Problemas no Acústico
2 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Problemas no Acústico
Olá amigos ! !
Estou com uma questão com o meu contrabaixo acústico.
Acontece as vezes de dar uma vibração indesejada no instrumento, e que potencializa quando esta plugado (captação Germano).
Eu resolvo isso encostando minha perna nas costas do baixo, mas não dá pra tocar assim.
Isso só acontece em determinadas notas, tanto na grave quanto na oitava.
Creio que tenha a ver com o varão (a vara que dá a altura do instrumento, desculpe mas não sei o nome correto).
Sei disso porque o problema melhora quanto aperto com muita força a borboleta do "varão".
Será que tem algo que posso fazer sem precisar levar num luthier ???
Vcs conhecem esse tipo de problema ?
Muito obrigado
Um grande abraço ! !
Estou com uma questão com o meu contrabaixo acústico.
Acontece as vezes de dar uma vibração indesejada no instrumento, e que potencializa quando esta plugado (captação Germano).
Eu resolvo isso encostando minha perna nas costas do baixo, mas não dá pra tocar assim.
Isso só acontece em determinadas notas, tanto na grave quanto na oitava.
Creio que tenha a ver com o varão (a vara que dá a altura do instrumento, desculpe mas não sei o nome correto).
Sei disso porque o problema melhora quanto aperto com muita força a borboleta do "varão".
Muito obrigado
Um grande abraço ! !
Felipe Garbi- Membro
Re: Problemas no Acústico
Felipe Garbi escreveu:
Muito obrigado
Um grande abraço ! !
Vibrações indesejadas num acústico podem acontecer por vários motivos, principalmente pela dilatação e "acomodação" do material. O problema mesmo foi que nem no Google eu consegui achar o que possa ser a tal "borboleta do varão" que você aperta com muita força. Tenta descrever isso de outra forma, ou então tenta colocar uma foto dessa inusitada parte desconhecida do instrumento.
No último sábado toquei num casamento com um instrumento que pertence a empresa do cerimonial. A nota RE causava uma vibração bem chata, tanto na corda LA como na corda SOL. Percebi colocando a mão e fazendo uma leve pressão no estandarte, a vibração parava. Peguei uma borracha branca (daquelas de escola), coloquei lá no final entre o estandarte e o tampo. Pronto, resolveu o problema!
EDIT:
Ahhhhhhhhh.... a tal "borboleta do varão", pode vir a ser a tarraxa do espigão! acho que é isso né?
Sim, se o espigão estiver com um mínimo do mínimo de folga, com certeza ele produz uma vibração indesejada.
Retire o espigão e a tarraxa, e faça o teste... se a vibração parar, é porque o espigão está com folga.
Claudio- Membro
Re: Problemas no Acústico
É duro tentar ajudar amador, não ?! !
é isso mesmo, tarraxa do espigão ! ! !
se eu tiro o espigão, ou apenas apoio o instrumento no meu pé, não dá vibração ! !
Folga no espigão então ! ! Oque que eu posso fazer ?
Grande abraço
é isso mesmo, tarraxa do espigão ! ! !
se eu tiro o espigão, ou apenas apoio o instrumento no meu pé, não dá vibração ! !
Folga no espigão então ! ! Oque que eu posso fazer ?
Grande abraço
Felipe Garbi- Membro