Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)
+55
Mauricio Luiz Bertola
André Monc
arturbmallmann
Juninho Sampaio
Eliseumohr
Jader Machado
Nando Medeiros
LBorges
Dom Mauro
MkThEbEsT
lauryjr
GeTorres
SILVIAO
edumoraes
Aureliano
cristiano luiz steigleder
fheliojr
Aldo MF
Vicentebd
Anderson Matusita
GusVCD
wodtke
alangruba
Dpaulo
lester
Claudio
ct.colela
afonsodecampos
Ricardo
Onildo
carlos roberto
lobo bassman
José Carlos
manzoni
renatogaragerock
pva_bass
andremega
Lucas8bass
lumen
everton_cn
Aionius
rafammbass
Daniel
Claudio Rocha
Raul S.
felipebarba
Marcão
Pedro Jack
Nando Vasques
JAZZigo
villain
Rico
korg
leonardo.reis
steba
59 participantes
:: Rede Social :: Clubes
Página 8 de 11
Página 8 de 11 • 1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11
Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)
^ E não mexa em muito mais coisa, o circuito, mesmo desconectado da tomada pode dar descargas consideráveis de energia. Muito cuidado.
Nando Medeiros- Membro
Fiz a aventura aqui!!! Visivelmente muitas coisas foram trocadas.
Seguem as fotos:
Tem mais.
Seguem as fotos:
Tem mais.
André Monc- Membro
Essas da parte de cima:
Ae!! Já montei o amp de novo!
Ae!! Já montei o amp de novo!
André Monc- Membro
Mais duas:
fINISH
fINISH
André Monc- Membro
^
Caramba!
Não sei quem fez o serviço, mas sabia o que estava fazendo. Inclusive refez quase todo o circuito do amp, utilizando componentes de potencia corretas!
A parte perigosa esta nesta placa transparente, tome cuidado.
Só não deu para ver se a chave de fase está com o capacitor. A tomada parece ser de 2 pinos mesmo, o ideal seria trocar, apesar de que só seria útil se todo lugar que você fosse tocar tivesse tomada com terra.
Pode tirar umas fotos da parte atrás das chaves liga e desliga?
Para ver se o circuito voltou a ser o que era, em termos de equalização, só mesmo alguém olhando componente por componente.
Caramba!
Não sei quem fez o serviço, mas sabia o que estava fazendo. Inclusive refez quase todo o circuito do amp, utilizando componentes de potencia corretas!
Só não deu para ver se a chave de fase está com o capacitor. A tomada parece ser de 2 pinos mesmo, o ideal seria trocar, apesar de que só seria útil se todo lugar que você fosse tocar tivesse tomada com terra.
Para ver se o circuito voltou a ser o que era, em termos de equalização, só mesmo alguém olhando componente por componente.
LBorges- Membro
LBorges escreveu:^
Caramba!
LBorges,
Sim, a tomada eh de apenas dois pinos e acho que a original. Tem um G que acredito ser da Giannini.
Já montei o amp de novo. Tirei um tempo aqui para fazer o trampo, tinha que ser relativamente rápido.
O cara que me vendeu disse isso. Disse que estava todo revisado e funcional. Quis fazer isso para ter uma avaliação de alguém neutro. Eu tendo a desconfiar do vendedor, ainda mais que comprei a distância, sem fazer um teste adequado e veio por PAC.
Pelo que vc vê está tudo ok?
Muito obrigado pela ajuda e atenção.
André Monc- Membro
Sim, aparentemente esta tudo OK!
LBorges- Membro
LBorges...não sei como alguém entende aquele balaio-de-gato
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:LBorges...não sei como alguém entende aquele balaio-de-gato
Pois eh..... para mim eh apenas uma mega confusão de fios multicoloridos para todos lados sem significado nenhum!! uieaheuiaheauihaeuihaeea Coisa de gênio!
André Monc- Membro
KKKKKKK
Esses são até simples, agora equipamentos militares antigos eu fico triste só de olhar.
Esses são até simples, agora equipamentos militares antigos eu fico triste só de olhar.
LBorges- Membro
Juninho Sampaio- FCBR-CT
LBorges escreveu:KKKKKKK
Putz, ai é demais!! Que equipamento é?
André Monc- Membro
Não tenho 100% de certeza mais acho que é um rádio comunicador antigo.
LBorges- Membro
LBorges escreveu:
E a LBorges.
Ontem consegui ligar o Duovox 100B para ensaiar. Usei uma caixa Hartke 4x12. Depois que notei que a impedância dela é de 8ohms, e, se não me engano, o Duovox eh tem impedância de 4ohms.
Isso pode gerar problemas? O amplificador perde potência ou timbre com isso?
Valeu!
André Monc- Membro
Perde certo grau de potência. Nada mais...André Monc escreveu:
E a LBorges.
Ontem consegui ligar o Duovox 100B para ensaiar. Usei uma caixa Hartke 4x12. Depois que notei que a impedância dela é de 8ohms, e, se não me engano, o Duovox eh tem impedância de 4ohms.
Isso pode gerar problemas? O amplificador perde potência ou timbre com isso?
Valeu!
Aliás, força menos os trafos...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Olha esse transformador de saída não parece original, mas se for ele já está em 8 Ohms. O fio verde que está cortado é o de 4 Ohms. Ou seja não coloque caixas menores que 8 nele.
LBorges- Membro
Atente para o fato de que valvulados precisam trabalhar na mesma impedância, cabeça e caixa, do contrário, Vai acabar queimando o trafo.
Rico- Eterno Colaborador
LBorges escreveu:Olha esse transformador de saída não parece original, mas se for ele já está em 8 Ohms. O fio verde que está cortado é o de 4 Ohms. Ou seja não coloque caixas menores que 8 nele.
E ae LBorges.
Obrigado pela dica! Qual dos trafos é o de saída? Vc tem certeza, apenas vendo a fiação, que é 8ohms? Tem como eu medir?
Sua ajuda esta sendo muito importante! Obrigado mesmo.
André Monc- Membro
Rico escreveu:Atente para o fato de que valvulados precisam trabalhar na mesma impedância, cabeça e caixa, do contrário, Vai acabar queimando o trafo.
Fala Rico.
Sim o pessoal me alertou, apesar de ter pesquisado e visto que se a caixa tem impedencia maior que o amplificado, não tem muito problema.
Num blog especializado em valvulados vi essa relação:
Imp Amp = Imp Cx é ideal.
Imp Amp < Imp Cx aceitável, mas não ideal.
Imp Amp > Imp Cx não pode.
Abraços!
André Monc- Membro
André Monc escreveu:LBorges escreveu:Olha esse transformador de saída não parece original, mas se for ele já está em 8 Ohms. O fio verde que está cortado é o de 4 Ohms. Ou seja não coloque caixas menores que 8 nele.
E ae LBorges.
Obrigado pela dica! Qual dos trafos é o de saída? Vc tem certeza, apenas vendo a fiação, que é 8ohms? Tem como eu medir?
Sua ajuda esta sendo muito importante! Obrigado mesmo.
O transformador de saída é o do meio. Na segunda foto que você postou, saem de um furo no meio do amplificador 3 fios: Verde, Preto e Amarelo.
O Duovox 100B tem uma realimentação do circuito para "controlar" a o amp, na saída de 8 ohms (fio amarelo) do transformador indo para um resistor de 820 ohms e entrando em um ponto do circuito. Essa realimentação faz com que o amp intensifique seus graves e diminua a distorção, normalmente guitarristas arrancam ela.
A realimentação do seu amp esta lá, entre o segundo capacitor ( o laranja da esquerda para direita) e o terceiro capacitor (marrom preto e amarelo). E ligado na saída do transformador, que é de 8 ohms.
Para medir devemos medir a resistência na saída com um multímetro. desconecta o amp de tudo e mede. A resistência da saída de 8 deve ser o dobro da medida em 4.
