Duvida volume JB ano 98
+2
allexcosta
palate
6 participantes
Página 1 de 1
Duvida volume JB ano 98
Bom dia galera... tenho algumas uma duvidas sobre o volume do JB, ele é um Fender ano 98 4 cordas e comprei usado mas foi ontem pela primeira vez com ele que fui em um estudio ensaiar, eu estava tocando em cubo da Staner BX200 Dragon tocando com tudo 50% (volume, medio, grave, agudo e ganho uns 70%), é o seguinte:
- comecei a tocar só com o captador da ponte, reparei que se vc abre um pouco tipo 40 ou 50 ou 70, 80% o volume não é satisfatorio quase não aparece fica baixo demais, mas quando vc chega perto dos 100% ele dá um tiro no volume ai sim fica com muita presença, peso, ronco...
- notei que derepente quando estava tocando assim 100% deu um tipo de uma rapida ressonancia na caixa e me parece que o volume deu uma diminuida mas quando 100% continuou uma pancada..
- notei que quando abro os dois em porcentagens diferentes o volume não fica tão bom quanto abrir um só 100%
- notei que tem um ruido consideravel mas se abro os dois na mesma porcentagem some totalmente o ruido, 0%
o que será? tipo essa ressonancia? a galera estava realmente tocando alto demais... mas pode ser um defeito nos captadores? e o volume dele é assim mesmo, não é uma coisa linear?
valeu
- comecei a tocar só com o captador da ponte, reparei que se vc abre um pouco tipo 40 ou 50 ou 70, 80% o volume não é satisfatorio quase não aparece fica baixo demais, mas quando vc chega perto dos 100% ele dá um tiro no volume ai sim fica com muita presença, peso, ronco...
- notei que derepente quando estava tocando assim 100% deu um tipo de uma rapida ressonancia na caixa e me parece que o volume deu uma diminuida mas quando 100% continuou uma pancada..
- notei que quando abro os dois em porcentagens diferentes o volume não fica tão bom quanto abrir um só 100%
- notei que tem um ruido consideravel mas se abro os dois na mesma porcentagem some totalmente o ruido, 0%
o que será? tipo essa ressonancia? a galera estava realmente tocando alto demais... mas pode ser um defeito nos captadores? e o volume dele é assim mesmo, não é uma coisa linear?
valeu
palate- Membro
Re: Duvida volume JB ano 98
Fora o segundo item, o resto e bem normal.
O maximo que pode estar ocorrendo e um dos captadores fora de fase. Inverta os fios e veja se muda algo.
O maximo que pode estar ocorrendo e um dos captadores fora de fase. Inverta os fios e veja se muda algo.
opa Allex, será que essa resonancia era do volume tah no maximo e pode ser da caixa?
palate- Membro
hehehe pior que não manjo de eletronica e luthier perto da minha cidade só SP ou RJ... tem como identificar isso por uma pessoa que manja eletronica mas não seja musico?
palate- Membro
Pode ser qualquer coisa, a caixa, a sala, outro instrumento...
beleza, eu raparei que depois que dava esta rapida ressonancia o volume 100% continuava com peso tranquilo mas pra baixo acho que sofria uma pequena alteração... mas realmente Allex a guitarra por exemplo tocando perto de mim e tava em um volume absurdo de alto...
palate- Membro
com um esuqema de ligação do jazz bass um tecnico em eletronica que não seja musico consegue verificar se está fora de fase?
palate- Membro
Amigo, deixe no baixo tudo aberto 100% e seja feliz. Simples assim.
E regule suas "ressonâncias" (provavelmente microfonia) no amplificador, esse ganho em 70% tá bastante alto e assim sujeito a microfonia, abaixa o ganho.
E regule suas "ressonâncias" (provavelmente microfonia) no amplificador, esse ganho em 70% tá bastante alto e assim sujeito a microfonia, abaixa o ganho.
subgrave- Membro
valeu.... sexta voltarei ao estudio e vou diminuir o ganho sim....
palate- Membro
sobre o volume é normal esse tipo de pots no fender, ter um volume com peso perto dos 100%?
palate- Membro
Eu diria que é normal em baixo passivo no geral...
valeu Thales.... em 100% de volume tem presença... o jeito é como o subgrave falou vou ter que tocar tudo em 100% e ser feliz... pelo menos vi que não é um defeito.. pq ontem fiquei assustado por não conseguir volume com pouca abertura..... agora a ressoanacia vc também acha que pode ser do ganho que estava muito?
palate- Membro
Teria que ver, ressonância é quando o volume simplesmente dá um "pulo", mas isso acontece com uma faixa (normalmente) estreita de frequências.
o que vc sugere sendo eu leigo em eletronica e minha cidade não ter nenhum luthier verificar?....
palate- Membro
Primeiro eu preciso saber exatamente como é o problema. O allex já citou as fontes de problema: Caixa, sala, outros instrumentos...
então.... foi o seguinte... a sala do estudio é legal bem feita mas pequena... eu estava usando um apli da Staner BX200 e tudo mais ou menos 50% e o ganho na posição de duas horas (acho que uns 70%)... o cara da guitarra estava do meu lado tocando super alto com varios pedais e em uma ligação de dois cubos entre os cubos o cara do estudio colocou um equalizer... eu estava perpendicular aos cubos da guitarra mais ou menos um 1 metro...
