Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
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*JAPA* PICKER BASS
siodoni
LuCaSbass
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Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Olá pessoal!
A pouco tempo atrás adquiri um pedal de volume Ernie Ball Vp. Jr 250k, um clássico tanto pela sua qualidade quanto pelo seu valor (lá fora é bem barato):
O motivo que me levou a fazer esse teste cego foi que o próprio fabricante indica que esse pedal deve ser usado para sinais provenientes de instrumentos passivos por conta do valor do potenciômetro utilizado, porém não é informada qual a "consequência" para o som ao utiliza-lo com instrumentos ativos.
Além disso, vejo em vários forums falando que o pedal altera o timbre do instrumento e também que se usar a saída para o afinador piora ainda mais a situação.
Pois bem... gravei um groovezinho simples 3 vezes, alterando SOMENTE a ligação para a interface. Uma é com o baixo direto, outra passando no pedal de volume e outra passando no pedal de volume utilizando também a saída do afinador.
O baixo é o M. Laghus, ativo...
E aí, sera que tudo que falam por aí é verdadeiro? Você notaram alguma diferença no timbre? Qual é a ordem que está no áudio?
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F40008985&show_artwork=true"></iframe>
A pouco tempo atrás adquiri um pedal de volume Ernie Ball Vp. Jr 250k, um clássico tanto pela sua qualidade quanto pelo seu valor (lá fora é bem barato):
O motivo que me levou a fazer esse teste cego foi que o próprio fabricante indica que esse pedal deve ser usado para sinais provenientes de instrumentos passivos por conta do valor do potenciômetro utilizado, porém não é informada qual a "consequência" para o som ao utiliza-lo com instrumentos ativos.
Além disso, vejo em vários forums falando que o pedal altera o timbre do instrumento e também que se usar a saída para o afinador piora ainda mais a situação.
Pois bem... gravei um groovezinho simples 3 vezes, alterando SOMENTE a ligação para a interface. Uma é com o baixo direto, outra passando no pedal de volume e outra passando no pedal de volume utilizando também a saída do afinador.
O baixo é o M. Laghus, ativo...
E aí, sera que tudo que falam por aí é verdadeiro? Você notaram alguma diferença no timbre? Qual é a ordem que está no áudio?
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F40008985&show_artwork=true"></iframe>
LuCaSbass- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Eu senti uma pequena diferença no timbre.
Acho que a ordem é essa:
1 - Dry
2 - Volume e afinador
3 - Volume
Acho que a ordem é essa:
1 - Dry
2 - Volume e afinador
3 - Volume
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
afinador
volume
dry
Chute.
Mas os 3 sons tem uma pequena diferença sim, só nao achei relevante a ponto de "estragar" o som, ou algo parecido...
=)
volume
dry
Chute.
Mas os 3 sons tem uma pequena diferença sim, só nao achei relevante a ponto de "estragar" o som, ou algo parecido...
=)
*JAPA* PICKER BASS- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Difícil, heim, Lucas?! Nunca fiz esse teste e, se há diferença, ela é bem pequena. O inverso eu já testei, ou seja, plugar um baixo passivo em um pedal de volume de baixa impedância, tipo 25kΩ ou 50kΩ, e posso afirmar que a perda de sinal é muito significativa. Particularmente, nunca tinha ouvido falar sobre essa perda por causa do afinador, até porque a conexão dele é feita em paralelo com o pedal de volume. De qualquer forma, tenho quase certeza que a 2ª vez foi DRY, mas posso estar redondamente enganado. Vamos lá:
1ª - VOLUME
2ª - DRY
3ª - VOLUME c/ AFINADOR
1ª - VOLUME
2ª - DRY
3ª - VOLUME c/ AFINADOR
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^Até agora tres opinaram e cada um achou uma coisa...
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^Pois é, vou deixar mais gente dizer o que acha para dar o resultado final
Tem ate esse video aqui sobre isso:
Pois é! O lance é que comprei o pedal quando só tinha baixos passivos, mas como agora tenho ativo também parece que não vou precisar me preocupar com isso... Sobre o afinador, é muito comentado a alteração no som, principalmente guitarristas chatos e puristas heheJAZZigo escreveu: Difícil, heim, Lucas?! Nunca fiz esse teste e, se há diferença, ela é bem pequena. O inverso eu já testei, ou seja, plugar um baixo passivo em um pedal de volume de baixa impedância, tipo 25kΩ ou 50kΩ, e posso afirmar que a perda de sinal é muito significativa. Particularmente, nunca tinha ouvido falar sobre essa perda por causa do afinador, até porque a conexão dele é feita em paralelo com o pedal de volume.
Tem ate esse video aqui sobre isso:
LuCaSbass- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Eai?
Quem acertou?
Quem acertou?
*JAPA* PICKER BASS- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Opa, estava esperando outros palpites mas pelo jeito não foi de muito interesse pra galera...
