Baixo SG Custom
+2
CG
Su_rockbass
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Baixo SG Custom
Olá pessoal. Desculpe se estiver postando errado aí...
É o seguinte, tenho um epiphone eb-0 cherry, e é o modelo que mais curto, pelo shape e por ser escala curta. Porém o som deixa muito a desejar. Curto muito o timbre de precision, até pensei em meter um captador precision nele, mas acho que seria mais interessante vendê-lo original, pois além de não ter o risco de desvalorizar o baixo, uso a grana pra inteirar na construção de um do jeito que eu quero.
Sendo assim gostaria de pedir ajuda ao mais experientes, pois não saco muito de madeiras, nem captação, nem sei exatamente quais os custos que teria da parte do luthier
Fiz uma montagem bem tosca no paint só pra visualizar mesmo o que seria:
Braço de 30 1/2''. No caso seriam um captador jazz, um precision e um humbucker tipo gibson, colado no braço.
Só que com este acabamento:
Se não for pedir muito gostaria de pedir aos amigos sugestôes de madeiras e captadores, e uma média dos valores que um bom luthier cobraria num trampo desse (corpo, braço, montagem, acabamento...).
Desde já agradeço.
[]'s
Su_rockbass- Membro
Re: Baixo SG Custom
Não compensa, eu venderia e compraria um SX precision de escala curta.
Ok, agradeço a dica CG. Mas não curto tanto o visual do precision, curto o som entende. Eu curto esse modelo(SG), e estou decidido.
Gostaria mesmo de ter uma idéia do valor que sairia um projeto desse, e de madeiras que seriam interessantes pela sonoridade, peso etc.
Obrigado.
Abs.
Gostaria mesmo de ter uma idéia do valor que sairia um projeto desse, e de madeiras que seriam interessantes pela sonoridade, peso etc.
Obrigado.
Abs.
Su_rockbass- Membro
Para construir um baixo novo em um luthier bom, vais gastar mais de 2.000 reais com certeza, acho que o Guerra abraçaria essa causa. Luthier normalmente vai te recomendar um corpo em cedro com braço em marfim e escala em Jacarandá.
Então CG, meu plano na verdade era gastar menos do que isso.
Não precisa ser captação e hardware top de cara. No caso peças mais acessíveis e com um nível aceitável de qualidade.
O principal seria mesmo uma boa construção e acabamento. Será que não seria possível um baixo desse sair por uns 1500?
Não precisa ser captação e hardware top de cara. No caso peças mais acessíveis e com um nível aceitável de qualidade.
O principal seria mesmo uma boa construção e acabamento. Será que não seria possível um baixo desse sair por uns 1500?
Su_rockbass- Membro
A questão é conversar com um Luthier, te dei uma noção baseado nos últimos projetos que o pessoal tem feito aqui no fórum, inclusive o meu. O luthier te dará uma noção bem próxima do que você vai gastar.
CG, aproveitando da sua atenção, e se a pergunta não for indevida... quanto você gastou (ou vai gastar) no seu projeto, tirando a parte de caps, hardware e outras miudezas, só com a parte de luthier? No caso corpo, braço, montagem, acabamento, etc.
Su_rockbass- Membro
É justamente a parte que ainda não posso revelar do projeto.... Quando estiver pronto eu vejo se o Guerra me autoriza a postar. Afinal cada caso é um caso.
Ok CG, desculpe por perguntar, compreendo perfeitamente.
É que estou meio perdido, e gostaria de ter uma pelo menos uma idéia dos valores que giram para estes serviços, antes de já falar com o luthier.
Obrigado mais uma vez.
É que estou meio perdido, e gostaria de ter uma pelo menos uma idéia dos valores que giram para estes serviços, antes de já falar com o luthier.
Obrigado mais uma vez.
Su_rockbass- Membro
Su_rockbass escreveu:
É o seguinte, tenho um epiphone eb-0 cherry, e é o modelo que mais curto, pelo shape e por ser escala curta. Porém o som deixa muito a desejar. Curto muito o timbre de precision, até pensei em meter um captador precision nele, mas acho que seria mais interessante vendê-lo original, pois além de não ter o risco de desvalorizar o baixo, uso a grana pra inteirar na construção de um do jeito que eu quero.
Sendo assim gostaria de pedir ajuda ao mais experientes, pois não saco muito de madeiras, nem captação, nem sei exatamente quais os custos que teria da parte do luthier
Fiz uma montagem bem tosca no paint só pra visualizar mesmo o que seria:
Braço de 30 1/2''. No caso seriam um captador jazz, um precision e um humbucker tipo gibson, colado no braço.
Só que com este acabamento:
Se não for pedir muito gostaria de pedir aos amigos sugestôes de madeiras e captadores, e uma média dos valores que um bom luthier cobraria num trampo desse (corpo, braço, montagem, acabamento...).
Desde já agradeço.
[]'s
Achei o projeto muito interessante e, como fã de sg, fiquei com GAS...
Três dúvidas que tive e que gostaria de perguntar os amigos do Fórum...
1) O captador mais próximo do braço, neste caso, poderia ser substituído por um captador estilo MusicMan?
2) Para um projeto dessa natureza, não seria melhor aumentar a escala do baixo para que os captadores P e J pudessem ser posicionados de forma mais eficiente em termos timbrísticos?
Como exemplo, eis a foto de um baixo Gibson EB-3L, a versão do EB-3 que a gibson fez com uma escala de 34 1/2".
3) Pensando na quantidade de captadores utilizados e visando um melhor rendimento quanto à timbres, não seria melhor fazer esse instrumento utilizando o sistema neck through body?
Saudações,
D.
CG escreveu:Não compensa, eu venderia e compraria um SX precision de escala curta.
Só faltou dizer pra ele não encomendar com Luthier não, pra procurar nos Classificados do Fórum.
É o seguinte, tenho um epiphone eb-0 cherry, e é o modelo que mais curto, pelo shape e por ser escala curta. Porém o som deixa muito a desejar. Curto muito o timbre de precision, até pensei em meter um captador precision nele, mas acho que seria mais interessante vendê-lo original, pois além de não ter o risco de desvalorizar o baixo, uso a grana pra inteirar na construção de um do jeito que eu quero.CG escreveu:Não compensa, eu venderia e compraria um SX precision de escala curta.
Só faltou dizer pra ele não encomendar com Luthier não, pra procurar nos Classificados do Fórum.
Errei, a primeira impressão que tive foi que ele queria transformar o EB para captação PJ... Eu não sou o Exemplo a ser seguido
Opa, esse tópico me interessa bastante, estou alimentando na minha cabeça mandar um luthier construir um SG já faz tempo! Su_rockbass, vou te mostrar alguns pontos que conversei com o luthier, meu projeto na verdade é diferente, quero um SG o mais idêntico possível do Gibson EB-3, de 1969.
Vamos lá:
Madeira do corpo/braço: Mogno
Escala: Jacarandá, 30.5
Trastes:20
Corpo inteiriço
Ferragens: Gotoh ou Wilkinson
Controles: 2 tone, 2 volume e chave 3 posições estilo Les Paul (substituindo a Varitone)
Se o projeto andar mesmo (estou avaliando a possibilidade de comprar o Epiphone Eb-3) vou criar um tópico depois para o pessoal acompanhar! Meu problema maior está na compra dos captadores, não encontro por aqui e também não conheço bem, pois esses modelos são bem incomuns.
Vamos lá:
Madeira do corpo/braço: Mogno
Escala: Jacarandá, 30.5
Trastes:20
Corpo inteiriço
Ferragens: Gotoh ou Wilkinson
Controles: 2 tone, 2 volume e chave 3 posições estilo Les Paul (substituindo a Varitone)
Se o projeto andar mesmo (estou avaliando a possibilidade de comprar o Epiphone Eb-3) vou criar um tópico depois para o pessoal acompanhar! Meu problema maior está na compra dos captadores, não encontro por aqui e também não conheço bem, pois esses modelos são bem incomuns.
Última edição por Lucas8bass em Dom Dez 18, 2011 9:27 pm, editado 1 vez(es)
E obrigado por trazer as perguntas. Aguardo a opinião dos amigos do fórum também...
Guilé e CG, meu raciocínio foi o mais simples: Pelo mesmo valor praticado no EB0, eu poderia ter um baixo superior feito com um luthier? E ainda vi este anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212085523-baixo-sgzerado-_JM onde o baixo é claramente melhor que o epiphone, ainda mais barato, e com dois captadores.
Então acredito que mesmo gastando um pouco mais, terei um baixo infinitamente superior, e com as possibilidades de som que eu quero.
Na verdade minha intenção é ter só este baixo, exatamente desse jeito. Não me importo muito com marca, o mais importante pra mim seriam construção, acabamento e tocabilidade. A mesma coisa com captação, não precisa ser tudo de marca top. Se o timbre me agradar é isso mesmo.
Então Lucas8bass, essa foi a primeira madeira que pensei, pelo próprio fato desses baixos serem todos em mogno. Mas agora não sei se pela proposta da captação, esta seria a mais indicada. Pois creio que o mogno ajude no timbre característico desse baixo, o que não é o que estou buscando. Não sei se isso existe, mas queria uma madeira que dê mais certo para Pbass.
Quanto aos captadores, não parecem ser fáceis de achar mesmo não... Vi só esses dois:
http://www.ebay.com/itm/Early-1970s-Gibson-Bass-Pickup-/170731263879?pt=Guitar&hash=item27c0605787#ht_500wt_1413
http://www.ebay.com/itm/Bass-Humbucker-PickUp-Gibson-Chrome-Cover-1-2K-Ohms-/160570618259?pt=Guitar_Accessories&hash=item2562c13193#ht_1382wt_1064
Agora tem esse Seymour Duncan que é reposição de um tal de Mosrite que me chamou a atenção: http://www.seymourduncan.com/products/custom-shop/bass-2/duncanmosrite_f_1/
E obrigado por trazer as perguntas. Aguardo a opinião dos amigos do fórum também...
Guilé e CG, meu raciocínio foi o mais simples: Pelo mesmo valor praticado no EB0, eu poderia ter um baixo superior feito com um luthier? E ainda vi este anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212085523-baixo-sgzerado-_JM onde o baixo é claramente melhor que o epiphone, ainda mais barato, e com dois captadores.
Então acredito que mesmo gastando um pouco mais, terei um baixo infinitamente superior, e com as possibilidades de som que eu quero.
Na verdade minha intenção é ter só este baixo, exatamente desse jeito. Não me importo muito com marca, o mais importante pra mim seriam construção, acabamento e tocabilidade. A mesma coisa com captação, não precisa ser tudo de marca top. Se o timbre me agradar é isso mesmo.
Então Lucas8bass, essa foi a primeira madeira que pensei, pelo próprio fato desses baixos serem todos em mogno. Mas agora não sei se pela proposta da captação, esta seria a mais indicada. Pois creio que o mogno ajude no timbre característico desse baixo, o que não é o que estou buscando. Não sei se isso existe, mas queria uma madeira que dê mais certo para Pbass.
Quanto aos captadores, não parecem ser fáceis de achar mesmo não... Vi só esses dois:
http://www.ebay.com/itm/Early-1970s-Gibson-Bass-Pickup-/170731263879?pt=Guitar&hash=item27c0605787#ht_500wt_1413
http://www.ebay.com/itm/Bass-Humbucker-PickUp-Gibson-Chrome-Cover-1-2K-Ohms-/160570618259?pt=Guitar_Accessories&hash=item2562c13193#ht_1382wt_1064
Agora tem esse Seymour Duncan que é reposição de um tal de Mosrite que me chamou a atenção: http://www.seymourduncan.com/products/custom-shop/bass-2/duncanmosrite_f_1/
Su_rockbass- Membro
Boa noite a todos. Tava dando uma olhada e vi estes captadores:
http://www.guitarcenter.com/DiMarzio-DP120-Model-One-Bass-Humbucker-Pickup-100215358-i1127654.gc
http://www.guitarcenter.com/DiMarzio-Model-P-DP122-Replacement-Pickup-for-Fender-P-Bass-302280-i1127658.gc
Achei o preço interessante. Será que compensa?
O jazz no caso é o único que já tenho, e na verdade não sei qual é, se alguém puder identificar é este:
- Spoiler:
- Desculpe a qualidade, foi celular mesmo.
Lucas8bass, você já chegou a olhar ponte e tarraxas?
