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Mensagem por Gomba Qua maio 30, 2012 4:21 pm

Pessoal, tô pra comprar um carro. Tinha em vista um Renault Logan usado, mas com essa queda do IPI e os descontos da montadora, resolvi pegar um popular 0km. Tenho algo próximo de R$20k num consórcio e acredito que possa parcelar mais R$5k. Queria algo com Ar-Condicionado e, se possível, com direção hidraulica. Preciso de um carro resistente porque andar no Rio não tá fácio.
O que vocês recomendam? Podem falar de gosto pessoal também.
Vi que na faixa de preço que eu quero, somente o Celta e Ka me oferecem o que eu quero (celta com ar e trio elétrico / Ká com ar, trio elétrico e direção).
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Mensagem por flauius Qua maio 30, 2012 4:42 pm

Sei que esta de IPI incita a comprar o carro novo... Faz parecer que usado não é negócio. Mas sinceramente, acho que comprar carro popular é furada. Melhor gastar num carro usado melhor, mais bem construído, com muito mais conforto e, principalmente, segurança.

Você não tem o cheirinho de novo, mas estará melhor servido.
Além disso, pessoal de usados estão com carros encalhados e doidos para vender (a queda num 0km gera pressão nos usados também). Você pode negociar descontos tão bons quanto os novos. Nesse valor, dá para achar Civic 2006, por exemplo.

Pouco tempo atrás saíram os testes dos carros populares pela Latin NCAP e o resultado é desastroso. Tem até um tópico sobre isso aqui no fórum... Me preocupo com isso e, minha opção foi um usado automático, airbags, abs, controle de tração, esta coisada toda...

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Mensagem por Rick Charles Qua maio 30, 2012 4:46 pm

Tem esses carros chineses que estão entrando no mercado aí agora né, alguns tem até 5 anos de garantia.
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Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 4:52 pm

Tenho uma teoria:

Em um carro zero básico você paga R$30.000,00 no carro mais R$1.200,00 de documentação sem contar o IPVA proporcional que varia conforme o estado. Tirou o carro da concessionária você perde R$ 3.200,00 ou seja o valor de um Fender usado.

Com os mesmos R$31.200,00 você pega um Corolla 2006 na mesma concessionária com documentação grátis e ipva pago, perde no maximo R$ 500,00 e tem um carro completo. Com o mesmo dinheiro você pega um Sandeiro 2010 com ar, direção, trava, som e vidros.

É uma questão de conceito, mas eu acho mais lógico o usado.

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Mensagem por subgrave Qua maio 30, 2012 5:02 pm

flauius escreveu: Mas sinceramente, acho que comprar carro popular é furada.

CG escreveu:
É uma questão de conceito, mas eu acho mais lógico o usado.

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Mensagem por NESCAU Qua maio 30, 2012 5:03 pm

Compra um Clio. É um carro bom, divertido de dirigir, tem seguro barato, tem um dos melhores índices de segurança do Euro NCap para populares e é um Renault de verdade.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 30, 2012 5:05 pm

Eu tentaria um carro usado do trio parada dura "Toyota/Honda/Nissan". É capaz te dar menos dor de cabeça que um zero popular e tem várias vantagens já mencionadas acima.

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Mensagem por flauius Qua maio 30, 2012 5:09 pm

NESCAU escreveu:Compra um Clio. É um carro bom, divertido de dirigir, tem seguro barato, tem um dos melhores índices de segurança do Euro NCap para populares e é um Renault de verdade.

Afirmando sem conhecimento, mas um índice alto na Euro NCap não significa um bom índice aqui. Quando os carros são realmente globais, tudo bem, mas há casos, principalmente nos modelos de entrada que modificam o carro para o mercado de terceiro mundo... aí já era...
Se não me engano, aconteceu isso com o March, aceitável lá... uma porcaria aqui...

allexcosta escreveu:Eu tentaria um carro usado do trio parada dura "Toyota/Honda/Nissan". É capaz te dar menos dor de cabeça que um zero popular e tem várias vantagens já mencionadas acima.

Pois é, um desses carros com 200mil km rodados é melhor que um popular com 50.

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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 5:14 pm

Sei que esta de IPI incita a comprar o carro novo... Faz parecer que usado não é negócio. Mas sinceramente, acho que comprar carro popular é furada. Melhor gastar num carro usado melhor, mais bem construído, com muito mais conforto e, principalmente, segurança.
Bom pensar em custos de manutenção, que muita gente não leva em conta na hora de comprar, mas depois se depara com consumo, preço de peças, troca de óleo, aí cai pra trás.
Celta e Ka têm custos de manutenção muito baixos. E carro 0km não dá defeito (claro, tudo tem exceções... mas garantia tá aí pra isso).

Com os mesmos R$31.200,00 você pega um Corolla 2006 na mesma concessionária com documentação grátis e ipva pago, perde no maximo R$ 500,00 e tem um carro completo. Com o mesmo dinheiro você pega um Sandeiro 2010 com ar, direção, trava, som e vidros.
Kit de embreagem do celta: 200 reais, e você só precisará trocar com uns 4 anos, se você for malvado com o carro.
Kit de embreagem do corolla: 700 reais, e um 2006 pode já precisar dessa troca bem cedo.

Carro não é só compra, não tenho dedos pra contar quanta gente se quebra nessa.
Se quer economizar, pense em um popular seminovo, ainda vai lhe dar uma folga no orçamento para qualquer imprevisto.

Carro não é investimento, é gasto grande, e constante. E quanto mais se sobe a "escadinha", mais caro fica.

Atualmente tenho um VW Polo 1.6. A mecânica é a mesma do Gol/Golf, fácil de encontrar. Mas mesmo assim, a troca de óleo dele é no mínimo 180 reais, pois só pega óleo sintético. Um Ka ou Celta, essa troca sai por 80.
Um pneu do meu carro custa no mínimo 300 reais, um pneu de popular é 100 reais. "Ah mas pneu só vai trocar lá mais pra frente...", claro, isso se você não pegar um buraco que rasgue seu pneu.

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Mensagem por afonsodecampos Qua maio 30, 2012 5:21 pm

Acho o Chinês uma roubada (ninguém conhece), o Renault também não passa muita confiança mas faria o teste-drive com CLIO, apesar do preço da revenda ser desonesta. Também arriscaria um usado, pouco rodado e de montadora de confiança, com tempo e valor no mercado. O Ka é fraquinho, fraquinho, realmente não vale à pena. O Celta é mais confiável.

De qualquer forma, nesses casos o dinheiro é o mais importante e isso você já tem, então, calma... muita calma. Escuta o maior número de pessoas possível e conversa, se possível, com quem tem ou já teve um modelo que você esteja interessado.

Cuidado com as vendedoras gatas, elas podem te deixar sem graça e comprar a primeira oferta que aparecer - ehehehehe

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Mensagem por flauius Qua maio 30, 2012 5:39 pm

Thales_Sr escreveu:
Sei que esta de IPI incita a comprar o carro novo... Faz parecer que usado não é negócio. Mas sinceramente, acho que comprar carro popular é furada. Melhor gastar num carro usado melhor, mais bem construído, com muito mais conforto e, principalmente, segurança.
Bom pensar em custos de manutenção, que muita gente não leva em conta na hora de comprar, mas depois se depara com consumo, preço de peças, troca de óleo, aí cai pra trás.
Celta e Ka têm custos de manutenção muito baixos. E carro 0km não dá defeito (claro, tudo tem exceções... mas garantia tá aí pra isso).

Com os mesmos R$31.200,00 você pega um Corolla 2006 na mesma concessionária com documentação grátis e ipva pago, perde no maximo R$ 500,00 e tem um carro completo. Com o mesmo dinheiro você pega um Sandeiro 2010 com ar, direção, trava, som e vidros.
Kit de embreagem do celta: 200 reais, e você só precisará trocar com uns 4 anos, se você for malvado com o carro.
Kit de embreagem do corolla: 700 reais, e um 2006 pode já precisar dessa troca bem cedo.

Carro não é só compra, não tenho dedos pra contar quanta gente se quebra nessa.
Se quer economizar, pense em um popular seminovo, ainda vai lhe dar uma folga no orçamento para qualquer imprevisto.

Carro não é investimento, é gasto grande, e constante. E quanto mais se sobe a "escadinha", mais caro fica.

Atualmente tenho um VW Polo 1.6. A mecânica é a mesma do Gol/Golf, fácil de encontrar. Mas mesmo assim, a troca de óleo dele é no mínimo 180 reais, pois só pega óleo sintético. Um Ka ou Celta, essa troca sai por 80.
Um pneu do meu carro custa no mínimo 300 reais, um pneu de popular é 100 reais. "Ah mas pneu só vai trocar lá mais pra frente...", claro, isso se você não pegar um buraco que rasgue seu pneu.

Ahhh sem dúvida... é um trade-off. Perde de um lado e ganha do outro.
E não se trata apenas da tiragem de peças não, mas da qualidade também. Um carro acima da escadinha, mesmo mais caro, é mais bem trabalhado, mais bem pensado e mantêm-se redondo por muito mais tempo.
Manutenção mais cara, mas menos frequente (e a preventiva dá conta do recado). Desvalorização menor, mas mais difícil de vender. Consumo maior, mas mais desempenho (e aí depende do tipo uso). Se um 0km não popular faz hoje 7km/l, com 200mil rodados continuará na mesma. Se um popular faz hoje 11km/l... 40mil depois isso já estará reduzido.

Você tem que pagar pelo conforto e segurança. Aí depende do gosto do freguês. Se vale mais dinheiro no bolso ou todos os dentes na boca.

Que não é só compra, acho que dá para entender: impostos, seguros, desvalorização. Só isso já come uns 400 reais mensais dos dois lados.
Manutenção e combustível serão variáveis dependendo do usado melhor ou popular novo (pensando em passeio, não trabalho). Mas a diferença não será assim tão gritante e é bem possível que haverá mais benefícios que prejuízos.

O bacana é isso, levantar os argumentos dos dois lados...

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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 5:50 pm

E não se trata apenas da tiragem de peças não, mas da qualidade também. Um carro acima da escadinha, mesmo mais caro, é mais bem trabalhado, mais bem pensado e mantêm-se redondo por muito mais tempo.
Poderia até ser. Mas vendo o plano de manutenção da toyota, vejo que as peças são trocadas em intervalos similares ao de outros carros, então a durabilidade é a mesma.
Além do que, estamos comparando um carro novo, com todas as peças novas, com um usado, que ninguém sabe o que esse carro passou. Além do que, por mais que tenha sido bem cuidado, pode ser que algo precise de manutenção logo após a compra. Troca de pneus, troca de correia dentada, são manutenções que muita gente deixa de fazer justamente porque vai trocar e sabe que não valoriza o carro na hora de vender. Aí, vai sobrar pra o novo dono fazer. E não são manutenções baratas, e quanto mais caro o carro, mais caras elas são.

Se um popular faz hoje 11km/l... 40mil depois isso já estará reduzido.
Meus carros têm um consumo similar durante a vida toda... Só o anterior (um Celta) que até os 3000 km era meio beberrão, depois melhorou.

Você tem que pagar pelo conforto e segurança. Aí depende do gosto do freguês. Se vale mais dinheiro no bolso ou todos os dentes na boca.
Esse é O ponto, realmente. Se fosse possível, tava todo mundo andando de Mercedes e Volvo, seria ótimo. Mas isso tem um custo, que nem todos podem/querem pagar. E se o Gomba cogitou um popular, de certo não está interessado nos custos extras que um carro de nível superior vai causar, apesar de ser óbvia a superioridade em conforto, desempenho, status, etc...

Quando eu falo isso em locais que tem gente que gosta de usados, sempre tem alguém pra falar "peguei um carro xxxyyyzzz com 4 anos de uso, passei mais 3 e nunca deu nada...", claro que pode ocorrer, mas a probabilidade de isso ocorrer com um carro usado é menor que com um novo. E tendo a certeza que no primeiro ano (tempo da garantia), pelo menos na parte dos custos, não vai ter surpresa alguma. Se a condição principal é manter o custo baixo, eu não sugiro nunca a pessoa comprar um usado no valor de um novo, justamente por causa dessas surpresas que podem ocorrer.

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Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 6:14 pm

afonsodecampos escreveu: o Renault também não passa muita confiança mas faria o teste-drive com CLIO,

Tenho um Clio que peguei com 45.000. O carro está com 71.000 hoje e nem água no reservatório eu precisei colocar, fiz as trocas de óleo e filtros normalmente. Hoje confio plenamente na Renault.

Quanto a manutanção dos Corollas e Civic, o carro foi feito para durar mais, as quebras e manutenções são menos frequentes, um popular com 80.000 Km está precisando trocar muitas peças corretivamente, com essa kilometragem um carro de um nível de Corolla e Civic está praticamente zerado.

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Mensagem por JORGERA Qua maio 30, 2012 6:19 pm

acho que um sentra nesse preco e uma otima pedida.
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Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 6:24 pm

Já ouvi muita gente falando mal dos Nissans vendidos aqui no Brasil. Não sei se procede.

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Mensagem por Gomba Qua maio 30, 2012 6:25 pm

Sou estagiário, tenho 22 anos de idade, tenho um consórcio que meus pais estão me ajudando a bancar, mas o resto é comigo, inclusive as prestações do que sobrar pra pagar. Adoraria ter algum carro do quarteto "Toyota/Honda/Nissan/Hyndai"(sou apaixonado pela Grand Livina e pelo Azera), mas eu não tenho a menor condição de bancar a manutenção de um carro desses.
Quero um popular zero pra nao esquentar nem com manutenção a curto prazo e nem com seguro caro. Seguro de um importado, mesmo que usado é no mínimo 3x o preço do de um Celta 0km pra mim que sou cliente de risco.

Eu gosto do Clio. O Latin Ncap dele é 2,5 estrelas pra sem airbag e 4 estrelas pra versão com airbag. O prob é que o seguro e a manutenção dele são mais caros que o do Ká e do Celta... Mas tem 3 anos de garantia...

O Gol G4 eu descarto por ser caro demais e esse Uno novo eu descarto por ser novo demais. Então eu fico entre Ká, Celta e Clio.


Última edição por Gomba em Qua maio 30, 2012 6:38 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 30, 2012 6:36 pm

Cote o valor do seguro deles antes que pode ajudar a decidir. Gol o seguro é muuuito alto.
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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 6:39 pm

http://www.oficinabrasil.com.br/images/stories/Comparativo_tecnico/comparativo_tecnico_abril10/09_.jpg

Essa imagem dá uma idéia do que é bancar um carro "de patrão".

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Mensagem por Eliseumohr Qua maio 30, 2012 8:42 pm

Se você pegar um carro popular novo , vai poder usar uns 3 a 4 anos sem se preocupar com oficina , só com revisão!

Se pegar um carro usado não popular , tenha em mente que a tendencia é de que você vai ir pra oficina , e carros não populares tudo é mais caro , vide a tabela que o Thales mostrou!

se você pode bancar um carro de luxo ... tranquilo , mas se não, um popular novo vai te dar mais tranquilidade , tanto no consumo quanto na manutenção , peças e isso depois de você usar o carro por uns 3 anos ao menos!

Uma indicação pessoal é um corsa classic!
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Mensagem por luiztebet Qua maio 30, 2012 9:16 pm

Gomba o Logan é um carro feio mas bem bacana e um seminovo ta dentro do seu orçamento.
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Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 9:20 pm

Thales_Sr escreveu:
Kit de embreagem do celta: 200 reais, e você só precisará trocar com uns 4 anos, se você for malvado com o carro.
Kit de embreagem do corolla: 700 reais, e um 2006 pode já precisar dessa troca bem cedo.


No Corolla em questão não tem embreagem não... É automático. Ri Muito

Falando sério, esses carros mais caros, fazendo as preventivas, raramente eles quebram. Tive um Ka e a embreagem dele era hidráulica, deu problema no atuador e começou a vazar óleo. Resultado da brincadeira, só a peça 400 contos fora a troca, recomendaram trocar a ambreagem junto, ia sair R$1.300,00 em um carro que comprei por R$11.000,00.

Conheço vários donos de Civic e Corollas, eles alegam que gastam menos com a manutenção deles do que a de um carro 1.0 no global. tem um cara no trampo que tem um Fiesta e um Civic, é um dos casos que citei, manter o Fiesta sai mais caro, segundo ele.

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Mensagem por allexcosta Qua maio 30, 2012 9:24 pm

Eu tive um Corolla 88 e um Sentra 98 e em ambos só trocava óleo e colocava gasolina. Nunca deram problema...

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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 9:33 pm

No Corolla em questão não tem embreagem não... É automático.
Se for o automático, tem a troca do óleo do câmbio, e o desgaste maior dos componentes do freio por falta do freio motor.

Falando sério, esses carros mais caros, fazendo as preventivas, raramente eles quebram.
Se o carro for seu desde o começo, acredito. Tive um popular por 5 anos e ele não deu nenhum defeito. Mas o complicado é confiar na manutenção do dono anterior, principalmente quando o orçamento não permite surpresas.

tem um cara no trampo que tem um Fiesta e um Civic, é um dos casos que citei, manter o Fiesta sai mais caro, segundo ele.
Pois é, UM cara... E isso sem saber qual dos dois é mais usado, como é usado, etc...
Só é procurar o preço das peças que se desgastam nos carros e dá pra ver que a diferença de preços quando se sai dos "populares" pra qualquer nível acima é bem grande. E o Gomba explicitou bem a situação financeira dele: Estagiário, que tá recebendo uma ajuda dos pais pra comprar o primeiro carro. Se ele pega um 0 km mais simples, não tem susto. Se compra um Corolla, Civic, usado, e esse carro dá um problema? De onde ele vai tirar os 1000, 2000, pra pagar o conserto? É complicado.

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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 9:39 pm

Ao Gomba:
Essa discussão sobre 0km mais simples ou usado mais completo é eterna, e todo mundo vai ter seus argumentos. Mas quando o custo é um fator limitante, eu recomendo fortemente ir no 0km justamente pela certeza do custo fixo, não há risco do carro dar problema que você tenha que pagar pelo conserto (exceto uma batida, mas esse é um risco comum aos dois casos).

Acredito que os 1.0 hoje em dia estão bem parelhos em equipamentos, desempenho e consumo. Vale a pena você fazer um test drive em cada um que você achar interessante, pois o que vai diferenciar é a ergonomia, desenho de painel, console, etc. Consulte também os preços de seguro, revisões, trocas de óleo...

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Mensagem por celsofaf Qua maio 30, 2012 10:01 pm

Gomba:

Você precisa do carro agora? Se não precisa, espere mais um pouco e compre à vista. Aí você se livra dos juros + tarifas + IOF do financiamento e ainda pode conseguir um desconto no preço.

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Mensagem por flauius Qua maio 30, 2012 10:10 pm

Eu sou do time dos usados equipados, mas se se decidir por um popular, porque não um usado também?

Acho que um cheiro de novo é ilusão. No dia seguinte, você já perdeu 10% do que gastou no carro. A pressão de IPI vem para os novos, mas o mercado de usados também tem que ceder também. Dá para pegar carros de 1-2 anos, pouco rodados.
Poupa-se dinheiro para eventualidades ou para o Fender que o CG mencionou.

Informação útil ou inútil, depende: banco meu carro de patrão alugando para noiva e eventos. Sou desses caras que gosta de ter as coisas mas elas tem que ter um custo benefício bom (e se as coisas que gosto renderem, melhor ainda). Poderia ter gasto a grana num zero, mas preferi um PT usado nestas condições e pelo estilão dele, dá para casar noivas. Ou seja, a tal da diferença de manutenção/consumo em relação ao popular é anulada, se não revertida, pelo dinheiro que entra de eventuais aluguéis.

Gomba escreveu:Sou estagiário, tenho 22 anos de idade, tenho um consórcio que meus pais estão me ajudando a bancar, mas o resto é comigo, inclusive as prestações do que sobrar pra pagar.

Voltando, analisando sua situação de estagiário e com grana curta, eu já nem pensava em fazer um financiamento. Colocava o teto no valor de sua carta e, até pensava em um carro mais barato ainda. Não sei se acompanha finanças e se gosta de colocar tudo na ponta do lápis, mas ter um carro vai te custar, fácil, fácil 500 reais mensais se ele tiver quitado (somando impostos, seguro, desvalorização, combustível, manutenção, estacionamento etc). Faço controle de meu carro com um aplicativo para Android e as estatísticas são assustadoras.

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Mensagem por Maurício_Expressão Qua maio 30, 2012 10:22 pm

Em 1999 comprei um Pálio zero peladinho. Sem nada de opcionais. Usei esse carro por 12 anos. Mesmo sendo popular e com peças baratas, estava dando muita manutenção (e cara) e já estava chegando nos 200.000 km.
Antes dele tive um Vectra CD zero completíssimo 1995. Com 4 anos de uso vendi pois estava dando problema no ABS que funcionava intermitentemente e o orçamento para revisar era de R$ 2.500 (mais peças). Isso em 1999 era uma fortuna!
Em 2011 comprei esse Novo Uno, com poucos opcionais. Até agora, só gasolina e óleo, além das revisões (está com 22.500 km).
Descobri que carro sempre dá despesas.
Carro novo dá menos despesas que carro velho.
Carro de luxo dá muuuuuiiiito mais despesas que carro popular.
É por isso que se compra Mercedes Bens e BMW com 6 a 8 anos de uso pelo preço de um popular zero.
Não há dúvidas que o Mercedes e BMW é muito mais carro, que um popular. Mas sua manutenção é muiiiito mais cara também.
Acho coerente para uma pessoa de recursos limitados optar por um Celta ou KA zero como forma de ter menos despesas no médio prazo.
Outra dica é usar bem pouco o carro... hehehe.

