Projeto para um possível Jazz Bass.
+9
Adriano Oliveira
Rodrigo AmaralCB
Eduart.s
Fabio Motta
Tarcísio Caetano
Yngway
allexcosta
LPResende
fernandohawaii
13 participantes
Página 1 de 1
Projeto para um possível Jazz Bass.
Primeiramente, como novato, gostaria de dar um olá a todos os colegas do CBR. Sempre fiz uso das informações aqui dispostas em meu favor, e sempre foram muito válidas. Depois de tanto usufruir, resolvi fazer parte desta fraternidade e, espero em algum momento poder dar minha contribuição. No momento, venho pedir opinião dos colegas a respeito de um projeto para um Jazz Bass.
Seguinte: em uma loja de usados aqui de Recife tem "dois baixos" dos quais eu faria meu "Jazz Bass Frankenstein". Os dois baixo têm partes inteiras e danificadas. O 1º, é um SX SJB75C N que teve seu braço quebrado. O 2º é um Giannini Thunder Bass (www.giannini.com.br/download/3.pdf), o qual seu ex-dono fuçou o Body de cabo à rabo, deixando o braço inteiro (aparentemente). No caso, iria usa o braço do "Thunder" com o corpo do SX. O corpo do SX está Zerado e completo, enquanto o braço do Giannini está um pouco surrado (encardido e com marcas de uso).
O cara da Loja pede 300,00 pelos dois Basses. Inicialmente ainda teria que gastar com cordas, ajustes, escudo (turtle), pintura do corpo e "tratamento do braço". Pretendo retirar o logomarca da Giannini e deixar sem nada. O que vocês acham, vale a pena? Quanto será que irei gastar ?
Queria um JB exatamente com essa estética (link abaixo) e que fosse dignamente tocável.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/jazz45.jpg/
Penso ainda em meter uns caps Cabrera, Sergio Rosar ou Malagoli para dar um UP no som.
Outra dúvida: Será que as medeiras combinam ?
No catálogo da Giannini, o material descrito do braço é ivory wood. Essa madeira é o marfim? O site da SX Br afirma que o corpo do SJB75 é em Ash.
Essas madeiras combinam? Esse combinação implicará negativamente no som do instrumento ou terei um instrumento razoável?
Desde já agradeço pela atenção dos colegas.
Até
Seguinte: em uma loja de usados aqui de Recife tem "dois baixos" dos quais eu faria meu "Jazz Bass Frankenstein". Os dois baixo têm partes inteiras e danificadas. O 1º, é um SX SJB75C N que teve seu braço quebrado. O 2º é um Giannini Thunder Bass (www.giannini.com.br/download/3.pdf), o qual seu ex-dono fuçou o Body de cabo à rabo, deixando o braço inteiro (aparentemente). No caso, iria usa o braço do "Thunder" com o corpo do SX. O corpo do SX está Zerado e completo, enquanto o braço do Giannini está um pouco surrado (encardido e com marcas de uso).
O cara da Loja pede 300,00 pelos dois Basses. Inicialmente ainda teria que gastar com cordas, ajustes, escudo (turtle), pintura do corpo e "tratamento do braço". Pretendo retirar o logomarca da Giannini e deixar sem nada. O que vocês acham, vale a pena? Quanto será que irei gastar ?
Queria um JB exatamente com essa estética (link abaixo) e que fosse dignamente tocável.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/jazz45.jpg/
Penso ainda em meter uns caps Cabrera, Sergio Rosar ou Malagoli para dar um UP no som.
Outra dúvida: Será que as medeiras combinam ?
No catálogo da Giannini, o material descrito do braço é ivory wood. Essa madeira é o marfim? O site da SX Br afirma que o corpo do SJB75 é em Ash.
Essas madeiras combinam? Esse combinação implicará negativamente no som do instrumento ou terei um instrumento razoável?
Desde já agradeço pela atenção dos colegas.
Até
Última edição por fernandohawaii em Qui Out 20, 2011 6:50 pm, editado 2 vez(es)
fernandohawaii- Membro
Re: Projeto para um possível Jazz Bass.
10 - Não grite. Não faça o uso exclusivo de letras maiúsculas, negrito ou fontes coloridas, que por questões de organização, deverão ser usados como ênfase. Não utilize fontes coloridas para a criação de títulos dos tópicos. A cor vermelha é para uso exclusivo da moderação.
Olá Fernando, seja bem-vindo.
Não consegui entender a pergunta, pode reformular?
Como sugeriu o resende, dá uma olhada nas regras do fórum.
Obrigado.
Não consegui entender a pergunta, pode reformular?
Como sugeriu o resende, dá uma olhada nas regras do fórum.
Obrigado.
LPResende escreveu:10 - Não grite. Não faça o uso exclusivo de letras maiúsculas, negrito ou fontes coloridas, que por questões de organização, deverão ser usados como ênfase. Não utilize fontes coloridas para a criação de títulos dos tópicos. A cor vermelha é para uso exclusivo da moderação.
LPResende, valeu "pela chamada". Vou ficar mais atento. É que são muitas informações e diretrizes. Com o tempo me adapto.
fernandohawaii- Membro
allexcosta, vou tentar resumir:
Tô querendo um Jazz Bass Olympic White com Escala em "maple", clara. Numa loja de usados, têm dois baixos quebrados, os quais dariam, em tese, para que eu montasse o desejado JB. do Giannini faria uso do braço e do SX o corpo. O cara me vende os dois por 300,00 reais, mas ainda existe o custo de cordas, escudo e "restauração" do braço, que está um pouco desgastado.
Ainda existem as combinações técnicas das madeiras. O braço é em Ivory Wood, que possivelmente é o marfim. Eu não saberia dizer. O corpo é em Ash.
Será que essas madeiras podem ser usadas em conjunto ?
Tô querendo um Jazz Bass Olympic White com Escala em "maple", clara. Numa loja de usados, têm dois baixos quebrados, os quais dariam, em tese, para que eu montasse o desejado JB. do Giannini faria uso do braço e do SX o corpo. O cara me vende os dois por 300,00 reais, mas ainda existe o custo de cordas, escudo e "restauração" do braço, que está um pouco desgastado.
Ainda existem as combinações técnicas das madeiras. O braço é em Ivory Wood, que possivelmente é o marfim. Eu não saberia dizer. O corpo é em Ash.
Será que essas madeiras podem ser usadas em conjunto ?
fernandohawaii- Membro
Acho que o preço que você vai gastar em tudo dá pra comprar um baixo zero no mesmo nível ou até melhor.
Se a intenção for economizar pra ter um baixo eu voto contra mas se for pela diversão de montar um, vai fundo se o braço estiver bom.
Se a intenção for economizar pra ter um baixo eu voto contra mas se for pela diversão de montar um, vai fundo se o braço estiver bom.
+ 1
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
Não vale a pena. Compre um SX, mande blindar e seja feliz.
allexcosta escreveu:Não vale a pena. Compre um SX, mande blindar e seja feliz.
1 dos meu basses é o SX SJB75C. Não é blindado. gosto muito dele.
Esse outro eu só compraria em virtude de ser "outro" bass.
fernandohawaii- Membro
Yngway escreveu:Acho que o preço que você vai gastar em tudo dá pra comprar um baixo zero no mesmo nível ou até melhor.
Eu penso que talvez poderia comprar um Squier Classic Vibe Jazz Bazz, mas os preços por'aí não estão nada convidativos (justos), e mesmo assim, esse não tem escala em Maple. Poderia pegar Squier Jazz Bass Standard e modificar a cor, mesmo assim não teria a escala em Maple.
Valeu pela sua posição.
fernandohawaii- Membro
Não sei sua condição financeira mas sua GAS não parece justificada. O mais sensato é desistir desse projeto e investir em um amp melhor, em educação ou dar um presente a alguém que você gosta.
Se você já possui um SX também não consigo entender a necessidade de outro JB , a não ser que fosse um instrumento muito superior...