Abs.
Su_rockbass- Membro
Estava vendo este tópico agora: https://www.contrabaixobr.com/t13825-precision-bass-teste-com-diversos-captadores (muito bom!), e coincidentemente o timbre que mais curti foi esse dimarzio p dp 122. Não cheguei a ouvir todos, mas achei o timbre mais aveludado que o SD e o fender. E acredito que ele case bem com esse humbucker. Alguém usa esse captador?
Su_rockbass- Membro
Su_rockbass escreveu:
Lucas8bass, você já chegou a olhar ponte e tarraxas?
Se eu for fazer com Gotoh, pensei em usar a ponte Gotoh 201b 4, acho que não custa mais que R$250 e o luthier falou que tem como por aquele cover em cima da ponte, como no EB-3 original. As tarraxas também da mesma marca, no mesmo modelo do EB-3 original, aquela que também é usada no Jazz Bass. Acho que os baixos Gibson SG Reissue vêm com Groover, não tenho certeza. Segue a foto da ponte:
Obrigado pelos elogios aos meus sgs, minha cara!
Graças ao Jack Bruce e ao Geezer Butler, sou fã desse modelo e sempre que posso toco com os que tenho.
Não sei se isso te ajuda muito, mas vou falar um pouco aqui sobre o meu bom, velho e altamente modificado Giannini Sg.
Não vou entrar em maiores detalhes aqui sobre todas as modificações que este baixo sofreu ao longo dos anos pois isso seria fugir do escopo deste tópico... Ater-me-ei apenas à dois detalhes que penso que podem lhe ajudar no seu projeto.
Quando comprei esse instrumento, lá pelo início dos anos 90, ele estava sem uma das tarrachas originais ( A da corda re, se não me engano ) e a ponte estava sem o cover e também estava bem estragada.
Como minha idéia era fazer o instrumento voltar à vida e como na época era praticamente impossível obter uma ponte no estilo original, conversei com o Benedetti, o luthier responsável pelas primeira modificações feitas neste baixo ( Outras vieram depois, ao longo dos anos ) e decidimos deixar o culto à originalidade de lado e customizar o baixo.
Sendo assim, a ponte original foi substítuida por esta da Schaller.
E as tarrachas originais foram substituídas por estas feitas pela Gotoh.
Estas tarrachas foram instaladas nos furos originais do headstock, mas de forma a ficarem inclinadas em relação a ele. Esta foi uma decisão tomada por uma questão de estética e de praticidade, pois assim ficava mais bonito e mais ergonômico para afinar.
A foto abaixo mostra o resultado.
Uma vantagem desta configuração de tarrachas é o fato delas serem mais leves do que as tarrachas originais deste baixo, o que fez com que ele deixasse de ter neck dive... Além disso a ponte da Schaller que instalei é muito melhor, na minha opinião, do que a original.
Sendo assim, fica aqui esta sugestão de tarrachas e ponte para o seu projeto sg custom. Quanto ao valor, honestamente eu não sei como lhe informar... Na época, estas peças me custaram caro ( Lembre-se de que naquele tempo era muito mais difícil encontrar esse tipo de coisa ), mas talvez a situação seja diferente hoje.
Saudações,
D.
Se você quiser que fique mais próximo do original, porém com mais vantagens pesquise a "Hipshot SuperTone Bass Bridge".
Se você quiser que fique mais próximo do original, porém com mais vantagens pesquise a "Hipshot SuperTone Bass Bridge".
Clube Fender #016 - Squier Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi- Membro
VictorLuigi escreveu:Sobre a ponte:
Já vi essa ponte, inclusive vende ela na Guitar Center, acho que é a mais fiel aos modelos da Gibson no mercado...
Já lí muita gente falando bem dela.
Tanto instalada nos Gibsons quanto nos Epiphones.
Outra coisa que eu acho legal é que ela dá a possibilidade de você passar as cordas pelo corpo do baixo!
Já lí muita gente falando bem dela.
Tanto instalada nos Gibsons quanto nos Epiphones.
Outra coisa que eu acho legal é que ela dá a possibilidade de você passar as cordas pelo corpo do baixo!
