Encordoamento com Comprimento Curto
5 participantes
Página 1 de 1
Encordoamento com Comprimento Curto
Pessoal, comprei um encordoamento Giannini Nickel Round Wound 5 Cordas 864mm | 34" | .045 | .130 para colocar no Yamaha BB435 na ponte thru-body.
Ocorre que, como poderão ver na foto, no final das cordas há reduções no calibre, que no caso, terminaram antes da pestana.
Não acredito que seja um problema isolado. Acho que é falha no projeto do encordoamento que não considerou os baixos com ponte thru-body.
Na minha impressão, a 1ª, 2ª e 3ª corda ficaram boas, mas a 4ª e 5ª corda não estão soando bem.
Estou pensando em retirar o encordoamento da ponte thru-body e colocar fixo sobre a ponte para conferir o cumprimento e o timbre.
O que acham ??? Alguém já passou por isso???
Ocorre que, como poderão ver na foto, no final das cordas há reduções no calibre, que no caso, terminaram antes da pestana.
Não acredito que seja um problema isolado. Acho que é falha no projeto do encordoamento que não considerou os baixos com ponte thru-body.
Na minha impressão, a 1ª, 2ª e 3ª corda ficaram boas, mas a 4ª e 5ª corda não estão soando bem.
Estou pensando em retirar o encordoamento da ponte thru-body e colocar fixo sobre a ponte para conferir o cumprimento e o timbre.
O que acham ??? Alguém já passou por isso???
Última edição por Pedro Cavalcanti em Dom 23 Jan 2022, 4:29 pm, editado 1 vez(es)
Re: Encordoamento com Comprimento Curto
Essas cordas com tamanho padrão são para baixos de 34" entrando pela ponte. No caso de passar pelo corpo aí já tem que ser encordoamento maior.
Você precisa de Long Scale ou Super Long Scale
Você precisa de Long Scale ou Super Long Scale
NeyBass- Membro
patriciofernandes e Sandro Levi gostam desta mensagem
Você apresentou o problema, mas já tem a solução.Pedro Cavalcanti escreveu:Estou pensando em retirar o encordoamento da ponte full body e colocar fixo sobre a ponte para conferir o cumprimento e o timbre.
Normal. Apesar de 34'' ser considerado padrão LONG SCALE, as medidas não são exatas. Alguns encordoamentos vão servir em baixos com ponte thru-body e outros não, depende do fabricante. Em caso de dúvida, pegue um encordoamento EXTRA/SUPER LONG SCALE ou prenda as cordas na própria ponte, quando esta o permite.Pedro Cavalcanti escreveu:O que acham ??? Alguém já passou por isso???
Sandro Levi gosta desta mensagem
Sim... foi o que fiz e resolveu.
Só prefiro o som das cordas pelo thru-body.
Melhor assim do que as cordas velhas
Só prefiro o som das cordas pelo thru-body.
Melhor assim do que as cordas velhas
Geralmente, as cordas thru-body o proporcionam uma melhor definição do som, especialmente nas cordas mais graves, mas, às vezes, pode ocorrer o contrário. Depende do baixo.Pedro Cavalcanti escreveu:Só prefiro o som das cordas pelo thru-body.
Já tive dois baixos com pontes com possibilidade de through-body, em ambos os casos testei o mesmo encordoamento no mesmo dia passando as cordas pelo corpo e depois pela ponte, e não senti diferença.
Deixando bem claro que esta foi apenas a minha experiencia, respeito quem sente que muda.
O que muda pra mim é que as cordas passando pelo corpo a ponte sofre menos e tem menos risco de acontecer um problema na mesma ou no corpo na área onde ela faz contato
Deixando bem claro que esta foi apenas a minha experiencia, respeito quem sente que muda.
O que muda pra mim é que as cordas passando pelo corpo a ponte sofre menos e tem menos risco de acontecer um problema na mesma ou no corpo na área onde ela faz contato
patriciofernandes- Membro
Fiz um upgrade de ponte no meu Yamaha e estou na dúvida sobre qual corda "serve" no esquema de thru body. Atualmente o baixo está com Ernie ball do modelo Hybrid Slinky (híbrida entre 0.45 e 0.50).
Alguém tem algum "macete" pra verificar nas cordas antes de comprá-las? (Além da questão de long scale). Estou com dificuldade de encontrar cordas que já utilizei no long scale
Alguém tem algum "macete" pra verificar nas cordas antes de comprá-las? (Além da questão de long scale). Estou com dificuldade de encontrar cordas que já utilizei no long scale
mrmadruga66- Membro