Fórmula básica do Funk, por Bootsy Collins.
+7
Tiago Bass
VerdineWhite
SHIP ROOM ESTUDIO
allexcosta
Yngway
Ricardo
Zubrycky
11 participantes
Página 1 de 1
Fórmula básica do Funk, por Bootsy Collins.
Olá a todos!
Para dar a minha primeira contribuição à esta seção do Fórum quero deixar com vocês algo que assisti na tv há muito tempo atrás e que encontrei no youtube.
Nesse vídeo, Bootsy Collins explica a fórmula básica do funk, fórmula que lhe foi ensinada pelo James Brown.
James Brown ensinou Bootsy a sempre contar o primeiro tempo, sentí-lo e tocar de forma a sempre destacá-lo.
Sinta o "um", toque o "um", toque o que você achar bom nos demais tempos, toque o "um" de novo, toque algo nos demais tempos se você quiser, toque o "um"...
É algo simples, eu sei, mas acredito que nem todo mundo conheça esse meio de pensar o funk ( Se eu não tivesse visto esse vídeo ou lido sobre isso na Bass Player america eu provavelmente jamais saberia disso... )
Na minha opinião, essa foi uma das lições mais poderosas que já recebi e por isso quero repartí-la com vocês.
Eis o vídeo.
Espero que vocês gostem.
Para dar a minha primeira contribuição à esta seção do Fórum quero deixar com vocês algo que assisti na tv há muito tempo atrás e que encontrei no youtube.
Nesse vídeo, Bootsy Collins explica a fórmula básica do funk, fórmula que lhe foi ensinada pelo James Brown.
James Brown ensinou Bootsy a sempre contar o primeiro tempo, sentí-lo e tocar de forma a sempre destacá-lo.
Sinta o "um", toque o "um", toque o que você achar bom nos demais tempos, toque o "um" de novo, toque algo nos demais tempos se você quiser, toque o "um"...
É algo simples, eu sei, mas acredito que nem todo mundo conheça esse meio de pensar o funk ( Se eu não tivesse visto esse vídeo ou lido sobre isso na Bass Player america eu provavelmente jamais saberia disso... )
Na minha opinião, essa foi uma das lições mais poderosas que já recebi e por isso quero repartí-la com vocês.
Eis o vídeo.
Espero que vocês gostem.
Re: Fórmula básica do Funk, por Bootsy Collins.
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
Yngway escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t4430-bootsy-collins
allexcosta escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t4430-bootsy-collins#228574
Prezados Colegas,
Agradeço os apartes e agora, relendo o texto inicial deste tópico, percebo que poderia tê-lo escrito de forma melhor. Tomarei cuidado para que este tipo de erro não se repita futuramente.
Eu estava ciente da existência do tópico do Bootsy, embora eu não o tenha lido ( Da mesma forma que ainda há muitos tópicos aqui que eu ainda não li ).
Para ser franco, o meu intuito, ao colocar este vídeo na área de Técnica & Teoria, não foi falar de Bootsy Collins, mas sim falar especificamente sobre essa técnica de tocar funk a partir da contagem, internalização e acentuação do primeiro tempo.
Essa é uma técnica intuitiva que Bootsy aprendeu com James Brown e tal entendimento, na minha opinião, é vital para entender a música de James Brown e seus discípulos.
Essa batida, esse meio de entender o funk, foi denominada "The One" pelo James Brown. Sobre isso, James disse: "Funk is coming down on the one. If it's on the one, then it's funky. But it's hard for me to get people to understand that. It took me four or five years to get Bootsy Collins to understand what 'on the one' was. Most people didn't know what it was. They know now."
Fonte: http://books.google.com.br/books?id=gAcetOZSUdcC&pg=PA55&lpg=PA55&dq=%22the+one%22%2Bjames%2Bbrown&source=bl&ots=7O8H8NCpDA&sig=qdXPT7v5n6_FavXfXHIJ7E27w1M&hl=pt-BR&sa=X&ei=F_AlT-rBNcObtwfUoZmNBQ&sqi=2&ved=0CHEQ6AEwCQ#v=onepage&q=%22the%20one%22%2Bjames%2Bbrown&f=false
Ter visto este vídeo ( parte de Dancing in the Streets, um documentário em vários episódios sobre a história da música pop ) na televisão, no final dos anos 90, me ajudou imensamente como baixista e penso que ele também pode ser útil para outras pessoas.
