Sobre entonação do instrumento.
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allexcosta
GusVCD
6 participantes
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Sobre entonação do instrumento.
Allex, ouço falar sobre esse termo (entonação) mas não sei exatamente o q ele quer dizer... vejo musicos profissionais falando sobre isso em entrevistas (Ron Carter na última BP), vc já comentou sobre isso qdo o assunto eram trocas de cordas (cordas velhas degradam a entonação), mas ainda me é um termo muito nebuloso. Meio q entendi q o fato de estar afinado não garante uma boa entonação...
Tem como dar uma explicadinha pra esse pobre mortal?
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"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro
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GusVCD- Moderador
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Re: Sobre entonação do instrumento.
Entonação é o fenômeno pelo qual as notas soam afinadas ao longo do braço e não só quando são tocadas soltas.
Em um instrumento com trastes isso se consegue pela precisão da construção, regulagem da ponte e altura correta das cordas. Toda vez que você pressiona uma nota a corda deforma e isso precisa ser compensado na regulagem de oitavas dos carrinhos da ponte. Quanto mais alta a ação, mais a corda deforma e por isso uma ação alta provoca uma entonação menos precisa.
Em um instrumento sem trastes ocorrem fenômenos similares, mas não há influência dos trastes (que geram certa precisão), por isso às vezes a gente vê um baixista de fretless ou upright tocar uma música inteira na trave.
Em teoria, um raio cônico gera uma melhor entonação, pois as cordas ficam equidistantes à escala em toda sua extensão e a deformação praticamente não varia, algo que não ocorre em um instrumento de raio cilíndrico.
Em um instrumento com trastes isso se consegue pela precisão da construção, regulagem da ponte e altura correta das cordas. Toda vez que você pressiona uma nota a corda deforma e isso precisa ser compensado na regulagem de oitavas dos carrinhos da ponte. Quanto mais alta a ação, mais a corda deforma e por isso uma ação alta provoca uma entonação menos precisa.
Em um instrumento sem trastes ocorrem fenômenos similares, mas não há influência dos trastes (que geram certa precisão), por isso às vezes a gente vê um baixista de fretless ou upright tocar uma música inteira na trave.
Em teoria, um raio cônico gera uma melhor entonação, pois as cordas ficam equidistantes à escala em toda sua extensão e a deformação praticamente não varia, algo que não ocorre em um instrumento de raio cilíndrico.
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O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
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Re: Sobre entonação do instrumento.
Show cara! Obrigadão pela explicação!
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GusVCD- Moderador
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Localização : Sede FCBR em Santos-SP.
Re: Sobre entonação do instrumento.
Poxa, na escola de música aprendi que a entonação era uma "afinação da afinação" como algo que diferencia a nota certa da NOTA CERTA...
Dugamos que exista um lá em 440, no caso ele vai estar afinado em 440, mas se o cara for bom em uma música mais melancólica ele poderia mandar um 439 e se fosse uma música mais viva ele poderia mandar uma 441, claro que não é tão fixo, nem tão simples assim (e não necessáriamente funciona da maneira que eu disse, mas foi a melhor explicação que eu achei...)
Eu percebo melhor isso com baixos fretless e com cantores, principlamete em duetos, tem duas cantoras afinadíssimas mas uma tem um "je ne se quois" algo que te faça achar que ela cante melhor, e é exatamente a entonação...
Outro exemplo: Na orquestra as vezes dois contrabaixos estão afinados e o maestro reclama "fulano, seu contrabaixo tá muito brilhante" provavelmente ele deve estar entonando o baixo de forma mais aguda.
Expandindo o conceito, bandas marciais e a filarmônica de Berlim deixam seus instruemtnos em A=445 pois deixa o som mais "brilhante" sem mudar a nota...
No vídeo "fretless bass" do Steve Bailey tem uma parte dedicada a isto, vale a pena assistir
Dugamos que exista um lá em 440, no caso ele vai estar afinado em 440, mas se o cara for bom em uma música mais melancólica ele poderia mandar um 439 e se fosse uma música mais viva ele poderia mandar uma 441, claro que não é tão fixo, nem tão simples assim (e não necessáriamente funciona da maneira que eu disse, mas foi a melhor explicação que eu achei...)
Eu percebo melhor isso com baixos fretless e com cantores, principlamete em duetos, tem duas cantoras afinadíssimas mas uma tem um "je ne se quois" algo que te faça achar que ela cante melhor, e é exatamente a entonação...
Outro exemplo: Na orquestra as vezes dois contrabaixos estão afinados e o maestro reclama "fulano, seu contrabaixo tá muito brilhante" provavelmente ele deve estar entonando o baixo de forma mais aguda.
Expandindo o conceito, bandas marciais e a filarmônica de Berlim deixam seus instruemtnos em A=445 pois deixa o som mais "brilhante" sem mudar a nota...
No vídeo "fretless bass" do Steve Bailey tem uma parte dedicada a isto, vale a pena assistir
galegonobaixo- Membro
- Mensagens : 1430
Localização : Brasília
Re: Sobre entonação do instrumento.
Bem interessantes essas afirmações Galego...
Engraçado q muita gente reclama do som q o Steve Bailey faz, provavelmente ele quer explorar muito essa questão da entonação e acaba soando estranho, e as vezes até feio...
Engraçado q muita gente reclama do som q o Steve Bailey faz, provavelmente ele quer explorar muito essa questão da entonação e acaba soando estranho, e as vezes até feio...
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GusVCD- Moderador
- Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.
Re: Sobre entonação do instrumento.
galegonobaixo escreveu:Poxa, na escola de música aprendi que a entonação era uma "afinação da afinação" como algo que diferencia a nota certa da NOTA CERTA...
Foi o que chamei de trave...
Estamos falando aqui de "entonação" em relação ao baixo elétrico, regulagem e afins, não do conceito amplo de entonação.
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allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54821
Localização : Terra
Re: Sobre entonação do instrumento.
Isso se percebe muito num violão que é um instrumento que tem trates. Uma nota tocada ao longo do braço varia a afinação de forma muito mais perceptível que uma guitarra e um baixo.
Será que isso tem haver com a escala reta do violão, ao contrário das guitarras e baixos?
Será que isso tem haver com a escala reta do violão, ao contrário das guitarras e baixos?
Dpaulo- Membro
- Mensagens : 1894
Localização : Brasília
Re: Sobre entonação do instrumento.
Dpaulo escreveu:Isso se percebe muito num violão que é um instrumento que tem trates. Uma nota tocada ao longo do braço varia a afinação de forma muito mais perceptível que uma guitarra e um baixo.
Será que isso tem haver com a escala reta do violão, ao contrário das guitarras e baixos?
Acho que está mais relacionado com a falta de carrinhos.
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"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Re: Sobre entonação do instrumento.
Gente, afinação é questão de gosto.
Imagina como deve ser dificil "entonar" uma cítara indiana...
Imagina como deve ser dificil "entonar" uma cítara indiana...
Re: Sobre entonação do instrumento.
allexcosta escreveu:galegonobaixo escreveu:Poxa, na escola de música aprendi que a entonação era uma "afinação da afinação" como algo que diferencia a nota certa da NOTA CERTA...
Foi o que chamei de trave...
Estamos falando aqui de "entonação" em relação ao baixo elétrico, regulagem e afins, não do conceito amplo de entonação.
Poooxa,se estivesse na área de luthieria eu até entendia...respondi porque não tinha especificação...
galegonobaixo- Membro
- Mensagens : 1430
Localização : Brasília
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