Zumbido em Jazz Bass e não é aterramento !
+7
ct.colela
subgrave
timãobass
abluesados
Raissa
allexcosta
Marcelo Gesser
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Zumbido em Jazz Bass e não é aterramento !
Ola Senhores ,
Sou novo aqui no forum , mais procurei bastante antes de abrir esse novo tópico e não achei nada que pude-se me ajudar .Comprei um baixo Fender Jazz Bass mexicano e o bicho tem um ruido alto como se fosse de atteramento . Mas a primeira coisa que fiz foi mandar no Luthier e blindar o Bicho conforme achei informações aqui no forum ..... Infelizmente não adiantou muito e o zumbido continua. Ja foi blindado com fita de cobre e ate mesmo com uma tinta especial . O interessante é que não parece ser aterramento pois tanto faz colocar as mãos nas cordas ou ponte que o ruido não muda .O meu amp nao tem problema nenhum pois uso um warwick rock bass nela e não faz barulho nenhum .. tambem testei o fender no estudio que ensaio e o barulho irritante continua. Não sei mais o que fazer ... Alguém tem alguma ideia ? Não posso acreditar que um Fender possa ter um ruido desse e que isto seja normal .. como vou conseguir tocar em um show por exemplo onde o som é amplicado para 300 pessoas por exemplo. Eu ja havia feito a Blindagem em um SX e naquele baixo ficou muito bom !
Agradeço a atenção.
Sou novo aqui no forum , mais procurei bastante antes de abrir esse novo tópico e não achei nada que pude-se me ajudar .Comprei um baixo Fender Jazz Bass mexicano e o bicho tem um ruido alto como se fosse de atteramento . Mas a primeira coisa que fiz foi mandar no Luthier e blindar o Bicho conforme achei informações aqui no forum ..... Infelizmente não adiantou muito e o zumbido continua. Ja foi blindado com fita de cobre e ate mesmo com uma tinta especial . O interessante é que não parece ser aterramento pois tanto faz colocar as mãos nas cordas ou ponte que o ruido não muda .O meu amp nao tem problema nenhum pois uso um warwick rock bass nela e não faz barulho nenhum .. tambem testei o fender no estudio que ensaio e o barulho irritante continua. Não sei mais o que fazer ... Alguém tem alguma ideia ? Não posso acreditar que um Fender possa ter um ruido desse e que isto seja normal .. como vou conseguir tocar em um show por exemplo onde o som é amplicado para 300 pessoas por exemplo. Eu ja havia feito a Blindagem em um SX e naquele baixo ficou muito bom !
Agradeço a atenção.
Marcelo Gesser- Membro
Re: Zumbido em Jazz Bass e não é aterramento !
Há ruído com os dois captadores em 100%?
Se sim deve ser ligação/aterramento. O luthier que fez o serviço deveria ser capaz de te entregar o baixo em boas condições de uso... Converse com ele de novo.
Se sim deve ser ligação/aterramento. O luthier que fez o serviço deveria ser capaz de te entregar o baixo em boas condições de uso... Converse com ele de novo.
Obrigado pela dica .... Mesmo com os dois captadores a 100% el continua com zumbido ... é muito estranho .. mas nao parece ser de aterramento ....
Marcelo Gesser- Membro
outro detalhe se alguém puder me dizer .... os potenciometros dele são de 250k ... Eles deveriam ser de 500 k ?
Grato pela ajuda !
Grato pela ajuda !
Marcelo Gesser- Membro
^ Não.
Marcelo, captadores "single" possuem um pequeno ruído que continuam mesmo com a blindagem, pois não resolve o problema do ruído de 60 Hz. Outra coisa é que a blindagem só é completa se for bem aterrado. Se ele estiver blindado, devidamente aterrado e ainda com esse barulho "irritante", eu arriscaria dizer que o problema está no jack, oxidado ou em curto (já abri a tampa do circuito de um baixo e as "perninhas" do jack estavam enconstando uma nas outras). Já que é uma peça de reposição relativamente barata, recomendo trocá-la. No mais somente com o baixo nas mãos é que se teria uma noção exata do que realmente é.
Obrigado Bio bass pelas dicas .. ja havia trocado o jack também mais continua com o ruido ... Notei que quando desligo meu som o barulho diminui .. deve ser interferencia não por aterramento e sim por captação mesmo ... Alguém sabe se existe algum forma de diminuir isto ?
Marcelo Gesser- Membro
Marcelo Gesser escreveu:Obrigado Bio bass pelas dicas .. ja havia trocado o jack também mais continua com o ruido ... Notei que quando desligo meu som o barulho diminui .. deve ser interferencia não por aterramento e sim por captação mesmo ... Alguém sabe se existe algum forma de diminuir isto ?
Cara, se é por captação faça um teste que eu procedi aqui. Já havia feito a blindagem e sem resultados. Desliguei tudo que passava corrente elétrica em um raio de 8 metros do meu instrumento, inclusive o celular e luzes, deixando apenas o amp ligado em um condicionador de energia aterrado. Simplesmente o ruído sumiu, ou seja, a blindagem não estava funcionando, pois bastava ir religando os aparelhos em volta que o ruido ia voltando. Porém em outros amps e ligados no direct box o problema desaparecia, mas aí era o Directbox que sumia com o ruído. Falei com um amigo meu que é mestre em eletrônica e ele me disse que existe um circuito, inclusive me mostrou um, que faz essa limpeza, mas para ser aplicado em um baixo poderia afetar o som.
abluesados- Membro
se a blindagem não estiver aterrada não adianta quase nada.verifique as soldas e se tem algum fio quase se soltando
timãobass- Membro
Ablusados , vou fazer este teste , obrigado.
Timão bass A blindagem esta aterrada com certeza , pois quando tiro as mão do baixo não muda em nada o ruido .. penso que se fosse aterramento isso influenciaria ...
Obrigado a todos
Timão bass A blindagem esta aterrada com certeza , pois quando tiro as mão do baixo não muda em nada o ruido .. penso que se fosse aterramento isso influenciaria ...
Obrigado a todos
Marcelo Gesser- Membro
Quando se lê esse artigo percebe-se que tudo é bem complexo:
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/3207-art436.html
Pela lógica o baixo funciona como uma antena e capta um monte de interferência eletromagnétia que está no ar.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/3207-art436.html
Pela lógica o baixo funciona como uma antena e capta um monte de interferência eletromagnétia que está no ar.
abluesados- Membro
Obrigado mais uma vez Mr. Ablusados .. To crendo que o problema é interferencia externa mesmo ...Mas não consigo entender como o povo que usa jazz bass faz pra fazer um show por exemplo , como fica com esse zumbido.. pois em um palco de um show grande por exemplo tem muita coisa pra causar interferencia por exemplo os proprios canhoes de luz ...
Marcelo Gesser- Membro
Se não é aterramento, deve ser blindagem, é blindagem ou aterramento em 99,999999999% dos casos, ou você foi premiado com captadores com algum problema, já cogitou trocar os captadores?
subgrave- Membro
Subgrave ! A troca dos captadores seria minha próxima tentativa ....
Marcelo Gesser- Membro
existe duas possibilidades
1 quando voce encosta a mão no plate do baixo com ele plugado o ruido diminui?
2 pegue um imã e veja se os polos dos caps estão iguais
braço repele e ponte repele o imã,ou braço atrai e ponte atrai o imã?
devo lembrar que voce deve usar o mesmo lado do ima para conferir os caps
1 quando voce encosta a mão no plate do baixo com ele plugado o ruido diminui?
2 pegue um imã e veja se os polos dos caps estão iguais
braço repele e ponte repele o imã,ou braço atrai e ponte atrai o imã?
devo lembrar que voce deve usar o mesmo lado do ima para conferir os caps
colela, esse teste do ima eu nao conhecia. se um repelir e o outro atrair, quer dizer que o captador foi feito ao contrario? se acontecer tem que trocar ou só virar de cabeça pra baixo resolve?