Vi agora, claro, que o vídeo que postei aqui também está presente no tópico devotado ao Bootsy Collins, mas, na minha opinião, isso não torna a presença dele no subfórum Técnica & Teoria em algo menos válido, porque o vídeo fala de uma técnica ( explicada por Bootsy Collins ) e não de Bootsy Collins.
Sei, é claro, da necessidade de se manter esse fórum ordenado e partindo dessa necessidade de organização, penso que o conhecimento só é eficiente se ele estiver em seu devido lugar para que este possa ser localizado... Sendo assim, ainda que este vídeo já tenha sido postado em outra subseção deste fórum, colocá-lo também nesta seção transforma um vídeo antes vinculado apenas à vida e carreira de um grande baixista em um exemplo prático de uma técnica simples e que ajuda a entender a música de James Brown.
Saudações,
D.
Com àqueles ataques do naipe de sopre e etc ...
VerdineWhite- Membro
O Abraham Laboriel tem uma idéia bem próxima dessa , ele falou sobre isso num workshop no EMT que tive a honra de estar !
O 1 que ele dá como exemplo seria o básico que um baixista tem que saber pra fazer a função principal dele que é acompanhar ! fazer o simples , menos , fazer o que a música pede !
O 2 seria as coisas mais complexas , que também podem ser inseridas em uma música , como técnicas , escalas , modos , e outras infinitas possibilidades .
O que muitos se perdem é querer já sair fazendo utilizando o 2 , aprender a tocar a milhões de bpm's por segundo , slap a torto e a direita etc...
O 1 que ele dá como exemplo seria o básico que um baixista tem que saber pra fazer a função principal dele que é acompanhar ! fazer o simples , menos , fazer o que a música pede !
O 2 seria as coisas mais complexas , que também podem ser inseridas em uma música , como técnicas , escalas , modos , e outras infinitas possibilidades .
O que muitos se perdem é querer já sair fazendo utilizando o 2 , aprender a tocar a milhões de bpm's por segundo , slap a torto e a direita etc...
Eis outro vídeo com o Bootsy explicando o assunto.
E aqui está mais uma explicação sobre o nascimento do conceito "The One".
E aqui está mais uma explicação sobre o nascimento do conceito "The One".
Obrigado pelo post, Zubrycky. Muito interessante. Como disse o Ricardo, a dica é simples e eficiente.
É algo que eu nunca tinha percebido conscientemente, e realmente explica muito o estilo do James Brown. Me pergunto como nunca ouvi falar desse conceito "The One"!
Sempre bom ter coisas assim no ferramental.
É algo que eu nunca tinha percebido conscientemente, e realmente explica muito o estilo do James Brown. Me pergunto como nunca ouvi falar desse conceito "The One"!
Sempre bom ter coisas assim no ferramental.
Samu- Membro
não é bem a tônica da canção e sim a tônica do acorde daquele compassoSHIP ROOM ESTUDIO escreveu:Me corrija/auxilie se interpretei errado; mas seria mais ou menos como se a "tônica" de cada canção fosse sempre rebatida na 1ª nota.
é um jeito do baixo sempre deixar explicito o acorde que esta sendo usado naquele momento.
só pra explicar melhor:
Música: C G C F G C
idéia do Ship o baixo faz:
|C notas diversas do acorde de dó|C notas diversas do acorde de sol| C notas diversas do acorde de dó|C notas diversas do acorde de fá|C notas diversas do acorde de sol|C notas diversas do acorde de dó|
idéia do bootsy:
|C notas diversas do acorde de dó|G notas diversas do acorde de sol| C notas diversas do acorde de dó|F notas diversas do acorde de fá|G notas diversas do acorde de sol|C notas diversas do acorde de dó|
warZ- Membro
Eis aqui mais três vídeos com Bootsy falando sobre a batida "The One".
Aqui está uma edição diferente do primeiro vídeo, com a participação de um dos brilhantes bateristas de James Brown, John 'Jabo' Starks.
Aqui está uma edição diferente do primeiro vídeo, com a participação de um dos brilhantes bateristas de James Brown, John 'Jabo' Starks.
Muito bacana!
MugiwaraBoy- Membro