AJUDA Improvisos que citam a melodia.
+5
afonsodecampos
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
Fernando Zadá
malka_aff
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
AJUDA Improvisos que citam a melodia.
Pessoal, preciso de uma ajuda de vocês pra achar improvisos/solos onde o músico improvisador cita a melodia do tema da música.
POR EXEMPLO:
O Nico começa com a frase: "Dotô, jogava o Flamengo e eu queria escutar..." E ae sai destruindo tudo.
Não precisa necessariamente começar com a citação, pode ser no meio da impro, no fim, qualquer coisa.
Ah, e qualquer instrumento!!
valeu, abraços.
POR EXEMPLO:
O Nico começa com a frase: "Dotô, jogava o Flamengo e eu queria escutar..." E ae sai destruindo tudo.
Não precisa necessariamente começar com a citação, pode ser no meio da impro, no fim, qualquer coisa.
Ah, e qualquer instrumento!!
valeu, abraços.
Re: AJUDA Improvisos que citam a melodia.
Cara procura solos do Louis Armstrong tem muito disso.
Muitos improvisos inicialmente eram variações da melodia original ornamentada e modificada.
Muitos improvisos inicialmente eram variações da melodia original ornamentada e modificada.
Fernando Zadá- Moderador
Sim sim, isso ja ta na pauta do estudo, mas eu preciso dos improvisos mais "modernos" que usam a melodia como base composicional.
Procura material do baixista Niels Henning Ørsted-Pedersen. Ele tem muita coisa nessa linha que você quer.
Outro que também serve de fonte de consulta é o Brian Bromberg, os álbuns Wood I e II estão recheados desse tipo de material.
Tem um blog aí antigo de um desconhecido qualquer que tem algumas coisas desse caras... se não me engano o endereço do blog é: www.gravidadevertical.zip.net
Outro que também serve de fonte de consulta é o Brian Bromberg, os álbuns Wood I e II estão recheados desse tipo de material.
Tem um blog aí antigo de um desconhecido qualquer que tem algumas coisas desse caras... se não me engano o endereço do blog é: www.gravidadevertical.zip.net
Claudio- Membro
Que site maneiro Claudião!ClaudioBass escreveu:Procura material do baixista Niels Henning Ørsted-Pedersen. Ele tem muita coisa nessa linha que você quer.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
"Our love is here to stay" de Niels Henning é linda demais, valeu Cláudio pela dica. Logo que entrei no FCBR soube do Gravidade Vertical mas confesso que havia esquecido. Preciso recuperar esse conteúdo.
Malka, neste vídeo o JB Neto toca "Goodbye Pork Pie Hat" de Charles Mingus. Particularmente acho essa versão incrível.
Malka, neste vídeo o JB Neto toca "Goodbye Pork Pie Hat" de Charles Mingus. Particularmente acho essa versão incrível.
afonsodecampos- Membro
^ Que som gostoso!
gpraxedes- Membro
afonsodecampos escreveu:
Excelente curti bastante!
Preciso tomar vergonha e voltar a atualizar o Gravidade Vertical, já são 3 anos sem nenhuma atualização! Tem muito material bom pra colocar lá.
Claudio- Membro
Bacana Cláudio, o bom é que os links estão todos ativos ainda.
Fiquei de cara com o trio Esbjörn Svensson, coisa de louco!
afonsodecampos- Membro
afonsodecampos escreveu:Bacana Cláudio, o bom é que os links estão todos ativos ainda.
É disparado um dos meus trios prediletos. Pena que acabou de forma prematura e trágica com a morte do Pianista e líder Svensson em 2008. O baixista Dan Berglund é um figura muito gente boa, e de fácil acesso. Peguei muitas dicas legais com ele através do bate-papo no Facebook.
Os links estão ativos porque mantenho o material numa conta antiga (paga) no 4Shared.
Claudio- Membro
o solo do Jaco em Bright Size Life, no primeiro disco do Pat cita bastante a anacruze do tema no começo dos choruses.
fma- Membro
Essas citações são mais comuns em instrumentos tradicionais de solo.
Ouça Bird, irmãos Marsalis, Benson, Michael Brecker, Bob Berg, Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Paquito D'Rivera, etc...
Ouça Bird, irmãos Marsalis, Benson, Michael Brecker, Bob Berg, Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Paquito D'Rivera, etc...
allexcosta- Administrador
todas essas dicas eu vou usar, mas deixa eu elucidar uma coisa que esqueci (baita pesquisador de merd*)
A ideia e analisar como a entoacao humana inspira/influencia o improviso do instrumentista.
Temas instrumentais serao validos, mas o foco sao cancoes, mesmo que essas sejam tocadas instrumentalmente. Acho que o pre requisito eh que ja tenha sido gravada uma letra antes.
Se tiverem cancoes vai ficar mais facil.
P.S.: estou num teclado configurado pra ingles, portanto sem cedilha e derivados
A ideia e analisar como a entoacao humana inspira/influencia o improviso do instrumentista.
Temas instrumentais serao validos, mas o foco sao cancoes, mesmo que essas sejam tocadas instrumentalmente. Acho que o pre requisito eh que ja tenha sido gravada uma letra antes.
Se tiverem cancoes vai ficar mais facil.
P.S.: estou num teclado configurado pra ingles, portanto sem cedilha e derivados
<iframe src="http://player.vimeo.com/video/24266210" width="500" height="281" frameborder="0" webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe> <p><a href="http://vimeo.com/24266210">Samba na Gamboa - Hamilton de Holanda & Diogo Nogueira</a> from <a href="http://vimeo.com/mportinari">marcos Portinari</a> on <a href="https://vimeo.com">Vimeo</a>.</p>
Creio que esse aqui não se encaixe completamente na sua descrição... vejo como ornamentos melódicos, e não improvisos "completos", digamos assim.
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/t72RCfinqhg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Creio que esse aqui não se encaixe completamente na sua descrição... vejo como ornamentos melódicos, e não improvisos "completos", digamos assim.
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/t72RCfinqhg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
piabives- Membro