Nãorodsom escreveu:colela, esse teste do ima eu nao conhecia. se um repelir e o outro atrair, quer dizer que o captador foi feito ao contrario? se acontecer tem que trocar ou só virar de cabeça pra baixo resolve?
o correto é isso que voce falou um atrair e outro repelir
se os dois estiverem repelindo ou os dois atraindo(polos iguais) não ha blindagem no universo que resolva
os unicos caps que trabalham com imas iguais sem problemas são os stacks emg ,noiselless,mecs
todos aqueles que tem bobinas sobrepostas podem ser usados com os imãs na mesma polaridade(nunca colados um ao outro)
agora single nem em sonho pode ser usados com imãs nas mesmas polaridades
isso é reversível? dá pra inverter a polaridade de um dos caps?
timãobass- Membro
timãobass escreveu:isso é reversível? dá pra inverter a polaridade de um dos caps?
(2)
Só trocando... Os imãs são invertidos, e o sentido do bobinamento também.
timãobass escreveu:isso é reversível? dá pra inverter a polaridade de um dos caps?
Sem problema, é só remagnetizar o captador no sentido inverso. Instruções:
https://www.contrabaixobr.com/t14459-perda-de-magnetismo-em-captador#299358
Quanto à bobina, é só ligar invertido se for o caso...
Existem varias maneiras de se fazer isso,mas tudo vai depender de alguns detalhes do captadorrodsom escreveu:timãobass escreveu:isso é reversível? dá pra inverter a polaridade de um dos caps?
(2)
uns caps voce inverte o imã e polo dos fios que resolve
outros casos voce não consegue inverter o imã
da pra fazer em captador ceramico tambem (esse é o meu caso)??
Grande CT. Colela
Testei os captadores do meu baixo e a principio os dois estão atraindo ....Não consegui testar efetivamente pois não tinhao nenhum grande imã e teste com a ponta de uma chave imantada .. Vou testar melhor mais acho que você matou a charada ..
Mais um detalhe que notei no problema do meu baixo . quando abre um volume ou outro ele não muda nada o ruido. Geralmente quando se abre os dois volumes da uma diferença no ruido .. mas não é o caso do meu baixo ....Tem como comprar um captador e saber a polaridade dele ?
Testei os captadores do meu baixo e a principio os dois estão atraindo ....Não consegui testar efetivamente pois não tinhao nenhum grande imã e teste com a ponta de uma chave imantada .. Vou testar melhor mais acho que você matou a charada ..
Mais um detalhe que notei no problema do meu baixo . quando abre um volume ou outro ele não muda nada o ruido. Geralmente quando se abre os dois volumes da uma diferença no ruido .. mas não é o caso do meu baixo ....Tem como comprar um captador e saber a polaridade dele ?
Marcelo Gesser- Membro
ct.colela escreveu:outros casos voce não consegue inverter o imã
Em captador J?
allexcosta escreveu:ct.colela escreveu:outros casos voce não consegue inverter o imã
Em captador J?
È em captador onde os fios são enrolados direto nos polos sem uma camada plastica
os fenders geralmente são enrolados direto no magneto isolados somente por uma especie de fita crepe
nesse caso da foto acima os fios são enrolados direto nos alnicos
se voce remover fatalmente vai romper os fios
Eu só consegui fazer essa proeza com sucesso uma vez com consentimento do dono do cap pois ele sabia que se desse errado um dos caps iria pro lixo
os caps chineses e derivados as vezes os magnetos são enrolados em carcaças plasticas onde voce consegue retirar as barras de alnico e inverter a posição do polo
Alguém saberia me dizer ou fazer o favor de testar em seu baixo qual captador que atrai e qual o que repele .... ou por exemplo se o do braço atrai ou repele ... pois acredito que esta seja a diferença deles ....ai posso comprar só um para testar .....grato ...
Marcelo Gesser- Membro
Não dá pra entender como não fizeram um controle de qualidade do Baixo antes de ele sair da fábrica para a loja. Deveria ter sido testado antes também na hora de comprar.
É o caso de produção em larga escala.
É o caso de produção em larga escala.
Mauronog- Membro
ct.colela escreveu:È em captador (...)
Não é só remagnetizar os captadores no sentido oposto?
ct.colela escreveu:
os unicos caps que trabalham com imas iguais sem problemas são os stacks emg ,noiselless,mecs
todos aqueles que tem bobinas sobrepostas podem ser usados com os imãs na mesma polaridade(nunca colados um ao outro)
agora single nem em sonho pode ser usados com imãs nas mesmas polaridades
E os Humbuckers, tipo MM? Como deve ser?