O que mais me impressionou nesse Forum, são os conselhos verdadeiros ..parabens v6s não alimentão falsas expectativas...
Eduart.s- Membro
allexcosta escreveu:Não sei sua condição financeira mas sua GAS não parece justificada. O mais sensato é desistir desse projeto e investir em um amp melhor, em educação ou dar um presente a alguém que você gosta.
Cara, eu ainda não entendi muito bem essa coisa do G.A.S. Tem algum tópico falando só sobre isso ?
É, tô pensando que talvez eu esteja criando uma necessidade pra mim, que na real não existe. Tenho um JB SX e outro JB Tagima Fretless.
fernandohawaii- Membro
Estou começando a aceitar que os colegas têm razão em seus conselhos e que eu estou viajando na mostarda.
fernandohawaii- Membro
bem vindo, da uma passada no Clube dos Baixistas de Pernambuco e pega um numero!
também moro em recife fiquei interessado em ver uns baixos usados. Valeu!
bem vindo, da uma passada no Clube dos Baixistas de Pernambuco e pega um numero!
Guys, acho que estou sofrendo desta enfermidade. E estou relembrando várias outras aquisições desnecessárias. Depois que o allexcosta tocou no G.A.S e o colega Yngway "jogou" o link na minha cara, rapidamente repenso minhas aspirações.
fernandohawaii- Membro
fernandohawaii escreveu:Guys, acho que estou sofrendo desta enfermidade. E estou relembrando várias outras aquisições desnecessárias. Depois que o allexcosta tocou no G.A.S e o colega Yngway "jogou" o link na minha cara, rapidamente repenso minhas aspirações.
Calma aí, só respondi tua pergunta.
Você tem uns baixos bons já
Se já tem seus dois Jazz Bass
Esse talvez num fique legal
corpo de um e braço do outro
pode ser que nem afine no final de contas
sou novato e tento aprender mas iria pensar
bem na opinião dos colegas...
Abraço
Você tem uns baixos bons já
Se já tem seus dois Jazz Bass
Esse talvez num fique legal
corpo de um e braço do outro
pode ser que nem afine no final de contas
sou novato e tento aprender mas iria pensar
bem na opinião dos colegas...
Abraço
Rodrigo AmaralCB escreveu:fernando, que loja de usados é essa? pode passar o endereço por favor?
É o Bay Área, que também funciona como estúdio mas aí já é outra pérola. Fica na R. do Sossego, perto da Unicape. Outra referência é que fica ao lado Dojo Kawamura, muito conhecido nas redondezas da Unicape.
fernandohawaii- Membro
Yngway escreveu:fernandohawaii escreveu:Guys, acho que estou sofrendo desta enfermidade. E estou relembrando várias outras aquisições desnecessárias. Depois que o allexcosta tocou no G.A.S e o colega Yngway "jogou" o link na minha cara, rapidamente repenso minhas aspirações.
Calma aí, só respondi tua pergunta.
Não, sério. Acho que eu tenho essa parada, não tão intensa como deve ser em outras pessoas, e não só com equipamentos musicais. Foi muito bom e importante eu ter conhecimento do G.A.S para que eu lembre que ele existe e para que tome minha decisões com mais coerência. Olha aí, como o fórum é salutar para os seus membros.
fernandohawaii- Membro
Investe essa grana no material que vc tem em casa.. melhora ou vende o que vc tem e ajunta ^^..
Eduart.s- Membro
allexcosta escreveu:Não sei sua condição financeira mas sua GAS não parece justificada. O mais sensato é desistir desse projeto e investir em um amp melhor, em educação ou dar um presente a alguém que você gosta.
Adoro as respostas do Alex...
Mas falando sério agora.... A impressão que eu tenho é que você simplesmente "perdeu a animação" com seus baixos.
Se for esse o caso (e você tiver aquele amor de músico que não te deixa vender os instrumentos), eu sugiro você:
1- Sossegar com essa GAS.... (dizem que chá de camomila ajuda).
2- Ao invés de comprar esses 2 baixos SENO E COSSENO (era uma piada que eu fazia com um amigo guitarrista que tinha duas guitarras ruins... já que pela regra matemática, o seno ao quadrado de um ângulo + o cosseno ao quadrado do mesmo ângulo = 1).... Eu sugiro você comprar outro baixo, de verdade mesmo, sem ser JAZZ BASS...
3- Se você curte JAZZ BASS mesmo, junte mais uma grana (uma boa grana mesmo) e compra um JAZZ BASS em um patamar acima (bastante) do seu.
Agora se você não tem dó de vender algum dos seus baixos, você poderia:
3- Sossegar com essa GAS....
4- Ao invés de comprar esses 2 baixos SENO E COSSENO, você poderia pegar essa grana + o valor de venda de um dos seus 2 baixos (ou até dos dois... sei lá) e comprar um baixo beeem acima dos seus (ou até mandar fazer um em um Luthier), sendo JAZZ BASS ou não.. aí você é quem deve decidir.
5- Fazer uma doação p/ um amigo seu que queira comprar um Lakland....
murilouem escreveu:allexcosta escreveu:Não sei sua condição financeira mas sua GAS não parece justificada. O mais sensato é desistir desse projeto e investir em um amp melhor, em educação ou dar um presente a alguém que você gosta.
Adoro as respostas do Alex...
Mas falando sério agora.... A impressão que eu tenho é que você simplesmente "perdeu a animação" com seus baixos.
Se for esse o caso (e você tiver aquele amor de músico que não te deixa vender os instrumentos), eu sugiro você:
1- Sossegar com essa GAS.... (dizem que chá de camomila ajuda).
2- Ao invés de comprar esses 2 baixos SENO E COSSENO (era uma piada que eu fazia com um amigo guitarrista que tinha duas guitarras ruins... já que pela regra matemática, o seno ao quadrado de um ângulo + o cosseno ao quadrado do mesmo ângulo = 1).... Eu sugiro você comprar outro baixo, de verdade mesmo, sem ser JAZZ BASS...
3- Se você curte JAZZ BASS mesmo, junte mais uma grana (uma boa grana mesmo) e compra um JAZZ BASS em um patamar acima (bastante) do seu.
Agora se você não tem dó de vender algum dos seus baixos, você poderia:
3- Sossegar com essa GAS....
4- Ao invés de comprar esses 2 baixos SENO E COSSENO, você poderia pegar essa grana + o valor de venda de um dos seus 2 baixos (ou até dos dois... sei lá) e comprar um baixo beeem acima dos seus (ou até mandar fazer um em um Luthier), sendo JAZZ BASS ou não.. aí você é quem deve decidir.
5- Fazer uma doação p/ um amigo seu que queira comprar um Lakland....
[murilouem,
me diverti muito com essa de SENO e COSSENO. Confesso que antes mesmo de ler todo seu post, eu estava morrendo de rir. Essa foi ótima. Sério mesmo, sem deboches. Na verdade foi excelente eu entrar nesta fraternidade, caso contrário acho que teria feito um mau negócio. Os conselhos foram ótimos e sinceros, assim como os que você acaba de me dar. Ninguém alimentou, como disse o outro colega, uma falsa esperança para o que eu estava prestes a fazer. Tenho pensado isso, talvez seja melhor eu vender um dos meu Basses ou até mesmo os dois e comprar um que me agrade sem deixar lacunas. Sim, eu curto (e muito) o modelo Jazz Bass. De luthier... eu não sei. Apesar de termos ótimos profissionais na comunidade, e eu ter um excelente profissional (http://www.metallguitars.com.br) na minha cidade, eu sou tradicionalista d+ para querer um Bass que não tivesse "a magia" do nome Fender ou sei lá o que. Apesar de meus Basses atuais não chegarem nem perto dos Squier VM e CV, ainda tenho a petulância de afirmar uma coisas dessas. Vocês realizam? Mas é como diz um amigo meu, tu és complicado, pobre e luxento (vaidoso).
Uma dúvida, para você que está familiarizado: Lá no meu perfil onde está o G.A.S é pr'eu (mim) colocar minhas ambições em equipamentos, é isso?
Lakland eu não conhecia, de uma sacada... qual é a deles: Timbre, preço...? Sonhas com um desses?
Cara, pelo bom aconselhamento que deu e, seu pudesse, doaria minhas crianças pra você. hehehe...
Abraço.
Uma dúvida, para você que está familiarizado: Lá no meu perfil onde está o G.A.S é pr'eu (mim) colocar minhas ambições em equipamentos, é isso?
Lakland eu não conhecia, de uma sacada... qual é a deles: Timbre, preço...? Sonhas com um desses?
Cara, pelo bom aconselhamento que deu e, seu pudesse, doaria minhas crianças pra você. hehehe...
Abraço.
fernandohawaii- Membro
Aproveitando o tópico, e "mudando a direção do vento", gostaria de opinião dos colegas para aplicação de investimentos.
Ainda pensando na grana que iria jogar nesse "projeto", pensei que poderia investir em um UP no meu SX. Pensei nuns captadores novos (Cabreira, Malagoli ou Fender Custom 60) que poderiam prover um timbre mais ao do Fender Am JB. Penso também em cordas novas, o que acham? Eu realmente gosto do meu SX, acho confortável, bonito, leve mas o timbre por vezes perece apagado, e isso me deixa frustrado.
Penso também em converter meu Tagima JB Fretless (90's) em um Freted. e dar um UP em Caps e Cordas. Ele é bem fiel ao JB (rosewood fingerboard + olympic white body).
Outra dúvida em relação ao Tagima, independente da da conversão penso também em remover o seu pré (RBA04M). Fico meio frustrado de depender de uma bateria, principalmente porquê esta fica no mesmo lugar com o pré e potenciômetro ao invés de um local específico. Outra coisa que não curto é nele é o jack, esse fica na parte inferior do baixo já que o bass tem 4 botões ao contrário do tradicional com 3.
O que vocês acham?
Abraço.
Ainda pensando na grana que iria jogar nesse "projeto", pensei que poderia investir em um UP no meu SX. Pensei nuns captadores novos (Cabreira, Malagoli ou Fender Custom 60) que poderiam prover um timbre mais ao do Fender Am JB. Penso também em cordas novas, o que acham? Eu realmente gosto do meu SX, acho confortável, bonito, leve mas o timbre por vezes perece apagado, e isso me deixa frustrado.
Penso também em converter meu Tagima JB Fretless (90's) em um Freted. e dar um UP em Caps e Cordas. Ele é bem fiel ao JB (rosewood fingerboard + olympic white body).
Outra dúvida em relação ao Tagima, independente da da conversão penso também em remover o seu pré (RBA04M). Fico meio frustrado de depender de uma bateria, principalmente porquê esta fica no mesmo lugar com o pré e potenciômetro ao invés de um local específico. Outra coisa que não curto é nele é o jack, esse fica na parte inferior do baixo já que o bass tem 4 botões ao contrário do tradicional com 3.
O que vocês acham?
Abraço.
fernandohawaii- Membro
^ Corda não é UP, é manutenção normal. Faça isso primeiro e depois pense em captadores.
allexcosta escreveu:^ Corda não é UP, é manutenção normal. Faça isso primeiro e depois pense em captadores.
Você está certo, mas quando falo em UP de cordas me refiro a cordas de qualidade (Earnie Ball, D'Addario...) superior as que estou usando (Giannini).
fernandohawaii- Membro
Cordas mais top são sempre uma excelente idéia.
Mas se seu orçamento está apertado é perfeitamente possível usar cordas mais baratas pra juntar mais rápido o dinheiro pras outras coisas.
Só não deixe de trocar periodicamente, não importa o valor das cordas.
Mas se seu orçamento está apertado é perfeitamente possível usar cordas mais baratas pra juntar mais rápido o dinheiro pras outras coisas.
Yng, qual seria um período (validade) razoável para das cordas em geral?
Outra, um Squier JB VM é muitíssimo superior ao meu SX SJB75C?
fernandohawaii- Membro
fernandohawaii escreveu:
Não existe um prazo exato. A durabilidade de uma corda depende de muitos fatores. Qualidade, limpeza, quantidade de uso diário... é muita coisa.
Eu uso como regra o seguinte: Começou a perder o som bonito = começou a pedir pra trocar.
Quanto à segunda pergunta: sei lá.
Se você só procura um bom timbre, mas não tem nenhum timbre na sua cabeça como "o olimpo" dos timbres, o SX quase sempre vai ser favorecido no custo/benefício... Um Fender de 4000 reais não vai ter um timbre 6 vezes melhor que o SX.
Se você treina umas 3 vezes por semana, eu acho razoável passar no máximo uns 4 meses com as cordas. Vai depender também do que você toca.. Se você gosta daquele timbre bem brilhante, não dá pra passar muito dos 2 meses, a corda começa a ficar abafada. E depois de 6 meses, o timbre já foi embora há muito tempo, e o baixo fica até sem peso e definição das notas, nem anima muito pegar o instrumento nessas condições.
Se você só procura um bom timbre, mas não tem nenhum timbre na sua cabeça como "o olimpo" dos timbres, o SX quase sempre vai ser favorecido no custo/benefício... Um Fender de 4000 reais não vai ter um timbre 6 vezes melhor que o SX.
Se você treina umas 3 vezes por semana, eu acho razoável passar no máximo uns 4 meses com as cordas. Vai depender também do que você toca.. Se você gosta daquele timbre bem brilhante, não dá pra passar muito dos 2 meses, a corda começa a ficar abafada. E depois de 6 meses, o timbre já foi embora há muito tempo, e o baixo fica até sem peso e definição das notas, nem anima muito pegar o instrumento nessas condições.
Varia muito, depende da marca e se sua mão transpira muito, mas em média 4 meses como disse o Thales.fernandohawaii escreveu:
fernandohawaii escreveu:
Gastando cerca de 500 reais em upgrades no SX você tem um baixo superior aos VM, considero Sim os VM superiores, mas pelo preço deles acho o SX um custo benefício melhor.
Eu troco de corda quando o contra cheque deixa =)
e também escolho a marca e modelo da corda de acordo com as dicas do meu contra cheque
malka_aff escreveu:e também escolho a marca e modelo da corda de acordo com as dicas do meu contra cheque
O contra-cheque é um divisor de águas, ou melhor, cordas. hehehe...
fernandohawaii- Membro
enquanto os posts vinham, eu estava pesquisando e fiz uma comparação com um G.A.S e um G.A.S mais perto do real.
FENDER 013 1800 - 60S JAZZ BASS - 305 - OLYMPIC WHITE (G.A.S)
V.S.
030 3075 - SQUIER CLASSIC VIBE J. BASS 60S - 505 - OLYMPIC WHITE ("G.A.S" próximo da realidade)
Na relação custo x benefício, o classic vibe, aparentemente, ganha.
No gás (≠ G.AS) de um baixo com esse Layout, o que voces acham
Desculpem a falta de acentuacao, deu a louca no teclado.
FENDER 013 1800 - 60S JAZZ BASS - 305 - OLYMPIC WHITE (G.A.S)
V.S.
030 3075 - SQUIER CLASSIC VIBE J. BASS 60S - 505 - OLYMPIC WHITE ("G.A.S" próximo da realidade)
Na relação custo x benefício, o classic vibe, aparentemente, ganha.
No gás (≠ G.AS) de um baixo com esse Layout, o que voces acham
Desculpem a falta de acentuacao, deu a louca no teclado.
fernandohawaii- Membro
Esse JB branco tá lindo.
Enfim, o Classic Vibe é BEM legal, se está dentro do seu orçamento, acho que só vai te dar alegrias. Pesquisa aqui no fórum sobre ele.
Enfim, o Classic Vibe é BEM legal, se está dentro do seu orçamento, acho que só vai te dar alegrias. Pesquisa aqui no fórum sobre ele.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos