Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parece loucura, mas...

+6
Vlad
silvanoandrade
JORGERA
Fabio Motta
allexcosta
bassfuria
10 participantes

Ir para baixo

Parece loucura, mas... Empty Parece loucura, mas...

Mensagem por bassfuria Sáb 9 Jun 2012 - 15:54

Gostaria da ajuda e experiência de cada um que se dispor a ler esse tópico...

Seria possível viver de música como contra-baixista após 1 ano estudando sério de 6 à 10 horas diárias...?!?

Algumas coisas que devem ser levadas em conta antes de responderem essa pergunta...

1) O baixista em questão já toca à alguns anos, mas por hobby;

2) Financeiramente poderia se manter por mais de 1 ano, usando esse tempo exclusivamente pra estudo, sem distrações, sem vida pessoal;

3) No caso da "profissionalização", durante esse tempo poderia investir em qualquer equipamento que fosse necessário para tal; (vários baixos, amplificadores, caixas, etc...)

4) Pode parecer loucura, mas... Very Happy

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Parece loucura, mas... Empty Re: Parece loucura, mas...

Mensagem por allexcosta Sáb 9 Jun 2012 - 16:06

Ninguém pode responder a essas perguntas.

Ter sucesso como músico profissional involve muito mais que tocar bem.

1 ano de estudos tem efeitos diferentes em diferentes pessoas.

Tudo depende do mercado local, contatos, profissionalismo com horários e coisas do gênero.

O mais recomendável talvez fosse continuar com suas atividades normais e tentar encaixar essas 6 horas no seu dia.

Equipamento é muito simples e normalmente um baixo só e um combo resolvem. Há vários tópicos sobre o assunto. Um carro faz uma diferença boa.

Administrador

Mensagem por Fabio Motta Sáb 9 Jun 2012 - 16:18

Depende de uma série de fatores. Nem todo mundo tem o mesmo talento, potencial e sorte.
Não existe regra para dar certo. Vida de músico é diferente, bem diferente de outras profissões, você não vai deixar o currículo em uma empresa e ser chamado, tem que tocar bastante por aí, pegar rodagem, trabalhar a questão do marketing pessoal e não poderá ter preconceito com nenhum estilo musical.
Ter um bom set de equipamentos é imprescindível também.
Os ítens 2 e 3 citados por você, só você mesmo pode responder. Cada um sabe onde ser próprio calo ($$$) aperta...

Membro

Mensagem por bassfuria Sáb 9 Jun 2012 - 16:22

allexcosta escreveu:Ninguém pode responder a essas perguntas.

Ter sucesso como músico profissional involve muito mais que tocar bem.

1 ano de estudos tem efeitos diferentes em diferentes pessoas.

Tudo depende do mercado local, contatos, profissionalismo com horários e coisas do gênero.

O mais recomendável talvez fosse continuar com suas atividades normais e tentar encaixar essas 6 horas no seu dia.

Equipamento é muito simples e normalmente um baixo só e um combo resolvem. Há vários tópicos sobre o assunto. Um carro faz uma diferença boa.

Abusando um pouco da sua "Experiência", não só envolvendo você pessoalmente, mas exemplos de músicos que conheceu no meio da sua "caminhada", a probabilidade de dar certo é maior do que dar errado, ou seria indiferente...?!?

O problema das minhas atividades normais é que elas arrebentam com meu tempo, e francamente estou cansado delas, e estou seriamente determinado a arriscar, por mais que isso me custe (tempo + dinheiro)...

Mas não antes de contar com a experiência e conselhos de pessoas que estão nessa estrada à mais tempo...

Membro

Mensagem por JORGERA Sáb 9 Jun 2012 - 16:39

leve em considerao, o que vc quer com " viver de Musica ".

somnete pagar as contas ?
ter uma perspectiva de guardar algum $$ ?
um calculo basico, dos seus gastos mensais, e levando em consideracao a quantidade de gigs que vc vai ter que tocar e quanto cada gig teria que pagar.
vc tem algum dinheiro salvo para possiveis emergencias ?
vc e casado tem filhos ?
esta realmente preparado, para tudo, para o que der e vier, ter que tocar o que vier, onde for ? ter que comer o que tiver , dormir em onibus, poucas horas de sono e muitas de trabalho, estudos + ensaios + gigs.
sempre falo a mesma coisa para a galera que me pegunta isso, toca mais quem encomoda menos, o cara que for pau para toda obra que nao for mais um problema, para a producao, dono da banda, o que quer que seja, e faz seu papel na Banda, tem mais possibilidades do que um cara que toca muito e encomoda muito mais.

JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb 9 Jun 2012 - 16:47

bassfuria escreveu:Abusando um pouco da sua "Experiência", não só envolvendo você pessoalmente, mas exemplos de músicos que conheceu no meio da sua "caminhada", a probabilidade de dar certo é maior do que dar errado, ou seria indiferente...?!?

A probabilidade maior sem dúvida é de dar errado.
De cada 10 músicos profissionais que conheci, talvez um conseguisse viver decentemente de música. A maioria vive num perrengue danado.
O caso é que tem muito músico bom por aí. Muito mesmo... Você estuda 10 anos e se acha o bam-bam-bam, aparece um menino de 12 anos tocando mais que você. Isso acontece todo dia.

Se está decidido a tentar recomendo:

- Esteja pronto pra tudo.
- Se especialize em pegar música rápido e chegar pra o ensaio sabendo o repertório decorado.
- Não reclame de nada e fale pouco.
- Viva no meio de músicos que tocam em gigs que você quer estar. Faça amizade, puxe o saco, pague a cerveja, faça churrasco e chame os caras, sei lá... Quando pintar uma brecha em uma gig boa, os caras vão lembrar de alguém que eles vêem todo dia e não daquele carinha que conheceram ano passado e que toca legal...
- Leia cifras com desenvoltura.

Administrador

Mensagem por silvanoandrade Sáb 9 Jun 2012 - 17:59

eu acho meio loucura mesmo ... jamais que eu conseguiria em 1 ano o que venho tentando a 14.

- toquei inumeras vezes pra ganhar nada
- vendi absurdos de ingressos em santos para tocar 20 minutos e geralmente pra 15 a 20 pessoas.
- o que o pessoal falou acima é tudo e mais um pouco
- tem muita gente invejosa no meio
- muita gente que tocará muito menos que você e terá gigs melhores
- muitas vezes Deus coloca todas essas dificuldades pra ver o que você quer.

e o mais importante IMHO.

o ganha pão do músico são as aulas ... viver só de gig que pode ou não aparecer é loucura, portanto o estudo é fundamental tanto para desempenhar seu papel melhor em gigs quanto atrair mais pessoas que queiram aprender o instrumento com você.

Toque com todo o seu coração, viva intensamente todas as gigs.. mesmo aquela onde tenha você o bêbado e o cachorro, acima de tudo faça sua arte que se tu realmente tem fé e dedicação você será visto.

fora isso boa sorte pois você esta escolhendo uma das profissões mais dificeis que existe e bem vindo a esse ninho de cobras, loucos, invejosos porém de muita gente bacana e de um sentimento único que é a arte da música.

ps. e desencana desse papo de "sem vida social" isso nunca deve existir ... é preciso viver sua vida... o dia tem 24 horas e eu me organizo da seguinte maneira.

durante a semana

acordo das 9, tomo um café e vou estudar ...
paro para o almoço descanso por 1 hora e depois volto a estudar (agora que estou fazendo um cronograma de estudos para melhor aproveitar o tempo)
geralmente tenho cerca de 3 alunos por dia .. e no intervalo entre eles continuo estudando.

deu 18:00 desligo tudo e vou curtir minha esposa que chegou do trabalho também ... ajudo ela em casa no que precisar e tento ao máximo me desligar um pouco do meu dia de trabalho.

Membro

Mensagem por Vlad Seg 18 Jun 2012 - 19:22

Pode parecer loucura, mas... tudo depende; e depende de um monte de coisa...

Minha dica é: tente

Membro

http://instagram.com/vladcarvalho

Mensagem por flauius Seg 18 Jun 2012 - 21:14

Cara, outro dia estava conversando isso com meu professor e ele deu um exemplo bacana.

Como um ex aluno dele, eu não tenho compromisso nenhum para viver de música, estudo porque gosto, uso baixo para desestressar. Mantenho com meu emprego atual e não preciso de música para me sustentar. Isso é interessante porque posso desenvolver sem me preocupar com a gig de amanhã e só treinar para ela.
Dois anos estudando e o rapaz acabou tendo o contrabaixo como profissão, mas isso aconteceu naturalmente, sem ter pressão nenhuma e mantendo a atividade profissional regular.

Eu recomendaria o mesmo: mantenha sua atividade atual, estude com prazer, sem obrigação. Nada garante que suas oito horas diárias de dedicação serão tão eficazes quanto apenas duas.
Mesmo que consiga, em um ano, algum emprego de contrabaixista, isso pode até reduzir seu tempo de estudar e desenvolver, porque vai ter que se preocupar com os compromissos musicais.

flauius
Membro

http://8abaixo.com/

Mensagem por Fernando Zadá Ter 19 Jun 2012 - 7:16

E se for estudar não estude só baixo. Tenha em mente ser um músico e não apenas um contrabaixista.
E se possível pratique alguma atividade física que ficar muito tempo sentado estudando não é bacana.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por bassfuria Ter 19 Jun 2012 - 7:41

Vlad escreveu:Pode parecer loucura, mas... tudo depende; e depende de um monte de coisa...

Minha dica é: tente
Vou por esse caminho mesmo, mas com uma convicção única... "Vai dar certo...!!!"

flauius escreveu:Cara, outro dia estava conversando isso com meu professor e ele deu um exemplo bacana.

Como um ex aluno dele, eu não tenho compromisso nenhum para viver de música, estudo porque gosto, uso baixo para desestressar. Mantenho com meu emprego atual e não preciso de música para me sustentar. Isso é interessante porque posso desenvolver sem me preocupar com a gig de amanhã e só treinar para ela.
Dois anos estudando e o rapaz acabou tendo o contrabaixo como profissão, mas isso aconteceu naturalmente, sem ter pressão nenhuma e mantendo a atividade profissional regular.

Eu recomendaria o mesmo: mantenha sua atividade atual, estude com prazer, sem obrigação. Nada garante que suas oito horas diárias de dedicação serão tão eficazes quanto apenas duas.
Mesmo que consiga, em um ano, algum emprego de contrabaixista, isso pode até reduzir seu tempo de estudar e desenvolver, porque vai ter que se preocupar com os compromissos musicais.
Esse realmente seria o melhor caminho, mas minha atividade profissional me toma muito tempo, e tem me gerado muita frustração, resumindo, "não estou satisfeito com a forma que vivo"... Sabe o tipo de profissão que você trabalha, trabalha e trabalha, e até ganha bem, mas não sobra tempo pra ser realmente "feliz"...?!? É bem por aí...

Fernando Zadá escreveu:E se for estudar não estude só baixo. Tenha em mente ser um músico e não apenas um contrabaixista.
E se possível pratique alguma atividade física que ficar muito tempo sentado estudando não é bacana.
Toco violão, e já tirei 2 a 3 horas por dia pra estudar teclado junto com teoria musical, e sobre a atividade física, tá devagar, mas pretendo começar com caminhadas pela manhã, já que tenho costume de acordar às 06:00hs da matina pra levar minha filha na escola, que é perto, então já vou emendar começando com pequenas caminhadas...

Bom... Não há dúvidas que esse é o melhor forum de contra-baixo do Brasil, se não um dos melhores do mundo, a galera que postou aqui é muito "gente boa" e noto que realmente querem ajudar, espero durante essa nova caminhada separar um tempo durante o dia, provavelmente nos horários logo após as refeições, para estar contribuindo mais e ajudando da melhor forma possível.

Obrigado à todos, e claro que novas opiniões serão sempre bem vindas...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagem por Cayo Castro Ter 19 Jun 2012 - 8:34

Acho que todo músico já ponderou isso. O que passou na minha mente foi que: eu não sou feliz sem tocar mas também não vou ser feliz sendo músico profissional, andando de ônibus e sem grana pra dar segurança pra minha família.
Por isso, vou levando a música a sério. Mas agora to me empenhando mais em trabalho e principalmente em estudo. Se o sucesso na música vir, vou me sentir realizado. Mas se não, me contento em tocar meus projetos.

Última edição por Cayo Castro em Ter 19 Jun 2012 - 9:49, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por Licas Ter 19 Jun 2012 - 8:57

Cayo Castro escreveu:Aco que todo músico já ponderou isso. O que passou na minha mente foi que: eu não sou feliz sem tocar mas também não vou ser feliz sendo músico profissional, andando de ônibus e sem grana pra dar segurança pra minha família.
Por isso, vou levando a música a sério. Mas agora to me empenhando mais em trabalho e principalmente em estudo. Se o sucesso na música vim, vou me sentir realizado. Mas se não, me contento em tocar meus projetos.

Falou tudo Cayo!
Licas
Licas
Membro

Mensagem por flauius Ter 19 Jun 2012 - 9:31

bassfuria escreveu:Esse realmente seria o melhor caminho, mas minha atividade profissional me toma muito tempo, e tem me gerado muita frustração, resumindo, "não estou satisfeito com a forma que vivo"... Sabe o tipo de profissão que você trabalha, trabalha e trabalha, e até ganha bem, mas não sobra tempo pra ser realmente "feliz"...?!? É bem por aí...

Bom, você sabe o que acontece quando você tira e não põe... a reserva vai acabar alguma hora e vai perder a gordura para emergencias.
Nesse caso, onde a atividade atual está insuportável, investiria em outra em que dê para compatibilizar as coisas e que você tenha uma alternativa caso viver de música não dê certo.
Pelo que vi, tem uma filinha para cuidar e, bom, acho que não pode assumir tantos riscos assim...

flauius
Membro

http://8abaixo.com/

Mensagem por Cayo Castro Ter 19 Jun 2012 - 10:10

Eu acho que a galera "sonha" demais. Tipo: "Agora parou, vou ser profissional de música". Infelizmente ou não, as coisas não acontecem assim. As bandas não são formadas por amigos de infância, aquela música autoral não é tão boa quanto pensa e geralmente precisa-se de muito dinheiro pra levantar uma banda. Eu odeio ter que trabalhar todo dia. Odeio mesmo. Todo dia que acordo penso: "que merda...odeio ir trabalhar". Eu preferiria viver bêbado e tocando. Mas as coisas não são assim... quando se passam das 9 da manhã, anseio terminar meus compromissos pro final de semana chegar tranquilo e eu fazer minhas bandas rolarem.
Lamento... ninguém disse que seria fácil e sim a verdade.

Parece loucura, mas... Morpheus-Red-or-Blue-Pill-the-matrix-1957140-500-568

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo