Review: baixo Squier Bronco Bass
+11
edu_carvalho
SMR
siodoni
Eduardo Tob
Christian
gpraxedes
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
Cantão
DenisLM
renatogaragerock
15 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Review: baixo Squier Bronco Bass
Nos dias de hoje, temos que tomar muito cuidado. A tecnologia, que nos traz um confortável padrão de vida, também pode ser traiçoeira, de modo que estamos sujeitos a mutações provenientes de consequências desconhecidas, frutos do imediatismo do homem em aplicar essas novas tecnologias.
Digo isso, pois algo estranho aconteceu comigo. Após consumir muito frango, que tem hormônios para que um pinto em menos de três meses seja um galo adulto, e me expor a radiação proveniente das antenas dos telefones celulares, fui dormir e acordei muito maior do que eu era, crescendo dezenas de centímetros na calada de uma noite.
Não havia percebido o fato até que fui tocar o meu Precision. Notei que o instrumento estava pequeno em minhas mãos. Estava muito mais leve! Meus dedos percorriam rapidamente a escala, de modo que tive que me acostumar para os dedos não correrem mais que a melodia. Notei também que eu estava muito mais forte, pois com o mero pizzicato de um único dedo eu conseguia reproduzir as marteladas do John Entwistle.
Essa história é ficção, mas é exatamente como me senti quando, numa manhã recente, fui trocar o óleo do carro e acabei voltando com um Squier Bronco Bass no banco de trás.
O Squier Bronco Bass é um baixo um tanto singular. Ele faz parte da escala evolutiva de baixos da Fender dos anos 60, como o Mustang e o Musicmaster, ambos de escala curta.
O corpo é em Agathis, o braço é em Maple, com os trastes diretamente cravados no braço, sem uma escala à parte, e possui um único captador cerâmico, que é a modificação de um captador de 6 polos para as guitarras Stratocaster. É também o baixo mais barato da família da Fender, de modo que paguei R$575 no instrumento novo e já vi em sites americanos pela bagatela de US$99.
Apesar disso, ele tem o característico "pedigree" da Fender. A pegada, o sustain, o timbre médio grave e o impacto estalado das cordas são inconfundíveis com outras marcas.
Ainda que tenha sido um baixo bem baratinho, não houve um ponto sequer onde o acabamento ou construção do baixo tenha deixado a desejar. A pintura está bem feita, a madeira do braço é bonita, os trastes não tem rebarbas, o escudo veio bem cortado (apesar de não ser o sanduíche em três camadas, e sim uma única camada branca).
Sonoramente lembra muito mesmo um Fender Precision. Tem aquele médio-grave característico, talvez com menos "bottom-end", consequência ou da escala curta ou do captador cerâmico. Por ser significativamente menor, a impressão que dá é que você está tocando um Precision com mais força e agilidade, daí a minha crônica de ficção científica no começo do texto.
O controle de tons funciona muito bem, e é sua associação com a pegada da mão direita que irá definir o tipo de timbre. Dá para tocar desde as pulsações do reggae até o brilho-rasgado de gigantes do rock como o John Entwistle do The Who ou do Jean-Jacques Burnel dos Stranglers, com aquele meio termo redondo e aveludado, típico do Blues e do Soul. A captação, apesar de ser uma quase-gambiarra responde bem a todas as notas, desde o mizão solto até a casa mais aguda da corda sol (note que a escala termina um pouco antes que a maioria dos baixos).
Dizem por aí que falar sobre música é como dançar arquitetura, então os exemplos abaixo talvez descrevam melhor. Primeiramente temos um riff clássico do R&B, usado nas músicas You Don't Love Me, do Tommy Roe e Separations, do Solomon Burke, entre outros. Depois vem um riff punk, com uma leve saturada no canal esquerdo (como todas minhas gravações, deixei à esquerda o som amplificado e à direita o baixo apenas na D.I.).
Tenham paciência com as eventuais propagandas do 4shared que costumam anteceder o arquivo desejado (5 segundos de espera para pular o anúncio).
R&B
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F39058134&show_artwork=true"></iframe>
Punk Rock
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F39058280&show_artwork=true"></iframe>
Flatwounds
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F50565586&show_artwork=true"></iframe>
Digo isso, pois algo estranho aconteceu comigo. Após consumir muito frango, que tem hormônios para que um pinto em menos de três meses seja um galo adulto, e me expor a radiação proveniente das antenas dos telefones celulares, fui dormir e acordei muito maior do que eu era, crescendo dezenas de centímetros na calada de uma noite.
Não havia percebido o fato até que fui tocar o meu Precision. Notei que o instrumento estava pequeno em minhas mãos. Estava muito mais leve! Meus dedos percorriam rapidamente a escala, de modo que tive que me acostumar para os dedos não correrem mais que a melodia. Notei também que eu estava muito mais forte, pois com o mero pizzicato de um único dedo eu conseguia reproduzir as marteladas do John Entwistle.
Essa história é ficção, mas é exatamente como me senti quando, numa manhã recente, fui trocar o óleo do carro e acabei voltando com um Squier Bronco Bass no banco de trás.
O Squier Bronco Bass é um baixo um tanto singular. Ele faz parte da escala evolutiva de baixos da Fender dos anos 60, como o Mustang e o Musicmaster, ambos de escala curta.
O corpo é em Agathis, o braço é em Maple, com os trastes diretamente cravados no braço, sem uma escala à parte, e possui um único captador cerâmico, que é a modificação de um captador de 6 polos para as guitarras Stratocaster. É também o baixo mais barato da família da Fender, de modo que paguei R$575 no instrumento novo e já vi em sites americanos pela bagatela de US$99.
Apesar disso, ele tem o característico "pedigree" da Fender. A pegada, o sustain, o timbre médio grave e o impacto estalado das cordas são inconfundíveis com outras marcas.
Ainda que tenha sido um baixo bem baratinho, não houve um ponto sequer onde o acabamento ou construção do baixo tenha deixado a desejar. A pintura está bem feita, a madeira do braço é bonita, os trastes não tem rebarbas, o escudo veio bem cortado (apesar de não ser o sanduíche em três camadas, e sim uma única camada branca).
Sonoramente lembra muito mesmo um Fender Precision. Tem aquele médio-grave característico, talvez com menos "bottom-end", consequência ou da escala curta ou do captador cerâmico. Por ser significativamente menor, a impressão que dá é que você está tocando um Precision com mais força e agilidade, daí a minha crônica de ficção científica no começo do texto.
O controle de tons funciona muito bem, e é sua associação com a pegada da mão direita que irá definir o tipo de timbre. Dá para tocar desde as pulsações do reggae até o brilho-rasgado de gigantes do rock como o John Entwistle do The Who ou do Jean-Jacques Burnel dos Stranglers, com aquele meio termo redondo e aveludado, típico do Blues e do Soul. A captação, apesar de ser uma quase-gambiarra responde bem a todas as notas, desde o mizão solto até a casa mais aguda da corda sol (note que a escala termina um pouco antes que a maioria dos baixos).
Dizem por aí que falar sobre música é como dançar arquitetura, então os exemplos abaixo talvez descrevam melhor. Primeiramente temos um riff clássico do R&B, usado nas músicas You Don't Love Me, do Tommy Roe e Separations, do Solomon Burke, entre outros. Depois vem um riff punk, com uma leve saturada no canal esquerdo (como todas minhas gravações, deixei à esquerda o som amplificado e à direita o baixo apenas na D.I.).
R&B
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F39058134&show_artwork=true"></iframe>
Punk Rock
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F39058280&show_artwork=true"></iframe>
Flatwounds
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F50565586&show_artwork=true"></iframe>
Última edição por renatogaragerock em Sex Jun 22, 2012 7:35 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Troquei links do 4shared pelo soundcloud.)
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Re: Review: baixo Squier Bronco Bass
PS: Se alguém tiver sugestões de sites para hospedar o áudio e colocar um "embebed" aqui, sintam-se à vontade!
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
^soundcloud.com
no mais, curti a historinha!
depois do rick e da gretchen abri os olhos para os escalas médio/curtas e vou testar essa bronca ae quando vir uma aovivo!
no mais, curti a historinha!
depois do rick e da gretchen abri os olhos para os escalas médio/curtas e vou testar essa bronca ae quando vir uma aovivo!
Que porrada na moleira hein Renato...sonzeira brother...
Cantão- Moderador
Bacana o review e o baixo Renato, eficiente como sempre!
Já percebi que tuas horas de folga aí em Manaus é dentro da C.Borges... tá com quase tudo da Kustom nesse quarto-estúdio hein?
Além da linha da Squire também é fácil encontrar Fender por aí?
Já percebi que tuas horas de folga aí em Manaus é dentro da C.Borges... tá com quase tudo da Kustom nesse quarto-estúdio hein?
Além da linha da Squire também é fácil encontrar Fender por aí?
Gosto demais desses baixos Short escale! Otimo review!
=)
=)
*JAPA* PICKER BASS- Membro
Comprou na Carioca, Cborges ou São luís?
Bela "review"
Bela "review"
Esse eu achei na CBorges, mas quase que o comprei antes na Carioca, mas infelizmente não vieram no lote de Fender e afins que chegou há uns meses.
Sobre a pergunta da Fender, nas três importadoras citadas tem instrumentos da marca, e os preços são até legais. Na Carioca é onde tem maior variedade.
Sobre a pergunta da Fender, nas três importadoras citadas tem instrumentos da marca, e os preços são até legais. Na Carioca é onde tem maior variedade.
renatogaragerock- Membro
eu estou atras de um som precision este baixo aí tem um som bacana, curtir o baixo e o review Parabéns mesmo.
Christian- Membro
Rapaz, quando li o título do tópico pensei que era um squier que tem um desenho de um anime, sabe qual? Daí pensei, nossa ele comprou aquele baixo? Numcredito ahuahuah aí cheguei e vi que era outra coisa, muito elgal o review! Será que aquele baixo feio tem esse som? kkkk
renatogaragerock escreveu:Esse eu achei na CBorges, mas quase que o comprei antes na Carioca, mas infelizmente não vieram no lote de Fender e afins que chegou há uns meses.
Viu algum fretless por lá nessa faixa?
Eduardo Tob escreveu:Rapaz, quando li o título do tópico pensei que era um squier que tem um desenho de um anime, sabe qual? Daí pensei, nossa ele comprou aquele baixo? Numcredito ahuahuah aí cheguei e vi que era outra coisa, muito elgal o review! Será que aquele baixo feio tem esse som? kkkk
esse:
Squier Bronco Badtz Maru Short Scale Bass
Basicamente é o mesmo baixo... grandes chances de ter exatamente o mesmo som.
Esse Badtz Maru é mesmo um tanto bisonho! Um bom ponto de partida para algum projeto customizado, rs!!!
Sobre fretless, não cheguei a ver nenhum, mas qualquer novidade dou um toque.
até!
Sobre fretless, não cheguei a ver nenhum, mas qualquer novidade dou um toque.
até!
renatogaragerock- Membro
ahuahuaha é esse mesmo! Nenhum preconceito com quem gosta mas acho engraçado demais!
Pô, mas ele sem escudo é bem interessante. Será que dá pra tirar do teu Renato? Ou funciona como nos Precision escudo+cap...
O captador é mesmo montado no próprio escudo. Em princípio, a única mudança que farei será a colocação de knobs de plástico branco, pois no meu subconsciente eram esses os que vinham no baixo, mas depois vi que eu estava enganado (mas que os musicmaster vem com knobs assim).
renatogaragerock- Membro
Mto bom Renato parabens por mais esse review !!
SMR- Membro
Esse renatogaragerock é bem espirituoso, mesmo. Começar um review dessa forma, com uma ficção, foi inovador. Sem contar que é visível o cuidado que ele dedica a cada instrumento que possui e comenta, sem contar, claro, que sempre fala com muita propriedade sobre os equipos. Belo review.
edu_carvalho- Membro
ótima contribuição, Renato!
Como sempre, fazendo bonito aqui! Selo com louvor pelo conjunto da obra no FóruM!
Como sempre, fazendo bonito aqui! Selo com louvor pelo conjunto da obra no FóruM!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, aqui em Manaus ele aparece porque as importadoras não são as mesmas do restante do Brasil (em geral os instrumentos Fender/Squier vem para o Brasil pela Pride Music, onde o Bronco não consta no catálogo - já vi em lojas do Sudeste apenas o Bronco Badtz Maru).
Ainda assim, já vi alguns para vender no Mercado Livre, e é algo sossegado para encomendar para alguém que esteja indo ao exterior (ele é leve, pequeno e bem abaixo da cota de US$500). Para quem mexe com luthieria deve ser um instrumento bem divertido, pois já vi bastante fotos bacanas de modificações feitas por pessoal de fóruns gringos.
Ainda assim, já vi alguns para vender no Mercado Livre, e é algo sossegado para encomendar para alguém que esteja indo ao exterior (ele é leve, pequeno e bem abaixo da cota de US$500). Para quem mexe com luthieria deve ser um instrumento bem divertido, pois já vi bastante fotos bacanas de modificações feitas por pessoal de fóruns gringos.
renatogaragerock- Membro
toquei essa belezinha ae na sexta e gostei!
o tamanho é de uma guitarra praticamente!
mas o som é bem razoável, bom pra fazer uma graça!
acho que as cordas que vem nele são 35, pois fiz uns bends bem "guitarrísticos".
é uma boa dica pra quem quer um instrumento diferente.
o tamanho é de uma guitarra praticamente!
mas o som é bem razoável, bom pra fazer uma graça!
acho que as cordas que vem nele são 35, pois fiz uns bends bem "guitarrísticos".
é uma boa dica pra quem quer um instrumento diferente.
Um amigo perguntou pois queria comprar pra filha dele... Eu construí um com escala de 31,5pol.renatogaragerock escreveu:Bertola, aqui em Manaus ele aparece porque as importadoras não são as mesmas do restante do Brasil (em geral os instrumentos Fender/Squier vem para o Brasil pela Pride Music, onde o Bronco não consta no catálogo - já vi em lojas do Sudeste apenas o Bronco Badtz Maru).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Sei q tem por aqui tb, mas o preço.... ah o preço: R$ 790,00
SMR- Membro
Olha ae um som de short scale nessa onda ae !! Mto legal !!
SMR- Membro
Atualizei o review. Há agora também um sample com cordas Yamaha Short Scale Flatwounds 0.50. Antes estava com as Roundwounds 0.40 originais.
renatogaragerock- Membro
Off: Onde conseguiu cordas Yamaha? Saberia se estas são as que equipam os baixos da marca, tipo os TRBs? Nunca consegui o timbre das cordas que vieram no meu, tinha um slap mortal!
Essas cordas vieram junto com meu Rivoli Bass. Foram compradas pelo antigo dono no japão, e dois kits vieram acompanhando o baixo. As da gravação estavam na embalagem original de 1996 até ontem!
Acredito que por serem flats seja bem pouco provável que algum baixo da marca venha com elas. Talvez algum fretless ou semi-acústico tenha alguma chance de vir.
Acredito que por serem flats seja bem pouco provável que algum baixo da marca venha com elas. Talvez algum fretless ou semi-acústico tenha alguma chance de vir.
renatogaragerock- Membro
Humm legal, mas eu pensei em cordas Yamaha round mesmo (nem sei se existem ou se seriam essas a equipar os baixos da marca). O som das cordas originais era surpreendente, não que as outras sejam ruins, mas elas duraram muito com um ótimo timbre e quando novas eram espetaculares.
Valeu pelo retorno!
Valeu pelo retorno!
Parabéns pelo baixo! Achei-o muito bonito, e curti o seu review. Me esclareça uma dúvida, se possível: Este baixo seria interessante para mim, iniciante à procura de um baixo sólido? Minhas outras opções por agora são os Squier Affinity e California Series, além do SX Vintage Series. Abraço.
piabives- Membro
Sim, seria um baixo bem legal para um iniciante, e é esse o marketing que a fender/squier faz, embora como baixista de longa data eu esteja bem satisfeito com o instrumento.
A série dele é também da Squier Affinity. Mesmo sendo a série mais baratinha da marca, o baixo é bem honesto e com o acabamento muito bem feitinho.
A série dele é também da Squier Affinity. Mesmo sendo a série mais baratinha da marca, o baixo é bem honesto e com o acabamento muito bem feitinho.
piabives escreveu:Parabéns pelo baixo! Achei-o muito bonito, e curti o seu review. Me esclareça uma dúvida, se possível: Este baixo seria interessante para mim, iniciante à procura de um baixo sólido? Minhas outras opções por agora são os Squier Affinity e California Series, além do SX Vintage Series. Abraço.
renatogaragerock- Membro
Hum, beleza! É, só percebi que era Affinity depois que enviei a mensagem. :S
Agora me dê uma opinião pessoal (se possível, novamente). Você, como baixista de longa data, recomendaria qual desses modelos pra começar?
- Squier Precision Bass;
- SX Precision Vintage Series;
- Squier Bronco Bass.
Restringi aos Precision pois foram os timbres que mais me agradaram (além de só terem 2 knobs, só plugar e tocar!).
Agora me dê uma opinião pessoal (se possível, novamente). Você, como baixista de longa data, recomendaria qual desses modelos pra começar?
- Squier Precision Bass;
- Squier Bronco Bass.
Restringi aos Precision pois foram os timbres que mais me agradaram (além de só terem 2 knobs, só plugar e tocar!).
piabives- Membro
Difícil escolha!!! As três estão muito boas.
- Bronco Bass: é o que tem o melhor custo-benefício, mas é bem difícil de achar um por aqui, pois a importadora oficial da Fender não o traz. Recorde que ele é um instrumento de escala curta, então é algo um pouco diferente da maioria dos baixos mais comuns.
- Squier Precision: se conseguir um Classic Vibe ou Vintage Modified, é baixo para a vida toda e vale o investimento. As outras séries são menos boas que essas duas, mas eu particularmente gosto mais deles que do SX, embora muitos aqui irão dizer o contrário.
- SX Precision: tem um ótimo custo-benefício, e é muito fácil de fazer upgrades para ficar melhor ainda.
Boa sorte e depois conte a escolha!
- Bronco Bass: é o que tem o melhor custo-benefício, mas é bem difícil de achar um por aqui, pois a importadora oficial da Fender não o traz. Recorde que ele é um instrumento de escala curta, então é algo um pouco diferente da maioria dos baixos mais comuns.
- Squier Precision: se conseguir um Classic Vibe ou Vintage Modified, é baixo para a vida toda e vale o investimento. As outras séries são menos boas que essas duas, mas eu particularmente gosto mais deles que do SX, embora muitos aqui irão dizer o contrário.
- SX Precision: tem um ótimo custo-benefício, e é muito fácil de fazer upgrades para ficar melhor ainda.
Boa sorte e depois conte a escolha!
piabives escreveu:Hum, beleza! É, só percebi que era Affinity depois que enviei a mensagem. :S
- Squier Precision Bass;
- Squier Bronco Bass.
renatogaragerock- Membro
Beleza! Valeu pelas dicas. Em breve postarei aqui a escolha, abraço.
piabives- Membro
Acabou que não adquiri nenhuma das opções acima... optei por um modelo mais barato e me surpreendi, curti o som.
https://www.contrabaixobr.com/t27132-dolphin-dbj2
Abraço.
https://www.contrabaixobr.com/t27132-dolphin-dbj2
Abraço.
piabives- Membro
Belo review!
Meus parabéns!
GAS!
Meus parabéns!
DenisLM escreveu:Eduardo Tob escreveu:Rapaz, quando li o título do tópico pensei que era um squier que tem um desenho de um anime, sabe qual? Daí pensei, nossa ele comprou aquele baixo? Numcredito ahuahuah aí cheguei e vi que era outra coisa, muito elgal o review! Será que aquele baixo feio tem esse som? kkkk
esse:
Squier Bronco Badtz Maru Short Scale Bass
Basicamente é o mesmo baixo... grandes chances de ter exatamente o mesmo som.
GAS!