Encordoamento flatwound curto
3 participantes
Página 1 de 1
Encordoamento flatwound curto
Olá, amigos.
Tenho um Fender Precision (Telebass) butterscotch blond, uma reedição dos clássicos fabricados em '51.
Por se tratar de um instrumento vintage, procuro dar essa cara ao seu som.
Como a maioria sabe, Pbass'es x encordoamento flatwound soam muito bem (um som mais aveludado e com menos som metalizado), além de prejudicar menos a escala e trastes do instrumento - que é em maple.
Comprei ontem um jogo de cordas D'addario Flatwound (Long Scale) mas, pelo fato das cordas passarem pelo corpo do instrumento e não pela ponte (como os mais tradicionais), na hora em que fui trocar as cordas a parte que recebe um revestimento com lã (acho que é lã ou uma linha própria) havia começado antes do nut. Ou seja, sobrou um pouco menos que 1cm de braço antes do nut.
No começo achei que quando a afinasse a tensão natural seria suficiente para esticá-la a ponto de passar do nut...mas a "Lei de Murphy" realmente me acompanha! rs
Como proceder?
Acho que se eu lixar e ir retirando a parte da lã até chegar o nut seria uma má ideia, afinal, quando chega a essa parte da lã a grossura da corda tb muda...ficando mais fina.
Alguém possui instrumento que as cordas passem pelo corpo e use determinada marca de cordas flatwound que ultrapassem o nut, ou seja, não fiquem curtas?
Abraço.
Tenho um Fender Precision (Telebass) butterscotch blond, uma reedição dos clássicos fabricados em '51.
Por se tratar de um instrumento vintage, procuro dar essa cara ao seu som.
Como a maioria sabe, Pbass'es x encordoamento flatwound soam muito bem (um som mais aveludado e com menos som metalizado), além de prejudicar menos a escala e trastes do instrumento - que é em maple.
Comprei ontem um jogo de cordas D'addario Flatwound (Long Scale) mas, pelo fato das cordas passarem pelo corpo do instrumento e não pela ponte (como os mais tradicionais), na hora em que fui trocar as cordas a parte que recebe um revestimento com lã (acho que é lã ou uma linha própria) havia começado antes do nut. Ou seja, sobrou um pouco menos que 1cm de braço antes do nut.
No começo achei que quando a afinasse a tensão natural seria suficiente para esticá-la a ponto de passar do nut...mas a "Lei de Murphy" realmente me acompanha! rs
Como proceder?
Acho que se eu lixar e ir retirando a parte da lã até chegar o nut seria uma má ideia, afinal, quando chega a essa parte da lã a grossura da corda tb muda...ficando mais fina.
Alguém possui instrumento que as cordas passem pelo corpo e use determinada marca de cordas flatwound que ultrapassem o nut, ou seja, não fiquem curtas?
Abraço.
Darlon Pitta- Membro
Re: Encordoamento flatwound curto
A ponte não admite colocação por cima?
Não, Allex...dê uma olhada nas fotos abaixo:
Abraços.
Abraços.
Darlon Pitta- Membro
Eu tinha esquecido. Melhor vender as cordas e comprar outras.
Aqui no RJ é bem difícil sair das D'addario (custo x benefício).
As outras são NIG, SG, Warwick ou Elixir ($$$).
Essas outras cordas têm comprimento maior que as D'addario (long scale)?
As outras são NIG, SG, Warwick ou Elixir ($$$).
Essas outras cordas têm comprimento maior que as D'addario (long scale)?
Darlon Pitta- Membro
A NIG eu não acho muito recomendável. Já comprei um jogo completamente sem timbre.
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro