Ouvido absoluto - Ótimo site para estudo de percepção
+26
soulkain
mcorilow
FelipeBass
Djabass
Rodrigo.Bass
Fernando Zadá
Henrique Alencar
Alexandre Lopes
*-* Rafinha *-*
Lex Bass
GusVCD
Thales_Sr
liba
David
Fá Mendonça
magallanes
Renato
Rdg Bass
snowblind_rs
Eduardo Chaves
URSOBHZ
Cantão
Mr_Arthur
Luciano Carvalho
danluccasta
Felipe Tavares
30 participantes
Página 1 de 1
Ouvido absoluto - Ótimo site para estudo de percepção
Olá amigos.
Um amigo com quem toco aqui em Natal, que é professor de percepção musical na UFRN, me indicou um site bem interessante para estudo. Trata-se do "Ouvido Absoluto", que traz exercício sequenciais para educação do ouvido. Vale à pena olhar com carinho. Compartilho o link com vocês:
http://www.ouvidoabsoluto.com.br/
Grande abraço.
Um amigo com quem toco aqui em Natal, que é professor de percepção musical na UFRN, me indicou um site bem interessante para estudo. Trata-se do "Ouvido Absoluto", que traz exercício sequenciais para educação do ouvido. Vale à pena olhar com carinho. Compartilho o link com vocês:
http://www.ouvidoabsoluto.com.br/
Grande abraço.
Felipe Tavares- Membro
Re: Ouvido absoluto - Ótimo site para estudo de percepção
boa vlw pelo link , vou visitar agora
danluccasta- Membro
Vai ajudar muira gente na comunidade, belo post!
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
muito bom o site velho!
Ainda mais como a coisa vai evoluindo desde o basicããão mesmo.
Ainda mais como a coisa vai evoluindo desde o basicããão mesmo.
Mr_Arthur- Membro
pô, tive que vir aqui denovo.
Felipe, valeuzão aí pela díca.
O Link é muuuito bom!
Estou treinando aqui e realmente a evolução você vai percebendo rapidamente.
Valeu mesmo cara.
Felipe, valeuzão aí pela díca.
O Link é muuuito bom!
Estou treinando aqui e realmente a evolução você vai percebendo rapidamente.
Valeu mesmo cara.
Mr_Arthur- Membro
Olá Felipe....valeu por disponibilizar este site pra gente...muito bom , dê os parabéns ao seu amigo e professor da UFRN , por ter criado uma ferramenta tão criativa , e tão útil ...um abraço.
Cantão- Moderador
Muito bom!
Vejo que sou, mesmo, um analfabeto musical. Vai me ajudar bastante, como muitas das dicas que encontrei aqui no fórum!
Abraços
Vejo que sou, mesmo, um analfabeto musical. Vai me ajudar bastante, como muitas das dicas que encontrei aqui no fórum!
Abraços
URSOBHZ- Membro
Além de tudo é divertido!
Fico um tempão só lombrando. (e estudando ao mesmo tempo né? )
eaiuheaoueoaua, massa mesmo!
Fico um tempão só lombrando. (e estudando ao mesmo tempo né? )
eaiuheaoueoaua, massa mesmo!
Mr_Arthur- Membro
maneiro mesmo!
Entrei e fiquei testando meu "uvido"!! Deu um no na mente ai parei! hehehe!
Legal mesmo!
Entrei e fiquei testando meu "uvido"!! Deu um no na mente ai parei! hehehe!
Legal mesmo!
bah meu velho excelente post! to precisando disso mesmo!! valeu!!!!!
snowblind_rs- Membro
Po legal essa dica preciso estudar mais pois meu ouvido ao invés de absoluto é "obsoleto" .
2Rdg Bass escreveu:Po legal essa dica preciso estudar mais pois meu ouvido ao invés de absoluto é "obsoleto" .
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Acompanho o site desde a postagem do felipe tavares... quase todo dia eu acesso nem q seja só um pouco. Tenho percebido claramente os avanços na minha percepção (apesar de me considerar iniciante ainda...)
magallanes- Membro
Muito maneira a idéia, ela é baseada no livro Perfect Pitch, muito bom. A técnica é a Color Hearing Techniche.
Quem também quiser treinar Ouvido Relativo, pode acessar o sistema que fiz como projeto final na UnB.
http://www.musicaempauta.com.br/TreinamentoAural
Quando desenvolvi o meu sistema pensei em fazer uma parte para o treinamento do ouvido absoluto, mas como o tempo era curto e tinha muita coisa pra fazer ainda, resolvi fazer apenas o de ouvido relativo. Na área de Roteiros de Estudos tem uma série de perguntas que criei via sistema sobre escalas e tríades.
O site está bemmm desatualizado, mas o sistema ainda serve para estudar.
Abs
[Edit] Agora está certo o link!
Quem também quiser treinar Ouvido Relativo, pode acessar o sistema que fiz como projeto final na UnB.
http://www.musicaempauta.com.br/TreinamentoAural
Quando desenvolvi o meu sistema pensei em fazer uma parte para o treinamento do ouvido absoluto, mas como o tempo era curto e tinha muita coisa pra fazer ainda, resolvi fazer apenas o de ouvido relativo. Na área de Roteiros de Estudos tem uma série de perguntas que criei via sistema sobre escalas e tríades.
O site está bemmm desatualizado, mas o sistema ainda serve para estudar.
Abs
[Edit] Agora está certo o link!
Última edição por Fá Mendonça em Seg Jul 13, 2009 4:34 pm, editado 1 vez(es)
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá tentei acessar esse que vc fez e está fora o link..
O Link saiu errado... Mas já corrigiRdg Bass escreveu:Fá tentei acessar esse que vc fez e está fora o link..
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
agora sim.
Eduardo,
para não escrever muita coisa aqui, segue um artigo interessante sobre o assunto:
http://artmusica.net/am/index.php?option=com_content&task=view&id=72
O mesmo autor do Perfect Pitch também desenvolveu um método chamado Relative Pitch:
http://www.perfectpitch.com/relativepitch.htm
para não escrever muita coisa aqui, segue um artigo interessante sobre o assunto:
http://artmusica.net/am/index.php?option=com_content&task=view&id=72
O mesmo autor do Perfect Pitch também desenvolveu um método chamado Relative Pitch:
http://www.perfectpitch.com/relativepitch.htm
Deixa eu ver se entendi...
O ouvido absoluto seria quando a pessoa consegue identificar que som, tonalidade, frequencia é aquela, e conseguir repetir ela...
A realtiva é quando a pessoa consegue desenvolver e identificar um conjunto de notas e intervalos???
Ficou meio confuso a explicação no link...
O ouvido absoluto seria quando a pessoa consegue identificar que som, tonalidade, frequencia é aquela, e conseguir repetir ela...
A realtiva é quando a pessoa consegue desenvolver e identificar um conjunto de notas e intervalos???
Ficou meio confuso a explicação no link...
É isso mesmo!
Bem resumidamente é isso:
Ouvido absoluto você identifica a nota e no relativo você identifica a relação entre as notas tocadas, um exemplo:
Imagine um acorde C7M:
Com ouvido absoluto você identificaria que foram tocadas as notas C - E - G - B
Com o ouvido relativo você identificaria os graus e/ou os intervalos tocados: I - III - V - VII
Em relação à fundamental os intervalos seriam: 3M, 5J e 7M
Intervalos internos seriam: 3M (C - E), 3m (E - G), 3M (G - B)
É importante saber que um "tipo de ouvido" não anula o outro.
Se você não entendeu algum ponto do que eu disse, me fale que eu tento explicar melhor. É um assunto bem complicado mesmo.
Bem resumidamente é isso:
Ouvido absoluto você identifica a nota e no relativo você identifica a relação entre as notas tocadas, um exemplo:
Imagine um acorde C7M:
Com ouvido absoluto você identificaria que foram tocadas as notas C - E - G - B
Com o ouvido relativo você identificaria os graus e/ou os intervalos tocados: I - III - V - VII
Em relação à fundamental os intervalos seriam: 3M, 5J e 7M
Intervalos internos seriam: 3M (C - E), 3m (E - G), 3M (G - B)
É importante saber que um "tipo de ouvido" não anula o outro.
Se você não entendeu algum ponto do que eu disse, me fale que eu tento explicar melhor. É um assunto bem complicado mesmo.
Cara... não fiocu nada assim não explicado.. o dificil é ser assim! heheheh!
Eduardo Chaves escreveu:Cara... não fiocu nada assim não explicado.. o dificil é ser assim! heheheh!
Última edição por Mr_Arthur em Ter Jul 14, 2009 2:29 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ah sim, acho que agora entendi o que você quis dizer!)
Mr_Arthur- Membro
Nossa, ótimo site !!
Valeu pela dica !!!
Valeu pela dica !!!
David- Membro
muuito bom , preciso , sou meio retardado (rs) pra saber qual nota está sendo tocada, rs . e pra decorar alguem sabe algum site ou algum segredo de como tirar varias musicas e não esquecer , eu tenho que tirar 60 musicas essa semana , wow , rs .
Ih cara... Só com muito tempo de treino mesmo :S
Parece ser realmente de primeira o site... vou dar uma olhada em casa a noite com mais calma...
Um abração.
Um abração.
GusVCD- Moderador
Renato escreveu:2Rdg Bass escreveu:Po legal essa dica preciso estudar mais pois meu ouvido ao invés de absoluto é "obsoleto" .
3
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
*-* Rafinha *-*- Membro
liba escreveu:muuito bom , preciso , sou meio retardado (rs) pra saber qual nota está sendo tocada, rs . e pra decorar alguem sabe algum site ou algum segredo de como tirar varias musicas e não esquecer , eu tenho que tirar 60 musicas essa semana , wow , rs .
O esquema mesmo é comprar um bom fone de ouvido para escutar melhor as musicas, minha técnica éo seguinte: Primeiro escute o playlist inteiro, sem o baixo estar ligado (isso pode ser feito no carro, indo trabalhar no serviço, dormindo, mas deixe rolando o playlist) e tente vocalizar o baixo...
Obs: O fone de ouvido, só use na hora de tirar as musicas com o baixo ou escutar em casa.
Depois de ter escutado pelo menos uma vez a musica e ter prestado atenção, é hora de ligar o baixo e deixar o playback rolar de todas as musicas, e ficar pescando as notas... mesmo que não achou todas as notas logo na primeira vez, não tem problema passe para a segunda musica, pesque as notas que conseguir, e assim por diante ....
Depois que começei a usar esta técnica, nunca mais esqueci uma nota em nenhuma apresentação, todas as seguencias de notas fica na mente.
Abraço
Alexandre Lopes- Membro
^ Linda dica Alexandre... é muito parecido com o q eu faço...
Tempo atrás trabalhava utilizando meu carro pra ir de cliente em cliente, ai gravava todas as musicas q precisava tirar e ficava escutando o dia inteiro no som do carro por uma semana... ai no fim de semana, sentava em casa e tirava o baixo no fone junto com as musicas... muito mais fácil qd pelomenos a melodia já está na sua cabeça... melhor ainda se vc já conseguiu mentalmente tirar a linha de baixo, só faltando transpor para o instrumento...
Tempo atrás trabalhava utilizando meu carro pra ir de cliente em cliente, ai gravava todas as musicas q precisava tirar e ficava escutando o dia inteiro no som do carro por uma semana... ai no fim de semana, sentava em casa e tirava o baixo no fone junto com as musicas... muito mais fácil qd pelomenos a melodia já está na sua cabeça... melhor ainda se vc já conseguiu mentalmente tirar a linha de baixo, só faltando transpor para o instrumento...
Alexandre Lopes escreveu:liba escreveu:muuito bom , preciso , sou meio retardado (rs) pra saber qual nota está sendo tocada, rs . e pra decorar alguem sabe algum site ou algum segredo de como tirar varias musicas e não esquecer , eu tenho que tirar 60 musicas essa semana , wow , rs .
O esquema mesmo é comprar um bom fone de ouvido para escutar melhor as musicas, minha técnica éo seguinte: Primeiro escute o playlist inteiro, sem o baixo estar ligado (isso pode ser feito no carro, indo trabalhar no serviço, dormindo, mas deixe rolando o playlist) e tente vocalizar o baixo...
Obs: O fone de ouvido, só use na hora de tirar as musicas com o baixo ou escutar em casa.
Depois de ter escutado pelo menos uma vez a musica e ter prestado atenção, é hora de ligar o baixo e deixar o playback rolar de todas as musicas, e ficar pescando as notas... mesmo que não achou todas as notas logo na primeira vez, não tem problema passe para a segunda musica, pesque as notas que conseguir, e assim por diante ....
Abraço
Isso é bom pra deixar o ouvido Relativo mas para o ouvido Absoluto tem que estudar de outras formas.
Depois que começei a usar esta técnica, nunca mais esqueci uma nota em nenhuma apresentação, todas as seguencias de notas fica na mente.
Última edição por Rdg Bass em Dom Set 27, 2009 12:37 pm, editado 1 vez(es)
Alexandre Lopes escreveu:liba escreveu:muuito bom , preciso , sou meio retardado (rs) pra saber qual nota está sendo tocada, rs . e pra decorar alguem sabe algum site ou algum segredo de como tirar varias musicas e não esquecer , eu tenho que tirar 60 musicas essa semana , wow , rs .
Abraço
Idem!
Faço a mesma coisa! O segredo é Escutar a musica e entender ela. Ai você não erra. Deixar a musica na mente mesmo.
Galera procurem o programa Ear Master que é show de bola.
Você trabalha ouvido relativo, reconhecimento de modos, reconhecimento de tipos de acordes.
O mais atual é o 5.
Você trabalha ouvido relativo, reconhecimento de modos, reconhecimento de tipos de acordes.
O mais atual é o 5.
O mais atual é o 5.
Uso e recomendo!
Fernando Zadá- Moderador
Esses site para estudos do ouvido é gratis, ou tem algum custo? Esse site do Felipe é gratis?
Djabass- Membro
muito bom
Eu ja tenho ouvido relativo bem "razoavel" na maior parte das vezes indentifico o intervelo. Estou desenvolvendo o absoluto, procuro treinar sempre, quando ouço aquelas musiquinhas no shopping, elevador, escola, tv, etc, tento acertar que nota é. Digamos que acerto 35% dos palpites . Acho que para minha idade (14 anos) está bom ter ouvido relativo razoavel e absoluto fraquinho, mas desenvolvendo...
bah mas esse site ai o tocar de violão nao ta pegando direito, só o do teclado. Queria saber se saber identificar as notas do piano ajuga em alguma coisa no baixo ou guitarra?! Porque sinceramente cara, eu nao percebo nem oitavas nem nada, pra mim cada som é uma nota diferente e deu...e não entendo como os cara separam as coisas... e como saber do piano me ajudará no resto??! É isso, qm souber...
soulkain- Membro
Esse site é gratis? ou tem algum custo?
Djabass- Membro
Muito bem esse site agora sim conseguirei tocar as minhas musicas favoritas, vlw mano.
Jackson¹- Membro
vi este site, recentemente: http://www.thedodecagon.com
fheliojr- Membro
bem repetitivo os exercícios meo deus "fixaçao!!"
Jordino BASS- Membro
O problema e guardar o som de todas as sete,, utilizar a escala pra improvisar ou tirar musicas e mais sentimentos de notas na escala, terças, quartas, quintas, setimas, oitavas.. ( se conhecer o som de cada nota crua, fica mais fácil saber a logica da escala)
Jordino BASS- Membro
Que bagulho viciante
Agradeço ao Felipe Tavares e Fá Mendonça pelas excelentes postagens.
Agradeço ao Felipe Tavares e Fá Mendonça pelas excelentes postagens.
warZ- Membro