Grandes solos e improvisos de baixo
+10
Zubrycky
André "Odé"
fma
gsfteodoro
Fá Mendonça
filipinhow
Cayo Castro
LuCaSbass
Lucas94
joabi
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Grandes solos e improvisos de baixo
Quais os melhores solos e improvisos de baixo, na sua opinião. Começo colocando dois exemplos, mas tem muito mais.
Esse é de um baixista Israelense
Ney Conceição, a pauleira começa em 1:55 min.
joabi- Eterno Colaborador
Re: Grandes solos e improvisos de baixo
Gostei muito do solo do Ney Conceição, não só do solo, mas da música também. A linha de baixo que ele faz na música é sensasional !
Excelente tópico! Os top 5 pra mim, depois posto mais:
Eddie Gomez em "You Must Believe in Spring"
Nico Assumpção em "O Barquinho"
E em "Serra do Mar" do Victor Biglione. Foi o primeiro solo que escutei do Nico e fiquei esbabacado
Jeff Andrews em "Peace"... perfeita!
E Jaco Pastorius em "Havona"... Solo perfeito também!
Eddie Gomez em "You Must Believe in Spring"
Nico Assumpção em "O Barquinho"
E em "Serra do Mar" do Victor Biglione. Foi o primeiro solo que escutei do Nico e fiquei esbabacado
Jeff Andrews em "Peace"... perfeita!
E Jaco Pastorius em "Havona"... Solo perfeito também!
Alguns solos do mestre Nico..
filipinhow- Membro
Um solo que acho fantástico é um do Nathan East na música 101 Eastbound do Fourplay:
Começa em 04:28
Começa em 04:28
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Eu estava pensado que um solo do grande Nico Assumpção seria indispensável nesse tópico, mas já postaram vários deles. Isso mostra como o Nico era um grande baixista e solista.
.
Última edição por Lucas94 em Sex Set 16, 2011 2:41 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Envie duas vezes a mensagem.)
Lucas94- Membro
O que acho impressionante é que ele dança com a música na maior pauleira.
Última edição por gsfteodoro em Sex Set 16, 2011 5:11 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Foi difícil mas eu consegui inserir o vídeo...)
gsfteodoro- Membro
Gostaria de levantar outra questão dentro desse tópico: na parte de solos e improvisos no contrabaixo, acho que existem três "escolas": a do Jaco, a do Patitucci e a do Marcus Miller. Quem vocês acham que está fora disso?
fma- Membro
Fma, pra mim tá aqui um legítimo exemplo:
Dois nomes brazucas me vem em mente: Itiberê e Arismar.
Dois nomes brazucas me vem em mente: Itiberê e Arismar.
Convidado- Convidado
Tem também a escola do Stanley Clarke néfma escreveu:Gostaria de levantar outra questão dentro desse tópico: na parte de solos e improvisos no contrabaixo, acho que existem três "escolas": a do Jaco, a do Patitucci e a do Marcus Miller. Quem vocês acham que está fora disso?
fma escreveu:Gostaria de levantar outra questão dentro desse tópico: na parte de solos e improvisos no contrabaixo, acho que existem três "escolas": a do Jaco, a do Patitucci e a do Marcus Miller. Quem vocês acham que está fora disso?
Pra mim, existem 2 escolas. Itiberê Zwarg e Arismar do Espírito Santo
Na verdade acho complicado falar disso... No caso dos americanos, acho que são duas escolas, a do Jaco e a do Stanley Clarke. No caso do Miller, muitos de seus solos são focados no Slap, mas quando ele improvisa de pizzicato, pra mim ele está na escola do Jaco.
No caso dos brazucas pra mim são os dois ali que eu citei mesmo.
Ah, antes que eu me esqueça: Esse solo do AJ que eu postei aí em cima é um dos grandes momentos do contrabaixo em todos os tempos... O que ele faz com esses dois acordes da ponte de improviso é um troço muito impressionante. Tem que ser, além de gênio, muito corajoso pra mandar um solo desses nessa ocasião aí hehehe E como o próprio falou, parte importante da genialidade reside justamente nisso. É nítida a diferença que rola na hora que um improvisador de verdade começa a solar. Acho que fica claro pra todos pelo que rola aí a diferença que faz um solo criativo, cheio de riscos e um bando de frases sem inspiração... Animalesco.
