular.
____________________________
"Som GrAvE nas veiaSSS"!
Lucas M. de Souza- Membro
- Mensagens : 16
Localização : Saquarema / RJ
Re: Problemas com Harmonia
Sobre diminutos eu falei alguma coisa aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t1836p50-campo-harmonico#411654
Mais uma coisa interessante sobre os diminutos: você monta um acorde diminuto subindo em meio tom a fundamental de um acorde dominante (V7).
Ex:
Bb7 -> Bb - D - F - Ab
Deslocando a fundamental meio tom acima( Bb -> B)
B - D - F - Ab -> B°
https://www.contrabaixobr.com/t1836p50-campo-harmonico#411654
Mais uma coisa interessante sobre os diminutos: você monta um acorde diminuto subindo em meio tom a fundamental de um acorde dominante (V7).
Ex:
Bb7 -> Bb - D - F - Ab
Deslocando a fundamental meio tom acima( Bb -> B)
B - D - F - Ab -> B°
____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Re: Problemas com Harmonia
^
Fato, outra visão curiosa é que em harmonia funcional, eles chamam um Si diminuto de Dominante com sétima e nona menor sem a fundamental rsrsrs
Fato, outra visão curiosa é que em harmonia funcional, eles chamam um Si diminuto de Dominante com sétima e nona menor sem a fundamental rsrsrs
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Problemas com Harmonia
Vai ai uma dica legal pra encontrar 04 acordes de resolucao para um unico acorde diminuto:
Cada acorde maior sai de um semi-tom acima de cada umas das quatros notas que compoe o acorde diminuto.
Cada acorde maior sai de um semi-tom acima de cada umas das quatros notas que compoe o acorde diminuto.
Sol Grosso- Membro
- Mensagens : 101
Localização : Brasil
Tópicos semelhantes
» Livro para Harmonia
» Harmonia Modal
» Harmonia Funcional
» Harmonia Não Funcional(???)
» Harmonia - Duvidas
» Harmonia Modal
» Harmonia Funcional
» Harmonia Não Funcional(???)
» Harmonia - Duvidas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos