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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

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Mensagem por sandro_vie Qui Mar 17, 2011 3:23 pm

Thales_Sr
Minha dúvida é numa parte que não entendo muito que é a eletrônica. Tipo o que seria necessário para poder colocar num baixo com a configuração do jazz bass, vol, vol e tone, um pot duplo (concêntrico) onde eu controle o grave e o agudo separado?
Seria necessário a compra de um pré pra isso? Ou é possível "fazer" um sistema assim?
Eu vi aqui no jazz bass q tenho e vi que há um capacitor no tone! Daí para fazer um pot concentrico de agudo e grave separado haveria como fazer uma "combinação" de capacitores?
Se houver gostaria que me explicasse como funciona, o que fazer e etc...

Agradeço a atenção! Um abraço!

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Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 10 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 17, 2011 3:32 pm

sandro_vie escreveu:Thales_Sr
Minha dúvida é numa parte que não entendo muito que é a eletrônica. Tipo o que seria necessário para poder colocar num baixo com a configuração do jazz bass, vol, vol e tone, um pot duplo (concêntrico) onde eu controle o grave e o agudo separado?
Seria necessário a compra de um pré pra isso? Ou é possível "fazer" um sistema assim?
Eu vi aqui no jazz bass q tenho e vi que há um capacitor no tone! Daí para fazer um pot concentrico de agudo e grave separado haveria como fazer uma "combinação" de capacitores?
Se houver gostaria que me explicasse como funciona, o que fazer e etc...

Agradeço a atenção! Um abraço!
Precisaria comprar um pré pra fazer isso. O motivo é que circuito passivo não consegue dar GANHO no sinal, só CORTA. E é isso que faz o pot de tone, ele CORTA agudos.
Com isso, fazer um controle de graves só iria cortar essa frequência, nunca dar ganho. Isso tiraria peso do instrumento.

O pot concêntrico é só um pot em cima do outro, funciona como 2 pots independentes. Você pode, por exemplo, pegar os dois volumes do seu baixo e substituir por um pot concêntrico. Ou comprar um circuito com pots independentes pra grave e agudo e substituir por um pot concêntrico, pra economizar espaço. O maior trabalho é achar um pot concêntrico do valor que você quer, já que eles são mais raros.

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Mensagem por sandro_vie Qui Mar 17, 2011 3:43 pm

Thales_Sr escreveu:
Precisaria comprar um pré pra fazer isso. O motivo é que circuito passivo não consegue dar GANHO no sinal, só CORTA. E é isso que faz o pot de tone, ele CORTA agudos.
Com isso, fazer um controle de graves só iria cortar essa frequência, nunca dar ganho. Isso tiraria peso do instrumento.

O pot concêntrico é só um pot em cima do outro, funciona como 2 pots independentes. Você pode, por exemplo, pegar os dois volumes do seu baixo e substituir por um pot concêntrico. Ou comprar um circuito com pots independentes pra grave e agudo e substituir por um pot concêntrico, pra economizar espaço. O maior trabalho é achar um pot concêntrico do valor que você quer, já que eles são mais raros.

Muito obrigado pela explicação! Agr outra pergunta... mas essa a nível de curiosidade mesmo... haveria algum tutorial de "fabricação" de um pré? Tipo um passo a passo? geek

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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 17, 2011 4:21 pm

Muito obrigado pela explicação! Agr outra pergunta... mas essa a nível de curiosidade mesmo... haveria algum tutorial de "fabricação" de um pré? Tipo um passo a passo? geek
Mais ou menos.
Um pré de instrumento é, basicamente, um circuito de equalização. Isso é o "padrão". Tem vários filtros, que podem dar ganho ou atenuar uma faixa de frequências.
Porém, a complexidade desses filtros, faixa de atuação, centros de frequência, variam de cada projeto.

Um exemplo de pré simples:
http://koti.mbnet.fi/bassment/Images/BP and W/Musicman Stingray Bass Preamp Schematic.jpg


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Mensagem por malka_aff Qui Mar 17, 2011 5:38 pm

Thales, sobre o transformador baratinho, seria um transformados com uma chavezinha de seleção 220/110 ou tem algum que não faz diferença a tensão de entrada sempre vai sair a tensão desejada na saída

(se existir desse tipo, por favor me explique como funciona, por que até onde eu sei, não há como isso =D)

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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 17, 2011 5:57 pm

Thales, sobre o transformador baratinho, seria um transformados com uma chavezinha de seleção 220/110 ou tem algum que não faz diferença a tensão de entrada sempre vai sair a tensão desejada na saída
Quando eu compro, não tem a chavezinha não, só os fios, que aí você liga à chave...
Mas é isso sim, vai ter que escolher a tensão de entrada por uma chave.