LBorges- Membro
LBorges escreveu:Lborges
Fala Borges e demais membros do grupo!!!
Esse final de semana fiz uma pequena gig na casa de um amigo com várias bandas. Primeira vez que usei o Duovox 100B "ao vivo". Eu o senti um pouco fraco para dar conta do som da banda, além disso, distorce bastante acima de 6 ou 7 nos volumes.
Isso é característica dele mesmo? Posso checar algum possível problema?
Abraços galera.
André Monc- Membro
Não sou técnico, mas eu já usei um e só distorcia demais em volumes absurdos. Não que 100 watts sejam potência do outro mundo, mas no caso de válvulas é bem alto.. Tudo OK com sua caixa?
Rico- Eterno Colaborador
O som do seu amp tem mais a ver com projeto de caixa, falantes e cabos que com potência simplesmente.
Rico- Eterno Colaborador
Para distorcer fácil pode tirar o circuito de realimentações. Aí ele distorce mais facilmente, mas pelo que vi seu amp está com o circuito de realimentação.
Pode ser caixa, como o Rico comentou.
Use a equalização em 10 e corte as frequências que não quer. Isso faz diferença também.
Interessante também é usar um pedal de booster. Como este amp só tem uma válvula de pré, dá para dar um volume maior com pedais, que o power aguenta sem saturar.
Use a equalização em 10 e corte as frequências que não quer. Isso faz diferença também.
Interessante também é usar um pedal de booster. Como este amp só tem uma válvula de pré, dá para dar um volume maior com pedais, que o power aguenta sem saturar.
LBorges- Membro
Rico escreveu:Não sou técnico, mas eu já usei um e só distorcia demais em volumes absurdos. Não que 100 watts sejam potência do outro mundo, mas no caso de válvulas é bem alto.. Tudo OK com sua caixa?
Fala Rico. A caixa que usei não é minha, é de um amigo. É uma Hartke 4x12 de 400w. Ela é bem zeradinha. Pouco uso, praticamente não sai de casa. Excelente estado. E a mesma impedância do amp.
André Monc- Membro
Rico escreveu:O som do seu amp tem mais a ver com projeto de caixa, falantes e cabos que com potência simplesmente.
Bom, a caixa eh 100% original e sempre foi bem usada, 99,9% das vezes em casa mesmo para ensaios e pequenas festas. O cabo era um especifico para liga amp-caixa e também muito bem fabricado e em bom estado.
André Monc- Membro
LBorges escreveu:Para distorcer fácil pode tirar o circuito de realimentações. Aí ele distorce mais facilmente, mas pelo que vi seu amp está com o circuito de realimentação.
Fala Borges,
Na verdade quero distorcer menos. Entendi o que vc falou da retroalimentação. Quero manter isso para evitar dele distorcer muito.
Legal a dica de começar com a EQ no máximo e ir tirando.
Eu tenho apenas um pedal de baixo que é um EFX Orange Juice. É um pre-amp baseado no pre de um amplficador Orange. Mas o pedal é muito ruim, nunca funcionou direito e bem mal fabricado.
O outro baixista que tocou no dia chegou a usar o volume no 10, volume do canal. O volume master tava no 8.
Valeu galera pelas msg e dicas.
André Monc- Membro
Cara, se a caixa está integra (eu sei que existem, mas não é nada comum por aqui uma 4x12, principalmente da Hartke), você pode ter realmente algum problema no amp. Essas válvulas de power são novas? Experimente o boost de volume, como sugeriu o LBorges.
Qual a série da caixa? Uma vez usei um jogo Hartke transporter que era uma boa droga...
Qual a série da caixa? Uma vez usei um jogo Hartke transporter que era uma boa droga...
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Cara, se a caixa está integra (eu sei que existem, mas não é nada comum por aqui uma 4x12, principalmente da Hartke), você pode ter realmente algum problema no amp. Essas válvulas de power são novas? Experimente o boost de volume, como sugeriu o LBorges.
Fala Rico.
Falei com o dono da caixa para ter certeza do modelo e configuração. Na verdade trata-se de um VX410 Bass Gabinet. Então não são 4x12 como estava comentando e sim 4x10. Segue as principais características:
- Heavy-duty plywood construction
- Four 10" proprietary drivers
- One horn loaded high frequency transducer
- Power Handling: 400 watts @ 8 ohms
- Ergonomic handles
- Parallel 1/4" Inputs
Algumas fotos que peguei da internet:
Rico, obrigado pela ajuda!
Vamos conversando.
André Monc- Membro
Fala galera.
Apenas para dar uma atualizada para vcs do meu Duovox. Hoje o levei na oficina de elétrica de um amigo meu que está se especializando em pedais e amplificadores, inclusive valvulados. Descobri que tinha dois pares diferentes de válvulas no power, as duas de fora são Sovitek 6L6 GC e as duas de dentro Sovitek 6L6 GB. Além disso uma das válvulas 12AX7 do pré já estava com seus dias contados.
Meu amigo me emprestou duas 6L6GC que ele tinha, já usadas, e colocamos no lugar das GB. Também substituímos a 12AX7 por uma outra usada, mas em melhores condições. O Duovox começou a falar diferente, com mais precisão e definição.
Também passamos um pente fino nos componentes internos, e como o vendedor e o LBorges disseram, está tudo com os valores corretos, apesar de várias partes do circuito terem sido atualizadas.
Próximos passos: fazer a regulagem do BIAS; como o chassis tem mais furos que o necessário, instalar uma chave seletora para 4 e 8 ohms, assim terei mais versatilidade; fazer limpeza e organização de alguns fios; trocar um dos jacks; trocar a luz piloto; fazer um novo gabinete em compensado naval.
Seguimos conversando,
Monc
Apenas para dar uma atualizada para vcs do meu Duovox. Hoje o levei na oficina de elétrica de um amigo meu que está se especializando em pedais e amplificadores, inclusive valvulados. Descobri que tinha dois pares diferentes de válvulas no power, as duas de fora são Sovitek 6L6 GC e as duas de dentro Sovitek 6L6 GB. Além disso uma das válvulas 12AX7 do pré já estava com seus dias contados.
Meu amigo me emprestou duas 6L6GC que ele tinha, já usadas, e colocamos no lugar das GB. Também substituímos a 12AX7 por uma outra usada, mas em melhores condições. O Duovox começou a falar diferente, com mais precisão e definição.
Também passamos um pente fino nos componentes internos, e como o vendedor e o LBorges disseram, está tudo com os valores corretos, apesar de várias partes do circuito terem sido atualizadas.
Próximos passos: fazer a regulagem do BIAS; como o chassis tem mais furos que o necessário, instalar uma chave seletora para 4 e 8 ohms, assim terei mais versatilidade; fazer limpeza e organização de alguns fios; trocar um dos jacks; trocar a luz piloto; fazer um novo gabinete em compensado naval.
Seguimos conversando,
Monc
André Monc- Membro
Me lembrei de uma coisa que gerou duvida. Quando liga o Duovox a válvula 12AT7 do pré da uma piscada bem forte.
Alguém tem alguma dica sobre isso?
Valeu galera,
Monc
Alguém tem alguma dica sobre isso?
Valeu galera,
Monc
André Monc- Membro
Oops, outra coisa que gostaria de compartilhar. Consegui uma caixa para acompanhar o Duovox.
É uma Warwick WCA 115 PRO com auto-falante Eminence Kapalite-3015LF Neo, com 450w. Essa caixa foi do nosso amigo JAZZigo.
Monc
É uma Warwick WCA 115 PRO com auto-falante Eminence Kapalite-3015LF Neo, com 450w. Essa caixa foi do nosso amigo JAZZigo.
Monc
André Monc- Membro
E como soou essa mistura de vintage e moderno?
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:E como soou essa mistura de vintage e moderno?
Fala Silviao,
Então ainda não me encontrei no set. Até agora o resultado não está dentro da minha expectativa. Estou testando todas as possibilidades para ver se encontro o som que ta na minha cabeça.
Com a troca de algumas válvulas ele ja deu uma melhorada boa. Pretendo comprar um jogo todo novo de válvulas. Ainda temos que ajustar o BIAS para os testes finais.
Em volume baixo fica lindo, graves mega presentes e definidos. Mas quando subo o volume, em ensaios, fica tudo meio bagunçado. Tenho usado o Master no 10 (costumo usar assim) e regulo o volume no ganho (volume do canal).
Sigo aprendendo.
Abraços,
Monc
André Monc- Membro
SILVIAO escreveu:E como soou essa mistura de vintage e moderno?
Sobre a regulagem de MASTER x VOLUME CANAL. Ja testei varias possibilidade também. Ja usei todas as entradas dos dois canais, varias configurações de volume (master x canal), já testei fazendo jump do canal 1 para o 2 e do 2 para o 1, tentei varias eq diferentes.
Minha maior dificuldade eh que levo ela para ensaios e no ensaio sobra pouco tempo para estudar e experimentar com calma. Talvez minha habilidade de setar o amp seja o maior aprendizado agora.
Valeu
Monc
André Monc- Membro
Bem legal seu set, André... parabéns!
Sobre volumes mais altos, já experimentou inverter a forma de usar Volume e Ganho?
Cara, tadinha dessa placa bonita aí hein? Rsrsrsrs.
Sobre volumes mais altos, já experimentou inverter a forma de usar Volume e Ganho?
afonsodecampos- Membro
afonsodecampos escreveu:Bem legal seu set, André... parabéns!
Fala Afonso,
Já sim. Colocando o ganho (volume do canal) no máximo e regular no master, fica uma bela distorção!
Como vc ja deve ter notado, eu curto muito customizar coisas. Não acho legal comprar algo e manter ele sempre igual.
Valeu man.
Monc
André Monc- Membro
Monc, já que o LBorges comentou que o trafo parece ter sido trocado, já considerou a hipótese do problema estar nele?
Um trafo mal dimensionado destrói qualquer projeto.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Monc, já que o LBorges comentou que o trafo parece ter sido trocado, já considerou a hipótese do problema estar nele?
Sim, to analisando todas as possibilidades. Vou eliminando o que ta mais acessível primeiro.
Como vi, durante a avaliação com o técnico, boa parte do amplificador está perfeita. Como comentei as primeiras ações serão, nessa ordem:
- Colocar mais uma saída com 4 ohms;
- Trocar a luz piloto;
- Colocar jacks da Switchcraft;
- Limpar e organizar alguns fios no circuito;
- Ajustar o BIAS;
- Trocar todas as válvulas do pré (estou avaliando usar 3x12AX7 ou 2x12AX7 e 1x12AT7);
- Trocar todas as válvulas do pré (estou avaliando usar 4x5881 6L6WGB Tung-Sol);
- Refazer o gabinete com compensado naval (devo fazer sozinho).
Os trafos tb estão na mira, mas ainda não os conheci suficiente. O trafo de saída, que não é original, tem uma etiqueta com informações que datam de 2015, além do nome com numero de celular (acredito de algum antigo dono). Mas isso indica que foi testado ou remanufaturado em 2015. Sabe-se lá por quem e em que condições.
Até procurei trafos Wilkason, mas não encontrei. No Facebook encontrei uma empresa chamada TRL Transformadores (trltransformadores.com) que me pareceu fazer um bom trabalho. Por enquanto tem sido minha opção futura para os trafos.
Valeu Rico, suas falas são sempre pontuais e valiosas.
Abraços.
Monc
André Monc- Membro
Continuando a saga...
Entrei em contato com o antigo dono do Duovox e ele me disse que os trafos são os originais e são Willkason. Abri de novo o amplificador para compartilhar com vcs imagens mais detalhadas.
Trafo de força:
Trafo de saída:
Nesta operação apenas descobri o telefone do Marcos e do Manuel, que está embaixo dessa etiqueta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seguimos conversando,
Monc
Entrei em contato com o antigo dono do Duovox e ele me disse que os trafos são os originais e são Willkason. Abri de novo o amplificador para compartilhar com vcs imagens mais detalhadas.
Trafo de força:
Trafo de saída:
Nesta operação apenas descobri o telefone do Marcos e do Manuel, que está embaixo dessa etiqueta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seguimos conversando,
Monc
André Monc- Membro
Rico- Eterno Colaborador
Esse trafo queimou e foi reenrolado por gente não especializada. É minha opinião.
Se quiser, procure a Jorge Luthier Family na rede. Eles mexem bem com isso.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Esse trafo queimou e foi reenrolado por gente não especializada. É minha opinião.
Rico, esqueci de comentar um detalhe. La na oficina do Felipe, ligamos o Duovox numa caixa Marshall 212 e numa Fender (sei la que modelo). O amp soou fantástico. Inclusive ele comentou que estava bem melhor que outros amp Giannini que chegam para ele. Será que esse lance do trafo pode afetar mais o baixo que a guitarra?
Valeu,
Monc
André Monc- Membro
Sem dúvida que sim, mas por curiosidade
, leve-o a um estudio qye possua outras caixas, CASE a impedância e experimente.
, leve-o a um estudio qye possua outras caixas, CASE a impedância e experimente.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Sem dúvida que sim, mas por curiosidade
Pois é Rico, acredito que isso seja um grande fator. Entrei em contato com o Jorge desse site que vc passou.
Sobre sua sugestão: o problema é que eu não sei quanto tem de impedância na saída do amp. Pelo que o antigo dono falou e pelo que o LBorges observou, eu acho que é 8ohms. Medi a caixa ela ta variando entre 6,5 a 6,7 amperes.
Value demais Rico.
Monc
André Monc- Membro
Rico escreveu:Esse trafo queimou e foi reenrolado por gente não especializada. É minha opinião.
Fala ae Rico.
Entrei em contato com a TRL Transformadores e eles foram muito solícitos comigo. Na conversa triangulada entre a TRL, eu e o técnico que está me ajudando nesse processo, aprendi uma nova grandeza. De imediato a TRL me ofereceu um trafo de 70Hz e o técnico me indicou checar se é possível enrolar um de 40Hz, dado que o baixo trabalha com frequências mais baixas. De novo em contato com a fábrica de transformadores ele disse que seria possível fazer um de 35Hz, considerando o espaço que tenho no chassis para o trafo.
Olha alguns transformadores da TRL:
Estou inclinado a encomendar esse trafo.
Seguimos conversando,
Monc
André Monc- Membro
Se tamanho for problema,,voce pode pensar em trafo toroidal.A Hortrafo pode lhe atender neste sentido,basta dizer que é pra valvulado,de grão orientado e a potencia desejada.Vale a pena cotar,eles são atenciosos.
http://hortrafo.com.br
SILVIAO- Membro
Boa sorte, mas cote uma copia exata do teu trafo com a Family Jorge Luthier.
Pergunte ao teu técnico. Nao conheço essa empresa que você está cotando.
Pergunte ao teu técnico. Nao conheço essa empresa que você está cotando.
Rico- Eterno Colaborador
SILVIAO escreveu:Se tamanho for problema,,voce pode pensar em trafo toroidal.A Hortrafo pode lhe atender neste sentido,basta dizer que é pra valvulado,de grão orientado e a potencia desejada.Vale a pena cotar,eles são atenciosos.
Boa Silviao!!!
Você também pode instalar o trafo deitado. Precisa adaptar o chassi apenas.
Rico- Eterno Colaborador
SILVIAO escreveu:Se tamanho for problema,,voce pode pensar em trafo toroidal.A Hortrafo pode lhe atender neste sentido,basta dizer que é pra valvulado,de grão orientado e a potencia desejada.Vale a pena cotar,eles são atenciosos.
Boa Silviao!!!
Você também pode instalar o trafo deitado. Precisa adaptar o chassi apenas.
Rico- Eterno Colaborador
Página 8 de 11 • 1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11