VictorLuigi- Membro
Lucas8bass escreveu:Zubrycky, você toca numa banda cover ou que faz cover de Black Sabbath? Uma vez vi no youtube um vídeo de uma banda que o baixista usava um Giannini SG e acredito que possa ter sido você, rs.
Olá, meu Caro!
Pedindo a permissão da autora do tópico e dos demais amigos foristas para me desviar do assunto deste tópico e assim responder à sua pergunta, tenho sim uma banda tributo ao Black Sabbath ( Comecei a tocar depois de ver o Geezer Butler ao vivo com o Black Sabbath em 1992... Ele é a minha principal influência e o meu maior ídolo musical... Roubei muitos truques dele ).
O grupo se chama The Kings of Hell ( Nome do disco que aparece abaixo )
Esse disco foi uma coletânea não oficial do Black Sabbath lançada no Brasil em 1984. Curiosamente, este foi o primeiro disco do Black Sabbath que o guitarrista e eu tivemos...
Existem alguns vídeos desta banda no youtube ( 15 deles estão em meu canal ). Nestes vídeos, tirados de 3 shows diferentes, apareço com um destes 3 baixos: Ibanez Sg, Yamaha BB 424 e, sim, um Giannini Sg.
Sendo assim provavelmente sou eu mesmo o baixista ao qual você se refere e o vídeo que você viu talvez seja um destes aqui.
( Pessoalmente, acho que este segundo seja o mais provável )
Se foram estes os vídeos que você viu, espero que você tenha gostado. A qualidade de som e imagem está longe de ser perfeita devido ao fato do local estar, na ocasião, muito escuro e também por causa das limitações da câmera utilizada para fazer estas filmagens ( Não que eu esteja reclamando... Muito pelo contrário... Melhor ter um registro longe da perfeição do que não ter nenhum registro. Ao falar sobre as imperfeições destes registros audiovisuais apenas aponto os fatos )
Saudações,
D.
Essa Gotoh 201b 4, e essa Schaller 3d 4 são opções bem interessantes. E gostei bastante dessa Supertone, tem essa 2 point Supertone também,
Só estou na dúvida quanto às regulagens, pois a do eb-0, pelo menos pra mim não é das melhores para regular, prefiro aquelas vintage, mas acho que não ficaria tão harmonioso (visualmente).
Por isso também as dicas, não quero fazer uma cópia exata de tal modelo, pensei até em usar ponte de rickenbacker , sem o captador j...
Mas por ser escala curta creio que seja uma boa opção ter cordas através do corpo. Nesse caso só a supertone, ou será que tem outras legais?
Obrigado.
Su_rockbass- Membro
Zubricky qual o captador do braço do seu Giannini? Queria um com o cover preto também...
E muito bom o Black Sabbath cover! Parabéns pela banda!
E muito bom o Black Sabbath cover! Parabéns pela banda!
Su_rockbass- Membro
Su_rockbass escreveu:
Valeu pela ajuda, Lucas8bass, Zubrycky e VictorLuigi.
Essa Gotoh 201b 4, e essa Schaller 3d 4 são opções bem interessantes. E gostei bastante dessa Supertone, tem essa 2 point Supertone também,
Só estou na dúvida quanto às regulagens, pois a do eb-0, pelo menos pra mim não é das melhores para regular, prefiro aquelas vintage, mas acho que não ficaria tão harmonioso (visualmente).
Por isso também as dicas, não quero fazer uma cópia exata de tal modelo, pensei até em usar ponte de rickenbacker , sem o captador j...
Mas por ser escala curta creio que seja uma boa opção ter cordas através do corpo. Nesse caso só a supertone, ou será que tem outras legais?
Obrigado.
Você acha com certeza outras pontes boas em que as cordas passem por dentro do corpo.
É só dar uma pesquisada no site da Gotoh, Schaler, Hipshot entre outras.
Só que a única que eu conheço com esse visual "Gibson" é a supertone.
Com relação a regulagem, você não deve ter problemas usando a supertone.
Pois diferente da original da Gibson, essa é montada encostando no instrumento como o restante das pontes convencionais.
Além disso, tem as regulagens de oitavas, altura das cordas e distância entre uma corda e outra.
Enfim, é um produto da hipshot que é uma marca conhecida pela qualidade.
Abraço!
VictorLuigi- Membro