Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional

+7
allexcosta
Carlos Cmz
Masteles
silvanoandrade
Edu Fettermann
RFFanBR
Cayo Castro
11 participantes

Ir para baixo

O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional Empty O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 13, 2012 11:13 am

Há algum tempo tenho percebido algo maior entre os artistas sertanejos. Quando vi essa matéria, lembrei e achei bastante interessante a forma como eles lidam com a grana.

http://www.webnejo.com/2012/02/fernando-sorocaba-sorocaba-o-milionario.html

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional Empty Re: O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional

Mensagem por RFFanBR Ter Mar 13, 2012 11:16 am

Vou criar uma banda de sertanejo. Melhor, mais chique ainda: banda feminina de sertanejo universitário.

Pronto, nunca mais trabalho na vida.

Só preciso do "QI" de um cara desses.

Membro

http://www.theelvenstarship.com

O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional Empty Re: O empreendedorismo milionário do sertanejo nacional

Mensagem por Edu Fettermann Ter Mar 13, 2012 1:14 pm

R$ 50 milhões em um ano... ai ai...
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Mensagem por RFFanBR Ter Mar 13, 2012 1:20 pm

É meu, e os tapados aqui querendo tocar rock, se tornar mestres no slap.

Negócio é só saber dois acordes, cantar mal e porcamente uma letra cornuda e pronto!

lol!

Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 1:24 pm

RFFanBR escreveu:É meu, e os tapados aqui querendo tocar rock, se tornar mestres no slap.

Negócio é só saber dois acordes, cantar mal e porcamente uma letra cornuda e pronto!

lol!

discordo totalmente ... assim como existe rock porco e rock de primeira, rola sertanejos porcos e sertanejos de primeira com músicos qualificados que trabalham bem o campo harmônico, criando excelentes convenções e algumas variações bacanas e digo mais

certas coisas só o sertanejo ensina assim como no samba, no axé e etc ...

Membro

Mensagem por Masteles Ter Mar 13, 2012 1:30 pm

Meu grande problema com o sertanejo, assim como no forró, são as letras que exploram demais a "falta de cultura do brasileiro", se é que me entendem!

Quanto ao instrumental, geralmente a banda de apoio tem que ser boa!

Enfim, minha opinião é nula neste respeito, pois, não saco nada de "música brasileira". Melhor parar!

Smile

Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 13, 2012 1:32 pm

RFFanBR escreveu:É meu, e os tapados aqui querendo tocar rock, se tornar mestres no slap.

lol!

Também não é assim...
Postei a notícia com admiração. Música é business. Sempre foi. Não é culpa do sertanejo universitário. Essa aptidão mercantilista só mostra que talvez o sertanejo vá ficar por muito tempo no topo.

Membro

Mensagem por RFFanBR Ter Mar 13, 2012 1:35 pm

Eu estava brincando, achei que a plaquinha do LOL explicaria isso. Da próxima vez anuncio que é brincadeira.

Povo só sabe levar as coisas pelo lado sério. Ô dificuldade de entender uma piada.

Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 1:37 pm

e na boa acho isso legal ... e o músico versátil tem cada vez mais espaço no mercado ao contrario do pop rock atual (nxzero, restart e afins )onde as bandas são sempre 4 negos que tem de se fantasiar pra tocar e o som que é bom não escutamos nada e musico sideman não tem vez.

Membro

Mensagem por Edu Fettermann Ter Mar 13, 2012 1:38 pm

Quanto ao assunto do sertanejo, não sou fã do estilo (pelo contrário), mas admiro a visão empresarial que esses caras têm para fazer grana.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 13, 2012 1:38 pm

RFFanBR escreveu:Eu estava brincando, achei que a plaquinha do LOL explicaria isso. Da próxima vez anuncio que é brincadeira.

Povo só sabe levar as coisas pelo lado sério. Ô dificuldade de entender uma piada.

Sem drama, okeeeeey?

lol!

Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 1:41 pm

esses dias toquei em uma festa de empresários em um salão de motos de SP e na boa, todos os empresários de lá tem uma banda de sertanejo que eles empresariam e todas dão grana affraid

o que é realmente dificil hoje em dia é dar nome a uma dupla porque creio que todas as combinações de nomes possiveis ja existem.

Membro

Mensagem por Carlos Cmz Ter Mar 13, 2012 2:00 pm

Que música sertaneja dá dinheiro é inegável.
Concordo também quem tem excelentes músicos trabalhando nessas gigs...

A única coisa que eu não sei é como alguém consegue ouvir 'Ai se eu te pego' e virar fã de Michel Teló...

Gosto é gosto né...

Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 2:03 pm

gostar eu não gosto, mas tenho que admitir que fica muito na cabeça ... chicletão mesmo o negócio.

Membro

Mensagem por Carlos Cmz Ter Mar 13, 2012 2:08 pm

^ hehe... é isso mesmo...
Gruda que nem chiclete na mente do povo.

Membro

Mensagem por allexcosta Ter Mar 13, 2012 2:33 pm

Nada contra o estilo, mas todos esses cantores de sertanejo são irmãos gêmeos univitelinos?

A mãe desses caras teve um parto de 500 bebês há algumas décadas atrás? É isso?

Administrador

Mensagem por dudamir Ter Mar 13, 2012 2:35 pm

Nada a ver! O certo é fazer que nem os roqueiros brasileiros que colocam vídeo no youtube reclamando porque o show está vazio ou porque só convidam ele para abrir show dos gringos!

Não gosto de sertanejo, não faz parte da minha cultura musical, mas eles têm todo o mérito de conseguir fazer dinheiro em um mercado que está em decadência (todo o modelo de gravadora + cd + vídeo .. )
dudamir
dudamir
Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 2:51 pm

o que fodeu com o rock´n roll underground ... pelo menos no cenário de SP é o fato de alguns que dizem ser "produtores de shows" exploram a molecada .. cobrando para as bandas tocarem e sem dar o minimo de estrutura, e ainda dão 30 minutos de apresentação ( até subir e montar alguma coisa ja rolou 15) e acabam sobrando sempre 3 musicas pra tocar em um evento inflacionado com várias bandas em 1 dia e a "principal" no final comendo o dinheiro de toda a molecada !

e ainda tem o tal do bonadio que financia toda essa m**** garimpando playboyzinhos filhos de papai para aparecer na globo ...

isso tudo contribui bastante para o sertanejo aparecer ...

Membro

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 13, 2012 3:43 pm

^ E estão crescendo mesmo. O sertanejo deixou de ser coisa de matuto do interior e ganhou as "classes mais altas". Não posso falar por aí. Mas aqui no Acre, é de longe a maior cena musical. E olha que é desorganizada ( ao contrário do rock que tem coletivos de cultura apoiando e a fundação estadual de cultura metendo o dedo ás vezes). Tem músico vivendo do sertanejo. Tenho um amigo com o qual já toquei que paga sua faculdade, carro e ainda sobra algum com a grana que recebe tocando de 2 as 3 vezes na semana.

Membro

Mensagem por joabi Ter Mar 13, 2012 4:06 pm

Tudo o que monopoliza e massifica o mercado é ruim para a cultura e para o próprio mercado, a médio e longo prazo. A bolha que acontece com o sertanejo já aconteceu com o Axé e o Pagode há tempos atrás, mas o sertanejo está sabendo se reinventar, se misturando ao pagode, forró, axé, pop, etc..

No estúdio já tive a oportunidade de gravar vários CDs de sertanejo onde a estratégia é a distribuição em massa e gratuita do disco, geralmente a partir de 50.000 cópias. Tudo isso para tornar as músicas conhecidas do público e gerar pedidos em rádio e TV. O fato de ter uma música estourada e uma grande base de fãs atrai investimentos para as duplas.

Na minha região tem acontecido um fenômeno interessante, que é a migração de alguns cantores de outros estilos para o sertanejo. O sujeito veste uma bota, um chapéu e um citurão de couro e se esquece que passou a vida toda ouvindo Rolling Stones e U2, e diz que foi criado ouvindo Tonico e Tinoco desde pequeno...
Os verdadeiros sertanejos, que tem um som simples mas totalmente autêntico e ambientado no seu estilo de vida têm o meu total apoio, mas estou cansado de oportunismo (e de sempre ouvir os mesmos 4 acordes). Troca o disco, galera...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por webercar Ter Mar 13, 2012 4:23 pm

joabi escreveu:Tudo o que monopoliza e massifica o mercado é ruim para a cultura e para o próprio mercado, a médio e longo prazo. A bolha que acontece com o sertanejo já aconteceu com o Axé e o Pagode há tempos atrás, mas o sertanejo está sabendo se reinventar, se misturando ao pagode, forró, axé, pop, etc..

No estúdio já tive a oportunidade de gravar vários CDs de sertanejo onde a estratégia é a distribuição em massa e gratuita do disco, geralmente a partir de 50.000 cópias. Tudo isso para tornar as músicas conhecidas do público e gerar pedidos em rádio e TV. O fato de ter uma música estourada e uma grande base de fãs atrai investimentos para as duplas.

Na minha região tem acontecido um fenômeno interessante, que é a migração de alguns cantores de outros estilos para o sertanejo. O sujeito veste uma bota, um chapéu e um citurão de couro e se esquece que passou a vida toda ouvindo Rolling Stones e U2, e diz que foi criado ouvindo Tonico e Tinoco desde pequeno...
Os verdadeiros sertanejos, que tem um som simples mas totalmente autêntico e ambientado no seu estilo de vida têm o meu total apoio, mas estou cansado de oportunismo (e de sempre ouvir os mesmos 4 acordes). Troca o disco, galera...

Falou tudo. O Sertanejo deixou de ser Sertanejo a muito tempo. Agora Sertanejo Universitário e Forró Universitário é a mesma coisa. O Sertanejos copiaram o modelo do Forró q já fazia muito sucesso no Norte e Nordeste do país, mas q tinha pouca entrada no eixo Centro, Sudeste e Sul. Então começaram a fazer música no estilo Calcinha Preta, etc... e deixaram de lado o estilo tipo Daniel, Sertãozinho e Chororo, etc... Podem reparar q as músicas são o mesmo modelo, o que muda é só o sotaque.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Mar 13, 2012 4:27 pm

silvanoandrade escreveu:o que fodeu com o rock´n roll underground ... pelo menos no cenário de SP é o fato de alguns que dizem ser "produtores de shows" exploram a molecada .. cobrando para as bandas tocarem e sem dar o minimo de estrutura, e ainda dão 30 minutos de apresentação ( até subir e montar alguma coisa ja rolou 15) e acabam sobrando sempre 3 musicas pra tocar em um evento inflacionado com várias bandas em 1 dia e a "principal" no final comendo o dinheiro de toda a molecada !

e ainda tem o tal do bonadio que financia toda essa m**** garimpando playboyzinhos filhos de papai para aparecer na globo ...

Deixa eu ver se entendi direito...

O sertanejo apareceu porque o rock caiu, é isso?
Mérito nenhum os caras tem, ou qualquer artista de outro estilo tem, só se consegue sucesso quando o todo poderoso rock'n roll deixa.

Santo egocentrismo, Batman...

Administrador

Mensagem por Asisita Ter Mar 13, 2012 4:27 pm

Tem de ter algum louco que fizesse sucesso para termos todos estes estilos, vou também pro sertanejo que gosto bem, ou ir pro funk criar letras no coments e fazer sucesso por algum tempo ganhar uma graninha, ta feito a vida.
Asisita
Asisita
Membro

Mensagem por silvanoandrade Ter Mar 13, 2012 4:54 pm

allexcosta escreveu:
silvanoandrade escreveu:o que fodeu com o rock´n roll underground ... pelo menos no cenário de SP é o fato de alguns que dizem ser "produtores de shows" exploram a molecada .. cobrando para as bandas tocarem e sem dar o minimo de estrutura, e ainda dão 30 minutos de apresentação ( até subir e montar alguma coisa ja rolou 15) e acabam sobrando sempre 3 musicas pra tocar em um evento inflacionado com várias bandas em 1 dia e a "principal" no final comendo o dinheiro de toda a molecada !

Deixa eu ver se entendi direito...

O sertanejo apareceu porque o rock caiu, é isso?
Mérito nenhum os caras tem, ou qualquer artista de outro estilo tem, só se consegue sucesso quando o todo poderoso rock'n roll deixa.

