Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10?

+2
joabi
mnincao
6 participantes

Ir para baixo

Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10? Empty Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10?

Mensagem por mnincao Qui Out 13, 2011 8:01 pm

Pessoal, boa noite
Estou me preparando para fazer um upgrade do meu setup, e estou pensando em comprar um setup cabeçote + caixa.
Bom, a minha idéia é usar o setup para tocar em casa e para pequenas gigs em bares, bem raramente eu toco com amigos em barzinhos.
Agora, estou com duvida em relação a escolha da caixa.
Pensei em procurar ou mandar fazer, 2 caixas 2x10, assim dependendo do tamanho do evento eu usaria 1 ou 2 caixas.
Voces acham que eu teria diferença em definição do som, ou talvez nos graves, usando simultaneamente duas caixas 2x10 ou inves de uma 4x10?
Estou pensando se por ter estruturas menores, no caso da caixa 2x10, eu não perderia alguma coisa do som.
Obrigado.
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10? Empty Re: Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10?

Mensagem por joabi Qui Out 13, 2011 8:16 pm

Se você conhece o som dos falantes de 10" e gosta deles, eu acho uma boa opção, sim. Outra coisa que está na 'moda' é usar duas caixas 1x12. Tem volume semelhante, são mais portáteis e, dependendo do projeto da caixa, o som é mais uniforme que as 2x10.

Meu set atual tem uma 1x12 e uma 2x10. Estou bem feliz também, mas muita gente prefere caixas iguais.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10? Empty Re: Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10?

Mensagem por mnincao Qui Out 13, 2011 8:25 pm

Joabi,
Obrigado pela resposta.
Gostei da ideia de 1x12 + 2x10.
Imagino que para transportar seja mais tranquilo e voce deve ter bom reforço de graves com a 1x12.
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagem por joabi Qui Out 13, 2011 8:35 pm

mnincao escreveu:Joabi,
Obrigado pela resposta.
Gostei da ideia de 1x12 + 2x10.
Imagino que para transportar seja mais tranquilo e voce deve ter bom reforço de graves com a 1x12.
[]´s

Cara, sinceramente não gosto da idéia de caixas que se complementam. O que me agrada são caixas com timbres completos e equilibrados (grave, médios e agudo), assim quando são usadas em conjunto, continuam com a mesma característica, porém com mais volume.

Meu set foi uma escolha BEM pessoal, depois de ter muito bem definidas as situações de palco que eu enfrentava. Se for escolher marcas e modelos diferentes (como eu fiz), não se esqueça de planejar bem a questão de potências, impedâncias e mesmo tamanho (para poder empilhar no palco). Se tiver dúvidas, vai postando aí que a galera esponde.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por mnincao Qui Out 13, 2011 9:24 pm

Legal Joabi,
Estou pensando na questao das caixas, mas ainda nao defini o cabecote.
Assim que adquirir o cabecote vou comecar a pesquisar a questão de potencia/impedancia. E muito importante tambem, tamanho. :-)
Mais uma vez, obrigado.
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagem por celsofaf Qui Out 13, 2011 9:32 pm

Uma vantagem de se ter duas 2x10 contra uma 4x10, além da flexibilidade de você poder, dependendo do evento, levar apenas uma das caixas, você também pode deixar as caixas separadas para espalhar melhor o som ou, se a situação convir, usar uma delas como retorno.

Clube dos Baixistas do Rio de Janeiro #29 -- Clube Cort #62 -- Clube GK Gallien-Krueger #41
celsofaf
celsofaf
Membro

Mensagem por mnincao Sex Out 14, 2011 12:27 am

Celsofaf,
Obrigado pela resposta.
É verdade, tinha pensado tb na possibilidade de ganhar com a disposição das caixas, mas confesso que nao tinha pensado sobre retorno, ai sim 2 caixas sao mesmo uma mao roda...
Toquei nesses dias num set alugado com 1 caixa 4x10, e gostei muito do grave e da definição do som...
Quando pensei em separar 2 de 2x10, fiquei pensando se eu nao perderia esse grave por ter duas estruturas (caixa de madeira) menores do que em uma 4x10...

valeu

[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagem por joabi Sex Out 14, 2011 12:30 am

^^ vai depender exclusivamente do projeto da caixa. Tem que ouvir antes de comprar...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 12:37 am

mnincao escreveu:Quando pensei em separar 2 de 2x10, fiquei pensando se eu nao perderia esse grave por ter duas estruturas (caixa de madeira) menores do que em uma 4x10...

Engraçado, se há um grupo de frequências que nunca fiz muita questão são os graves. Inclusive, dependendo da sala, costumo tirar a caixa do chão pra evitar a propagação excessiva dessas frequências. Um par de 2x10" soa diferente de uma 4x10" similar sim. Se melhor ou pior, depende muito do gosto de quem escuta. Há algumas vantagens interessantes em se colocar um par de 2x10" em um "stack" vertical. A inteligibilidade melhora bastante, pois a caixa de cima "joga" som mais perto do ouvido. As vantagens de portabilidade e conveniência também são muito óbvias. Levar uma 4x10 pra uma gig de coffee-house fica até meio estranho. Pra quem gosta de grave realmente boomy e/ou toca estilos como reggae, dub, etc, uma 4x10 bem robusta e volumosa talvez seja o mais indicado.

Administrador

Mensagem por mnincao Sex Out 14, 2011 1:02 am

Valeu Alex,
É, eu nao gosto de graves muito fechados, que é o que penso que poderia ter com uma única caixa 1x15 por exemplo, mas tenho medo de perder grave em excesso ou outra interessante caracteristica qualquer separando um 4x10 em dois 2x10...
O som que mais gostei ate hoje, foi de uma caixa 8x10, que é um caixotão... então pensei na influencia do tamanho da estrutura de madeira no som...
Obrigado
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 9:42 am

Ressuscitando o tópico por conta de uma duvida...

E quanto a soma de ambas (4x10 com 2x10)?

Ou até mesmo mesclando tipos de falantes, um exemplo seria uma 4x10 de alumínios com uma 2x10 de celulose, alguém já teve a experiencia?

Sabe dizer se a um equilíbrio entre elas?

Última edição por bruno.be em Seg Set 01, 2014 9:57 am, editado 2 vez(es)
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Set 01, 2014 9:48 am

Normalmente, uma 4x10 mais uma 2x10 fará com que a 2x10 sofra mais, pois receberá a mesma potência tendo a metade dos falantes. Isso pode ser contornado com o uso de falantes de impedância diferente ou de marca/modelo diferente, mas tem que ver direito.

Combinar falantes muito diferentes é uma caixinha de surpresas, só montando e escutando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 9:54 am

Eu havia pensado nesse lance da potência que cada uma irá receber, e hoje minha caixa 4x10 suporta até 200w (É a caixa que falamos no tópico do cabeçote Master Áudio) e a 2x10 em questão, seria a Teksound com falantes de celulose que suporta 300w.

Ambas são em 8 Ohms.

EDIT: Havia visto uma vez por foto, um set Hartke com a 4x10 (Alumínio) junto da 2x10 (Celulose) mas não ouvi nenhum audio.
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Set 01, 2014 9:57 am

É difícil prever um resultado. Não são caixas clássicas que encontramos em qualquer lugar. O volume seguramente será maior que com uma só, mas o timbre só ouvindo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 10:00 am

Justamente...

Assim faço o head trabalhar em seus 4 Ohms, mas a minha duvida hoje é em relação ao equilíbrio.

Em um tópico do TalkBass, dizem que a 2x10 e a 1x15 tem o mesmo punch (o que eu não acredito) porém uma tem mais definição (2x10) e outra mais profundidade no grave (1x15).

EDIT: Tópico no TB http://www.talkbass.com/threads/2x10-or-1x15-cabinet.760711/
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por joabi Seg Set 01, 2014 11:47 am

Eu já tive um set com essa configuração: 4x10 + 2x10 (Hartke). Quando usadas em conjunto ficava bem desequilibrado. Pra usar algo assim de forma equilibrada o kit inteiro (amp + caixas) precisaria ser bem planejado (potência e impedâncias).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 1:11 pm

joabi escreveu:Eu já tive um set com essa configuração: 4x10 + 2x10 (Hartke).
Pode até ter sido esse seu set que vi em foto, mas acho difícil...

Quando usadas em conjunto ficava bem desequilibrado.
Esse ponto que eu gostaria de entender, o que seria o "desequilibrado"?

Pra usar algo assim de forma equilibrada o kit inteiro (amp + caixas) precisaria ser bem planejado (potência e impedâncias).
Como disse anteriormente, hoje possuo uma 4x10 com falantes de alumínio em 8 ohms e sua potencia é de 200w, e a caixa que pretendo adquirir é uma Teksound 2x10 de celulose com 300w

Meu cabeçote é de 200w em 4 ohms, e 160 em 8 ohms..
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por joabi Seg Set 01, 2014 1:29 pm

A caixa de 4x10 falava muito mais que a 2x10. Era um peso extra pra levar que não fazia sentido. Usei só 2 ou 3 vezes assim, e minhas caixas eram da mesma série, mesmo tipo de falantes.

Com um power amp estéreo dá pra equilibrar melhor os volumes, se tiver controle de cada canal.
Se for um amp mono de baixo, talvez usando um modelo que trabalhe até 2 ohms e a caixa de 2x10 em 4 ohms (e que suporte a potência extra), quem sabe fique mais equilibrado. Mesmo assim a caixa 4x10 provavelmente ficará subutilizada.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 2:02 pm

joabi escreveu:
eram da mesma série, mesmo tipo de falantes.
Ah sim, o que eu me referi era a mescla de falantes de alumínio e celulose...

E meu amp possui somente uma saída de 4 Ohms, e estou procurando alguém que tenha um 2x10 pra eu testar junto da 4x10 aqui pelas redondezas, senão vou dar um tiro no escuro...

Eu posso odiar e vender tudo, ou gostar hehehe
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por joabi Seg Set 01, 2014 2:21 pm

É isso aí, tem que testar. up
A combinação é incerta.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 01, 2014 2:40 pm

Eu mesmo, comprei as escuras, sem nunca testar, 2x10" (que era uma configuração que eu já havia testado anteriormente e gostado) e outra 2x12 (a que estava no encontro onde só havia escutado a Berg 2x12" que hoje é do nosso amigo gpraxedes). Naquele dia, fiquei pensando em unir a força de 2x12" ou se faria essa config que você está pensando em fazer. Como sabia que a 2x12" era levemente mais transportável que a 4x10", pensei em comprar. Pois bem, está sendo uma configuração perfeita pra mim.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 2:44 pm

Então, a ideia é saber se com a 2x10 eu consigo um som com mais grave que os falantes de aluminio, pra fazer o amp trabalhar em seus 4 Ohms, e tem uma alternativa para se transportar em lugares pequenos...

A duvida principal é quanto ao som da 2x10 de celulose, somada ao 4x10 de alumínio...

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por gsfteodoro Seg Set 01, 2014 2:48 pm

É... Acho que você conseguirá responder a sua própria questão testando.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por bruno.be Seg Set 01, 2014 5:43 pm

gsfteodoro escreveu:É... Acho que você conseguirá responder a sua própria questão testando.

Exato, não tem outra forma.

Bora gastar hahaha
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por bruno.be Qua Set 10, 2014 10:55 am

E por fim peguei uma 2x10 de celulose e curti a mescla com a de aluminio...

Há diferença entre uma Caixa 4x10 e duas 2x10? 10009308_755960004442778_8867029570170106652_n
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo