Perda de magnetismo em captador
+8
adrianobmedeiros
Maurício_Expressão
galegonobaixo
Jackson
siodoni
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Claudio Jardim
12 participantes
Página 1 de 1
Perda de magnetismo em captador
um dos meus single coils fender vintage que estavam no meu jazz Bass 66 perdeu totalmente o magnetismo em uma das cordas, alguem sabe o que pode ter causado isso?
Tem salvação ou tem que jogar fora?
Acabei comprando um par de lindy fralin mas queria guardar os fenders.
Tem salvação ou tem que jogar fora?
Acabei comprando um par de lindy fralin mas queria guardar os fenders.
Re: Perda de magnetismo em captador
^Isso é comum em captadores de AlNiCo já antigos.
Se for um capt "vintage", pode ser feita a remagnetização.
Se for um capt "vintage", pode ser feita a remagnetização.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Isso acontece, bem simples de resolver...
Arrume dois ímãs bem fortes onde você saiba onde é norte e sul. Se precisar descobrir use uma bússula.
Prenda os ímas em duas superfícies magnéticas com uma distância que caiba um pickup e mais uma sobra, assim:
Ou assim:
Alinhe as polaridades, de modo que uma face N esteja "olhando"pra uma face sul.
Descubra a polaridade do captador (se não me engano em 1966 o do braço era Norte pra cima e o da ponte Sul) e use essa informação pra orientar o captador na direção do fluxo do campo criado entre os dois magnetos.
Passe o captador umas 30 vezes dentro do campo magnético, na orientação certa, da maneira mais lenta possível, sem tocar nos ímas.
Pronto, pickup perfeito de novo...
Lembre-se de testar no final do processo.
Se você errar o sentido e magnetizar invertido é só refazer pra o outro lado. Aproveite o processo pra verificar se realmente o captador em questão é invertido em relação ao outro.
É só isso...
Arrume dois ímãs bem fortes onde você saiba onde é norte e sul. Se precisar descobrir use uma bússula.
Prenda os ímas em duas superfícies magnéticas com uma distância que caiba um pickup e mais uma sobra, assim:
Ou assim:
Alinhe as polaridades, de modo que uma face N esteja "olhando"pra uma face sul.
Descubra a polaridade do captador (se não me engano em 1966 o do braço era Norte pra cima e o da ponte Sul) e use essa informação pra orientar o captador na direção do fluxo do campo criado entre os dois magnetos.
Passe o captador umas 30 vezes dentro do campo magnético, na orientação certa, da maneira mais lenta possível, sem tocar nos ímas.
Pronto, pickup perfeito de novo...
Lembre-se de testar no final do processo.
Se você errar o sentido e magnetizar invertido é só refazer pra o outro lado. Aproveite o processo pra verificar se realmente o captador em questão é invertido em relação ao outro.
É só isso...
Guga Ramone e manorawe gostam desta mensagem
^Muito bom Allex!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
se tiver sem paciência, a malagoli faz o serviço por 50 pratas.
Jackson- Membro
Nossa muito legal esse lance do alex...
Isso acontece por causa da meia vida dos magnetos.
Magnetos de alnico se aproveitam de uma característica chamada "capacidade de magnetização(ou polarização, não me lembro bem...) dos metais" nessa liga (alumínio, nickel - o que enferruja- e cobalto) e bem simpática.
O que desmagnetiza imãs artificiais são impactos físicos e contatos direto com imãs naturais, e claro a meia vida (tempo que demora para um elemento perder metade de sua energia, creio que no alnico é de + ou - 20 anos)
A meia vida do imã natural (cerâmico) é de 3500 anos (1% a cada 70 anos , em média)
Magnetos de alnico se aproveitam de uma característica chamada "capacidade de magnetização(ou polarização, não me lembro bem...) dos metais" nessa liga (alumínio, nickel - o que enferruja- e cobalto) e bem simpática.
O que desmagnetiza imãs artificiais são impactos físicos e contatos direto com imãs naturais, e claro a meia vida (tempo que demora para um elemento perder metade de sua energia, creio que no alnico é de + ou - 20 anos)
A meia vida do imã natural (cerâmico) é de 3500 anos (1% a cada 70 anos , em média)
galegonobaixo- Membro
Tive contato a uns 5 anos com super imãs (para prender peças não ferrosas em máquinas operatrizes).
Impressionante a força gerada por eles em relação ao tamanho dos super imãs.
Deve ser ótimo usá-los para remagnetizar pick-ups.
Impressionante a força gerada por eles em relação ao tamanho dos super imãs.
Deve ser ótimo usá-los para remagnetizar pick-ups.
galegonobaixo escreveu:
Ate imaginei isso, mas penso que pode ter havido outro problema, pois esse captados comprei novo em 2007
Oum, foi mal , achei que seu captador fosse de 66...por isso o comentário...
galegonobaixo- Membro
Dúvida: com 2 imas desses de falante convencional posso remagnetizar um captador de alnico?
Boa tarde, galera! algumas dúvidas:
- Qualquer imã de neodimio serve para fazer essa carga? Ou há um magnetismo mínimo?
- Vi um video(abaixo) o técnico remagnetiza os polos mas encostando os imãs em cada polo, um por vez... Alguém ja testou essa técnica?
- Existe um nível ideal de magnetizaçao dos polos, ou é binario? alguém sabe como medir isso?
- Qualquer imã de neodimio serve para fazer essa carga? Ou há um magnetismo mínimo?
- Vi um video(abaixo) o técnico remagnetiza os polos mas encostando os imãs em cada polo, um por vez... Alguém ja testou essa técnica?
- Existe um nível ideal de magnetizaçao dos polos, ou é binario? alguém sabe como medir isso?
mum- Membro
Fiz o procedimento exatamente como no video que coloquei no meu post anterior, com imãs de neodimio, e funcionou maravilhosamente.
mum- Membro
Show!mum escreveu:Fiz o procedimento exatamente como no video que coloquei no meu post anterior, com imãs de neodimio, e funcionou maravilhosamente.
Onde comprou o imã de neodimio? Preciso fazer isso num cap que tenho aqui.
Comprei no Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800329155-ims-de-neodimio-10mm-x-50mm-2-pecas-super-forte-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard
mum- Membro
mum escreveu:Comprei no Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800329155-ims-de-neodimio-10mm-x-50mm-2-pecas-super-forte-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard
Valeu!
mum escreveu:Fiz o procedimento exatamente como no video que coloquei no meu post anterior, com imãs de neodimio, e funcionou maravilhosamente.
Sentiu muita diferença no som?
Zéff- Membro
Após a remagnetização, o timbre do captador continua o mesmo de antes?
Zéff escreveu:mum escreveu:Fiz o procedimento exatamente como no video que coloquei no meu post anterior, com imãs de neodimio, e funcionou maravilhosamente.
Sentiu muita diferença no som?
O instrumento em questão é um Stingray 4. Os polos da ponte das cordas G e D estavam muito fracos, não seguravam nem um parafuso, e o som bastante abafado. Remagnetizei todos os polos, e o som pra mim mudou da agua para o vinho, inclusive gravei aqui o antes e depois:
1. Baixo quando peguei, com cordas velhas (preamp todo no 100%)
2. Baixo com cordas novas e regulado (preamp todo 100%)
3. Baixo remagnetizado (Preamp no 0%) - Este clipe ficou com mais ganho pq compensei na entrada da placa
4. Baixo remagnetizado (preamp todo no 100%).
mum- Membro
Adame gosta desta mensagem
Tenho um Tagima TBM 5 e notei perda na B.
Desculpe a ignorância mas, captadores que atuam com circuitos ativos (o meu é o standard que vem no baixo) aceitam também esse procedimento ?
Sei que não tenho a melhor B do mundo mas a perda de qualidade e ganho desde que comprei foi muita.
Desculpe a ignorância mas, captadores que atuam com circuitos ativos (o meu é o standard que vem no baixo) aceitam também esse procedimento ?
Sei que não tenho a melhor B do mundo mas a perda de qualidade e ganho desde que comprei foi muita.
RobertoGrecoJr- Membro
fheliojr escreveu:Após a remagnetização, o timbre do captador continua o mesmo de antes?
Antes quanto era novo? Normalmente há alguma variação. É meio que impossível remagnetizar para padrão original, até porque fabricantes não divulgam esse tipo de número.
RobertoGrecoJr escreveu:captadores que atuam com circuitos ativos (o meu é o standard que vem no baixo) aceitam também esse procedimento ?
Sim.
allexcosta escreveu:...Antes quanto era novo?...
Isso.
Obrigado, Alex!!