Método para tocar jazz/música popular no acústico
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Fernando Zadá
Claudio
LucasJazz
7 participantes
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Método para tocar jazz/música popular no acústico
Pessoal, toco elétrico há muitos anos. Comecei no acústico há pouco e fiz algumas aulas com um baixista da OSESP. Ele me passou escalas e arpejos e muitos estudos de arco. Estudei isso por uns meses, mas aí percebi que passava a maior parte do meu tempo de estudos de baixo acústico tocando com arco, sendo que eu não tenho intenção de tocar erudito. Como praticava pouco com pizzicato, minha mão direita começava a doer logo (os dedos). Sei que o estudo com arco é importante por vários motivos, especialmente para desenvolver afinação com a mão esquerda, mas eu não tenho tempo para estudar bem o elétrico, mais o acústico com arco e mais o acústico com pizzicato (jazz, etc). Gostaria de saber de vocês o seguinte:
1) Há algum método de acústico (escalas, arpejos, digitações) focado em Jazz/Popular?
2) Pra quem toca música popular no acústico, como vocês dividem seu tempo de estudos entre arco e pizzicato?
Haaa, só pra constar, já estudei um pouco do Livro 1 do Simandl, já estudei um método alemão que meu professor passou, e tenho muuuitos métodos, partituras e transcrições de solo de baixo em PDF. Então, tenho o material, mas não sei por onde começar.
Dicas?
obrigado
1) Há algum método de acústico (escalas, arpejos, digitações) focado em Jazz/Popular?
2) Pra quem toca música popular no acústico, como vocês dividem seu tempo de estudos entre arco e pizzicato?
Haaa, só pra constar, já estudei um pouco do Livro 1 do Simandl, já estudei um método alemão que meu professor passou, e tenho muuuitos métodos, partituras e transcrições de solo de baixo em PDF. Então, tenho o material, mas não sei por onde começar.
Dicas?
obrigado
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
LucasJazz escreveu:
Sei que o estudo com arco é importante por vários motivos (...)
Eu estudei Arco por aproximadamente 2 meses numa escola de música Erudita aqui no Rio, e concluí que esse estudo é importante pra quem realmente vai se dedicar ao Erudito. Pra quem vai seguir o rumo da Bossa-Nova, Jazz, Samba e afins, não vejo motivos pra se dedicar ao estudo do Arco.
LucasJazz escreveu:
1) Há algum método de acústico (escalas, arpejos, digitações) focado em Jazz/Popular?
Sim, existem vários.
Daqueles que eu tenho, utilizo para estudar e pra dar aulas, recomendo esses:
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LucasJazz escreveu:
2) Pra quem toca música popular no acústico, como vocês dividem seu tempo de estudos entre arco e pizzicato?
Não estudo Arco... hoje tenho concentrado meus estudos em frases para improvisação, e linhas melódicas!
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
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Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Cláudio, obrigado pelas respostas!
Dentre esses métodos tenho só o do Ron Carter. Tenho o do Ray Brown e já ouvi falar muito bem do "The Evolving Bassist - Rufus Reid", você conhece esses dois? O que acha?
Dentre esses métodos tenho só o do Ron Carter. Tenho o do Ray Brown e já ouvi falar muito bem do "The Evolving Bassist - Rufus Reid", você conhece esses dois? O que acha?
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
^ Conheço, o do Rufus Reid é um Video-aula, mas requer um certo conhecimento de acústico, além de um inglês bem apurado!
O do Ray Brown que conheço é o Bass Method, ficou parecendo uma transcrição de método de baixo elétrico adaptado pra estudos de acústico.
O do Ray Brown que conheço é o Bass Method, ficou parecendo uma transcrição de método de baixo elétrico adaptado pra estudos de acústico.
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Achei as digitações do Bass Method do Ray Brown meio esquisitas. Muito parecidas com as de baixo elétrico. Será que ele mesmo ou alguém aqui no fórum usa essas digitações no acústico?
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
^ Em Jazz e Popular, a digitação de baixo elétrico em acústico é mais comum do que você imagina... só não é comum no Erudito.
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
LucasJazz escreveu:
1) Há algum método de acústico (escalas, arpejos, digitações) focado em Jazz/Popular?
2) Pra quem toca música popular no acústico, como vocês dividem seu tempo de estudos entre arco e pizzicato?
Haaa, só pra constar, já estudei um pouco do Livro 1 do Simandl, já estudei um método alemão que meu professor passou, e tenho muuuitos métodos, partituras e transcrições de solo de baixo em PDF. Então, tenho o material, mas não sei por onde começar.
Dicas?
obrigado
Fala Lucas
Apesar de estar sem o acústico o tempo que fiquei estudava o Simandl e aplicava as digitações em linhas walking e procurava expandir. Não sei se há uma digitação certa pra popular o que acho interessante é aplicar os estudos e a afinação adquirida nesses estudos voltados para o erudito no seu estudo de popular. Acho que pensar numa digitação especifica seria o mesmo que imaginar que as escalas estudadas no violão erudito não vão ser as mesmas e com as mesmas notas que usamos no jazz ou bossa nova.
Eu estudava uma meia hora de arco pra aquecer e depois passava as mesmas digitações com pizicatto e lia algumas linhas de blues tradicional, inclusive de métodos de elétrico, para tornar aquelas escalas e arpejos um pouco mais familiares.
Tenho o do Rufus Reid o livro e acho bem interessante:
http://www.amazon.com/Evolving-Bassist-Millennium-2000/dp/0757923658/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1331040629&sr=1-2
e curto muito essa aqui:
http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38925165437OO6Y5TK
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Fernando Zadá escreveu:LucasJazz escreveu:
1) Há algum método de acústico (escalas, arpejos, digitações) focado em Jazz/Popular?
2) Pra quem toca música popular no acústico, como vocês dividem seu tempo de estudos entre arco e pizzicato?
Haaa, só pra constar, já estudei um pouco do Livro 1 do Simandl, já estudei um método alemão que meu professor passou, e tenho muuuitos métodos, partituras e transcrições de solo de baixo em PDF. Então, tenho o material, mas não sei por onde começar.
Dicas?
obrigado
Não sei se há uma digitação certa pra popular(...)
Acho que pensar numa digitação especifica seria o mesmo que imaginar que as escalas estudadas no violão erudito não vão ser as mesmas e com as mesmas notas que usamos no jazz ou bossa nova.
Dentro da música Popular e do Jazz, você vê por aí uma quantidade enorme de baixistas utilizando digitação 1,2,3,4 ao longo de todo o espelho... assista a DVDs de baixistas como Ron Carter, Niels Pedersen, Brian Bromberg, Patitucci, Luiz Alves, Luiz Chaves e etc... todos esses utilizam 1,2,3,4. Esse tipo de digitação só não é comum no Erudito.... Quando fui estudar Arco numa escola de Erudito aqui do Rio, a digitação aplicada era 1,2,4 com o dedo 3 atuando como "reforço" pro dedo 4... em alguns casos mais radicais, era utilizado um elástico para unir os dedos 3 e 4.
Fernando Zadá escreveu:
e curto muito essa aqui:
http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38925165437OO6Y5TK
Coincidência, comprei esse livro no domingo, deve chegar até amanhã!
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
ClaudioBass escreveu:
Dentro da música Popular e do Jazz, você vê por aí uma quantidade enorme de baixistas utilizando digitação 1,2,3,4 ao longo de todo o espelho... assista a DVDs de baixistas como Ron Carter, Niels Pedersen, Brian Bromberg, Patitucci, Luiz Alves, Luiz Chaves e etc... todos esses utilizam 1,2,3,4. Esse tipo de digitação só não é comum no Erudito.... Quando fui estudar Arco numa escola de Erudito aqui do Rio, a digitação aplicada era 1,2,4 com o dedo 3 atuando como "reforço" pro dedo 4... em alguns casos mais radicais, era utilizado um elástico para unir os dedos 3 e 4.
Com certeza Claudio mas isso não quer dizer que há uma certa e outra errada não é? Acredito que seja mais uma opção e uma preferência da pessoa, ou até a forma como ela aprendeu. Por ser um instrumento com tradição erudita e métodos já seculares eu comecei e peguei as digitações pelo Simandl e nesse esquema 124 e achei interessante. Como não é meu o instrumento principal, e nunca encarei dessa forma, procurei seguir esse esquema para não rodar muita lampada. Na verdade a dica também foi de amigo que mora fora e quando questionei ele sobre isso ele me sugeriu começar de forma tradicional e se sentir necessidade modificar. Tenho um amigo aqui que toca há um bom tempo e esta na fase de transição procurando explorar mais os 4 dedos e esta curtindo. Eu como não sai do be-a-ba tava rolando bem...
Fernando Zadá escreveu:
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ClaudioBass escreveu:
Coincidência, comprei esse livro no domingo, deve chegar até amanhã!
Opa ! Depois comenta o que achou. Acho ele bem interessante. Para ficar ótimo só faltava um cd com os exemplos!!
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Fernando, tenho o livro II do Rufus: "Evolving upward", mas é só pra capotasto.
