ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
5 participantes
Página 1 de 1
ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Rock no Rio nos anos 60 - THE BRAZILIAN BITLES
The Brazilian Bitles foi um importante grupo de Rock carioca formado em 1965, a partir do núcleo de outra banda da época, The Dangers, em que participavam o guitarrista Vitor Trucco e e o cantor e guitarrista Jorge Eduardo, Os Brazilian Bitles contavam na sua formação original com Vitor Trucco (guitarra solo e depois, baixo), Luiz Toth (bateria), Fábio Block (Baixo, depois guitarra), Jorge Eduardo De Almeida (Voz e guitarra-base) e Eliseu Da Silva Barra, o Ely Barra (cantor e teclados).
THE BRAZILIAN BITLES, tanto pelo nome como pelo repertório, o grupo é diretamente associado à Beatlemania, no período em que o quarteto de Liverpool esteve no auge. Mas a banda não se limitou apenas às influências dos Beatles, seus músicos procuraram diversificar sempre e com isso criaram um repertório variado, entre canções originais do grupo e versões roqueiras da melhor qualidade, como o sucesso "Gata (Wild Thing)", dos Troggs, “NÃO TEM JEITO”(I Can't Get No) Satisfaction The Rolling Stones, além de tantas outras raras preciosidades do melhor do rock dos anos 60.
Estrearam na boate "La Candelabre", com grande repercussão da mídia. O repertório da banda trazia de Beatles a Rolling Stones, passando por Chuck Berry, Little Richard e The Who, além das bandas garageiras americanas e inglesas ainda mais, o grupo trazia também influências do cancioneiro romântico brasileiro. Tudo isto misturado e transformado em canções próprias conquistou de forma arrebatadora a juventude brasileira dos meados dos 60.
As canções, permeadas de climas modernos, psicodélicos e garageiros, além de uma boa dose de romantismo nas baladas, causou sensação, e músicas como "Dedicado A Quem Amei", "Deixe Em Paz Meu Coração" e "Cabelos Longos, Idéias Curtas" se tornaram hits radiofônicos instantâneos.
Uma das principais características dos Brazilian Bitles era o seu grande humor e as cabeleiras dos seus integrantes. Este visual associado à juventude radiante dos seus integrantes, fez com que a banda fosse convidada a participar no cinema do filme "Rio, Verão E amor", de 1966, o primeiro filme colorido brasileiro. Em 1967 participaram do filme do diretor jb.tanko - Renato Aragão, Neide Aparecida e outros.
Números Musicais: The Brazilian Bitles, Rosemary, Bobby Di Carlo, Golden Boys, Norma Sueli.
O Empresario era Glauco Pereira, estreante também no ramo, mas cheio de idéias novas.
Ele avisou à mídia que naquela noite iria estrear uma banda que tocava Rock pesado e tinha um visual diferente, nessa época ninguém usava o cabelo comprido.
A mídia esteve presente no segundo dia de show, o palco era tipo "Caver Club", era uma sala bastante pequena, deixava o som mais pesado ainda.
Tocaram todas as músicas em inglês, e não deu outra...
No outro dia estávam nas páginas de todos os jornais, a boite começou a estar sempre cheia esperando
a hora do show, e as pessoas iam à loucura.
Fazíam também alguns Rocks tradicionais tipo "Jonnhy B Goody" ,"Long Tall Sally", "Roll Over Bethoven" etc.
Foram convidados para tocar na TV no programa "Rio Hit Parade",
tocaram a música "Help" dos Beatles, que estava no primeiro lugar da parada.
Foi uma loucura a semana inteira, todos os jornais, revista e rádios queriam fazer
entrevistas com eles, queriam saber se
éram casados, se estudávam, se os cabelos eram de verdade e as fãs garotas não os deixavam em paz (que o diga o meu amigo Jorge guitarrista da banda) etc.
Antes de gravar o primeiro disco já estavam viajando por todo o Brasil.
Na TV Excelsior do Rio, o grupo passou a apresentar o programa BBC - "Brazilian Bitles Club". O programa ia ao ar aos sábados à tarde e fez grande sucesso entre o público jovem carioca. E também se apresentavam na TV Rio no programa do grande incentivador das bandas de Rock na época Jair de Taumaturgo, muito esquecido pelo publico (hoje).
Em 1967, gravaram seu disco de estréia, "É ONDA", pelo selo Polydor, com grande sucesso. O título do álbum era moderníssimo para a época, somente as cabeças jovens mais antenadas entenderiam aquela fantástica palavra, "É Onda", palavra que traduzia todo o alucinante estilo de vida jovem dos anos 60.
No final de 67, lançaram seu segundo disco, "THE BRAZILIAN BITLES - VOL. 2" (Polydor). Neste disco, os rapazes prestam uma grande homenagem a um dos ícones do rock brasileiro dos anos 50, Albert Pavão, ao regravarem o clássico "Filhinho Do Papai", lançada como faixa de abertura do LP.
Há também que se destacar neste álbum a gravação do hit "Pára Pedro", incluindo nos arranjos da canção, instrumentos inusitados para o rock, como violas e outros instrumentos de corda.
Em 1968, é lançado o último LP da banda, "The BRAZILIAN BITLES - VOL. 3". Até 1969, The Brazilian Bitles atuou na música jovem como uma das mais inovadoras e competentes bandas brasileiras, na divulgação do rock e da jovem guarda. Eles talvez tenham sido o primeiro grupo brasileiro a associar música e humor, como faria o Ultraje A Rigor, vinte anos depois. Eventos como a famosa "Missa do Iê Iê Iê" e a participação do grupo no cinema e na televisão confirma tudo isto. Somente a versão de Rossini Pinto para o clássico "Satisfaction", dos Stones, gravada pelo grupo como "Não Tem jeito", já colocaria a banda como uma das mais importantes do rock no Brasil. Mas eles fizeram muito mais.
O Empresario era Glauco Pereira, estreante também no ramo, mas cheio de idéias novas.
Ele avisou à mídia que naquela noite iria estrear uma banda que tocava Rock pesado e tinha um visual diferente, nessa época ninguém usava o cabelo comprido.
A mídia esteve presente no segundo dia de show, o palco era tipo "Caver Club", era uma sala bastante pequena, deixava o som mais pesado ainda.
Tocaram todas as músicas em inglês, e não deu outra...
No outro dia estávam nas páginas de todos os jornais, a boite começou a estar sempre cheia esperando
a hora do show, e as pessoas iam à loucura.
Fazíam também alguns Rocks tradicionais tipo "Jonnhy B Goody" ,"Long Tall Sally", "Roll Over Bethoven" etc.
Foram convidados para tocar na TV no programa "Rio Hit Parade",
tocaram a música "Help" dos Beatles, que estava no primeiro lugar da parada.
Foi uma loucura a semana inteira, todos os jornais, revista e rádios queriam fazer
entrevistas com eles, queriam saber se
éram casados, se estudávam, se os cabelos eram de verdade e as fãs garotas não os deixavam em paz (que o diga o meu amigo Jorge guitarrista da banda) etc.
Antes de gravar o primeiro disco já estavam viajando por todo o Brasil.
“Não se poderia esperar grandes arranjos ou magnificos solos, mas a musica tinha seu propósito e cumpria bem o seu papel.”
Nos dias de hoje, uma reunião do grupo em 2006.
Amigo JORGE EDUARDO , que foi meu vizinho de 2003 – 2006, se afastou do RIO para um lugar mais tranqüilo, Jorge no microfone mandando ver, e que diariamente tinha que tocar cantar e tocar uma canção do BEATLES, pois e fanático por PAUL McCartney. Um abraço brother!!!
Uma pequena homenagem aos que começaram com este movimento !
JORGE HENRIQUE.
The Brazilian Bitles foi um importante grupo de Rock carioca formado em 1965, a partir do núcleo de outra banda da época, The Dangers, em que participavam o guitarrista Vitor Trucco e e o cantor e guitarrista Jorge Eduardo, Os Brazilian Bitles contavam na sua formação original com Vitor Trucco (guitarra solo e depois, baixo), Luiz Toth (bateria), Fábio Block (Baixo, depois guitarra), Jorge Eduardo De Almeida (Voz e guitarra-base) e Eliseu Da Silva Barra, o Ely Barra (cantor e teclados).
THE BRAZILIAN BITLES, tanto pelo nome como pelo repertório, o grupo é diretamente associado à Beatlemania, no período em que o quarteto de Liverpool esteve no auge. Mas a banda não se limitou apenas às influências dos Beatles, seus músicos procuraram diversificar sempre e com isso criaram um repertório variado, entre canções originais do grupo e versões roqueiras da melhor qualidade, como o sucesso "Gata (Wild Thing)", dos Troggs, “NÃO TEM JEITO”(I Can't Get No) Satisfaction The Rolling Stones, além de tantas outras raras preciosidades do melhor do rock dos anos 60.
Estrearam na boate "La Candelabre", com grande repercussão da mídia. O repertório da banda trazia de Beatles a Rolling Stones, passando por Chuck Berry, Little Richard e The Who, além das bandas garageiras americanas e inglesas ainda mais, o grupo trazia também influências do cancioneiro romântico brasileiro. Tudo isto misturado e transformado em canções próprias conquistou de forma arrebatadora a juventude brasileira dos meados dos 60.
As canções, permeadas de climas modernos, psicodélicos e garageiros, além de uma boa dose de romantismo nas baladas, causou sensação, e músicas como "Dedicado A Quem Amei", "Deixe Em Paz Meu Coração" e "Cabelos Longos, Idéias Curtas" se tornaram hits radiofônicos instantâneos.
Uma das principais características dos Brazilian Bitles era o seu grande humor e as cabeleiras dos seus integrantes. Este visual associado à juventude radiante dos seus integrantes, fez com que a banda fosse convidada a participar no cinema do filme "Rio, Verão E amor", de 1966, o primeiro filme colorido brasileiro. Em 1967 participaram do filme do diretor jb.tanko - Renato Aragão, Neide Aparecida e outros.
Números Musicais: The Brazilian Bitles, Rosemary, Bobby Di Carlo, Golden Boys, Norma Sueli.
O Empresario era Glauco Pereira, estreante também no ramo, mas cheio de idéias novas.
Ele avisou à mídia que naquela noite iria estrear uma banda que tocava Rock pesado e tinha um visual diferente, nessa época ninguém usava o cabelo comprido.
A mídia esteve presente no segundo dia de show, o palco era tipo "Caver Club", era uma sala bastante pequena, deixava o som mais pesado ainda.
Tocaram todas as músicas em inglês, e não deu outra...
No outro dia estávam nas páginas de todos os jornais, a boite começou a estar sempre cheia esperando
a hora do show, e as pessoas iam à loucura.
Fazíam também alguns Rocks tradicionais tipo "Jonnhy B Goody" ,"Long Tall Sally", "Roll Over Bethoven" etc.
Foram convidados para tocar na TV no programa "Rio Hit Parade",
tocaram a música "Help" dos Beatles, que estava no primeiro lugar da parada.
Foi uma loucura a semana inteira, todos os jornais, revista e rádios queriam fazer
entrevistas com eles, queriam saber se
éram casados, se estudávam, se os cabelos eram de verdade e as fãs garotas não os deixavam em paz (que o diga o meu amigo Jorge guitarrista da banda) etc.
Antes de gravar o primeiro disco já estavam viajando por todo o Brasil.
Na TV Excelsior do Rio, o grupo passou a apresentar o programa BBC - "Brazilian Bitles Club". O programa ia ao ar aos sábados à tarde e fez grande sucesso entre o público jovem carioca. E também se apresentavam na TV Rio no programa do grande incentivador das bandas de Rock na época Jair de Taumaturgo, muito esquecido pelo publico (hoje).
Em 1967, gravaram seu disco de estréia, "É ONDA", pelo selo Polydor, com grande sucesso. O título do álbum era moderníssimo para a época, somente as cabeças jovens mais antenadas entenderiam aquela fantástica palavra, "É Onda", palavra que traduzia todo o alucinante estilo de vida jovem dos anos 60.
No final de 67, lançaram seu segundo disco, "THE BRAZILIAN BITLES - VOL. 2" (Polydor). Neste disco, os rapazes prestam uma grande homenagem a um dos ícones do rock brasileiro dos anos 50, Albert Pavão, ao regravarem o clássico "Filhinho Do Papai", lançada como faixa de abertura do LP.
Há também que se destacar neste álbum a gravação do hit "Pára Pedro", incluindo nos arranjos da canção, instrumentos inusitados para o rock, como violas e outros instrumentos de corda.