Dá pra fazer uma fonte que dê os 12VAC independente da tensão de entrada, ou seja, que chaveie automaticamente, mas precisa montar um circuito por fora, não tem transformador que faça isso sozinho não.

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Mensagem por malka_aff Qui Mar 17, 2011 6:00 pm

Valeu Thales, mês que vem eu providêncio isso

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Mensagem por Baixista Qui Mar 17, 2011 10:18 pm

Thales_Sr escreveu:
Normalmente os baixos passivos usam sempre pots de igual valor, e esse é o parâmetro que mais importa. O tipo (A ou B) influi só na sensibilidade dele.
O valor do capacitor influi na atuação do pot de tone. Se você baixar o valor, o tone vai ser menos atuante. Se aumentar o valor, vai ser mais atuante. A depender do quanto você aumente, o som do seu instrumento vai ficar meio abafado mesmo com o tone todo aberto.

Eu troquei os pots do meu baixo, porém tive a impressão de que o som antes era melhor. Coloquei 3 pots logaritmicos originais da fender, no pacote vem um capacitor de .022K e eu coloquei junto. Nesse caso então eu aumentei o valor do capacitor, visto que o anterior era de 0,068K ?
Os pots podem, de alguma maneira ter influido no som, ou foi só o capacitor ? O que define se um pot é de qualidade ou não? Comprei esses fender imaginando serem de melhor material, durabilidade e fidelidade, mas será que eles diferem muito dos pots Alpha e outros?
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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 17, 2011 11:22 pm

Eu troquei os pots do meu baixo, porém tive a impressão de que o som antes era melhor. Coloquei 3 pots logaritmicos originais da fender, no pacote vem um capacitor de .022K e eu coloquei junto. Nesse caso então eu aumentei o valor do capacitor, visto que o anterior era de 0,068K ?
Os pots podem, de alguma maneira ter influido no som, ou foi só o capacitor ? O que define se um pot é de qualidade ou não? Comprei esses fender imaginando serem de melhor material, durabilidade e fidelidade, mas será que eles diferem muito dos pots Alpha e outros?

Você trocou por pots de mesmo valor? Se sim, suponho que antes você achava o som mais "aveludado"?

O que define se um pot é de qualidade é, basicamente, a durabilidade dele. Qualquer pot em perfeitas condições não vai alterar negativamente seu timbre.

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Mensagem por Baixista Qui Mar 17, 2011 11:50 pm

^ Sim mesmo valor, você acha que a substituição do capacitor de 0,068 para 0,022 é muito pequena para se perceber alguma diferença?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Mar 18, 2011 1:46 am

Baixista escreveu:^ Sim mesmo valor, você acha que a substituição do capacitor de 0,068 para 0,022 é muito pequena para se perceber alguma diferença?
Ah, você trocou de 0.068 pra 0.022? Então possivelmente seu timbre tá mais aberto... Diminuir o valor do capacitor faz o tone ficar menos atuante. Experimenta recolocar o capacitor antigo e vê se o timbre volta ao que era.

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Mensagem por IkedaTioBa Sáb Mar 19, 2011 1:01 pm

Thales, preciso de uma ajuda cara...

To querendo instalar um preamp aguilar no meu baixo mas to sem grana nenhuma pra luthier (sem falar que os que tem aqui pela região não tem mais minha confiança).

Eu tenho aqui as intruções da instalação e tal, mas ta me parecendo muito fácil, e pra evitar de dar m**** eu quero me informar antes...

o cap que eu to usando é um cabrera music man.

Edit: eu também quero tentar fazer sozinho pra aprender melhor a mexer nessas coisas... eu tenho um baita interesse nessa parte de eletronicos e tal...
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Mar 19, 2011 2:39 pm

IkedaTioBa escreveu:Thales, preciso de uma ajuda cara...

To querendo instalar um preamp aguilar no meu baixo mas to sem grana nenhuma pra luthier (sem falar que os que tem aqui pela região não tem mais minha confiança).

Eu tenho aqui as intruções da instalação e tal, mas ta me parecendo muito fácil, e pra evitar de dar m**** eu quero me informar antes...

o cap que eu to usando é um cabrera music man.

Edit: eu também quero tentar fazer sozinho pra aprender melhor a mexer nessas coisas... eu tenho um baita interesse nessa parte de eletronicos e tal...
É que não é difícil mesmo não... Só é seguir as instruções.
Só preste atenção nas cores dos fios dos captadores, pois não existe um padrão universal pra eles. Então veja o que cada fio representa pra encaixar no lugar certo.

No mais, se ligar errado, o máximo que vai acontecer é seu instrumento soar mal. Não há muito risco de queimar algo não.

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Mensagem por IkedaTioBa Sáb Mar 19, 2011 6:42 pm

hm, certo...

nas instruções não diz em quais pots eu devo ligar o aterramento, como prossigo?
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Mar 19, 2011 8:47 pm

Não sei como deve proceder com isso, eu sugiro que você pergunte pra o Guerra ou pro Bertola, que têm mais experiência com essa parte.

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Mensagem por IkedaTioBa Dom Mar 20, 2011 12:47 am

ahh beleza, valeu cara... me tirou uma preocupação enorme das costas!
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Mensagem por ct.colela Dom Mar 20, 2011 3:48 pm

^todos os pots tem que ser aterrados

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Mensagem por gobatto Seg Mar 21, 2011 10:06 am

Thales,

Um trafo desse: http://www.upsai.com.br/Imagens/PDFs/at/at.pdf, de 1050 VA, dá pra ligar um amp de 500 W sem problemas?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 21, 2011 2:03 pm

gobatto escreveu:Thales,

Um trafo desse: http://www.upsai.com.br/Imagens/PDFs/at/at.pdf, de 1050 VA, dá pra ligar um amp de 500 W sem problemas?
Tranquilamente.

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Mensagem por Baixista Seg Mar 21, 2011 8:50 pm

Thales_Sr escreveu:Ah, você trocou de 0.068 pra 0.022? Então possivelmente seu timbre tá mais aberto... Diminuir o valor do capacitor faz o tone ficar menos atuante. Experimenta recolocar o capacitor antigo e vê se o timbre volta ao que era.

Recoloquei o capacitor de volta, na verdade recoloquei tudo de volta, os pots também. Realmente o timbre estava mais aberto, gravei um "antes e depois" para registro.

Capacitor 0,022
<embed src="http://www.4shared.com/embed/546356380/d86848cc" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Capacitor 0,068
<embed src="http://www.4shared.com/embed/546356599/bc22bd9b" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Eu já utilizei esse capacitor 3 vezes, daí surgiu uma dúvida, o que aconteceria com o timbre se por algum acaso ele houvesse sido danificado nesse processo de solda e ressolda? O tone não iria funcionar? O que ocorreria?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 21, 2011 9:19 pm

É o que falei, capacitor maior (sem alterar o valor dos pots, claro) vai "fechar" mais o timbre.
Com o capacitor de 0,022 se você botar o tone no 6 você deve conseguir algo bem próximo do capacitor de 0,068 todo aberto.

Esse capacitor é cerâmico, então é difícil ser danificado pelo ferro de solda. Os eletrolíticos, por outro lado, queimam bem mais fácil. Eu só aprendi a soldar eles depois de torrar uma meia dúzia.
Quando ele queima eu não lembro bem se ele fica aberto ou fechado... Esqueci mesmo. Mas das duas uma:
- Ou o tone vira um "volume" master (caso o capacitor vire um curto);
- Ou então ele fica inoperante.

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Mensagem por Baixista Seg Mar 21, 2011 9:42 pm

^ Muito obrigado novamente Thales...up
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Mensagem por gobatto Seg Mar 21, 2011 11:20 pm

Thales_Sr escreveu:
gobatto escreveu:Thales,

Um trafo desse: http://www.upsai.com.br/Imagens/PDFs/at/at.pdf, de 1050 VA, dá pra ligar um amp de 500 W sem problemas?
Tranquilamente.

Valeu.
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Mensagem por bodhan Sex Mar 25, 2011 10:03 pm

Thales, tenho muita curiosidade em saber por que alguns circuitos ativos são alimentados com 9 volts e outros com 18 volts. Existe alguma vantagem/desvantagem entre eles, ou é só uma questão de design do circuito?
Uma vez, há muito, tem lembro de ter lido algo sobre os de 18 volts terem maior "headroom". De qualquer forma, nem sei o que significa... Obrigado, abração!
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Mensagem por Fabricio Bass boc Qui Mar 31, 2011 5:48 pm

Thales estou quebrando a cabeça veja se da para me ajudar.
Olhe essa tabelinha
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será que mudando os capacitores terei essas diferentes frequencias na ligação?
Por exemplo estou querendo os medios em 250Hz será que terei que usar os capacitores 0024uf e 112 ? É isso? Eu não entendo nada de eletrônica mas vou fazer eu mesmo a ligação pq to sem grana.
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Mensagem por Thales_Sr Qui Mar 31, 2011 5:58 pm

será que mudando os capacitores terei essas diferentes frequencias na ligação?
Não sei se exatamente essas, mas os valores de capacitores e resistores estão diretamente ligados às frequências de atuação do filtro.
Então, sim, mudando os capacitores, tem variação na atuação do controle.

Por exemplo estou querendo os medios em 250Hz será que terei que usar os capacitores 0024uf e 112 ? É isso? Eu não entendo nada de eletrônica mas vou fazer eu mesmo a ligação pq to sem grana.
Os capacitores já vieram com o circuito, certo? É que tem um bocado de valor aí que não é comercial... Você não vai achar fácil em eletrônicas.

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Mensagem por Fabricio Bass boc Qui Mar 31, 2011 6:03 pm

O circuito não chegou ainda e não sei se vai ter esses capacitores.
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Mensagem por IkedaTioBa Sex Abr 01, 2011 1:13 am

muito provavelmente não virão capacitores... comprei o circuito e veio só o circuito mesmo!
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Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Abr 01, 2011 5:01 pm

IkedaTioBa escreveu:muito provavelmente não virão capacitores... comprei o circuito e veio só o circuito mesmo!
Pode largar agora é a labuta para achar esses capacitores facepalm os potenciometros não comprei ate hoje pq não achei vai ter que ser na Bestbassgear msm aff esse Brasil nosso é f***! Mad
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Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Abr 01, 2011 5:05 pm

Thales só mais uma dúvida meu bass esta blindado com aquela tinta preta mas ta com um ruido chato, vou aproveitar que estou trocando o pre e blindar tb, tem problema blindar com cobre por cima da tinta?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 01, 2011 6:27 pm

Fabricio Bass boc escreveu:Thales só mais uma dúvida meu bass esta blindado com aquela tinta preta mas ta com um ruido chato, vou aproveitar que estou trocando o pre e blindar tb, tem problema blindar com cobre por cima da tinta?
Você tem certeza que essa tinta preta é aquela tinta condutiva? Tem instrumento que só tem as cavidades pintadas de preto pra ficar bonitinho, mas ela não é condutiva. Eu sugiro blindar com cobre.

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Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Abr 01, 2011 9:40 pm

Thales_Sr escreveu:
Você tem certeza que essa tinta preta é aquela tinta condutiva? Tem instrumento que só tem as cavidades pintadas de preto pra ficar bonitinho, mas ela não é condutiva. Eu sugiro blindar com cobre.

Sim é a condutiva por isso minha dúvida se tem problema colocar cobre por cima.
Eu não gostei dessa tinta não,tem ruído irritante no agudo o baixo é um De Oliveira.
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Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 01, 2011 10:16 pm

Sim é a condutiva por isso minha dúvida se tem problema colocar cobre por cima.
Já meteu o múltimetro nela pra comprovar, suponho..?
Enfim, pode botar sim. Esquece ela e liga o terra todo no cobre.

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Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Abr 01, 2011 11:06 pm

Valeu Thales! up
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Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Abr 04, 2011 2:33 pm

Thales estou com dificuldade para encontrar pot concentrico e achei esse aqui no ml
Ele é do vintage JB para volume e tone 500k e 250k, eu posso usar como dois volumes ?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 04, 2011 2:43 pm

Ele tem um pot que é 250k e outro que é 500k? Caramba, bem estranho.
Mas pode usar pra volume sim, se não tiver outra opção...

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Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Abr 04, 2011 2:55 pm

Thales_Sr escreveu:Ele tem um pot que é 250k e outro que é 500k? Caramba, bem estranho.
Mas pode usar pra volume sim, se não tiver outra opção...
Tb achei mt estranho olha ai é o 001-9268-000
http://www.guitarnucleus.com/gnstore/elec_pots.html
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Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 04, 2011 3:00 pm

É, bem interessante. Mas pode usar sim. Melhor que fossem os dois de um valor só, mas acho que não vai atrapalhar não.

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Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Abr 04, 2011 3:04 pm

Thales_Sr escreveu:É, bem interessante. Mas pode usar sim. Melhor que fossem os dois de um valor só, mas acho que não vai atrapalhar não.
vc acha que ligo de qualquer jeito ou o menor para a ponte ou braço por ex?
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Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 04, 2011 4:05 pm

Eu usaria o de menor resistência para o braço. Mas no final das contas, acho que não fará diferença nenhuma.

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Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Abr 04, 2011 4:26 pm

Thales_Sr escreveu:Eu usaria o de menor resistência para o braço. Mas no final das contas, acho que não fará diferença nenhuma.
Blz valeu Thales quando começar a montar te incomodo mais notme poke Valeu brother. up
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Mensagem por malka_aff Ter Abr 12, 2011 11:15 am

Thales, ainda estou na busca pelo blend simples que pode ser feito em casa Laughing

esse funciona?

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e onde posso encontrar um pot duplo desse tipo ae? de preferencia de uns 500k linear

Valeu Thales \o\

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Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 12, 2011 11:57 am

Essa ligação aí tá estranha, você usou jacks stereo, e esqueceu de ligar justamente o "tip", que é a ponta do sinal...

Sobre o pot duplo, dá pra encontrar em lojas de eletrônica, pois sons antigos usavam pots duplos pra controlar o volume (em aparelhos stereo)

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Mensagem por malka_aff Ter Abr 12, 2011 12:17 pm

O s jacks são monos ahn e olhando bem de perto, ta ligad certinho

Verde é o terra, vermelho é o sinal.

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Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 12, 2011 12:22 pm

malka_aff escreveu:O s jacks são monos ahn e olhando bem de perto, ta ligad certinho

Verde é o terra, vermelho é o sinal.
Ih, falha minha. Tá correto mesmo. Vou olhar com calma e já respondo.

EDIT:
Olhei aqui, mas esse circuito não deve funcionar não... Vamos analisar aqui...
O "andar de baixo" do pot duplo seria o mix do sinal não-processado... Todo pra direita, sinal inalterado, todo pra esquerda, aterra esse sinal.
O "andar de cima" seria o mix do sinal processado... Todo pra direita, sinal aterrado, todo pra esquerda, volume máximo pro efeito.

O problema é que esse fio vermelho escuro sempre vai ser aterrado de alguma forma, então você nunca iria ter o mix 100% limpo ou 100% processador. E no meio termo, seu circuito ainda é muito suscetível a variações na resistência do que você espetar naquele loop.

Seria mais simples fazer isso com um amplificador operacional, pra isolar os sinais.

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Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 12, 2011 12:31 pm

Acho que ligar um pot de "bypass" no loop pode funcionar... Depois eu faço um esquema.

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Mensagem por malka_aff Ter Abr 12, 2011 12:39 pm

claps

Valeu thales

Eu fiz esse circuito baseado num outro esquema que eu vi no site www.handmades.com.br

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 10 2aio87m

nesse ae ele colocava o buffer, se eu usar o buffer, já ajuda? ou não tem nada a ver??

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Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 12, 2011 1:29 pm

nesse ae ele colocava o buffer, se eu usar o buffer, já ajuda? ou não tem nada a ver??
Do jeito que tá no dele, não vai lhe servir de nada... Nesse caso aí o circuito funciona porque nada é aterrado.

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Mensagem por malka_aff Ter Abr 12, 2011 1:45 pm

vo aguardar então o esqueminha que tu comentou que ia fazer

Smile

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Mensagem por sandro_vie Sex Abr 15, 2011 9:23 am

Thales_Sr preciso de um auxilio seu!
Estou com um baixo que usa cap humbucker, tem chave para defasar. Entretanto o que estou achando estranho é que, quando ele está "humbucker" o som ta "magrinho", "fraco"! Já quando eu defaso ele ganha uma "potência".
Isso me leva a crer que algo está errado, já que se defasado ele tem potência, quando humbucker ele deveria ter ainda mais!
Daí vem a dúvida, o que poderia estar errado?! Andei lendo algumas coisas, e um me falou que pode ser problema no captador, onde ele não estaria com o norte e o sul certos... já outro amigo me falou que pode ser a ligação dos fios que está errada...

Enfim tem como vc me ajudar, ou me da uma auxilio!? Grande abraço!?

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