Convidado- Convidado
Não me expressei muito bem... quis dizer que muito do que ouço de baixistas "solistas", acho meio relacionado ao Jaco, ao Patitucci ou ao Miller.
Claro que existem caras por aí com estilo original, tipo o AJ, o Stanley Clarke, o Itiberê, o Arismar, o Steve Swallow, entre outros. Esse solo do AJ é dos melhores solos de baixo que já ouvi, uma pena que ele raramente sole.
A linguagem do Marcus Miller acho que vem bastante do Stanley Clarke mesmo... mas penso que o Clarke é muito pouco ouvido hj em dia em comparação ao Marcus Miller, uma pena, embora eu goste dos dois. E o Miller fazendo pizzicato é bem Jaco mesmo, tem uma música chamada Roxanna, que tem um solo dele totalmente Jaco, uma pena não ter no youtube.
Claro que existem caras por aí com estilo original, tipo o AJ, o Stanley Clarke, o Itiberê, o Arismar, o Steve Swallow, entre outros. Esse solo do AJ é dos melhores solos de baixo que já ouvi, uma pena que ele raramente sole.
A linguagem do Marcus Miller acho que vem bastante do Stanley Clarke mesmo... mas penso que o Clarke é muito pouco ouvido hj em dia em comparação ao Marcus Miller, uma pena, embora eu goste dos dois. E o Miller fazendo pizzicato é bem Jaco mesmo, tem uma música chamada Roxanna, que tem um solo dele totalmente Jaco, uma pena não ter no youtube.
fma- Membro
Isso estamos falando só de baixo elétrico né, no acústico tem várias outras escolas e eu acho que a do Scott LaFaro é bem forte até hoje...
E realmente esse solo do AJ é fantástico... Tenho que colocar esse aqui que foi uma das primeiras coisas que ouvi do AJ e lembro que fiquei de queixo caido...
E realmente esse solo do AJ é fantástico... Tenho que colocar esse aqui que foi uma das primeiras coisas que ouvi do AJ e lembro que fiquei de queixo caido...
Queria tocar esse solo, mas sempre que ouço dá uma preguiça de tirar hauahhauha
fma- Membro
eu me impressiono muito com esse solo. Esse tal de hein van de geyn tem um conhecimento de harmonia e uma criatividade imensos.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GFw_7ZsTAGc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GFw_7ZsTAGc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
André "Odé"- Membro
Hadrien Feraud
joabi- Eterno Colaborador
O solo do Anthony Jackson em From Within é bem diferente do que os outros baixistas costumam fazer. Nessa música, mesmo sem solo o AJ já impressionaria, a condução que ele faz alternando entre muted notes e pizzicato é muito boa e as frases não tem nem o que falar. Aliás não só o AJ mas o Michel Camilo e o baterista também tocam muito nessa música.
Eis um dos maiores solos de baixo da história, cortesia de Willie Weeks.
Ouçam "Everything is Everything" do disco "Donny Hathaway Live" e divirtam-se!
Eis o link
O solo começa a partir de 8:35. Notem como o solo é musical, como Willie vai aos poucos, sem pressa, acrescentando mais e mais elementos e tudo isso SEM deixar o groove se perder.
Coisa pra poucos.
Saudações,
D.
Ouçam "Everything is Everything" do disco "Donny Hathaway Live" e divirtam-se!
Eis o link
O solo começa a partir de 8:35. Notem como o solo é musical, como Willie vai aos poucos, sem pressa, acrescentando mais e mais elementos e tudo isso SEM deixar o groove se perder.
Coisa pra poucos.
Saudações,
D.
Muito bom esse solo do Willie Weeks Zubrycky. É simples mas é bem musical.
GOD BURTON!
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz- Membro
joabi escreveu:
Hadrien Feraud
Qualquer solo do Hadrien é pancada !!!!
Vou colocar dois, que são mestres para mim.
Percy Jones:
Michael Manring:
Percy Jones:
Michael Manring:
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
Wally Voss, grande pioneiro que infelizmente é pouco conhecido.
O solo do Tom Kennedy nessa música é coidelouco! Começa por volta de 3:45
http://grooveshark.com/#/s/Braziluba/3EQ8b8?src=5
http://grooveshark.com/#/s/Braziluba/3EQ8b8?src=5
Gary Willis em "Say Never"