Em 1968, é lançado o último LP da banda, "The BRAZILIAN BITLES - VOL. 3". Até 1969, The Brazilian Bitles atuou na música jovem como uma das mais inovadoras e competentes bandas brasileiras, na divulgação do rock e da jovem guarda. Eles talvez tenham sido o primeiro grupo brasileiro a associar música e humor, como faria o Ultraje A Rigor, vinte anos depois. Eventos como a famosa "Missa do Iê Iê Iê" e a participação do grupo no cinema e na televisão confirma tudo isto. Somente a versão de Rossini Pinto para o clássico "Satisfaction", dos Stones, gravada pelo grupo como "Não Tem jeito", já colocaria a banda como uma das mais importantes do rock no Brasil. Mas eles fizeram muito mais.
O Empresario era Glauco Pereira, estreante também no ramo, mas cheio de idéias novas.
Ele avisou à mídia que naquela noite iria estrear uma banda que tocava Rock pesado e tinha um visual diferente, nessa época ninguém usava o cabelo comprido.
A mídia esteve presente no segundo dia de show, o palco era tipo "Caver Club", era uma sala bastante pequena, deixava o som mais pesado ainda.
Tocaram todas as músicas em inglês, e não deu outra...
No outro dia estávam nas páginas de todos os jornais, a boite começou a estar sempre cheia esperando
a hora do show, e as pessoas iam à loucura.
Fazíam também alguns Rocks tradicionais tipo "Jonnhy B Goody" ,"Long Tall Sally", "Roll Over Bethoven" etc.
Foram convidados para tocar na TV no programa "Rio Hit Parade",
tocaram a música "Help" dos Beatles, que estava no primeiro lugar da parada.
Foi uma loucura a semana inteira, todos os jornais, revista e rádios queriam fazer
entrevistas com eles, queriam saber se
éram casados, se estudávam, se os cabelos eram de verdade e as fãs garotas não os deixavam em paz (que o diga o meu amigo Jorge guitarrista da banda) etc.
Antes de gravar o primeiro disco já estavam viajando por todo o Brasil.
“Não se poderia esperar grandes arranjos ou magnificos solos, mas a musica tinha seu propósito e cumpria bem o seu papel.”
Nos dias de hoje, uma reunião do grupo em 2006.
Amigo JORGE EDUARDO , que foi meu vizinho de 2003 – 2006, se afastou do RIO para um lugar mais tranqüilo, Jorge no microfone mandando ver, e que diariamente tinha que tocar cantar e tocar uma canção do BEATLES, pois e fanático por PAUL McCartney. Um abraço brother!!!
Uma pequena homenagem aos que começaram com este movimento !
JORGE HENRIQUE.
Última edição por dj jorge cafe em Sáb Abr 28, 2012 7:41 pm, editado 3 vez(es)
Re: ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Que legal este post!
Recordar é viver!!!
Recordar é viver!!!
____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Re: ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Caramba, nunca tinha ouvido falar dessa banda.
Obrigado Jorge por compartilhar.
Obrigado Jorge por compartilhar.
Re: ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Olá Jorge,
Bem legal o post. Gosto do trabalho dos músicos, e sempre fico fuçando as obscuridades do rock nacional dos anos 60, época que é minha favorita na música. Podemos aproveitar o post para trocarmos algumas dicas sonoras da época.
Bem legal o post. Gosto do trabalho dos músicos, e sempre fico fuçando as obscuridades do rock nacional dos anos 60, época que é minha favorita na música. Podemos aproveitar o post para trocarmos algumas dicas sonoras da época.
____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
- Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM
Re: ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Meus caros, obrigado pela receptividade. Tenho muito prazer em fazer estes relatos, isso para mim e mais que historia e cultura e faz parte da minha formaçao. Tenho varios post em andamento que virao a seguir nos proximos capitulos, "Rock no RIO anos 60".
Re: ROCK NO RIO ANOS 60 - As Bandas
Interessante
____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass- Membro
- Mensagens : 408
Localização : Grooveland
Tópicos semelhantes
» Pra quem nao acredita que as caixas de som de bandas de rock sao ocas...
» ROCK NO RIO ANOS 60 - "THE BUBBLES" "A BOLHA"
» Podcast pra quem curte bandas e artistas históricos do Rock
» Em São Paulo: Amantes do rock poderão conferir artigos raros de suas bandas famosas
» Os 5 + do Rock Nacional anos 70
» ROCK NO RIO ANOS 60 - "THE BUBBLES" "A BOLHA"
» Podcast pra quem curte bandas e artistas históricos do Rock
» Em São Paulo: Amantes do rock poderão conferir artigos raros de suas bandas famosas
» Os 5 + do Rock Nacional anos 70
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos