Metrônomo - música com mudanças no bpm
5 participantes
Página 1 de 1
Metrônomo - música com mudanças no bpm
Olá galera,
Estava eu gravando a linha guia de uma música nova de minha banda quando me deparo com a seguinte situação:
A música começa a 160 bpm, e depois de alguns compassos ela vai pra 180 bpm.
Não estou conseguindo configurar o metrônomo para cade parte da música (será que existe isso?)
Pois bem, estou utilizando o Sonar pra gravar as guias, mas já fucei um tudo quanto é canto e não achei nada a respeito.
Tentei gravar separadamente cada parte e depois juntar, mas ficou bem artificial e sempre tem aquele momento crítico entre a mudança dos andamentos, que pode atrapalhar na gravação da bateria.
Alguém já teve uma situação como essa? Como lidaram?
Estava eu gravando a linha guia de uma música nova de minha banda quando me deparo com a seguinte situação:
A música começa a 160 bpm, e depois de alguns compassos ela vai pra 180 bpm.
Não estou conseguindo configurar o metrônomo para cade parte da música (será que existe isso?)
Pois bem, estou utilizando o Sonar pra gravar as guias, mas já fucei um tudo quanto é canto e não achei nada a respeito.
Tentei gravar separadamente cada parte e depois juntar, mas ficou bem artificial e sempre tem aquele momento crítico entre a mudança dos andamentos, que pode atrapalhar na gravação da bateria.
Alguém já teve uma situação como essa? Como lidaram?
^ Tenta ver se tem alguma opção de automação!
Mas peloo que me lembro do Sonar, acho que não dá pra fazer isso não.
Uma saída pra isso, é você gravar uma track só com o som do metrônomo, e aí sim você pode ter os trechos com velocidades diferentes!
Mas peloo que me lembro do Sonar, acho que não dá pra fazer isso não.
Uma saída pra isso, é você gravar uma track só com o som do metrônomo, e aí sim você pode ter os trechos com velocidades diferentes!
Claudio- Membro
Re: Metrônomo - música com mudanças no bpm
Olá Claudio!
Obrigado pela dica, realmente o Sonar tem automação, mas a partir dessa pesquisa, consegui achar alguns vídeos no youtube que me ajudaram, e acho que consegui resolver essa situação, ainda não testei, mas acho que dará certo.
Aplicando a técnica desse vídeo:
+ a técnica desse outro vídeo
Teoricamente na minha cabeça vai dar certo, vamos ver hoje no estúdio sai do jeito que estou pensando...
Obrigado pela dica, realmente o Sonar tem automação, mas a partir dessa pesquisa, consegui achar alguns vídeos no youtube que me ajudaram, e acho que consegui resolver essa situação, ainda não testei, mas acho que dará certo.
Aplicando a técnica desse vídeo:
+ a técnica desse outro vídeo
Teoricamente na minha cabeça vai dar certo, vamos ver hoje no estúdio sai do jeito que estou pensando...
^ Aí me quebrou... aqui da empresa eu não tenho como ver os vídeos!
Claudio- Membro
Hmm, vou tentar descrever:
No primeiro vídeo o autor ensina como criar uma track de metrônomo com um Session Drummer, usar o som midi do "cowbel" como "click", e depois transformá-lo em "audio".
Assim será necessário criar tracks de audio de acordo com quantas mudanças de tempo existirá na música.
No segundo vídeo, o autor explica como determinar o tempo para cada track de audio criada no sonar, automaticamente é só escolher o tempo, e determinada track terá um tempo diferente.
Desculpe se pareceu confuso, vendo os vídeos é mais fácil entender.
Assim que fizer o teste prático eu coloco o resultado aqui.
No primeiro vídeo o autor ensina como criar uma track de metrônomo com um Session Drummer, usar o som midi do "cowbel" como "click", e depois transformá-lo em "audio".
Assim será necessário criar tracks de audio de acordo com quantas mudanças de tempo existirá na música.
No segundo vídeo, o autor explica como determinar o tempo para cada track de audio criada no sonar, automaticamente é só escolher o tempo, e determinada track terá um tempo diferente.
Desculpe se pareceu confuso, vendo os vídeos é mais fácil entender.
Assim que fizer o teste prático eu coloco o resultado aqui.
Caramba, Jhun, jura que dá essa trabalheira toda pra fazer uma coisa tão simples? O Sonar é derivado de um dos sequencers mais tradicionais de PC, impossível que não tenha isso bem resolvido.
Não conheço o software, mas vamos dar uma pesquisada a mais, tem que ter um jeito mais fácil.
joabi- Eterno Colaborador
Não disse que deveria ser simples? Olha só:
Mas que tipo de bruxaria é essa?!
Realmente é muito mais fácil desse jeito!
Obrigado pela dica Joabi.
É automação, como o Cláudio falou. Dá inclusive pra fazer a mudança gradual, num "accelerando" ou "ritardando".
Boas gravações aí...
Vixi no protools êh fácil facil
joabi escreveu:
É automação, como o Cláudio falou. Dá inclusive pra fazer a mudança gradual, num "accelerando" ou "ritardando".
Boas gravações aí...
Pois é... eu nem vi os vídeos e também nunca precisei usar esse recurso no Sonar, mas achei o processo meio trabalhoso pela explicação. Ainda acreditava que fosse possível fazer isso através da automação. O Sonar é um software de ponta, a Cakewalk não ia dar essa bobeira!
Claudio- Membro
Olá pessoal,
Realmente deu certo! O andamento ficou certinho.
Obrigado galera.
Realmente deu certo! O andamento ficou certinho.
Obrigado galera.
Olá, tenho um problema parecido. Sempre faço bateria guia com o Ezdrummer através do Nuendo 2. Fiz uma guia com bpm em 130 e exportei o áudio para a gravação da banda em outro Projeto no Nuendo. Sempre faço assim, a bateria em casa, num Projeto separado e edito o que for preciso depois.
Em outro Projeto fizemos as gravações de guitarras, vozes e baixo. Depois de tudo finalizado , precisei corrigir alguns pratos e acentuações na bateria mas descobri que neste Projeto esquecemos de mudar o bpm e acabamos gravando tudo em 120. Agora, depois da bateria editada não consigo sincronizar o audio exportado do Ezdrummer. Existe correção pra isso? Ou precisarei regravar todos os instrumentos?
Em outro Projeto fizemos as gravações de guitarras, vozes e baixo. Depois de tudo finalizado , precisei corrigir alguns pratos e acentuações na bateria mas descobri que neste Projeto esquecemos de mudar o bpm e acabamos gravando tudo em 120. Agora, depois da bateria editada não consigo sincronizar o audio exportado do Ezdrummer. Existe correção pra isso? Ou precisarei regravar todos os instrumentos?
É, Afonso, o IDEAL é regravar, porque alterar a velocidade do áudio já gravado quase sempre estraga bastante o som. A diferença de andamento de 10 bpm é razoavelmente grande.
No Pro Tools conheço ferramentas com resultados até que aceitáveis dependendo do quanto precisa ser mudado, mas no Nuendo não faço a menor idéia dos recursos disponíveis.
Esse tipo de alteração é um dos mais complicados do áudio digital, pois alterar a velocidade implica alteração de pitch (afinação). Um programa que muda a velocidade precisa fazer uma matemática danada pra mudar só o andamento e preservar a afinação original.
Eu já desconfiava disso, só não queria acreditar, putz...
Valeu joabi, obrigado! Vamos refazer tudo.
A propósito, alguém tem um passo-a-passo desse processo (dúvida do jhun) mas pelo Nuendo2?
Valeu joabi, obrigado! Vamos refazer tudo.
A propósito, alguém tem um passo-a-passo desse processo (dúvida do jhun) mas pelo Nuendo2?