O livro I abrange escalas e arpejos? Qual digitação ele usa?
Valeu!
O livro I abrange escalas e arpejos? Qual digitação ele usa?
Valeu!
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Fernando Zadá escreveu:ClaudioBass escreveu:
Dentro da música Popular e do Jazz, você vê por aí uma quantidade enorme de baixistas utilizando digitação 1,2,3,4 ao longo de todo o espelho... assista a DVDs de baixistas como Ron Carter, Niels Pedersen, Brian Bromberg, Patitucci, Luiz Alves, Luiz Chaves e etc... todos esses utilizam 1,2,3,4. Esse tipo de digitação só não é comum no Erudito.... Quando fui estudar Arco numa escola de Erudito aqui do Rio, a digitação aplicada era 1,2,4 com o dedo 3 atuando como "reforço" pro dedo 4... em alguns casos mais radicais, era utilizado um elástico para unir os dedos 3 e 4.
Com certeza Claudio mas isso não quer dizer que há uma certa e outra errada não é? Acredito que seja mais uma opção e uma preferência da pessoa, ou até a forma como ela aprendeu.
Sim, concordo... eu também comecei com 1,2,4 e permaneci nessa digitação por muito tempo, mas depois acabei migrando pro 1,2,3,4.
Fernando Zadá escreveu:
e curto muito essa aqui:
http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38925165437OO6Y5TKClaudioBass escreveu:
Coincidência, comprei esse livro no domingo, deve chegar até amanhã!
Opa ! Depois comenta o que achou. Acho ele bem interessante. Para ficar ótimo só faltava um cd com os exemplos!!
Também achei estranho desse material não vir com CD. Mesmo assim ainda tem a vantagem de poder exercitar as transcrições no Finale.
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
LucasJazz escreveu:Fernando, tenho o livro II do Rufus: "Evolving upward", mas é só pra capotasto.
O livro I abrange escalas e arpejos? Qual digitação ele usa?
Valeu!
Nesse ele aborda 124 e uso do capotrasto também.
Ele inclusive tem uns estudos para o que ele chama de área de transição e é bem, didático. Não foi um livro que esmiucei muito mas achei um dos mais legais que comprei de acústico. Tem muita informação e é muito bem dividido em áreas como Developing a good sound, knowing your fingerboard e coisas do gênero.
Comprei pela Amazon
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Fernando Zadá escreveu:LucasJazz escreveu:Fernando, tenho o livro II do Rufus: "Evolving upward", mas é só pra capotasto.
O livro I abrange escalas e arpejos? Qual digitação ele usa?
Valeu!
Nesse ele aborda 124 e uso do capotrasto também.
Ele inclusive tem uns estudos para o que ele chama de área de transição e é bem, didático. Não foi um livro que esmiucei muito mas achei um dos mais legais que comprei de acústico. Tem muita informação e é muito bem dividido em áreas como Developing a good sound, knowing your fingerboard e coisas do gênero.
Comprei pela Amazon
Salve, pessoal. Estudei com arco durante um ano e meu sentimento foi parecido com o de vcs: eu ia estudar em casa e pensava "Pô, vou aquecer um pouquinho com alguma linha de walking e depois pegar o arco". Resultado: ficava 2h tocando popular e nada de arco! Depois de um ano, pedi ao meu professor pra gente personalizar as aulas, pra pegar mais mão esquerda, que é do que eu precisava. Ele foi educado mas me disse que essa não era a formação dele e tivemos que parar as aulas. Frustrante!
Sobre a digitação, eu só acho que, considerando as primeiras posições, haja abertura de mão pra fazer 1, 2, 3 e 4!! O que vejo, às vezes, é o povo revezando os dedos 3 e 4, mas com os 4 dedos, um em cada casa, como no elétrico, nunca vi nao!
Sobre os métodos, tenho o do Ron Carter, bem bacana pra começar a pensar as linhas e walking. Teho tb um que comprei na Freenote que é de transcrição de gravações conhecidas. Tem lá linhas feitas pelo N. Pedersen, pelo Chambers, R. Brwon e outros. Se tiverem interesse, posso escanear algumas transcrições e mandar pra vcs (claro, nao vou mandar tudo nao porque aí é trabalho pra caramba!!).
Enfim, pessoal, ao menos aqui em BH, onde moro, sinto falta de um lugar pra estudar acústico com uma proposta claramente popular. O que há, no máximo, é aula particular...
Abraços!
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Utilizar 1-2-3-4 nas primeiras posições do acústico sinceramente acho meio perigoso na questão saúde da mão, pois exige uma abertura muito grande que inevitavelmente vai causar tensão desnecessária. A não ser que a pessoa tenha uma mão grande e dedos longos que consiga pegar um pneu de caminhão com uma mão só (!), não acho uma boa idéia.
Mas a partir do Lá na corda Ré eu uso quase o tempo todo 1-2-3-4, assim como a maioria dos baixistas de popular citados (Patitucci, Niels Pedersen, etc.) Ajuda muito nas passagens rápidas, cromatismo, etc.
Algumas pessoas do erudito também usam os 4 dedos, é chamado de técnica de extensão, mas não é muito comum provavelmente por alguma questão de tradicionalismo.
Mas a partir do Lá na corda Ré eu uso quase o tempo todo 1-2-3-4, assim como a maioria dos baixistas de popular citados (Patitucci, Niels Pedersen, etc.) Ajuda muito nas passagens rápidas, cromatismo, etc.
Algumas pessoas do erudito também usam os 4 dedos, é chamado de técnica de extensão, mas não é muito comum provavelmente por alguma questão de tradicionalismo.
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos até agora. Peguei o livro do Ray Brown para estudar e cheguei numa parte onde não há mais digitação escrita, só as notas na partitura. Que digitação vocês usam (quem toca popular/jazz) numa escala de lá maior na corda sol, e de Dó maior na corda sol?
Parece que o Ray Brown usa a seguinte digitação para lá maior na corda sol:
1 (A) - 1 (B) - 2 (C#) - 4(D) - 1 (E) - 3 (F#) - 2 (G#) - 3 (A). Alguém aqui faz assim? Sugestões?
Estou com medo de estudar uma digitação que não é boa e adquirir "maus hábitos"...hehe.
obrigado a todos
Parece que o Ray Brown usa a seguinte digitação para lá maior na corda sol:
1 (A) - 1 (B) - 2 (C#) - 4(D) - 1 (E) - 3 (F#) - 2 (G#) - 3 (A). Alguém aqui faz assim? Sugestões?
Estou com medo de estudar uma digitação que não é boa e adquirir "maus hábitos"...hehe.
obrigado a todos
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Lucas, Lá maior na corda G eu usaria:
1(A) - 4(B) - 2 (C#) - 4(D) - 1 (E) - 3 ou 4 (F#) - 1(G#) - 2(A)
sendo que nas duas últimas notas o polegar estaria no G oitava capotrasto.
Mas eu também usaria tranquilamente a mesma digitação do Ray Brown com exceção do B, que faria com o dedo 4.
Do Maior tudo na corda G eu usaria:
1(C) - 4(D) - 2(E) - 4(F) - 0 (G capotrasto) - 1(A) - 3(B) - 3(C) esta é mais tradicional.
Ou uma mais inusitada mas melhor se for continuar para um ré agudo:
1(C) - 4 ou 1 (D) - 2 ou 4(E) - 1(F) - 3(G) - 0 (A capotrasto) - 1(B) - 2(C) ... e aí faria um ré com o dedo 3.
Se vc quiser um método de digitações variadas e que trabalha ao mesmo tempo várias possibilidades pra uma mesma escala e/ou intervalos, aconselho grandemente o do Jean Marc Rollez, "The Virtuoso Bassist", volumes 2 e 3. Tanto o pessoal do erudito quando do popular usam, ele pega por escalas e joga várias possibilidades de digitação algumas bem inusitadas mas todas altamente aplicáveis em qualquer situação. Ele abre a cabeça quanto a não ter um pensamento de digitação fixa. Coloca por exemplo o capostrato desde nota ré e mi da corda sol, as vezes até anteriores, coisas bem interessantes!
OBS: O Jean Marc Rollez é do erudito, solista, professor. Vide Youtube.
Minha opinião (e partilhada por vários professores de Erud e Popular, ex Catalin Rotaru, John Clayton) é que a digitação não deve ser uma coisa fixa, e sim deve ferramentas que de acordo com a situação e intenção você pode usá-las da maneira que lhe melhor atender. (A não ser que esteja tocando em um naipe de orquestra, etc, aí o papo é outro, ou não tb..)
1(A) - 4(B) - 2 (C#) - 4(D) - 1 (E) - 3 ou 4 (F#) - 1(G#) - 2(A)
sendo que nas duas últimas notas o polegar estaria no G oitava capotrasto.
Mas eu também usaria tranquilamente a mesma digitação do Ray Brown com exceção do B, que faria com o dedo 4.
Do Maior tudo na corda G eu usaria:
1(C) - 4(D) - 2(E) - 4(F) - 0 (G capotrasto) - 1(A) - 3(B) - 3(C) esta é mais tradicional.
Ou uma mais inusitada mas melhor se for continuar para um ré agudo:
1(C) - 4 ou 1 (D) - 2 ou 4(E) - 1(F) - 3(G) - 0 (A capotrasto) - 1(B) - 2(C) ... e aí faria um ré com o dedo 3.
Se vc quiser um método de digitações variadas e que trabalha ao mesmo tempo várias possibilidades pra uma mesma escala e/ou intervalos, aconselho grandemente o do Jean Marc Rollez, "The Virtuoso Bassist", volumes 2 e 3. Tanto o pessoal do erudito quando do popular usam, ele pega por escalas e joga várias possibilidades de digitação algumas bem inusitadas mas todas altamente aplicáveis em qualquer situação. Ele abre a cabeça quanto a não ter um pensamento de digitação fixa. Coloca por exemplo o capostrato desde nota ré e mi da corda sol, as vezes até anteriores, coisas bem interessantes!
OBS: O Jean Marc Rollez é do erudito, solista, professor. Vide Youtube.
Minha opinião (e partilhada por vários professores de Erud e Popular, ex Catalin Rotaru, John Clayton) é que a digitação não deve ser uma coisa fixa, e sim deve ferramentas que de acordo com a situação e intenção você pode usá-las da maneira que lhe melhor atender. (A não ser que esteja tocando em um naipe de orquestra, etc, aí o papo é outro, ou não tb..)
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Márcio escreveu:
Sobre a digitação, eu só acho que, considerando as primeiras posições, haja abertura de mão pra fazer 1, 2, 3 e 4!! O que vejo, às vezes, é o povo revezando os dedos 3 e 4, mas com os 4 dedos, um em cada casa, como no elétrico, nunca vi nao!
Sim, também acho impossível num baixo 5/8, 3/4 e 4/4, a minha mão pelo menos não chega, mas num pícollo pode ser possível pra quem tenha mão grande... as posições são bem mais próximas!
Márcio escreveu:
Enfim, pessoal, ao menos aqui em BH, onde moro, sinto falta de um lugar pra estudar acústico com uma proposta claramente popular. O que há, no máximo, é aula particular...
Aqui no Rio também não, as escolas daqui que possuem cursos regulares de acústico, são todas voltadas pro Erudito. Só o Conservatório Brasileiro, dependendo do professor, você pode negociar com ele aulas voltadas pro popular, mas mesmo no CBM a maior parte dos professores vêm do Erudito. A solução acaba sendo fazer aulas particulares mesmo!
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Alguém saber de um método que use essa digitação 1234 em qualquer lugar que seja do espelho?
Obrigado pelas respostas até agora!
Obrigado pelas respostas até agora!
LucasJazz- Membro
- Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Olá Lucas,
tudo bem?!
Se me permite, gostaria de dar minha sugestão aqui : )
Se fosse você, tentaria aprender e assimilar a tecnica de mão esquerda tradicional, ou seja 1-2-4. Claro, se você nao tiver assimilado ainda! Quando você tiver assimilado, e estiver seguro (afinação e posição) com esse tipo de digitação, você vai notar que você vai começar a usar digitações que vc nunca estudou antes.
Na minha humilde opinião, esses instrumentistas que transcendem as tecnicas tradicionais, fazem isso de forma muito natural. Nada é forçado.
Mas essa é apenas minha sugestão!
Abração!
tudo bem?!
Se me permite, gostaria de dar minha sugestão aqui : )
Se fosse você, tentaria aprender e assimilar a tecnica de mão esquerda tradicional, ou seja 1-2-4. Claro, se você nao tiver assimilado ainda! Quando você tiver assimilado, e estiver seguro (afinação e posição) com esse tipo de digitação, você vai notar que você vai começar a usar digitações que vc nunca estudou antes.
Na minha humilde opinião, esses instrumentistas que transcendem as tecnicas tradicionais, fazem isso de forma muito natural. Nada é forçado.
Mas essa é apenas minha sugestão!
Abração!
____________________________
Pablo Souza
Escola de Musica da UFMG
Re: Método para tocar jazz/música popular no acústico
Pablo Souza escreveu:Olá Lucas,
Se fosse você, tentaria aprender e assimilar a tecnica de mão esquerda tradicional, ou seja 1-2-4. Claro, se você nao tiver assimilado ainda! Quando você tiver assimilado, e estiver seguro (afinação e posição) com esse tipo de digitação, você vai notar que você vai começar a usar digitações que vc nunca estudou antes.
Concordo !!
Eu tbm estou estudando e lá na escola e meu professor me falou exatamente isso depois que vc pega a afinação e as posições com o passar do tempo vc consegue outros tipos de digitações.
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