Santo egocentrismo, Batman...

eu disse que contribui bastante e não que é um fator determinante e explico o porque.

apesar do rock ser organizado em algumas cidades e mesmo assim não ter valor ... pelo menos 60% das pessoas aqui da região (digo região para não ter de apresentar estatisticas) começam a tocar e o primeiro estilo é o rock ... logo o anseio de se apresentar logo faz com que existam aproveitadores do fato, fazendo com que os músicos mais antigos além de sofrerem com isso migrem para um estilo não tanto de agrado mas que pelo menos encontre uma conduta mais profissional para a coisa. (pelo menos um cachê simbólico e uma coca-cola com X-Salada)

se você tem uma banda de rock te chamam pra tocar no aniversário do primo, do tio e se toca sertanejo é .... "quanto você cobra ?"

ps. não estou comparando estilos nem nada .. isso também acontece porém o rock é o mais ridicularizado pela população do nosso pais, sem contar aquele lance de que se você faz rock é barulhento ... ahnn e a bateria .. ahnn e as guitarras e gritaria etc ...

Membro

Mensagem por Masteles Ter Mar 13, 2012 6:34 pm

silvanoandrade escreveu:gostar eu não gosto, mas tenho que admitir que fica muito na cabeça ... chicletão mesmo o negócio.

É puro KISS o negócio!

Gruda no cérebro o refrão!

Shocked

Eu tenho medo destas coisas!

Membro

https://www.facebook.com/Arenatheband

Mensagem por allexcosta Ter Mar 13, 2012 8:10 pm

silvanoandrade escreveu:eu disse que contribui bastante e não que é um fator determinante e explico o porque.

apesar do rock ser organizado em algumas cidades e mesmo assim não ter valor ... pelo menos 60% das pessoas aqui da região (digo região para não ter de apresentar estatisticas) começam a tocar e o primeiro estilo é o rock ... logo o anseio de se apresentar logo faz com que existam aproveitadores do fato, fazendo com que os músicos mais antigos além de sofrerem com isso migrem para um estilo não tanto de agrado mas que pelo menos encontre uma conduta mais profissional para a coisa. (pelo menos um cachê simbólico e uma coca-cola com X-Salada)

se você tem uma banda de rock te chamam pra tocar no aniversário do primo, do tio e se toca sertanejo é .... "quanto você cobra ?"

ps. não estou comparando estilos nem nada .. isso também acontece porém o rock é o mais ridicularizado pela população do nosso pais, sem contar aquele lance de que se você faz rock é barulhento ... ahnn e a bateria .. ahnn e as guitarras e gritaria etc ...

Existe uma lei universal que rege tudo no mundo, chamada "lei da oferta e da procura".
É comum na Bahia percussionista ganhar metade do cachê. Isso acontece porque em cada esquina existem 50 percussionistas bons.

Se a pessoa mora em uma cidade que tem 500 bandas de rock e poucas pessoas querem ouvir esse estilo, muitas bandas vão tocar de graça ou até pagando.

Sertanejo é muito mais ridicularizo que o rock, o povo chama de música de corno pra baixo. Artistas como Falcão e Reginaldo Rossi também são discriminados e taxados de brega.

Existem menos pessoas querendo ouvir rock hoje em dia do que sertanejo e afins. O mercado muda sempre... O pessoal de sertanejo é super organizado, cumpre horários e toca uma música que as pessoas querem ouvir, por isso se firmaram no mercado.

Administrador

Mensagem por joabi Ter Mar 13, 2012 10:37 pm

Aqui no Estado de SP o sertanejo sempre tocou, mesmo durante a 'vigência' de outros estilos, mas o formato que os sertanejos descobriram para lucrar é o que me chama mais a atenção.

Estamos saindo de um formato de mercado onde as gravadoras ganhavam muito dinheiro através da venda de CDs e do agenciamento de artistas. Depois do MP3 e internet, acho que essa é uma das primeiras situações no Brasil onde se levanta MUITO dinheiro, sem a interferência de gravadoras e vendas de CD, usando investimentos privados e venda de shows como forma de lucro. Um show de um sertanejo famoso passa fácil de Trezentos Mil Reais, e os caras tocam pelo menos 20 vezes no mês. Mesmo duplas menores sobrevivem numa boa devido à quantidade de trabalho.

Para sorte deles e por algum motivo que não sei explicar, o tipo de som romântico em que o sertanejo se transformou parece cair como uma luva no gosto do povo latino, principalmente o brasileiro, então duvido que essa onda passe rápido, na verdade é bem possível que se estenda pra outros lugares no mundo, como já tem acontecido na Europa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo