Como fazer um Tone com medios e graves no baixo?
+5
ct.colela
allexcosta
Laysson
Thales_Sr
andremega
9 participantes
Página 1 de 1
Como fazer um Tone com medios e graves no baixo?
mestres da eletronica: nesta minha saga de refazer a eletrica do meu cort, pesquisava sobre filtros de frequencia passivos. Achei material bem técnico, só que muito acima da minha capacidade de entende-los
Então pergunto:
É viavel se ter um tone de médio e grave no baixo passivo?
Como calculo os valores de resistores e capacitores para configurar as frequencias limite, determinar a freq central e determinar o Q?
Qual o calculo para chegar nesse valor de capacitor usado nos tone dos fender jb?
É possivel usar um pot para determinar a frequencia central do corte?
É viavel fazer um paramético passivo?
Lembrando que a pergunta é se dá pra fazer DENTRO do instrumento e com elementos que se acha em loja comum de eletrônica.
Então pergunto:
É viavel se ter um tone de médio e grave no baixo passivo?
Como calculo os valores de resistores e capacitores para configurar as frequencias limite, determinar a freq central e determinar o Q?
Qual o calculo para chegar nesse valor de capacitor usado nos tone dos fender jb?
É possivel usar um pot para determinar a frequencia central do corte?
É viavel fazer um paramético passivo?
Lembrando que a pergunta é se dá pra fazer DENTRO do instrumento e com elementos que se acha em loja comum de eletrônica.
Re: Como fazer um Tone com medios e graves no baixo?
Não. Sistemas passivos só cortam, nunca dão ganho. Além do que, o TONE passivo é diferente do TREBLE ativo. O tone é um filtro que a frequência de corte varia, enquanto o TREBLE a frequência é fixa, o ganho/atenuação que varia.É viavel se ter um tone de médio e grave no baixo passivo?
Ah, usa o Tone Stack Calculator...Como calculo os valores de resistores e capacitores para configurar as frequencias limite, determinar a freq central e determinar o Q?
O cálculo original eu chuto que foi bem assim: O Leo chegou lá e falou "ah, bota esse aqui... hummm ficou bão não... troca pra esse aqui.... ae!! bão dimais!"Qual o calculo para chegar nesse valor de capacitor usado nos tone dos fender jb?
O cálculo ali não é o mais trivial (deu preguiça de fazer a dedução, sorry), mas é basicamente o seguinte:
AC e RA estão "fazendo de conta" que são o captador.
RB e CB são o pot e o capacitor de tone, e RC é a resistência de entrada do ampli.
Se RB é muito alta, praticamente todo o sinal vai para RC.
À medida que você vai baixando RB, vai aparecendo um caminho de menor resistência para as altas frequências nesse ramo. Quando RB se iguala a zero, temos um filtro passa-baixas "de verdade" formado por RA e CB. (o "de verdade" é porque enquanto tínhamos RB, esse filtro não cortava totalmente as altas, era um corte atenuado.)
Para um corte de médios, você pode usar um notch filter, que é basicamente o que o SHAPE do Hartke Bass Attack e o Yamaha NE-1 fazem.
Achei um calculador de notch filter aqui, aí você vai ter que brincar com os valores e testar no instrumento pra ver se o resultado fica agradável ou não. Uma chave DPDT pode ligar/desligar esse filtro.
http://www.projetostecnologicos.com/Projetos/DuploT/DuploT.html
Thales, esse filtro seria parecido com aquele circuito do tipo Varitone?
Laysson- Membro
Thales, antes de tudo valeu pela explicação.
Eu andei fuçando algumas coisas e achei uns simuladores que rodam o tal SPICE, mas pelo visto terei que aprender a programar para simular.
O Tone Stacker, nos 15,23 segundos que mexi nele, tive a sensação que serve somente para alterar os preexistentes de amps de guitarra, e nenhuma curva me interessou. A proposta seria fazer o controle dentro do instrumento, então teria que ser algo realmente simples, no melhor padrão Capacitor e Resistor, de preferência sem indutor.
Eu andei fuçando algumas coisas e achei uns simuladores que rodam o tal SPICE, mas pelo visto terei que aprender a programar para simular.
O Tone Stacker, nos 15,23 segundos que mexi nele, tive a sensação que serve somente para alterar os preexistentes de amps de guitarra, e nenhuma curva me interessou. A proposta seria fazer o controle dentro do instrumento, então teria que ser algo realmente simples, no melhor padrão Capacitor e Resistor, de preferência sem indutor.
Você pode colocar dois pots de tone em série antes do jack, cada um com um corte, mas o último já vai pegar o sinal cortado pelo primeiro. Não sei como faz o cálculo da frequência.
O Dingwall passivo do Zadá tem aquele tone variável, talvez algo assim te ajude. Ouve aí:
O Dingwall passivo do Zadá tem aquele tone variável, talvez algo assim te ajude. Ouve aí:
^´e, tava lendo o topico sobre o varitone. É uma forma de se analizar.
Eu tinha pensado em fazer algo tipo um paramétrico, mas pelo que entendi tem que colocar um capacitor varíavel, aí o negócio enrola. O lance é ver nesse varitone mais ou menos que frequencias cada capacitor atenua e montar um fixo. Menos trabalhoso...
Eu tinha pensado em fazer algo tipo um paramétrico, mas pelo que entendi tem que colocar um capacitor varíavel, aí o negócio enrola. O lance é ver nesse varitone mais ou menos que frequencias cada capacitor atenua e montar um fixo. Menos trabalhoso...
^ Um filtro passivo paramétrico? E existe isso?
Considerando que você tem como escolher o Q, a frequência central e a atenuação, em tese sim.
A questão é que um ativo é MUITO mais fácil de se implementar para colocar dentro do instrumento do que o passivo, que envolve indutores, capacitores variáveis e tal. Mas, pelo que entendi, tecnicamente não é viavel sim.
A questão é que um ativo é MUITO mais fácil de se implementar para colocar dentro do instrumento do que o passivo, que envolve indutores, capacitores variáveis e tal. Mas, pelo que entendi, tecnicamente não é viavel sim.
Última edição por andremega em Sex Jan 13, 2012 9:18 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : melhorar a redação.)
O Spice hoje em dia tem interface gráfica, mas eu prefiro o Multisim.Eu andei fuçando algumas coisas e achei uns simuladores que rodam o tal SPICE, mas pelo visto terei que aprender a programar para simular.
Então, eu postei um link de um calculador de filtro notch, ele dá um corte profundo em uma pequena faixa de frequências, pode servir como um "slap switch".A proposta seria fazer o controle dentro do instrumento, então teria que ser algo realmente simples, no melhor padrão Capacitor e Resistor, de preferência sem indutor.
O varitone é um filtro LC, chamado também de filtro ressonante. Com isso, alterando a os valores de C você consegue atenuar alguns valores de médios. O Q dele vai depender da relação L/C.^ Um filtro passivo paramétrico? E existe isso?
A idéia é parecida com o notch, só que o varitone é mais brando no corte e mais ampli na faixa de frequências afetadas.
É, mas ele quer o Q variável também.
controles passivos de tonalidade é o mesmo que enxugar gelo usando plastico bolha
Bom, vai ficar querendo...rsrsrsallexcosta escreveu:É, mas ele quer o Q variável também.
Não dá pra fazer esse controle do jeito que ele quer com circuito passivo, a perda de sinal é muito grande.
Falou tudo...ct.colela escreveu:controles passivos de tonalidade é o mesmo que enxugar gelo usando plastico bolha
Importante avisar o amigo andremega que existem varias alternativas para quem quer continuar utilizando um baixo passivo mas pretende fugir do controle de tone comum.
Agora que eu me lembro as opções do "TBX tone control", e o ótimo "Greasebucket" que está vindo nos Jazz Bass e Precisions da série Higway One:
http://www.fratermusic.com/fender-greasebucket-mod/
E tem mais um monte de "mods" para circuitos passivos por ai na net, só dar uma garimpada que vc acha um monte de coisa para fugir do controle de tom comum...
Agora que eu me lembro as opções do "TBX tone control", e o ótimo "Greasebucket" que está vindo nos Jazz Bass e Precisions da série Higway One:
http://www.fratermusic.com/fender-greasebucket-mod/
E tem mais um monte de "mods" para circuitos passivos por ai na net, só dar uma garimpada que vc acha um monte de coisa para fugir do controle de tom comum...
subgrave- Membro
Thales_Sr escreveu:Bom, vai ficar querendo...rsrsrsallexcosta escreveu:É, mas ele quer o Q variável também.
Não dá pra fazer esse controle do jeito que ele quer com circuito passivo, a perda de sinal é muito grande.Falou tudo...ct.colela escreveu:controles passivos de tonalidade é o mesmo que enxugar gelo usando plastico bolha
é, depois de uma pesquisada mais forte vi que a perda do sinal original é muito grande .pra fazer algo útil. O melhor realmente é predeterminar o circuito e variar o capacitor como o varitone, mas já percebi que não é tarefa das mais gratas. Melhor deixar o agudinho " low-pass" e fim de papo!! Já vai me dar trabalho descobrir porque o sistema que montei tá cortando praticamente toda a banda (deve estar na escala errada), montar um circuito desses com meus conhecimentos de eletrônica então...
Mas pra galera do DIY, é um desafio. Eu, por pura falta de tempo, possivelmente não me aventurarei a fazer essa graça. Infelizmente.
Agora, tem um baixo que usa um de eq passivo. É o Afterburner da Dingwall, né? Acho que foi dele que você falou, não Allex?
^ O Dingwall AB usa um varitone.
Olá pessoal blz?
Baixei o TONE STACK CALCULATOR mas preciso saber uma coisa:
No caso, pra um preamp de baixo eu posso usar esse modelo Fender de 3 bandas? Se puder, como posso fazer associar ele?
Baixei o TONE STACK CALCULATOR mas preciso saber uma coisa:
No caso, pra um preamp de baixo eu posso usar esse modelo Fender de 3 bandas? Se puder, como posso fazer associar ele?
Andrejunior- Membro
Pode. Associar com o quê?
rafammbass- Membro
Associar seria instalar no instrumento?
associar, não seria instalar junto com outra coisa?
Então...quando falo associar é justamente adicionar a um circuito. No caso, fiz um preamp de baixo q contém volume, grave e agudo. Pra eu adicionar esse EQ de 3 bandas, como seria? Apenas trocaria, no circuito, uma etapa de EQ pela outra? Não sei se estou sendo claro suficiente...
Andrejunior- Membro
^É vc não está sendo nem um pouco claro.
Já que fez um preamp de 2 bandas de equaliação, faça um preamp de 3 bandas de equalização se é o que vc precisa.
E procure por baxandall.
Já que fez um preamp de 2 bandas de equaliação, faça um preamp de 3 bandas de equalização se é o que vc precisa.
E procure por baxandall.
subgrave- Membro