Sendo assim, JAZZigo acertou em cheio!
Sendo assim, JAZZigo acertou em cheio!
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http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
E isso porque, na segunda de manhã, vou ao otorrino fazer uma limpeza nos ouvidos!!! KKKKK
Mas é sério!!! De 2 em 2 anos preciso tirar o excesso de cera.
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Pô.
O jazzigo acertar coisas sobre pedais é meio Pleonasmo....
Mesmo assim achei que a diferença é muito minima pra ser notada com notoriedade.
=)
O jazzigo acertar coisas sobre pedais é meio Pleonasmo....
Mesmo assim achei que a diferença é muito minima pra ser notada com notoriedade.
=)
*JAPA* PICKER BASS- Membro
- Mensagens : 2376
Localização : São Paulo
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^
A diferença é mínima mesmo e eu só me preocuparia com ela, em caso de gravação.
Com relação ao vídeo do guitarrista que o Lucas postou, o nível de ruído e o corte nos harmônicos por causa do Polytune realmente ficaram nítidos, se é essa sample está realmente isenta de alguma tendência... vai saber!!!
Pessoalmente, ainda prefiro um afinador convencional (não pedal), utilizando o in/out paralelo do próprio afinador. É como se o afinador não existisse!
A diferença é mínima mesmo e eu só me preocuparia com ela, em caso de gravação.
Com relação ao vídeo do guitarrista que o Lucas postou, o nível de ruído e o corte nos harmônicos por causa do Polytune realmente ficaram nítidos, se é essa sample está realmente isenta de alguma tendência... vai saber!!!
Pessoalmente, ainda prefiro um afinador convencional (não pedal), utilizando o in/out paralelo do próprio afinador. É como se o afinador não existisse!
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^Afinador na cadeia dos pedais é fria.
Qualquer um que vc colocar vai roubar timbre.
A melhor forma mesmo é liga-los em paralelo.
Qualquer um que vc colocar vai roubar timbre.
A melhor forma mesmo é liga-los em paralelo.
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
A pequena diferença que escuto pode ser do MP3 ou mesmo da execução diferente, coisa perfeitamente natural. Já vi cabos mudarem o timbre muito mais que esse pedal.
Só uma dúvida, os mais entendidos me ajudem: essa citada 'perda' não estaria relacionada ao pedal atuando numa posição intermediária? No volume máximo a impedância não seria 'teoricamente' zero, para permitir que o sinal passe por inteiro, e portanto sem influência no timbre? Faz sentido para vocês?
joabi- Eterno Colaborador
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^Mesmo "no talo" ainda existe a interferencia do potenciometro.
É coisa mínima, mas existe diferença.
É coisa mínima, mas existe diferença.
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
JAZZigo escreveu: Difícil, heim, Lucas?! Nunca fiz esse teste e, se há diferença, ela é bem pequena. O inverso eu já testei, ou seja, plugar um baixo passivo em um pedal de volume de baixa impedância, tipo 25kΩ ou 50kΩ, e posso afirmar que a perda de sinal é muito significativa. Particularmente, nunca tinha ouvido falar sobre essa perda por causa do afinador, até porque a conexão dele é feita em paralelo com o pedal de volume. De qualquer forma, tenho quase certeza que a 2ª vez foi DRY, mas posso estar redondamente enganado. Vamos lá:
1ª - VOLUME
2ª - DRY
3ª - VOLUME c/ AFINADOR
JAZZigo, e esse de 25k em um baixo ativo, tem essa perda?
Penso em trocar o meu volume por um desse, mas tenho essa dúvida cruel.
____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
^
Não tem não, Davi! Os pedais de volume de baixa impedância são indicados justamente para baixos ativos e/ou após outro(s) efeito(s).
Vide: http://www.ernieball.com/products/pedals/2044/vp-jr-25k-for-use-with-active-electronics
Não tem não, Davi! Os pedais de volume de baixa impedância são indicados justamente para baixos ativos e/ou após outro(s) efeito(s).
Vide: http://www.ernieball.com/products/pedals/2044/vp-jr-25k-for-use-with-active-electronics
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Eu li a descrição de todos os pedais no site da Ernie Ball, mas vai saber, na prática pode ser diferente.
Valeu pela dica JAZZigo!
Valeu pela dica JAZZigo!
____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
JAZZigo escreveu:^
Pessoalmente, ainda prefiro um afinador convencional (não pedal), utilizando o in/out paralelo do próprio afinador. É como se o afinador não existisse!
Jazzigo explica melhor essa parte vc usa afinadores sem ser tipo pedal liga o baixo no in e o out no ampli seria isso ou nao ?
dibass- Membro
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Tem até uma empresa que faz um Mod todo complexo no Vp Jr, instalando um buffer com controle da impedância de entrada e tornando o pedal ativo. Lá eles falam da "perda" de timbre também:
What...
The PM-1 Pro Mod is a complete overhaul and upgrade that allows you to take back your tone when using the Ernie Ball Volume Pedal as well as offers the smoothest taper and solid durability upgrades. Using a dual IC buffer setup with separate input/output buffers we can now allow for your tone to pass through the pedal purely, giving independent isolated outputs via Out and Tuner. All with the smoothest feeling custom swell rate at your foot and silent tuning capability. This also means using your Tuner Out will have zero tonal consequences.
Why...
The Ernie Ball Volume Pedal is the most simplistic, yet solid and smoothest volume pedal ever created. Though, it’s shortcomings arrive with the fact that it is completely passive. The design places a 250k volume pot at your foot, which is just like wiring another paralleled pot in your guitar, and naturally causes some high end loss. This is small compared to the damage you cause your sound if you use the Tuner Out jack. The Tuner Out is wired in parallel off the Input and because of this design being passive you are splitting your impedance load in half. What that means, audibly, is a major hit in clarity, fullness, and power in your original signal... That of which you cannot get back no matter what pedal you buy.
http://www.thru-tone.com/Ernie_Ball_Mod.html
What...
The PM-1 Pro Mod is a complete overhaul and upgrade that allows you to take back your tone when using the Ernie Ball Volume Pedal as well as offers the smoothest taper and solid durability upgrades. Using a dual IC buffer setup with separate input/output buffers we can now allow for your tone to pass through the pedal purely, giving independent isolated outputs via Out and Tuner. All with the smoothest feeling custom swell rate at your foot and silent tuning capability. This also means using your Tuner Out will have zero tonal consequences.
Why...
The Ernie Ball Volume Pedal is the most simplistic, yet solid and smoothest volume pedal ever created. Though, it’s shortcomings arrive with the fact that it is completely passive. The design places a 250k volume pot at your foot, which is just like wiring another paralleled pot in your guitar, and naturally causes some high end loss. This is small compared to the damage you cause your sound if you use the Tuner Out jack. The Tuner Out is wired in parallel off the Input and because of this design being passive you are splitting your impedance load in half. What that means, audibly, is a major hit in clarity, fullness, and power in your original signal... That of which you cannot get back no matter what pedal you buy.
http://www.thru-tone.com/Ernie_Ball_Mod.html
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
No afinador convencional (não pedal), tipo TU-12, TU-15 etc., os jacks de input e output são paralelos, por onde o sinal trafega livremente, independente do afinador estar ligado ou não. Particularmente, nunca percebi qualquer interferência no sinal com esse tipo de afinador quando conectado à chain, quer esteja ligado ou não.dibass escreveu:JAZZigo escreveu:^
Pessoalmente, ainda prefiro um afinador convencional (não pedal), utilizando o in/out paralelo do próprio afinador. É como se o afinador não existisse!
Jazzigo explica melhor essa parte vc usa afinadores sem ser tipo pedal liga o baixo no in e o out no ampli seria isso ou nao ?
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: Teste Cego: Pedal de Volume Ernie Ball VP Jr. 250k
Não posso dizer nada a respeito, pois não testei, mas, pelo que entendi, essa mod é recomendada para pedais de volume de alta impedância (250k), conectados com afinador em paralelo. Eles também falam em uma perda de sinal ainda maior quando instrumentos passivos (alta impedância) são conectados diretamente nas saídas input e output de um afinador, como citei no post anterior. Verdade ou não , no meu caso, o afinador está sempre ligado depois de um preamp/equalizer.LuCaSbass escreveu:Tem até uma empresa que faz um Mod todo complexo no Vp Jr, instalando um buffer com controle da impedância de entrada e tornando o pedal ativo. Lá eles falam da "perda" de timbre também:
What...
The PM-1 Pro Mod is a complete overhaul and upgrade that allows you to take back your tone when using the Ernie Ball Volume Pedal as well as offers the smoothest taper and solid durability upgrades. Using a dual IC buffer setup with separate input/output buffers we can now allow for your tone to pass through the pedal purely, giving independent isolated outputs via Out and Tuner. All with the smoothest feeling custom swell rate at your foot and silent tuning capability. This also means using your Tuner Out will have zero tonal consequences.
Why...
The Ernie Ball Volume Pedal is the most simplistic, yet solid and smoothest volume pedal ever created. Though, it’s shortcomings arrive with the fact that it is completely passive. The design places a 250k volume pot at your foot, which is just like wiring another paralleled pot in your guitar, and naturally causes some high end loss. This is small compared to the damage you cause your sound if you use the Tuner Out jack. The Tuner Out is wired in parallel off the Input and because of this design being passive you are splitting your impedance load in half. What that means, audibly, is a major hit in clarity, fullness, and power in your original signal... That of which you cannot get back no matter what pedal you buy.
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