Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102

+4
Eliseumohr
Pedroswaldo
allexcosta
Átila Moreira Cedro
8 participantes

Ir para baixo

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Empty Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 03, 2011 1:32 am

Bom dia, boa tarde ou boa noite à todos,

sou novo aqui no fórum. Meu nome é Átila, sou de Bhte-MG.
O motivo maior de criar este tópico é o seguinte: tenho 4(quatro) falantes Eminence Legend BP102 e preciso de ajuda para um projeto de caixa acústica para eles. Vi muitas discussões sobre projetos handmades para caixas acústicas aqui no fórum (projetos do Jorge Pescara em pdf; o pictorial de WinISD e discussão geral sobre handmades, entre outros, até relacionei todos que achei em um documento único), foram muito esclarecedores. Antes eu achava que era só copiar um projeto já pronto da GK, Hartke, etc e por os falantes dentro, mas um administrador aqui deste fórum chamou minha atenção quando disse que é uma ciência desenvolver um gabinete certo para os falantes escolhidos, e que não devemos colocar qualquer falante em qualquer caixa. Por isso, estou na busca de ajuda para conseguir um projeto para uma caixa acústica para os 4 (quatro) falantes Legend BP102, que é objetivo principal deste tópico. A ajuda de vocês é muito bem vinda e necessária, desde já fico agradecido por qualquer sugestão, comentário, projeto.

Na tentativa de fazer alguma coisa, e ter uma noção do que é o assunto, tentei fazer um projeto no WinISD (as especificações do falante estão aqui: http://www.eminence.com/pdf/Legend_BP102.pdf). Com ajuda do tópico sobre pictorial de WinISD, consegui começar a usar o programa. Contudo, não consigo visualizar altura, largura e profundidade internas ou externas da caixa. Pode ser alguma ferramenta ou aba que ainda não aprendi a usar ou é a versão do programa que uso? Quando clico em alguns botões, como o “Box Shape” na aba “Box”, recebo a mensagem “this feature is not yet avaliable is this alpha release”, ou seja, estou com uma versão limitada do software?
Mesmo assim, na simulação de uma caixa para 4 falantes BP102 no WinISD, a sugestão de volume do software é de 420,79 lts com 0,0Hz no Tunning Freq (?). Usei um volume aproximado de 160litros (tirei este número, de 160litros, a partir da seguinte especificação do BP102 no site: “recommended enclosure volume, vented=25.5-62ltr / 0.9-2.2 cu.ft, daí pensei em uma média de 40 litros por falante e multipliquei por 4, é isso mesmo? qual o recomendado?) e o programa me dá um Tunnig Freq de 46,95Hz, está bom? É isto mesmo? Li no tópico fixo sobre o WinISD que 48,43 Hz no Tunning Freq era um valor bom, contudo era uma simulação para o Legend CB15, então não sei se posso aplicar ao projeto que quero desenvolver. Bem, continuando o projeto no WinISD, com volume de 160 litros, Tunnig Freq de 46,95Hz, dois dutos de 13cmx13cm, a velocidade do ar esta com o pico de 18m/s à 34,49Hz. No mesmo tópico que citei, também li que a velocidade do ar deve ser em torno de 17m/s mas, como disse, era um projeto para um CB15 com dutos de 14cmx10cm. Por falar nisto, dutos de 13cmx13cm são viáveis? Na aba Signal do WinISD, coloquei o valor de 300W no campo “System input power” (nas especificações do BP102 diz 200Wrms, mas como sabemos que vai gerar menos, pensei que cada falante deve gerar um 75Wrms, será?). Quando gero o gráfico de “cone excursion” verifico o valor de pico do Xmax em 6mm à 37,75 Hz, estou correndo risco de danificar o falante?
O que me parece ser um problema, além de não conseguir descobrir as medidas de alt/larg/prof, é que quando gero o gráfico “transfer function magnitude” a partir de 389Hz a curva começa a subir para além da linha(vermelha) dos 0(zero) decibéis quando chega em 2,392 decibéis com 79,89Hz e começa a cair, fica abaixo da linha de 0(zero) decibéis apenas em 54,14Hz. Como solucionar este problema de pico na curva? Também li, aqui no fórum, que a curva deve ser o mais plana possível. O “drop point” é de 46,59Hz em -2,953 decibéis, é o certo, é viável? Os valores que coloquei como volume da caixa (160ltr) e o tunning freq sugerido pelo software(46,95Hz) são viáveis? Será que os 4 (quatro) BP102 juntos geram 300Wrms?

Pergunta objetiva, alguém tem um projeto, sugestão, medidas de cabinet para 4 falantes Legend BP102 e pode me fornecer? Seria de uma ajuda imensa, ficaria super grato.

Tentei um outro programa, o Eminence Designer. Este software não é free, no site da Eminence tem uma versão demo que te possibilita trabalhar apenas com um dos falantes deles. Depois de vasculhar pelo Google um pouco, achei uma versão crackeada (o crack dele dispara os antivírus) para baixar. O programa é amigável, tem vários projetos prontos para os falantes Eminence. Nele pode se simular como o tipo, aproximado, de isolamento acústico no interior da caixa pode interferir. O programa também calcula direto o volume da caixa e o volume da caixa com os falantes. O problema dele, eu acho e posso estar redondamente enganado, é que as sugestões de volume e dimensões da caixa dão valores altos. Na simulação que fiz para os 4(quatro) BP102, sem mexer em nada, aceitando todos os parâmetros do software, ele sugere: volume 325 litros (332,7 ltrs caixa+falante); Fb (que eu acho, acho, que é o mesmo que Tunning Freq do WinISD) de 33,54Hz; com os valores internos da caixa de 1m e 12cm de altura, 69cm de largura e com 42cm de profundidade; com um duto de 16cm de diâmetro e 2cm de comprimento, achei as medidas um tanto diferentes, mas quem sou eu... Não consegui gerar gráficos neste programa. Simulei um projeto, sugeri ao programa um volume de 160 litros, com volume total de 167,7 (qual será o peso aproximado, em kilos, de 160 ltrs? não achei sites/softwares para converter isto), o programa da Eminence gerou um cabinet com 89cm de alt, 55cm de larg e 34cm de profun (valores internos); com dois dutos de 13cm por 13cm; com o Fb de 41,1Hz, e o F3(?) de 48,5Hz. Este projeto é viável? Qual a proporção que uso para alterar as medidas entre si (queria diminuir a altura da caixa e aumentar a profundidade, é possível)? Será que este Fb (41,1Hz) é a “afinação” da caixa? Ao montar um cabinet, dentro das especificações determinadas, ele já esta afinado?

São várias dúvidas em um único texto, eu sei, desculpem-me. Como podem ver, não sei nada sobre o assunto, contudo, me esforço para pesquisar tópicos, reviews, comentários, discussões em fóruns, blogs, sites, redes sociais, mas chega um determinado momento que começa a ficar muito difícil e arriscado, financeiramente, continuar “sozinho”. As dúvidas começam a ficar específicas para o caso que me preocupa. Já li em um post que fórum não é escola, então não adianta eu querer aprender só via internet. Sendo assim, para tentar resumir, e como disse ao longo do texto, se alguém puder me ajudar e sugerir, disponibilizar um projeto para um cabinet com 4 falantes Eminence Legend BP102, que é o principal intuito deste tópico, eu também ficaria imensamente agradecido. Na verdade, agradeço de antemão qualquer ajuda oferecida, obrigado.

Abs.

Ps: se verificarem algum erro no tópico, que vai contra as regras do fórum, desculpem-me. Se puderem me dizer para que o mesmo não se repita, seria ótimo. Obrigado.

Ps2: Link para baixar o programa da Eminence. Não estou certo se posso por o link aqui, já que este é para download. Se puder me avisem que coloco. Se não, enviem-me uma MP que respondo o mais rápido possível.

Ps3: Tentativa de postar imagem do gráfico que me preocupa e dos parâmetros do projeto no WinISD:

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 001printwinisd001.th

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 004printwinisddropoint.th

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 002printwinisdarduto.th

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 003printwinisdconeexcur.th

Ps4: Tópicos já consultados neste Fórum:
https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade
https://www.contrabaixobr.com/t14080-caixa-replica-gk-blx?highlight=caixa
https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade?highlight=caixa
https://www.contrabaixobr.com/t7844-ajuda-na-escolha-de-falante-de-10-ou-12-para-construcao-de-caixa?highlight=caixa
https://www.contrabaixobr.com/t18587-alto-falante-eminence-legend-b102-para-caixa-2x10?highlight=caixa
https://www.contrabaixobr.com/t4278-caixa-4x10-home-made-by-jorge-pescara-homero-sette-silva-eng-e-jose-carlos-falcao-eng-woofer-selenium-10pw3?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t5733-trocar-1x15-por-4x10-fabricar-uma-4x10?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t15814-gk-mb-200-caixa-410mbx-400w-4x10?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t11339-caixa-8x10-ou-set-1x15-4x10?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t11339-caixa-8x10-ou-set-1x15-4x10?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t12545-projeto-4x10?highlight=4x10
https://www.contrabaixobr.com/t16886-handmade-caixa-15-alto-falante-eminence-cb15?highlight=eminence
https://www.contrabaixobr.com/t18587-alto-falante-eminence-legend-b102-para-caixa-2x10?highlight=eminence
https://www.contrabaixobr.com/t3992-auto-falante-para-handmade?highlight=handmade
https://www.contrabaixobr.com/t6994-opinioes-sobre-caixas-gk-hartke-warwick-ou-hand-mades
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Empty Re: Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102

Mensagem por allexcosta Seg Out 03, 2011 9:13 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Contudo, não consigo visualizar altura, largura e profundidade internas ou externas da caixa. Pode ser alguma ferramenta ou aba que ainda não aprendi a usar ou é a versão do programa que uso?