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Mensagem por Andremoura Qua maio 30, 2012 10:31 pm

Gomba, vc não cogitou um Palio nessa lista? Comprei um usado a um ano atrás como segundo carro e não me arrependo nem um pouco. Paguei 21 mil por um Palio com ar e direção, ano 2009, com 27 mil km. Agora está com 42 mil km e só passou pela revisão dos 30 mil (que custou 450 reais). Consegui esse carro entrando todo santo dia no Web Motors e procurando carros de baixa quilometragem. Fui ver o carro com meu mecânico e estava impecável. Quem usa mais esse carro é minha mulher e ela adora o carrinho!
Quanto aos outros carros, acho o Clio um excelente carro, tive dois (peguei ambos zero) e adorei, nunca deram problema. Tive um Celta tb, mas a sensação de fragilidade dele é demais pra mim, eu me sentia dirigindo um carro de brinquedo. Apesar disso, tb não ter tido problemas mecânicos sérios com ele.
O meu carro atual é um peugeot 207 sedan, comprado zero km. Não recomendo, deu um monte de problemas, vidro elétrico me deixou na mão várias vezes. Peugeot nunca mais, apesar de achar o 408 muito bonito.


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Mensagem por Andremoura Qua maio 30, 2012 10:34 pm

Me ocorreu agora uma coisa que ouvi esses dias no rádio: quando vc compra um carro mais sofisticado usado, vc pode pagar até mais barato. O problema é que se precisar de uma peça de reposição, o preço dela é o mesmo de uma para um carro zero km...

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Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 10:53 pm

Dando mais um pitaco... Carro sem ar condicionado não dá. Principalmente em SP e no Rio.

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Mensagem por Gomba Qua maio 30, 2012 11:26 pm

CG escreveu:Em um carro zero básico você paga R$30.000,00 no carro mais R$1.200,00 de documentação sem contar o IPVA proporcional que varia conforme o estado. Tirou o carro da concessionária você perde R$ 3.200,00 ou seja o valor de um Fender usado.
Isso se tornou uma preocupação minha. Emplacamento e licenciamento custa caaaaaaaaro.

allexcosta escreveu:Eu tive um Corolla 88 e um Sentra 98 e em ambos só trocava óleo e colocava gasolina. Nunca deram problema...
Meu pai tem um Verona 1995. E até ano passado só parava pra trocar oleo e botar gás. Tem aquele bizarro problema da caixa de fúsiveis, mas fazendo umas gambiarras tá bem tranquilo. Esse ano começaram a aparecer uns problemas no sistema de arrefecimento (ventoinha quebrou 1x e a agua baixando de uma forma que a gente nao sabe como, pq nao tem vazamento e nem sai fumaça no escapamento). O carro tá com 180000km rodados. Mas meu pai é um gentleman dirigindo. Meu tio tem um Accord 1998 que é um fardo. A manutenção, além de cara é impossível de fazer e ele nao encontra quem queira comprar o carro pra ele poder se desfazer dele.

Thales_Sr escreveu:Ao Gomba:
Essa discussão sobre 0km mais simples ou usado mais completo é eterna, e todo mundo vai ter seus argumentos. Mas quando o custo é um fator limitante, eu recomendo fortemente ir no 0km justamente pela certeza do custo fixo, não há risco do carro dar problema que você tenha que pagar pelo conserto (exceto uma batida, mas esse é um risco comum aos dois casos).

Acredito que os 1.0 hoje em dia estão bem parelhos em equipamentos, desempenho e consumo. Vale a pena você fazer um test drive em cada um que você achar interessante, pois o que vai diferenciar é a ergonomia, desenho de painel, console, etc. Consulte também os preços de seguro, revisões, trocas de óleo...
Anotado.

celsofaf escreveu:Gomba:
Você precisa do carro agora? Se não precisa, espere mais um pouco e compre à vista. Aí você se livra dos juros + tarifas + IOF do financiamento e ainda pode conseguir um desconto no preço.
Tô precisando pra trabalho, tanto com TI quanto com música.

flauius escreveu:Acho que um cheiro de novo é ilusão. No dia seguinte, você já perdeu 10% do que gastou no carro. A pressão de IPI vem para os novos, mas o mercado de usados também tem que ceder também. Dá para pegar carros de 1-2 anos, pouco rodados.
Tô começando a pensar seriamente nisso. Com 20k dá pra pegar um palio ou um prisma 2009 (se der sorte um 2010). Com 3k a mais pego um 2011/2012. (?)

flauius escreveu:Voltando, analisando sua situação de estagiário e com grana curta, eu já nem pensava em fazer um financiamento. Colocava o teto no valor de sua carta e, até pensava em um carro mais barato ainda. Não sei se acompanha finanças e se gosta de colocar tudo na ponta do lápis, mas ter um carro vai te custar, fácil, fácil 500 reais mensais se ele tiver quitado (somando impostos, seguro, desvalorização, combustível, manutenção, estacionamento etc). Faço controle de meu carro com um aplicativo para Android e as estatísticas são assustadoras.
Já tenho reservado R$700/mes + combustivel pro carro. Como minha mãe também vai usar nos fds pra ir pra casa da mae dela, ela vai ajudar a bancar metade dos gastos. Vou juntar todo mês numa poupança esse dinheiro só pra bancar o carro. (pagar ipva e seguro do ano seguinte, eventuais manutenções e sinistros).

Andremoura escreveu:Gomba, vc não cogitou um Palio nessa lista?
0km ele forge do meu orçamento. Usado eu nao sei se pegaria um Celta, Ká ou Classic pela singeleza de acabamento e conforto.

Andremoura escreveu:Quanto aos outros carros, acho o Clio um excelente carro, tive dois (peguei ambos zero) e adorei, nunca deram problema. Tive um Celta tb, mas a sensação de fragilidade dele é demais pra mim, eu me sentia dirigindo um carro de brinquedo. Apesar disso, tb não ter tido problemas mecânicos sérios com ele.
Gosto muito do Clio, mas fico com um pé atrás pela Renault nao ser tão consagrada quando GM, Fiat e afins no Brasil.

Andremoura escreveu:O meu carro atual é um peugeot 207 sedan, comprado zero km. Não recomendo, deu um monte de problemas, vidro elétrico me deixou na mão várias vezes. Peugeot nunca mais, apesar de achar o 408 muito bonito.
Peugeot pra mim só o 406. Sou apaixonado por esse carro.

CG escreveu:Dando mais um pitaco... Carro sem ar condicionado não dá. Principalmente em SP e no Rio.
Isso é um fato. Se possível quero ar, direção, vidro e trava.


Galera, fico muito agradecido pela dedicação de vocês aqui nese tópico. Estão me ajudando pra caramba!
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Mensagem por Thales_Sr Qua maio 30, 2012 11:35 pm

Tô começando a pensar seriamente nisso. Com 20k dá pra pegar um palio ou um prisma 2009 (se der sorte um 2010). Com 3k a mais pego um 2011/2012. (?)
Essa é uma opção também. Compra mais barato, diminui custos. Se ele não der problema, vai ter uma reserva de dinheiro boa. Se der algum problema eventual, essa diferença de valores deve ser suficiente pra bancar o conserto.

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Mensagem por Sonikado Qua maio 30, 2012 11:37 pm

Gosto muito do Clio, mas fico com um pé atrás pela Renault nao ser tão consagrada quando GM, Fiat e afins no Brasil.
Consagração e fama de marcas, no mundo automotivo (especialmente no Brasil) é tipo Fender e Squier. Tem muito Fender ruim rodando por ae, e Squiers excelentes mas que ninguém dá fé.

Um Civic 99 pode ser um carrinho legal, a manutenção não é bruta, e o carro é confortável, razoavelmente potente (e economico) além de duradouro.
Saiba bem que carro flex é gastão, e se ele resolver grilar tu pode perder o motor se não der uma solução (ou apelar pro álcool). Se possível, faça o possível para pegar um carro monocombustível.

Os populares fabricados hoje estão vindo com uns erros que dá dó. Eu não compro 0km. E isso porque nem tenho idade pra comprar carro. É ilusão.

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Mensagem por jgs Qua maio 30, 2012 11:43 pm

nunca se esqueçam que hoje em dia carro 0km também dá problema.

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Mensagem por flauius Qua maio 30, 2012 11:58 pm

Gomba escreveu:
flauius escreveu:Acho que um cheiro de novo é ilusão. No dia seguinte, você já perdeu 10% do que gastou no carro. A pressão de IPI vem para os novos, mas o mercado de usados também tem que ceder também. Dá para pegar carros de 1-2 anos, pouco rodados.
Tô começando a pensar seriamente nisso. Com 20k dá pra pegar um palio ou um prisma 2009 (se der sorte um 2010). Com 3k a mais pego um 2011/2012. (?)

flauius escreveu:Voltando, analisando sua situação de estagiário e com grana curta, eu já nem pensava em fazer um financiamento. Colocava o teto no valor de sua carta e, até pensava em um carro mais barato ainda. Não sei se acompanha finanças e se gosta de colocar tudo na ponta do lápis, mas ter um carro vai te custar, fácil, fácil 500 reais mensais se ele tiver quitado (somando impostos, seguro, desvalorização, combustível, manutenção, estacionamento etc). Faço controle de meu carro com um aplicativo para Android e as estatísticas são assustadoras.
Já tenho reservado R$700/mes + combustivel pro carro. Como minha mãe também vai usar nos fds pra ir pra casa da mae dela, ela vai ajudar a bancar metade dos gastos. Vou juntar todo mês numa poupança esse dinheiro só pra bancar o carro. (pagar ipva e seguro do ano seguinte, eventuais manutenções e sinistros).

Acho que ficar sem dívidas deveria ser sua primeira opção. 3 mil reais é muito dinheiro para pouca diferença. É claro que terá que garimpar um pouco mais, mas valerá a pena.
OS caras de usados estão na forca para vender carros, conseguirá bons preços. O primeiro pensamento da turma é "tem desconto", mas ninguém faz as contas para ver o quanto um carro quitado, mesmo que mais usado é o melhor negócio.

Carro particular não é investimento, como o pessoal pensa, então quem ir devagar e pesar muito bem os prós e contras, colocar mesmo no papel e lembrar de tudo que pode ser gasto, porque até a conta de água irá aumentar na sua casa.
Já pensou quanto renderiam 700 reais por mês aplicados na poupança mesmo?

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Mensagem por flauius Qui maio 31, 2012 12:39 am

E é bom lembrar de uma coisa...:
Em breve a frota sairá de fábrica com airbag e abs. Isso vai gerar uma nova procura pelos novos modelos, mais seguros, e maior desvalorização dos usados secos.

Quem comprar um popular 0km agora, vai perder ainda mais dinheiro daqui dois anos.
Essa de IPI pode até ser manobra para esvaziar pátio já que eles tem porcentagens a cumprir até a regra entrar em vigor com 100%.

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Mensagem por Thales_Sr Qui maio 31, 2012 8:10 am

nunca se esqueçam que hoje em dia carro 0km também dá problema.
Hoje em dia só não: Sempre deu. A diferença é que agora tem internet, e um dono insatisfeito pode ser lido por milhares de pessoas. Mas a garantia tá aí pra isso.

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Mensagem por Pedroswaldo Qui maio 31, 2012 9:29 am

Agora, vou dar uma idéia diferente.

Quando eu fui comprar meu carro (financiado), tava pensando num popular, mas com direção e ar no mínimo.

Estava quase fechando num CELTA, quando percebi que a taxa de juros do financiamento era maior e o valor final (e por consequencia das parcelas) seria o mesmo de um CORSA premium (que já vem com ar, direção, trava, e mais umas frescurinhas) além de um motor 1.4 de 97 cv.

Este é um carrinho muito bacana, de pouca manutenção (e barata) e um pouco mais confortável que os pops.

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Mensagem por Edu Fettermann Qui maio 31, 2012 9:52 am

Eu compraria um carro usado, mas com pouco tempo de uso (tipo 2010 pra cá). Já deu aquela desvalorizada normal, deu aquela "amaciada" e ainda está relativamente novo. Com esses 25 conto que você falou, Gomba, dá pra comprar um Palio 2010 com ar e direção. Eu vou comprar um Palio desse modelo (2010 ou 2011) até agosto.
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Mensagem por gobatto Qui maio 31, 2012 11:21 am

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Mensagem por afonsodecampos Qui maio 31, 2012 11:50 am

Com 20 anos ganhei um Fusca 83 de meus pais, era um valente e só parava por falta de gasolina. Naquela época inguém comprava carro pensando "vender" em três anos. Essa "longevidade" foi extinta, que pena. É duro entender que hoje compramos carros caros, instáveis e com prazo de validde quase vencido.

Por enquanto meu voto é no CLIO e no CELTA.

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Mensagem por GilliamGatto Qui maio 31, 2012 12:14 pm

Eu iria de Ford KA sem pensar duas vezes, eu tenho um faz 3 anos e nunca tive problemas, as duas revisões da garantia são mais caras, mas depois cai muito o preço, vale a pena, e sem contar que o carro na rodovia e muito firme e anda muito.


E ao contrario meu irmão tem um Celta e ta loco para troca-lo só dor de cabeça desde que comprou.
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Mensagem por Eliezer (Zé) Qui maio 31, 2012 12:19 pm

Gomba, sou mais um a te sugerir um Corsa Classic.
A mecânica é a mesma do Celta (confiável e barata) e você ganha um porta-malas maior (pra músico que anda com equipamento pra cima e pra baixo faz uma diferença extrema), além de um acabamento melhorzinho (apesar de que foi bem piorado com o passar dos anos. Tenho um Corsa Sedan Millenium 2002 e o acabamento é anos-luz superior a qualquer Classic atual...)
Enfim, recomendo por experiência própria, pois tenho um aqui.
Manutenção barata, porta-malas bom,seguro barato são vantagens dele. Entretanto, em termos de segurança realmente deixa a desejar, como qualquer popular... mas a segurança mais importante ainda é a atitude ao volante, não?
Se não curtir o Classic, recomendo o Logan também.
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Mensagem por Gomba Qui maio 31, 2012 12:29 pm

Sonikado escreveu:Um Civic 99 pode ser um carrinho legal, a manutenção não é bruta, e o carro é confortável, razoavelmente potente (e economico) além de duradouro.
Saiba bem que carro flex é gastão, e se ele resolver grilar tu pode perder o motor se não der uma solução (ou apelar pro álcool). Se possível, faça o possível para pegar um carro monocombustível.
A carta de crédito que eu tenho compra um Civic 2003... confesso que fico muito tentado a pegar um. É muito mais confortável e seguro que um popular nacional, mas ainda assim, tenho aquele medo quanto a peças e tudo o mais.

flauius escreveu:Acho que ficar sem dívidas deveria ser sua primeira opção.
Já pensou quanto renderiam 700 reais por mês aplicados na poupança mesmo?
Mas os 700 reais / mes irão pra poupança. Só tiraria eles de lá no ano seguinte ou se precisasse fazer alguma manutenção.

flauius escreveu:Em breve a frota sairá de fábrica com airbag e abs. Isso vai gerar uma nova procura pelos novos modelos, mais seguros, e maior desvalorização dos usados secos.
Desde quando o brasileiro comum se preocupa com segurança?

Pedroswaldo escreveu:Quando eu fui comprar meu carro (financiado), tava pensando num popular, mas com direção e ar no mínimo.
Estava quase fechando num CELTA, quando percebi que a taxa de juros do financiamento era maior e o valor final (e por consequencia das parcelas) seria o mesmo de um CORSA premium (que já vem com ar, direção, trava, e mais umas frescurinhas) além de um motor 1.4 de 97 cv.
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Edu Fettermann escreveu:Eu compraria um carro usado, mas com pouco tempo de uso (tipo 2010 pra cá). Já deu aquela desvalorizada normal, deu aquela "amaciada" e ainda está relativamente novo. Com esses 25 conto que você falou, Gomba, dá pra comprar um Palio 2010 com ar e direção. Eu vou comprar um Palio desse modelo (2010 ou 2011) até agosto.
Eu não tenho exatamente 25k. Tenho 20000 numa carta de crédito. Financiaria os 5k pra pegar um zero. Se for usado, eu gastaria só a carta de crédito mesmo.
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Mensagem por lcs. Qui maio 31, 2012 1:21 pm

A gente aqui em casa tem um Ka 2007. Não tenho reclamação nenhuma, é um ótimo carro, posso garantir.

Uma opinião: o nosso não tem nem direção hidráulica, mas acho que ele é tão leve que eu sinceramente não me incomodo quando vou manobrar. Também não tem ar condicionado, porque "mataria" o motor 1.0 do bichinho. Eu reclamava muito do "ar condicionado natural" (leia-se: a única ventilação são as janelas escancaradas), mas eu me acostumei, e não demorou tanto tempo assim... mesmo assim, o motor dele é bom, melhor do que os outros 1.0 que dirigi (um Palio e um Celta), e acredito que aguentaria o ar, se você não tiver pé firme e não abusar muito do motor. Você pode economizar um dinheiro se optar por um carro sem esses acessórios...

Temos um Civic 2002 também. Ótimo carro, digo, excelente mesmo! O serviço da Honda é sempre considerado dentre os melhores (é só ver as pesquisas de satisfação dos clientes, em qualquer revista de carros). E dá muito pouco problema. Mas, apesar de dar menos problemas, no geral é mais caro mantê-lo do que um popular.

Não sei se com esse dinheiro seu dá pra comprar um carro novo. Um usado é uma boa pedida. Para o que você precisa, o Ka vai cair que nem uma luva. As vezes a gente acaba pensando que precisa de mais, mas na verdade não é tanto assim!
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Mensagem por Sonikado Qui maio 31, 2012 2:43 pm

A carta de crédito que eu tenho compra um Civic 2003... confesso que fico muito tentado a pegar um. É muito mais confortável e seguro que um popular nacional, mas ainda assim, tenho aquele medo quanto a peças e tudo o mais.
Eu ainda voto no 99, acho mais bonitos, e dá pra pegar um mais completo ainda.

Obviamente o preço de manutenção é maior, mas é um carro feito pra durar, perto de um popular atual acho que o gasto consegue ser menor, dependendo (obviamente) da situação.

Sabes que com esse preço até Subaru Impreza/Legacy dá pra pegar, né?
Só que a manutenção desses acaba com o negócio. (se bem que os subarus são Fuscas em termos de resistencia, pelo que pesquisei, com 700 mensais guardados dá pra manter tranquilo...)

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Mensagem por allexcosta Qui maio 31, 2012 3:05 pm

Estou com um KA 2007 sem direção ou ar.

Anda 10x mais que o novo Uno, que dirigi dia desses, mas a direção do meu é MUITO, mas MUITO pesada. Uma mulher ou um homem mais fraco não manobra o carro.

Fora isso, sem problemas.

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Mensagem por subgrave Qui maio 31, 2012 3:37 pm

lcs. escreveu:A gente aqui em casa tem um Ka 2007. Não tenho reclamação nenhuma, é um ótimo carro, posso garantir.
Uma opinião: o nosso não tem nem direção hidráulica, mas acho que ele é tão leve que eu sinceramente não me incomodo quando vou manobrar.

allexcosta escreveu:Estou com um KA 2007 sem direção ou ar.
Anda 10x mais que o novo Uno, que dirigi dia desses, mas a direção do meu é MUITO, mas MUITO pesada. Uma mulher ou um homem mais fraco não manobra o carro.

scratch O KA de alguém aí deve estar com problema!

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Mensagem por Eliezer (Zé) Qui maio 31, 2012 5:14 pm

Gomba, talvez esse link possa te ajudar:
http://bestcars.uol.com.br/testleit-relatos.htm
Aqui estão os relatos de proprietários de automóveis de carros de diversas marcas, incluindo os que você está considerando. Se tiver tempo, dá uma lida... pode ser de grande ajuda para decidir essa questão. Fora que carro também é que nem instrumento: é bom dar uma "testada" (no caso, dirigir) antes pra ver se agrada... coisas como ergonomia dos comandos, posição de dirigir, conforto, bancos, etc.
As opiniões desse link podem dar uma ideia geral...
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Mensagem por AlbertoBass Qui maio 31, 2012 6:25 pm

Tenho um Ford KA 2003, e dei muita sorte (comprei na mão da minha irmã, ela comprou zero e só rodou 30.000) e estou pasmo com o carro. Anda muito e achei um carro confortável. Mas várias pessoas me alertaram que carro da Ford é sorte. Tem uns que nunca estragam e outros... Meu cunhado tinha um EcoSport e em 2 anos ele quebrou a barra de direção 4 vezes. Um amigo meu comprou um Ford Ka Modelo novo e disse que quando chove entra muita aguá dentro do carro. Tenho um amigo que tem um Focus e em 3 meses o carro foi várias vezes para oficina.

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