começamos o ensaio... comecei com capt ponte aberto 50% ai percebi que o volume tava bem baixinho... aumente pra 70% e nada por fim aumentei 100% ai ficou alto e com pressão, mas como estava tudo alto e eu estava colado com a bateria que estava menos de um metro perpendicular a minha esquerda deixei o volume 100%... de repente escutei tipo uma rapida ressonancia e notei que aumentou um pouco de ruido (ruido não fino) e quando voltava o volume me parece que caiu mais um pouco... mas quando ficava no 100% continuava com peso ... notei tb que as vezes os 50% dava um volume legal ou seja volume de 50% mas derrepente éla segunda vez vinha essa ressonancia e os 50% de volume perdia volume... em duas horas de ensaio aconteceu duas vezes essa ressonancia... no capt braço nos 100% era muito coisa, muito grave notava que estavamos ensaiando em uma altura demais...
outra coisa mas ja me responderam que os volumes separados abertos em 100% da muito mais som doque misturando os dois tipo ponte 50% e braço 70%...
bom foi isso que aconteceu...
começamos o ensaio... comecei com capt ponte aberto 50% ai percebi que o volume tava bem baixinho... aumente pra 70% e nada por fim aumentei 100% ai ficou alto e com pressão, mas como estava tudo alto e eu estava colado com a bateria que estava menos de um metro perpendicular a minha esquerda deixei o volume 100%... de repente escutei tipo uma rapida ressonancia e notei que aumentou um pouco de ruido (ruido não fino) e quando voltava o volume me parece que caiu mais um pouco... mas quando ficava no 100% continuava com peso ... notei tb que as vezes os 50% dava um volume legal ou seja volume de 50% mas derrepente éla segunda vez vinha essa ressonancia e os 50% de volume perdia volume... em duas horas de ensaio aconteceu duas vezes essa ressonancia... no capt braço nos 100% era muito coisa, muito grave notava que estavamos ensaiando em uma altura demais...
outra coisa mas ja me responderam que os volumes separados abertos em 100% da muito mais som doque misturando os dois tipo ponte 50% e braço 70%...
bom foi isso que aconteceu...
palate- Membro
sugestão, tente combinar com a galera da sua banda para todos tocarem em um volume mais moderado, a qualidade de som melora e os ouvidos agradecem.
hehehe eh mesmo.. depois do ensaio ficou um zumbido estrondoso no meus ouvidos....
palate- Membro
Dica 1) Deixe o volume do baixo sempre nos 100%. Regule o volume usando o MASTER do BX-200
Dica 2) O BX-200 é bem grave, talvez você tenha que cortar um pouco dos graves nele. Sala pequena reflete muito grave, e isso dá um reforço nessa faixa de frequências. Se você não cortar volume e graves no ampli, esse reforço vai fazer tudo embolar mesmo.
Dica 3) Tenta fazer o guitarrista baixar o volume (isso é difícil!!), e tenta prestar atenção na equalização dele: Se a guitarra dele estiver com muito peso, vai embolar com o baixo. Tenta ver se consegue fazer ele cortar um pouco dos graves, essa região é sua.
As vezes o músico não está se ouvindo, percebendo o instrumento com pouca definição, e acha que a melhor solução é aumentar seu volume. Porém, isso só vai fazer aumentar a embolação, pois tem ruído demais na sala. O mais correto, normalmente, é baixar os volumes. Tocar em banda não é a mesma coisa que tocar em casa, o instrumentista tem que aprender a ouvir o próprio instrumento dentro do contexto da banda, ao invés de ter a atenção 100% no próprio som.
Dica 2) O BX-200 é bem grave, talvez você tenha que cortar um pouco dos graves nele. Sala pequena reflete muito grave, e isso dá um reforço nessa faixa de frequências. Se você não cortar volume e graves no ampli, esse reforço vai fazer tudo embolar mesmo.
Dica 3) Tenta fazer o guitarrista baixar o volume (isso é difícil!!), e tenta prestar atenção na equalização dele: Se a guitarra dele estiver com muito peso, vai embolar com o baixo. Tenta ver se consegue fazer ele cortar um pouco dos graves, essa região é sua.
As vezes o músico não está se ouvindo, percebendo o instrumento com pouca definição, e acha que a melhor solução é aumentar seu volume. Porém, isso só vai fazer aumentar a embolação, pois tem ruído demais na sala. O mais correto, normalmente, é baixar os volumes. Tocar em banda não é a mesma coisa que tocar em casa, o instrumentista tem que aprender a ouvir o próprio instrumento dentro do contexto da banda, ao invés de ter a atenção 100% no próprio som.
/\ Sábias palavras
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass- Membro
valeu Thales vou fazer isso... quanto as questões do volume (aumentar ou diminuir) pode ser o volume a causa....
mas beleza, sexta ja colocar esses conselhos em pratica....
ao seu ver, eletronicamente falando, ah alguma possibilidade do captador está com defeito?
mas beleza, sexta ja colocar esses conselhos em pratica....
ao seu ver, eletronicamente falando, ah alguma possibilidade do captador está com defeito?
palate- Membro
Não.
valeu!!! obrigado pela força....
palate- Membro