O programa não te dá isso. Dá o volume total da caixa, a partir dái é matemática básica.

Tem uma turma nova no fórum que parece entender bastante desse tipo de projeto. Espera um pouco que eles aparecem. Boa sorte.

Administrador

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Empty Re: Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 03, 2011 10:57 am

Prezado Allex,
obrigado pela dica, vou aguardar.
Tinha a esperança que o senhor pudesse me sugerir um projeto, assim como o fez para o senhor Jorge Martins que estava com um Legend CB15.
Obrigado por esclarecer as questões sobre as medidas no WinISD. É menos um problema no WinISD e mais um para a matematica...
Mais uma vez obrigado.
Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 03, 2011 1:51 pm

Cara, chegando em casa eu posso tentar te ajudar.

Mas aí demora um pouquinho, se tiver ok....

Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 03, 2011 2:05 pm

Prezado Pedro Osvaldo,

está ótimo!
Sua ajuda será super bem vinda a qualquer tempo.
Obrigado!
Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 03, 2011 2:06 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:Tinha a esperança que o senhor pudesse me sugerir um projeto, assim como o fez para o senhor Jorge Martins que estava com um Legend CB15.

Eu tenho mais facilidade de interpretar o WinISD quando é falante único. Olhando rápido, me pareceu que um 4x10 com esses falantes exigiria uma caixa muito grande, mas tenho observado uma geração nova de foristas que tem experiência "hands on" com montagem de caixas e entendem do assunto muito melhor que eu, por isso sugeri esperar um pouco.

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 03, 2011 2:25 pm

Prezado Allex,

havia dito isto acima, porque gostei muito da resposta que deu ao forista que citei. Desculpe-me se pareci muito "pidão" ou folgado, desculpe mesmo Embarassed
Muito obrigado pela nova dica sobre as diferenças na simulação de caixas com mais de um falante.
Estarei no aguardo sim. Um outro forista já se pronunciou sobre a possibilidade de me auxiliar.
Qualquer ajuda sempre será bem vinda, à qualquer tempo.
Desde já agradeço aos que já me ajudaram e os que poderão me ajudar.

Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 03, 2011 3:46 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:Desculpe-me se pareci muito "pidão" ou folgado

Nada disso Átila, eu ajudaria com o maior prazer se sentisse segurança na resposta que eu poderia te dar...
Talvez algum desses links proporcione uma boa leitura:

http://www.google.com/webhp?hl=en#sclient=psy-ab&hl=en&site=webhp&source=hp&q=site:talkbass.com+legend%2Bbp102&pbx=1&oq=site:talkbass.com+legend%2Bbp102&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=2302l5245l3l5664l6l6l1l0l0l0l523l1952l3-3.1.1l6l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=84c58f105e12c753&biw=1280&bih=574

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 03, 2011 4:08 pm

Prezado Allex,

obrigado por mais uma dica!
Abs!

Ps: ainda bem que não ficou chateado. A última coisa que quero ser é um novato inconveniente.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Dom Out 09, 2011 2:58 am

Olás Prezados,

em minhas buscas por um projeto para caixas acústicas, achei a seguinte tabela:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Tabela210

A tabela estava no seguinte endereço:
http://www.talkbass.com/forum/f15/diy-lightweight-composite-cab-build-432560/

Espero que ajude outros que querem, diferente de mim, uma 2x10.

Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Eliseumohr Dom Out 09, 2011 11:37 am

scratch
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Out 09, 2011 12:29 pm

Já que nenhum dos profissionais se habilitou, vamos lá:

Altura: 23"
Largura: 23"
Profundidade: 19"
Recuo do baffle: 1.5"

Compensado naval 18mm
Dutos: 2 (10dia X 15comp)
Use bracing.

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 10, 2011 6:44 pm

Prezado Allex,

muito obrigado!
Não tem noção do tanto que vai me ajudar cheers, obrigado mesmo!!!

Agora eu vou partir para o trabalho aqui.

Antes, duas dúvidas:
1°: localização dos dutos - na parte de trás da caixa, em cima ou embaixo?
2°: "bracing" é um reforço? Onde deve ser colocado?

Mais uma vez, muito obrigado!

Ps: assim que eu começar as montagens, colocarei fotos do processo.
É melhor postar as fotos aqui ou no tópico fixo sobre WinISD e projetos handmade?

Abraço!
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 8:21 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:1°: localização dos dutos - na parte de trás da caixa, em cima ou embaixo?
Atrás, embaixo.

2°: "bracing" é um reforço? Onde deve ser colocado?
Exato. Uma prateleira vazada pra evitar vibrações, tipo isso:

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Images?q=tbn:ANd9GcRv9I3YnSrWdlRWT7coU03XxYyhvbL_HQe7DwlzcLOSHewGUg3FBGpIpmEKZw

É melhor postar as fotos aqui ou no tópico fixo sobre WinISD e projetos handmade?
Você que sabe. Um tópico novo também é uma boa idéia. Boa sorte.
.

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 9:16 pm

Ops, Allex foi mais rápido no gatilho...

Allex, essas medidas são externas?

Pergunto porque tem que fazer os descontos dos bracings, e se as medidas forem externas, o desconto do recuo do baflle e das laterais em si.

Se contar essas medidas como volume interno dá uns 167 litros, com sintonia em 35 Hz.

A curva fica assim:

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Curvai

Em branco a que o Allex sugeriu. Em vermelho só por referencia, a que eu fiz (com um altofalante de 12"). Ou seja a resposta vai ficar melhor (em graves) que a que eu fiz (aqui o tópico).

Se precisar de ajuda com o desenho do projeto e o dimensionamento dos bracings, posso dar um help. Dessa vez prometo que nÃo demoro um mês (mudança é flórida)....

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 9:24 pm

Pedroswaldo escreveu:Allex, essas medidas são externas?

Sim, externas.

Pensei no volume dos falantes, dos dutos e do bracing e atribuí um valor meio aleatório, mas não "na doida". O gráfico me parece bom, e a você?

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 9:41 pm

Bom, eu considerei como volume interno e o gráfico me pareceu muito bom.

Comparo com as minhas 1x12" (que ficaram com um som muito bom, na minha opinião) e essas ficarão ainda melhor a julgar pelo gráfico.

Quanto de volume interno livre ficou na sua simulação?

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 9:47 pm

Pedroswaldo escreveu:Quanto de volume interno livre ficou na sua simulação?

Pelo que fiz aqui ficou com cerca de 130L e tuning em 40.25.

167l ficaria muito grande.

Vê aí, eu gostei...

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 CAIXA

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 10:01 pm

Sim, ficaria enorme.

E sim, o gráfico ficou masssa!

Mas acho que com essas medidas externas, descontando o volume do recuo do baflle, acho que daria menos que esses 130. Na verdade daria isso sem contar falantes, dutos e reforços. Mas posso ter feito a conta errado, vou conferir aqui.

Sem dúvida esse alinhamento ficará porreta, é só conferir os voumes.

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 10:04 pm

Acho que meu cálculo deu uns 137 litros sem os descontos.
Dá pra você refazer aí com esses números comparando com a sua e postar a imagem?

Administrador

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 10:08 pm

Ô ô... Acho que esqueci de dobrar o 1.8cm... hide

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 10:10 pm

Hehehehe, isso mesmo (eu tb tinha). E tb do recuo...

Daria livre (sem descontar falantes, reforço e dutos) 122,7 litros.

Quanto eu subtraio de falantes?

EDIT;

Podemos fazer o seguinte, usando o alinhamento que voce propos, adequar o tamanho externo (não mudaria muito daquilo proposto no início não)...

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 10:15 pm

O recuo eu tinha feito, esqueci mesmo foi de dobrar a parede.

Faz com 115l aí pra gente ver...

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 10:17 pm

Ok

Fica assim (em vermelho, 115 litros, sintonia em 36,52 Hz, um duto de 10 cm diametro por 8 cm comp.). Em branco o com 130 litros, sintonia em 40,25 Hz

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Curvak

Ou seja, no meu ver, pode ser isso aí mesmo, apenas fazer essa alteração do duto.

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 10:39 pm

Minha imagem fica bizarra...

Fiz 115l com dois dutos de 10x15 e me pareceu bom. Dá pra juntar aí no seu gráfico?

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 10:45 pm

allexcosta escreveu:Minha imagem fica bizarra...

Fiz 115l com dois dutos de 10x15 e me pareceu bom. Dá pra juntar aí no seu gráfico?

Fica assim, em vermelho. Em branco a anterior com um duto só.

Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Curvaz

Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2011 10:48 pm

Quase a mesma coisa. Existem algumas vantagens nos dois dutos não é? Acho que já tem bastante material pra ele trabalhar...

Valeu Pedro.

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 10, 2011 11:01 pm

Heheheheh, acho que sim...

Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Out 11, 2011 2:33 am

Prezado Allex e prezado Pedro,
em primeiro lugar, muito obrigado! Estou super grato pela disponibilidade e interesse dados ao projeto. Estou super admirado como vocês até buscaram discutir os melhores caminhos. Vocês não sabem o quanto estão me ajudando! Valeu! claps

Com o intuito de aproveitar ao máximo as colocações feitas, anotei algumas dúvidas e seus momentos:

1 - O Pedro, às 9h16, pergunta sobre recuo do baffle e laterais e oferece ajuda para o desenho do projeto e a dimensão do bracing.
Eu ficaria imensamente grato se o Pedro pudesse me ajudar no desenho e a estabelecer a dimensão do bracing. Em tempo, também digo que não há problema nenhum em me responder agora, fico é super agradecido, obrigado. Ajuda sempre é bem vinda, cedo, tarde ou na hora.

2 - No final das contas ficou como, assim:
2.1 Volume: 115lts, 122,7lts? Total ou interno? Com ou sem falantes? (Pedro, as 10h10, sugere 122,7,questiona o volume dos falantes e sugere adequar as medidas; Allex às 10h39, sugere 115 lts);
2.2 Dutos: 2 de 10cm por 15cm ou 1 de 10cm por 8cm? (Allex, às 10h48, diz que dois dutos tem suas vantagens. Quais?)
2.3 Medidas: as medidas continuam as mesmas que o Allex já sugeriu (alt: 58,42cm [23pol] / larg: 58,42cm [23pol] / prof: 45,72cm [19pol] / recuo baffle:3,81cm [1,5pol]), ou vão alterar de acordo com a sugestão feita pelo Pedro, às 10h10? Se sim, podem sugerir-me as novas medidas?
2.4 Cálculos - volume X medidas: prezados, qual é fórmula para fazer este cálculo, ou seja, saber as medidas da caixa a partir do volume encontrado? Pelo visto, se eu tiver domínio deste cálculo, vou conseguir trabalhar legal rock

No mais, só tenho que agradecer pela ótima aula e discussão sobre este assunto que, atualmente, muito me preocupa e interessa.

Muitíssimo Obrigado!
Desculpem-me por não ter participado e acompanhado as respostas em tempo real.
Grandes abraços!
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 11, 2011 8:38 am

115l é o volume interno estimado com as medidas que sugeri. Após observar a simulação desse volume com dois dutos em 10x15 acho que as medidas ficam boas (gráfico vermelho acima) e a presença dos dois dutos diminui a velocidade do ar e por conseguinte ruídos indesejáveis relacionados a isso. As medidas 23x23x19 são realistas em termos de tamanho prático. Uma caixa maior que isso já vai incomodar no transporte e já será fora de padrão.

Minha sugestão final é:

23x23x19 (externas)
2 dutos 10x15
O bracing não precisa ser nada milimetricamente planejado. Somente faça uma prateleira e cole de maneira firme no interior da caixa (veja figura). Isso ajuda a diminuir as vibrações. Pelo gráfico você pode ver que a caixa não vai falar acima de 1khz. Se isso for problema, é necessário um driver + crossover.

Administrador

Mensagem por Pedroswaldo Ter Out 11, 2011 9:43 am

Como postado pelo Allex, a discussão toda foi em cima da proposta inicial de medidas externas (23x23x19 polegadas).

O que a gente ficou acertando depois foi a estimativa do volume interno, para este tamanho de caixa, que é o que conta para o cálculo do programa.

Então, aquele último gráfico vermelho é a resposta prevista para 4 falantes nessa caixa teórica com 115 litros livres (ou seja, já descontados o volume dos falantes, dos dutos e dos reforços internos estimados).

Uma pequena alteração no volume interno não fará muita diferença no resultado final (lembre-se, os volumes internos são estimados).

Sobre o projeto em si, veja como as peças vão se encaixar para dimensionar as partes para o corte (atente para o fato de que os cortes são feitos em 90º e não a 45º, logo, não encaixam de topo, logo, mesmo entre as dimensões de mesmo tamanho as tabuas do topo e baixo não terão o mesmo tamanho que as laterais [ficou confuso?]). Normalmente as lojas que vendem compensado já cortam para voce nos tamanhos desejados (caso voce vá fazer em casa)

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 11, 2011 10:54 am

Átila Moreira Cedro escreveu:2.4 Cálculos - volume X medidas: prezados, qual é fórmula para fazer este cálculo, ou seja, saber as medidas da caixa a partir do volume encontrado? Pelo visto, se eu tiver domínio deste cálculo, vou conseguir trabalhar legal rock

As 3 medidas em cm menos o dobro da parede em cm multiplicadas entre si e reduzidas para dm3, que é o mesmo que litro. Isso te dá o volume interno bruto. Estamos subtraindo uns 7 litros equivalentes a 4 cones, 2 cilindros e uma prateleira, estimado...

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Out 11, 2011 11:04 am

Prezado Allex,

muito obrigado por confirmar as medidas, o volume e os dutos e muito obrigado também por explicar o cálculo. Vou fazer o projeto embasado em suas colocações. Em relação ao driver, seguindo aqui o fórum e lendo o Talkbass conforme sua sugestão, tinha observado várias pessoas que falam desta necessidade. Fico com duas dúvidas? Acima de 1Kz é tão necessário assim? Se sim, havia pensado em comprar o APT50 da Eminence (45watts Rms, 3,5Hz a 20Hz) é uma boa pedida? Obrigado!

Prezado Pedro,

acho que entendi sim o que você quis dizer:
- as partes laterais serão menores que as partes superior e inferior, porque estas se encaixam. Sendo assim, devo saber que 3,6cm(36mm) da altura das partes laterais correspondem as espessuras das partes superior(1,8cm, ou 18mm) e inferior(1,8cm, ou 18mm). Assim, as duas peças laterais terão altura de 54,82cm(21,58pol), e a superior e a inferior terão a largura de 58,42cm (23pol). É isso? E para o baffle e a traseira, quais as sugestões para o cálculo correto?

Vou esboçar um desenho e postar aqui. Vocês opinam nele também, se for possível?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado, estão me salvando!!! hail
Grandes abraços!
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Out 11, 2011 11:25 am

Dá uma olhada nesse tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t16886-handmade-caixa-15-alto-falante-eminence-cb15

O bracing mostrado pode ser feito até com pedaços de cabo de vassoura, e fica bom. Tem também uma combinação boa de driver Selenium com crossover NENIS. A necessidade de frequências acima de 1k é algo muito pessoal.

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Out 11, 2011 11:39 am

Prezado,
Obrigado pelo me lembrar deste post. Nele tem vários detalhes determinados.
Valeu! :curti:
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Pedroswaldo Ter Out 11, 2011 11:46 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Prezado Allex,

Acima de 1Kz é tão necessário assim?

Prezado Pedro,

acho que entendi sim o que você quis dizer:
- as partes laterais serão menores que as partes superior e inferior, porque estas se encaixam. Sendo assim, devo saber que 3,6cm(36mm) da altura das partes laterais correspondem as espessuras das partes superior(1,8cm, ou 18mm) e inferior(1,8cm, ou 18mm). Assim, as duas peças laterais terão altura de 54,82cm(21,58pol), e a superior e a inferior terão a largura de 58,42cm (23pol). É isso?

Exato! peças laterais com 54,82 x 48,26 (19 pol) e peças superior e inferior com 58,42 x 58,42

E para o baffle e a traseira, quais as sugestões para o cálculo correto?

Devem encaixar dentro do frame delimitado pelo que voce descreveu acima. Ou seja deve ter 54,82 x 54,82. O traseiro rente e o frontal com o recuo recomendado.

Vou esboçar um desenho e postar aqui. Vocês opinam nele também, se for possível?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado, estão me salvando!!! hail
Grandes abraços!

allexcosta escreveu:Dá uma olhada nesse tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t16886-handmade-caixa-15-alto-falante-eminence-cb15

O bracing mostrado pode ser feito até com pedaços de cabo de vassoura, e fica bom. Tem também uma combinação boa de driver Selenium com crossover NENIS. A necessidade de frequências acima de 1k é algo muito pessoal.

Eu usei crossover NENIS e driver Selenium em uma das caixas que fiz. dá um brilho a mais. Mas não chega a ser indispensável PARA O MEU ESTILO DE TOCAR. Para referencia, liguei esta caixa com driver em uma guitarra e o som foi perfeito.

Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sáb Jan 14, 2012 10:21 am

Prezados(as),

venho aqui postar as fotos do que foi feito da caixa até agora.

Tem fotos dela pronta sem os falantes, fotos dos componentes.

Futuramente, tentarei postar fotos da caixa montada e do processo de construção. Adianto que não me arrisquei a fazer a caixa eu mesmo, serviços de marcenaria e eletrônica foram feitos por terceiros. Eu apenas comprei as peças e mandei construir.

Vou levar a caixa para fazer a ligação dos falantes e do driver hoje, vão instalar também um potenciômetro externo para regular o volume do Driver.

Grande abraço a todos e muito obrigado ao Fórum ContraBaixoBr.

Seguem as imagens:
Baffle:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr001
By ac7 at 2012-01-14

Interior com bracings:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr002
By ac7 at 2012-01-14

Traseira:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr003
By ac7 at 2012-01-14

Superior:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr005
By ac7 at 2012-01-14

Lateral:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr006
By ac7 at 2012-01-14

Parte de baixo:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr007
By ac7 at 2012-01-14

Falantes:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr008b
By ac7 at 2012-01-14

Driver:
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr011b
By ac7 at 2012-01-14

Filtro passa "Altas":
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Fotofcbr010
By ac7 at 2012-01-14

Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Dja Dom Jan 15, 2012 7:09 pm

não se esqueça de postar videos da bixinha funcionando e mais fotos quando terminar, muito interessante o projeto Átila, parabens.

Clube Hartke #065 - Clube MarkBass #03 - Clube Ibanez #70
Dja
Dja
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Dom Jan 15, 2012 9:32 pm

Olá Dja,

muito obrigado pelo reconhecimento, valeu.

No mais, quando a caixa estiver pronta, vou fazer um vídeo dela em ação.

Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Out 02, 2012 9:42 am

Olá pessoal, desculpe desenterrar o tópico. Contudo, venho postar a foto da caixa finalizada. Acho que não seria útil abrir um post novo só para postar uma foto.
No final das contas, não recomendo a fazerem uma caixa, a não ser que tenham muita certeza de que querem uma coisa específica. O valor que gastei (R$1874,00) daria para comprar uma caixa manufaturada. Apesar de que não tive a oportunidade de colocar minha handmade do lado de uma manufaturada para saber das diferenças entre elas. Com certeza não é uma custom shop, mas deve estar a altura de uma marca/série mais acessível.
De Janeiro de 2012 para cá (época da última postagem) várias coisas ocorreram e tive que ficar por fora do Fórum. Tentando me atualizar, vi que perdi muita coisa...
No mais, segue foto abaixo e, assim que possível, gravo um vídeo com a caixa funcionando.
Em tempo, mais uma vez, gostaria de agradecer a todos aqueles que me ajudaram neste projeto, foi através deste Fórum que consegui montar o gabinete.
Projeto de Caixa Handmade para 4 Legends BP102 Meugk
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Rodrigo Bezerra Ter Out 02, 2012 10:19 am

Olá Atlla, tinha marcado essa topíco pra receber notificaçõs de novos posts... pois quero fazer uma caixa simplesmente igual a sua!!!! Tenho duvidas com relação ao timbre e a volume ....em geral vc não gostou ou esta sendo exigente de mais????? Ah Parabens a caixa ficou Lindona!!!!
Rodrigo Bezerra
Rodrigo Bezerra
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Out 02, 2012 11:42 am

Olá Rodrigo, tudo bem?
O que me incomodou foi o trabalho envolvido. E outra, decidi fazer a caixa porque achei que ia sair mais barato do que comprar uma manufaturada.
Eu comprei os alto-falantes antes de ler aqui no Fórum que os mais experientes sugeriam comprar uma caixa pronta a fazer uma. Pois bem, depois de ter comprado os falantes não tinha como desistir, se não tomaria prejuízo no preço dos falantes. Se fosse hoje em dia, preferiria comprar uma caixa pronta.
Outra coisa super importante, se não fosse o Fórum aqui nem ia saber que tem que fazer projeto específico para determinado alto-falante. O risco que tinha de dar tudo errado era grande... Ainda bem que o pessoal me ajudou. Razz.
Tive que buscar e achar para comprar: o melhor material para fazer a caixa (compensado naval de 20mm - na madereira, quando você fala que é uma placa só, te tratam com um pouco de má vontade, e outra, todo mundo vende MDF, difícil achar compensado naval aqui em BH); o driver mais indicado para agudos (selenium D220 TI - indicado aqui no Fórum); o filtro (Nennis - indicado aqui no Fórum) passa "altas"; pezinhos, alças, cantoneiras, dutos, grade, jacks, placa, etc; uma pessoa que montasse caixas para instrumentos musicais (a grande maioria aqui em BH monta caixas para sons automotivos e acha que é tudo a mesma coisa) com os falantes driver, jacks, filtro passa "altas". É muita coisa com a qual se preocupar, e sempre atento para não fazer economia de palitos e para não gastar com coisas desnecessárias...
Em relação ao timbre e ao volume, bem, como disse, não tive a oportunidade de colocar ela do lado de uma manufaturada para comparar. Entretanto, o timbre me agrada muito. Tem definição e muito, mas muito punch. O driver responde bem aos agudos, tem até que tomar cuidado para não exagerar. No que tange o volume, faço frente a um Marshall Jcm 800 com cab 4x12 do guitar, tocamos em uma banda de metal e, no início, eu estava tampando o guitar sem ver, no estúdio e nas GIG´s... Very Happy
Desde que ela está pronta, diferente dela toquei em caixas 4x10 da Hartke (VX410 e 410XL) com heads Hartke também (HA2500 e 3500), não tive como colocar uma do lado da outra usando meu head (GK800RB) para comparar. Mas, assim mesmo, a diferença que senti foi que a caixa que montei tem mais punch que estas que citei da Hartke e que as Hartke tinham mais brilho. Contudo, como já dito, eram heads diferentes, aí tem que ver até que ponto as características dos heads influenciam no som e, com certeza, deve influenciar e muito.
No mais, obrigado por reconhecer o trabalho da caixa, se precisar de ajuda para montar a sua, estamos aí, apesar de que tem gente muito mais gabaritada do que eu para te ajudar aqui no Fórum.
Grande abraço.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Kinna Sáb Out 20, 2012 1:20 pm

Boa Tarde Galera, sou novo aqui, e gostaria de um help!
No caso esse projeto se fosse os mesmo falantes mas 2x10, bastaria dividir tudo por 2? metade da litragem e apenas 1 duto? Obrigado!

Kinna
Membro

Mensagem por Kinna Sáb Out 20, 2012 4:08 pm

Alguma alma boa para ajudar? obrigado!

Kinna
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sáb Out 20, 2012 5:46 pm

Olá Kinna,
tudo bem? Conseguiu abaixar o Winisd?
Dá uma lida neste tópico, é muito bom para isto.
https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade.

Outra coisa, talvez abrir um tópico com sua questão, em Amplificadores e Monitoração (https://www.contrabaixobr.com/f17-amplificadores-monitoracao), seja mais útil.

Grande abraço!
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por BTNS Dom Out 21, 2012 6:36 pm

Para quem quer uma caixa hand made eu sugiro comprar com algum hand maker experiente, como o Pedrone ou o Daniel Toledo da Danamps.

Mas uma boa caixa hand made não vai sair uma fração de uma caixa pronta.

Tenho uma Pedrone muito bacana. Comprei depois uma Markbass e mais recentemente uma Epifani. Esta última comprei com o Jorgera. Nova, por um preço que me pareceu muito bom se comparado com as lojas.

Aqui no fórum sempre pintam ofertas muito boas. Por exemplo, a Bergantino do CID anunciada. Caixa top de linha.
BTNS
BTNS
Membro

Mensagem por Kinna Seg Out 22, 2012 11:53 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Olá Kinna,
tudo bem? Conseguiu abaixar o Winisd?
Dá uma lida neste tópico, é muito bom para isto.
https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade.

Outra coisa, talvez abrir um tópico com sua questão, em Amplificadores e Monitoração (https://www.contrabaixobr.com/f17-amplificadores-monitoracao), seja mais útil.

Grande abraço!

Obrigado pela resposta amigo! já possuo o programa e fiz o calculo nesse programa, mas ele pede mais de 200 litros, isso é um abosurdo para um gabinete 2x10 a do nosso amigo ai que era 4x10 com o mesmo falante deu menos que isso! a pergunta é, sera que se eu utilizar metade da litragem dessa 4x10 daria certo já que são 2x10, abraço!

Kinna
Membro

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 22, 2012 12:10 pm

Olá Kinna, como disse o BTNS, as vezes vale mais a pena comprar uma manufaturada do que fazer uma, o gasto e o trabalho não compensaram para mim. Só comecei a construir porque já tinha comprado os falantes, se não, compraria pronto.

BTNS escreveu:Para quem quer uma caixa hand made eu sugiro comprar com algum hand maker experiente, como o Pedrone ou o Daniel Toledo da Danamps.

Mas uma boa caixa hand made não vai sair uma fração de uma caixa pronta.

E outra, se a litragem ou algum outro cálculo estiver muito errado, o resultado pode ser bem ruim...

Quando calculei da 1° vez, também tive resultados muito estranhos.

Minha dica, em suma, são essas: 1° - compre uma pronta, o gasto e o trabalho com uma handmade pode ser maior que comprar nova, ainda mais se a pessoa não for dos ramos da eletrônica e da marcenaria. 2° - se realmente for o seu desejo montar um gabinete, abra um post com o assunto, aqueles mais experientes (como o Alex Costa e o Pedro Oswaldo) terão mais visibilidade das suas dúvidas.

Abs.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Out 22, 2012 12:58 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:Minha dica, em suma, são essas: 1° - compre uma pronta, o gasto e o trabalho com uma handmade pode ser maior que comprar nova, ainda mais se a pessoa não for dos ramos da eletrônica e da marcenaria.

Concordo...

Fazer um baixo eu até entendo o romantismo e tal.
Mas caixa eu não teria ânimo de jeito algum...

Administrador

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Out 22, 2012 1:20 pm

allexcosta escreveu:
Átila Moreira Cedro escreveu:Minha dica, em suma, são essas: 1° - compre uma pronta, o gasto e o trabalho com uma handmade pode ser maior que comprar nova, ainda mais se a pessoa não for dos ramos da eletrônica e da marcenaria.

Concordo...

Fazer um baixo eu até entendo o romantismo e tal.
Mas caixa eu não teria ânimo de jeito algum...

E o Alex já havia dito isto em outros tópicos aqui do Fórum. Se eu tivesse lido antes, não teria investido na construção desta caixa. Teria comprado uma manufaturada mesmo.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo